1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Melancolia e a crítica da crítica

Tópico em 'Cinema' iniciado por Zzeugma, 15 Ago 2011.

  1. Zzeugma

    Zzeugma Usuário

    Por sorte, não trabalhei no dia da estreia do filme Melancolia do Lars Von Trier. Assisti "puro", sem saber muita coisa da história. Se tiver a chance, vá assim.

    Logo em seguida, começaram a chover resenhas sobre o filme, sinal que o filme incomoda (antes um filme ótimo ou péssimo do que um medíocre, antes algo que te faça lembrar do que passar batido).

    Eu gostei do filme (ainda que não tenha sido o seu melhor), o que me motivou a ler esta enxurrada de repercussões.

    http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-59/questoes-cinematograficas/bad-boy-com-toque-patetico

    Achei que esta análise do Eduardo Escorel foi uma crítica equilibrada. Mas alguns dias mais tarde, me deparei com seu "assombro" diante de uma crítica do Globo (que não li)

    http://revistapiaui.estadao.com.br/blogs/questoes-cinematograficas/geral/melancolia-sono-profundo-e-loas

    Por último, ontem saiu no Estadão uma crítica completamente mal-humorada com o filme.

    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,cinema-nazismo-e-melancolia,758248,0.htm

    Eu entendo que o que está em jogo na crítica é servir de "orientação" e revelar aspector ou mapear a obra na geografia daquela arte.

    Mas meter o pau no Diretor (e não na obra) e chamar Melancolia de "disaster-movie" parece muito mais puro mau-humor. Definitivamente Melancolia não é Titanic ou 2012. tsc tsc.
     

Compartilhar