Riff disse:![]()
![]()
Se tiver falando dos meus posts no papai gandalf saiba q por mim aquele topico estaria no limbo (como está)
e no topico do futebol eu brinquei sem colocar um palavrão
![]()
![]()
![]()
Esquece aquilo Riff. Já foi. Já passou.

Talvez o Papai Gandalf tenha esfriado (e depois se desviado) justamente por falta de mais pessoas para manter a brincadeira funcionando.
Mas tem outra coisa de que eu gostaria de falar:
Estamos aqui discutindo como fazer para atrair mais gente nova (e a sua inestimável contribuição para os fóruns tolkienianos) mas esquecemos de pensar acerca dos usuários mais experientes, que já postaram bastante no Obras, mas, por qualquer motivo, deixaram de freqüentar as seções sobre Tolkien...
Eu gostaria muito de ver usuários explicando por que razão deixaram de freqüentar o Obras...
Se falarem os motivos e derem sugestões talvez possam assim inspirar mudanças salutares em benefício geral.
Falta de incentivo? O assunto esgotou? Acabou o interesse? Algum mal-entendido? Arrogância dos outros? O que foi???
O meu palpite para explicar tal fenômeno: o Fórum acaba transformando Tolkien em uma isca para outros assuntos (nem sempre correlatos). Com algumas semanas de Fórum o usuário começa a se envolver em inúmeros tópicos off-tolkien, e acaba por dar a eles mais atenção do que à discussão da Obra. Ninguém tem muito tempo disponível, e no final das contas o que acontece é que a maioria dos usuários começa participando bastante do Obras, mas depois migra para outras áreas, e lá fica.