• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleições 2014 Marcelo Tas discute com Eduardo Jorge via twitter

Honestamente não sei como seria isso. Hoje em dia está em moda querer plebiscito para tudo, mas sinceramente eu vejo com cautela essa solução. É fácil perceber que a maioria democrática não é garantia para decisões boas ou que respeitem as liberdades individuais. Se fosse deixar para a população escolher, tendo em vista o ódio contra os políticos, o resultado possivelmente seria: 1 salário mínimo, SUS, escola pública e transporte público obrigatório para todos.
Compreendo seu ponto. Neste caso não teria como fazer um balanceamento? A população faz pressão para que o custo do cargo político diminua e assim eles são obrigados a apresentar uma contra proposta ou algo do gênero.

Acho que com relação ao custo do cargo político é unânime (excluindo as partes envolvidas nos benefícios) a opinião de que está extremamente alto.

Entendo que o valor de um cargo pende de acordo com a oferta/demanda. Digamos que o valor do cargo político(remuneração/benefícios) diminua em 90%, ainda assim haveriam pessoas capacitadas se candidatando para realizar as funções? Acredito que sim.
 
Se dependesse da minha vontade, cargo político não deveria ter nenhuma remuneração, quando muito um salário bem baixo apenas "simbólico"e nisso compartilho na íntegra da linha de pensamento do presidente Mujica do Uruguai, pois como se trata de servir a população tinha que ser algo semelhante a um trabalho voluntário, pois aí só se candidataria quem estivesse pensando no cargo em função de servir as pessoas e não apenas no salário, poder e as mordomias, pois atire a primeira pedra qual político daqui que se candidata pensando unicamente em servir a população e nada além disso?
 
O próprio Eduardo Jorge tem um proposta de acabar com o salário dos vereadores, daí eu fiquei pensando que, num mundo ideal, esses caras deveriam ganhar 1 salário mínimo só, sei lá, abrindo exceções apenas nos casos de baixa renda comprovada... :think:
E Aécio tem um projeto pra vereadores de cidades com menos de 50.000 habitantes não receberem salário. Baseado no fato (não é opinião minha, tem fontes, mas que vou ficar devendo agora) de que vereadores de cidades pequenas possuem um outro emprego, que tinham antes de ingressar na política.
 
  • Curtir
Reactions: Bel
Se dependesse da minha vontade, cargo político não deveria ter nenhuma remuneração, quando muito um salário bem baixo apenas "simbólico"e nisso compartilho na íntegra da linha de pensamento do presidente Mujica do Uruguai, pois como se trata de servir a população tinha que ser algo semelhante a um trabalho voluntário, pois aí só se candidataria quem estivesse pensando no cargo em função de servir as pessoas e não apenas no salário, poder e as mordomias, pois atire a primeira pedra qual político daqui que se candidata pensando unicamente em servir a população e nada além disso?
Um outro raciocinio que iria pro lado oposto é o que muita gente usa em relação a policiais.
A que pelo fato do salário de policial ser muito baixo, isso facilitaria bastante que o crime organizado ou pessoas ricas com objetivos obscuros compre muitos desses sujeitos.
Hoje em dia isso até já acontece com os políticos não só do Brasil como de muitos outros países onde a campanha política é financiada por iniciativa privada.



Teoricamente dá até para argumentar o contrário. Se o cara é o chefe do país, tal como o CEO de uma empresa, será que ele tem tempo a perder? Embora seja um discurso sedutor ("político tem que ser atendido no SUS", "filho de político tem que estudar em escola pública" e etc), não sei se é sempre válido. Ainda mais no caso do Presidente da República.
Ah, o raciocínio é sempre o de que os políticos só botam a mão na massa quando sofrem na pele.
Não dá pra dizer que isso seja mentira.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo