1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

"Lucíola" (José de Alencar)

Tópico em 'Literatura Brasileira' iniciado por imported_Amélie, 26 Set 2009.

  1. imported_Amélie

    imported_Amélie Usuário

    Estou lendo esse livro, porque é pré-requisito para um vestibular... Mas sabe que estou até gostando das descrições que José de Alencar faz?

    Fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    É curioso como algo escrito há tanto tempo (há quase 200 anos!) ainda permanece ajustado a realidade hoje... Não os costumes, mas os valores... Parece que nos repetimos em pré-conceitos, por anos, anos e anos...

    Alguém já leu?
     
  2. imported_Line

    imported_Line Usuário

    Eu Li Amélie e gostei muito. José de Alencar é um dos meus escritores favoritos, embora o ache por vezes enfadonho na maneira que ele descreve objetos e lugares. Lucíola é poesia, prosa e realidade, uma delícia de ler. Lembro-me de uma parte em que ele narra um beijo entre Lucíola e Paulo, simplesmente lindo!

     
  3. Anica

    Anica Usuário

    Eu morro de vontade de ler, mas acabo sempre deixando para depois. Sabe que eu não odeio muito o Alencar, tenho até uma ótima impressão dele pelo Senhora. Vou ver se encontro em pocket ou algo assim :think:
     
  4. imported_Amélie

    imported_Amélie Usuário

    Tem sim, eu comprei o pocket da Martin Claret... Mas tb está em domínio público, pra quem gosta de ler na net!
     
  5. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    [align=justify]Esse livro é bem característico do Romantismo brasileiro. É uma história que mexe bastante com a contrução do feminino, da mulher enquanto receptáculo da beleza e da quase divindade da musa. O marcante dessa obra é realmente o uso de uma personagem tão diversa como Lucíola para justamente explorar essa multiplicidade de significados e representações que a mulher tem para os românticos.
    O fato de Lucíola ter um histórico de "mulher-da-vida" contrastando com seus anseios pessoais de casar-se e apaixonar-se, enfim, de viver um amor a moda romântica; é o que dá o tom ao livro, é o que faz a trama andar, se desenvolver. O escândalo, as aparências, o status da sociedade brasileira da segunda metade do século XIX como obstáculos a essa mudança de Lucíola, que, dando espaço para o amor (aquele belo e ideal amor romântico) tenta mudar o rumo de sua vida.
    [/align]
     
  6. Artanis Léralondë

    Artanis Léralondë Ano de vestibular dA

    Estou lendo Lucíola, ainda tentando entender o porquê do nome do livro, já que o nome da guria é Lúcia :think:

    Eu não sei se José de Alencar tem o estilo de falar com o leitor, como é feito por Machado de Assis? Tem uma passagem a qual achei linda e o Alencar "Fala" com o leitor:

    Essa citação do livro é uma explicação do José para quando Paulo
    vê diante de si Lucia nua.Na hora Paulo não sabe como reagir pelo susto que levou XD
    Tb me assustei, afinal, José descreve a guria como um anjo e de repente tchã está toda pelada e "quente".

    Fugindo um pouco do assunto, qts vezes tem uma situação que nos deixam sem chão que nem sabemos como agimos...Como escreveu José, na vida é ali, o agora e foi, diferente no livro que podemos ler e reler uma situação inusitada para melhor compreendê-la. Assim, no livro podemos ter n interpretações dos acontecimentos, no entanto, na vida real o entendimento é só um, qdo estamos vivendo a situação...depois, bem depois, que as ideias vão para o lugar e pensamos de como poderíamos ter se comportado de uma forma melhor..ou não. :seila:


    Estou no comecinho do livro, curtindo :traça:
    Só estou com pena da Lucia, nota-se como é triste por não ter uma família =(
     
  7. Excluído044

    Excluído044 Banned

    Faz tanto tempo que li este livro... Eu era adolescente quando li. E foi por livre e espontânea vontade que peguei na biblioteca pública. Lembro de ter gostado. Ao contrário de Senhora que me deu irck!
     
  8. Artanis Léralondë

    Artanis Léralondë Ano de vestibular dA

    Curti a reflexão do Alencar:

    Muitas vezes a gente se vê compartilhando do mesmos sentimentos de tal personagem, isso é bem bacana :joy:

    Tb fiquei com vontade de ler "A dama das camélias"!

    Não sei como acabou a história da Margarida com o Armando na história,A dama das camélias, mas deve ter sido um final mais feliz do que para Lúcia =/
     
  9. alefemartins

    alefemartins Usuário

    Lucíola é um excelente livro. Além de marcar traços sociais muito característicos da época em que foi escrito, apresenta uma história cheia de emoção e conflitos em decorrência de um amor quase impossível. Vale a pena ler :sim:
     
  10. Devotchka

    Devotchka Usuário

    Roubei o livro da minha irmã que nunca gostou de ler e só comprou por obrigação, mas li por espontânea vontade. Aliás, acho que a espontaneidade na leitura de clássicos é a melhor coisa pra diminuir a birra que as pessoas tem com eles. Não acho muito interessante isso de fazê-lo "à força". Eu, particularmente, adoro a maioria... mas talvez o fato de nunca ter sido obrigada a ler esses livros tenha me ajudado bastante a não ter algum trauma.

    Enfim, o começo é um pouco lento, mas logo consegui pegar o ritmo da leitura e gostei dela. Nunca li "Senhora", mas pelo visto... tenho medo o_O Mas como sou curiosa, algum dia o faço.
     
  11. Eu li esse livro na adolescência, lembro que me causou forte impressão. Hoje em dia não aprecio muito as obras que representam o romantismo, porém carrego boas recordações dessa leitura.
     
  12. Sempre tive vontade de ler mais sempre ia deixando pra depois, esse mês finalmente comprei e está prontinho em cima da cabeceira pra ser lido...Alencar também é um dos meus autores preferidos, gosto do jeito como detalha as sensações dos personagens e dos lugares, dele já li Iracema, Cinco Minutos, a Viuvinha e Senhora (o melhor..rs), também são ótimas leituras. :)
     
  13. ElaineRocha

    ElaineRocha Runaway train

    Sou muito fã do José de Alencar e já li vários livros dele. Lucíola é um ótimo livro, mas sempre confudo ele na minha mente com A dama de camélias, as tramas são um pouco parecidas. Tenho que lâ-lo novamente, para relembrar.
     
  14. Lindoriel

    Lindoriel Saurita Catita

    Re: "Lucíola" (José de Alencar)

    Desculpem "ressuscitar" o tópico, mas eu gostava muito da trama de "Luciola"... porque colocava a uma prostituta como personagem principal... sem contar que no século XIX, a maioria das prostitutas devem ter "surgido" da forma que Lucia "surgiu"... a maioria não acordava um belo dia e pensava "Vou me tornar prostituta".

    Numa época em que "moça de familia" se "guardava para o casamento" e mesmo mulher casada não tinha muito direito a vida sexual sem ser para reprodução, e onde as prostitutas eram "mal necessário" porém "execradas", quem fazia a divisão de papéis eram os homens.
     
    • Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar