• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Let's think Tolkien

Deriel

Administrador
Tá, vamos pensar em Tolkien... o que poderia ser feito em termos direitos pra ajudar na Tolkienização do Fórum? O que atrairia discussões tolkienianas? O que prenderia o fã nas áreas Tolkien? Que incentivos poderiam ser dados?
 
Acho que a primeira idéia seria o já comentado aqui Tópico da Semana... um tópico do Obras como aviso geral(vão reinstalar esse mod, certo?)...

Quanto ao filmes, até comentei com o Dirhil essa semana.. há alguns dias o nível melhorou batsante... está um fórum bem legal... seria interessante levar as pessoas para lá pra verem como anda bem.. ia dar uma bela turbinada de frequencia E qualidade lá...
 
Já falei anteriormente, mas não custa nada falar de novo.

Acho que seria interessante trazer para os outros sub-fóruns algo que cative a temática tolkeniana. E não é difícil de imaginar isso. A Glorwendel abriu um post em Anime/Mangá bem sugestivo disso, algo como "Como seria SDA se fosse um mangaka". Claro que isso estimula aqueles que nutrem interesses por outras áreas a se informar sobre Tolkien, e o interesse surge daí.

E mais: Trívias dentro do próprio sub-fórum do obras, um grande tema da semana convidando as pessoas a visitarem o obras no Aviso Geral, e mesmo a participação maior de "formadores de opinião" dentro da Comunidade nesses espaços, seriam de fundamental importância.

Motiva-se o interesse de algumas formas, e nesse caso, um que de renovação para os mais antigos e um que de curiosidade instigada nos mais novos seria o ideal.

Trazer coisas não tão óbvias ou batidas seria interessante, procurar informações mais "inusitadas" sobre os filmes e colocá-las em destaque, trazer a tona debates polêmicos como o das "asas de balrog" (não o próprio porque esse já encheou a muitos), e por aí vai.

Mas continuo achando que a chave para o sucesso e levar Tolkien para o resto do fórum. Só pra constar, vejam como é sub-aproveitado para isso o fórum "Artes". Se tivesse um número de responsáveis por motivar esse mote "tolkeniano" nas diversas partes da Valinor, o êxito poderia ser maior e mais rápido do que o esperado.
 
Opa ! Legal que a minha idéia da Semana Tolkien fez sucesso ! :D Acho que essas semanas temáticas muito boa idéia, teve a do amor, da saudade.... porq nao uma Tolkien ?

E mais: Trívias dentro do próprio sub-fórum do obras, um grande tema da semana convidando as pessoas a visitarem o obras no Aviso Geral, e mesmo a participação maior de "formadores de opinião" dentro da Comunidade nesses espaços, seriam de fundamental importância

Eu acho que é por aí mesmo. :clap:
 
Acho que as Trivias podem ajudar muito sim, poderia-se criar um rank para os melhores posicionados na Trivia e esse rank ficaria em algum lugar ali proximo ao avatar, para todos verem. Talvez isso seja um aditivo a mais para incentivar o pessoal(claro, soh para os que precisam disso) a ler mais as obras de tolkien e ter mais conteudo para contribuir ao forum de uma maneira geral, e nao só na Trivia.
 
TT1 disse:
Opa ! Legal que a minha idéia da Semana Tolkien fez sucesso ! Acho que essas semanas temáticas muito boa idéia, teve a do amor, da saudade.... porq nao uma Tolkien ?

Porque teoricamente todas as semanas deveriam ser "Semana Tolkien", já que é o Fórum da Valinor, um site 100% Tolkien.

Eu gosto da idéia de premiar os bons postadores. Os bons posts vão se tornar ainda mais evidentes, talvez as pessoas os procurem para ler, e sirvam como exemplo. Mas, por outro lado, existe essa coisa de "tenho medo de postar", ou "não sei o que dizer". Só que isso é no outro tópico.
 
eu acredito que não precisa muita coisa pra que as discussões ocorram.

tomo como base o Línguas Tolkienianas, existem postadores de alto calibre lá dentro, mas o potencial deles é praticamente usado pra tirar dúvidas em relação ao curso de quenya e à tradução de nomes.

acho que dava pra criar discussões em torno da linguística e evolução do trabalho de tolkien, o problema é que esses assuntos extremamente técnicos assustam postadores comuns (apesar de eu dar o meu braço a torcer se eles não ficam atentos e lêem tudinho).

uma espécie de rankeamento qualitativo por postagem nos fóruns tolkienianos pode ser uma boa... mas não é trabalhoso demais?
 
