• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[MACHADO DE ASSIS] Debate

machado

Usuário
1. As obras machadianas treinam a inteligência do leitor para que ele possa viver uma vida de qualidade? Existiriam passagens em seus livros que demonstrassem tal fato?

2. À medida que Machado de Assis caracteriza as personagens dos seus contos e romances, vai tecendo o perfil psicológico do próprio ser humano. Vocês descobriram algo sobre a natureza humana enquanto lia obras como Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas e Esaú e Jacó?

3. Ciúme, dissimulação, egoísmo, ambição, complexo de inferioridade, sentimento de culpa, desonestidade, corrupção, adultério e desamor são alguns temas encontrados ao longo das obras machadianas. O que essas tendências nefastas podem fazer à vida das pessoas que as possuem e a outras com quem elas se relacionam?

4. Em Dom Casmurro, Bentinho desenvolve um sentimento de aversão mórbido por Ezequiel, a ponto de dizer ao garoto: "Eu não sou teu pai!" (cap. 137).
Primeiro: Que tipo de pai diria tal coisa a um filho ou filha?
Segundo: Uma declaração desse tipo poderia raumatizar uma criança, não?
Terceiro: Vocês conhecem algum caso real em que palavras destrutivas como essas causaram (ou não) um forte golpe na emoção de alguém?

5. Alguém seria capaz de fazer um comentário esquemático sobre o tipo de leitor que Machado de Assis desejava para as suas obras? Quais são suas características? Que passagens textuais dos livros machadianos poderiam ilustrar tal análise?
 
Olha pelo jeito você gosta muito de Machado de Assis mesmo, então eu não vou falar nada, pois eu não curto nem um pouco, bem cada um tem seu estilo mas eu não gostei desses livros quando livro, não consegui nem ler quatro páginas. Mas se você gosta blz.
 
Se você só leu quatro páginas não pode dizer que gostou ou não do livro. No mínimo você pode dizer que não gostou das quatro primeiras páginas (o que é bem vergonhoso).

Sobre o debate proposto, isso tem cara de tarefa de casa, mas quem sabe um dia eu passe aqui para responder. :hanhan:
 
Eu acho que esse tal de "machado" tem um trabalho da escola para fazer e resolveu tentar ganhar uma ajuda aqui...

Olha as questoes, tipicas de 2º grau hahaha
 
Ana Lovejoy disse:
Sobre o debate proposto, isso tem cara de tarefa de casa, mas quem sabe um dia eu passe aqui para responder. :hanhan:
Pensei a mesma coisa...

attachment.php
 

Anexos

  • Gente Fina.jpg
    Gente Fina.jpg
    65,3 KB · Visualizações: 447

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo