1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Mega-campanha

Tópico em 'RPG' iniciado por Pasupata, 17 Mai 2007.

  1. Pasupata

    Pasupata Old Dragon

    Alguém sabe como funciona o esquema de Living GreyHawke? seria possível fazermos aqui no Brasil também; tipo organizarmos um cenário como Forgotten Realm, dividi-lo em setores e distribuirmos em mesas e o que rolar nessas mesas ficar "válido" para uma linha do tempo, tentando assim ter um link entre mesas distantes. Poderíamos até lançar desafios

    Penso até que pode ser feitos com outros senários como ShadowRun e na Terra-Média, independente do sistema adotado por cada mestre, as mesas teriam que ter uma "amarração" com o cenário, uma certa coerência que poderia ser julgada por um moderador ou coisa parecida...

    Bem, lançada a sugestão, vamos debater a possibilidade?
     
  2. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Eu sou DM registrado da RPGA (apesar de nunca ter feito um evento :g: ). A coisa funciona da seguinte forma: tu escolhe uma área do cenário para desenvolver e envia o teu projeto para a Wizards of the Coast.

    Se eles aprovarem, o que tu fizer se torna "oficial" e, na paralela, tu organiza eventos e o escambau.

    Alguns desenvolvimentos até são legais, mas vou ser sincero: eu mestro Greyhawk há quase 3 anos (mesma campanha). Eu NUNCA achei nada de "nossa, eu preciso colocar isso na campanha!".

    Mas, se quiser desenvolver algo nesse sentido aqui na Valinor (envolvendo a Terra média), vamos conversar melhor e tocar esse projeto adiante.
     
  3. Pasupata

    Pasupata Old Dragon

    Realmente acho que poderíamos fazer uma coisa relativa a Terra-Média no mesmo formato, penso que seria muito interessante, principalmente que você já conhece o esquema de como funciona, poderíamos elaborar um tutorial para os mestres enviarem suas aventuras com o número de participantes e tudo.

    Uma coisa importante é a questão de ser multisistema, acho que isso iria atrair mais mestres, o que deveria ser bem rigorosa é a coerência das aventuras; claro que sistemas já adaptados para a Terra-Média são os mais indicados, mas nada exclui sistemas genéricos com GURPS ou CLAVIUS.

    Mas como funcionam as mesas no Living? elas acontecem em casa ou somente em eventos? poderíamos fazer até um calendário de atividade para os grupos cadastrados na campanha para determinar um tempo de envio de relatórios dos jogos.

    Bem, penso que é possível fazermos isso.
     
  4. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro

    Entre o e-group
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Lá o pessoal marca todos os jogos de RPGa no Brasil. Não sei como tá aí no ES, mas não custa procurar lá.

    Em geral, o pessoal joga menos as campanhas Living, mas dá uma perguntada.
     
  5. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Realmente seria interessante a integração dos grupos e formar uma Living Middle Earth, com os acontecimentos da minha mesa refletindo na tua, por exemplo.

    Talvez melhor do que ser multissistema seria ser SEM SISTEMA. Tipo, ser só o esqueleto dos acontecimentos, daí o DM adequaria ao sistema que joga e ao nível dos personagens... tipo, qualquer sistema que preste tem orc, troll, elfo e o escambau.

    Tanto faz.

    Oh, yeah.
     
  6. Pasupata

    Pasupata Old Dragon

    Bem, pensando em uma forma de dividir a Terra-Média para distribuirmos para os mestres, penso que poderiamos destacar algumas regiões:Eriador; O Condado; Reino de Rhoran; Gondor; Rhovanion; Fangorn; Rhûn; Umbar e Belfalas; Arnor, Dentre outras regiões ou subregiões, estas seriam disponibilizadas aos mestres participantes. Acho até que devido ao tamanho, algumas pode até ter mais de um mestre.

    Outra coisa que temos que definir é o tempo, em qual era devemos começar. Uma sujestão vem do material de MERP, que se passa no ano 1640 da Terceira Era (1400 anos antes dos eventos de Senhor dos Anéis) ou podemos até mesmo fazer campanhas em outras eras, existem muitos mestres que gostam da Quarta Era.

    Quanto a não ter sistema é realmente uma ótima idéia, fica bem menos burocrático, o esqueleto e a coerência entre os conteúdos das aventura é que deve ser o mais importante.

    E aí? QUANDO COMEÇAMOS?
     
    Última edição: 17 Mai 2007
  7. Sir Mordrain

    Sir Mordrain (Sããr Mórrdæïn)

    Me parece interessante a idéia. Vou estar de olho nesse tópico.
     
  8. Estranho

    Estranho Dancer

    A idéia é muito boa. Aliás, é ótima. Carece apenas de uma pequena organização dos usuários de um portal de internet ligado a Tolkien ( e meu Deus, onde a gente acha um?) que essa idéia sai do papel...
     
  9. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Eu acho que pode ser uma boa uma campanha dessas não se passar no final da Terceira Era, mas numa época mais "cheia de gente". Por exemplo, na Segunda Era, quando tínhamos Moria, Númenor, Eregion, Mordor.

