1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

[MACHADO DE ASSIS] Debate

Tópico em 'Autores Nacionais' iniciado por machado, 20 Mar 2006.

  1. machado

    machado Usuário

    1. As obras machadianas treinam a inteligência do leitor para que ele possa viver uma vida de qualidade? Existiriam passagens em seus livros que demonstrassem tal fato?

    2. À medida que Machado de Assis caracteriza as personagens dos seus contos e romances, vai tecendo o perfil psicológico do próprio ser humano. Vocês descobriram algo sobre a natureza humana enquanto lia obras como Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas e Esaú e Jacó?

    3. Ciúme, dissimulação, egoísmo, ambição, complexo de inferioridade, sentimento de culpa, desonestidade, corrupção, adultério e desamor são alguns temas encontrados ao longo das obras machadianas. O que essas tendências nefastas podem fazer à vida das pessoas que as possuem e a outras com quem elas se relacionam?

    4. Em Dom Casmurro, Bentinho desenvolve um sentimento de aversão mórbido por Ezequiel, a ponto de dizer ao garoto: "Eu não sou teu pai!" (cap. 137).
    Primeiro: Que tipo de pai diria tal coisa a um filho ou filha?
    Segundo: Uma declaração desse tipo poderia raumatizar uma criança, não?
    Terceiro: Vocês conhecem algum caso real em que palavras destrutivas como essas causaram (ou não) um forte golpe na emoção de alguém?

    5. Alguém seria capaz de fazer um comentário esquemático sobre o tipo de leitor que Machado de Assis desejava para as suas obras? Quais são suas características? Que passagens textuais dos livros machadianos poderiam ilustrar tal análise?
     
  2. Michael Hasfel

    Michael Hasfel Usuário

    Olha pelo jeito você gosta muito de Machado de Assis mesmo, então eu não vou falar nada, pois eu não curto nem um pouco, bem cada um tem seu estilo mas eu não gostei desses livros quando livro, não consegui nem ler quatro páginas. Mas se você gosta blz.
     
  3. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Se você só leu quatro páginas não pode dizer que gostou ou não do livro. No mínimo você pode dizer que não gostou das quatro primeiras páginas (o que é bem vergonhoso).

    Sobre o debate proposto, isso tem cara de tarefa de casa, mas quem sabe um dia eu passe aqui para responder. :hanhan:
     
  4. ombudsman

    ombudsman O Eto'o brasileiro

    Eu acho que esse tal de "machado" tem um trabalho da escola para fazer e resolveu tentar ganhar uma ajuda aqui...

    Olha as questoes, tipicas de 2º grau hahaha
     
  5. Eö Calmcacil

    Eö Calmcacil Tirem as crianças da sala!

    Pensei a mesma coisa...

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     

    Arquivos Anexados:

Compartilhar