    Ou mais no começo da Terceira Era, quando tinha guerra civil em Arnor, e o Rei Bruxo lá em cima em Angmar. Até porque sabemos praticamente tudo da Guerra do Anel, os mestres não teriam muita liberdade e ficaria tudo meio previsível.
     
    Última edição: 18 Mai 2007
  10. Pasupata

    Pasupata Old Dragon

    Realmente num tempo sugerido pelo Maglor ficaria muito melhor, e acho que poderíamos nós mesmos começar a gerenciar essa campanha; um começo seria cada mestre que queira participar declarar aqui mesmo qual a região que lhe interessa e no decorrer do andamento do projeto vamos consertando os problemas.

    Assim que tivermos os mestres que vão participar com as respectivas áreas declaradas no fórum, marcamos um dia para o início; penso que uma boa periodicidade seria de 15 dias entre as mesas oficiais, pois teriamos tempo para preparar o resumo das aventuras que aconteceram e caso o mestre esteja já em andamento com uma outra campanha (que é o meu caso por exemplo), ele pode alternar as mesas e os jogadores.

    Bem a área que mais me interessa é a do Condado, tenho um grupo de 4 jogadores e o sistema que utilizarei será o MERP. Voto para que começemos no início da Terceira Era, nos preocupando com Angmar.
     
  11. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Ahm, sem querer provocar nem nada, mas não seria melhor usar um sistema mais popular? Ou melhor, sistema algum? :think:
     
  12. Sir Mordrain

    Sir Mordrain (Sããr Mórrdæïn)

    A ideia nao era cada mesa usar o sistema que o mestre definisse?
     
    Última edição: 21 Mai 2007
  13. Pasupata

    Pasupata Old Dragon

    Sim, a idéia é cada mestre usar o sistema que achar melhor para sua campanha, ou seja, o projeto não tem um sistema pré determinado (sistema algum), mas fica a critério do mestre escolher o sistema de sua preferência.

    Com certeza, os que curtem d20 podem e devem dar uma olhada na adaptação feita pelo DarkMaster disponível para download no Valinor (achei muito boa).
     
    Última edição: 21 Mai 2007
  14. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    A minha e do Kadu é muito melhor :g:
     
  15. Pasupata

    Pasupata Old Dragon

    Skywalker, veja se coloca sua versão na área de downloads do Valinor para o pessoal ter mais opções!

    Alguém mais está a fim de participar? alguém se habilita a escolher alguma área para começarmos logo? Sky???

    Em relação ao gerenciamento da campanha, eu me disponho a gerenciar, mas com certeza precisarei de ajuda, penso que um blog seria legal para o pessoal acompanhar, não tenho muita prática com blog's mas posso tentar... posso receber os e-mails relatando as aventuras e organiza-los.

    Qualquer sugestão para mudarmos e melhorarmos o projeto são muito bem vindas!

    Vamos lá pessoal, mão à obra! :)
     
  16. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    A minha versão existe há anos na Valinor :g: É só clicar na minha assinatura e baixar.

    Eu não irei pegar uma área pra desenvolver, serei mais um supervisor ou algo assim.

    Sobre os blogs: acho que uma wiki seria mais interessante, talvez até ligada à Enciclopédia de Valinor.
     
  17. Pasupata

    Pasupata Old Dragon

    Bem, eu estava falando dessa versão da Terra-Média para d20 mesmo, que encontrei na área de downloads do Valinor; ela está "assinada" como sendo DarkMaster o criador. Terei cometido algum engano?

    O que é um Wiki?
     
  18. Elda King

    Elda King Senhor do passado e do futuro

    Simplificando, wiki é uma página que qualquer um, teoricamente, pode editar (que nem a Wikipedia...).
    Essa idéia é bem interessante, ter uma terra-média virtual para todo mundo jogar. Eu talvez participe, quando voltar a mestrar. Agora, quanto ao sistema, eu acho que cada mestre deveria poder escolher (eu, particularmente, gosto do sistema CODA e de D&D), mas deveríamos tomar bastante cuidado com magia (alguns sistemas têm muita ligação com magia, enquanto a Terra-Média é bem low-magic) e como MERP que tem muita ligação com o cenário, e "inventa" muita coisa sobre a Terra-Média. O sistema CODA tem algumas invenções, mas bem menos que o MERP, e dá para ignorar.
     
  19. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    O MERP tem a grande dificuldade de ser desconhecido de muita gente. Só o tempo que se gastaria pra explicar as regras pros jogadores já acho que prejudica o uso do sistema. O CODA eu confesso que não conheço bem, mas dizem que é um D20 simplificadão, de certa forma, e não sei até que ponto é mesmo fiel aos livros. O D20 que tem na Valinor é muito fiel, inclusive com tudo de desequelibrado que a TM tem(embora eu não saiba se concordo com os noldor terem +2 em força).
     
  20. Margrave

    Margrave Usuário

    Eu até acho legal a ideia, mas o q vcs pretendem fazer?

    Mapear moria como um dungeon? Inventar o que existe em rhovanion? criar algo sobre umbar?

    ou é algo mais classe de prestigio: cavaleiro de rohan, como é a ficha do glaurung, quais dominios sauron oferece como divindade?
     

Compartilhar