Eu volto a sugerir aqui a ideia de uma nova parte do Forum para falar de Tolkien de carater mais descontraido e pessoal!
Uma area seria para estudos da obra e outra para Tolkien de uma maneira geral, tipo curiosidades, gostos e outras coisas! Ninguem teria medo de postar nessa area, e com um controle legal de moderação pra evitar floods!

A ideia do topico da semana é perfeita tb, um topico do obras fixo por semana!
Mesmo q nao aumente o numero de gente postando no topico, vai aumentar o numero de pessoas lendo, o q ja influencia as pessoas a procurarem mais de tolkien!

Derepente um insentivo as pessoas mandarem trabalho tolkenianos seria legal!
Tipo um mine concurso organizado pela lothlorien! Não precisa dar premio, so colocar o Tabalho vencedor em destaque na pagina principal da lothlorien por 1 semana!
Isso pode ser de contos, desenhos...

A ideia da trivia é muito boa, embora nao sei se da pra fazer isso vinculado ao forum, por questoes tecnicas e tal!
Mas uma sugestão do q seria legal é uma trivia com resutlados semanais, tipo entrao 10 perguntas cada dia, no final da semana quem fez mais pontos leva uma estrela (anel, sei lá) dai isso podia ficar aparecendo em baixo do indicador de sexo e tal!
Isso foi apenas uma hipotese de algo q seria legal, mas eu sei q o Deriel nao gosta q a gente invente essas viagens q geralmente nao existe e seria complicadissimo programar! :roll:

depois penso mais coisas!
 
1) Eu tenho a impressão (não estatisticamente comprovada :roll: ) de que muitas pessoas iniciam no Fórum postando alguma coisa no fórum Obras, mas depois se dispersam. O que me parece é que alguns dias depois de entrar aqui as pessoas se dão conta de que os usuários mais populares não freqüentam o Obras, e seguem o exemplo. Para resolver isso, precisamos atrair os usuários populares para o Obras. Os outros irão atrás. A propósito: eu tenho sentido uma intensificação da participação dos membros deste Conselho lá no Obras. Ainda não é todo mundo, mas uma parte das pessoas daqui voltou a postar lá, nos últimos tempos. Isso é ótimo! Quanto mais gente de destaque (especialmente os moderadores!!!) participar do Obras, mais os usuários vão se sentir à vontade por lá.

2) Um outro problema é o nível de agressividade a que às vezes se chega naquele espaço. Quem sabe muito nem sempre tem paciência para tolerar quem está aprendendo. E aqui não me refiro aos que não sabem nada (com estes, em geral, tem-se paciência), mas sim àqueles que sabem alguma coisa, e começam a botar as manguinhas de fora. Já vi muito mais de uma situação embaraçosa no Obras que se iniciou por intolerância dos usuários mais experientes para com os medianamente experientes. Não sei como resolver esse problema. Muita gente já deve ter se afastado do Obras por causa desses mal-entendidos.

3) A idéia de premiar os bons postadores é boa, mas não sei dizer se funcionaria. Acho que talvez fosse mais interessante premiar os bons tópicos. Explico-me: um tópico que tenha ficado interessante no Obras mereceria ser colocado em destaque, talvez como um aviso geral, ou até na página da Valinor, no formato de notícia.

4) Já dei minha opinião sobre ranks: se o rank estiver vinculado ao número de posts não contribui em nada para "tolkienizar" o Fórum. Acho que isso deveria ser suprimido, ou trocado por algo mais ligado à qualidade do que à quantidade de posts.

5) O trabalho do Maglor é formidável lá no Obras, ele faz moderação educativa e participa ativamente das discussões.

6) Por outro lado, às vezes eu fico um pouco frustrado com a tolerância exagerada que às vezes se tem com os flooders... Na minha visão estreita e provavelmente equivocada, acho que flood dentro do Obras deveria ser punido com rigor.

7) Pode ser que as trívias e desafios atraiam a atenção de alguns usuários. É uma coisa que sinceramente não me atrai, mas há quem goste.

8) Talvez fosse interessante fazer perguntas relâmpago, divulgadas no Fórum todo, com o objetivo de chamar a atenção para o Obras. Tais perguntas (como aquelas da Batalha da Segunda Era) poderiam ser simples, até. Ganharia o desafio quem respondesse mais rápido. O prêmio poderia ser, talvez, publicar o nick dos dez primeiros a responder corretamente... não sei.

OBS: Esses 8 ítens são só uma porção de idéias desconexas. Nem mesmo eu tenho certeza de se são boas. São apenas reflexões não-conclusivas a que me reservo o direito de abandonar, modificar ou até mesmo contrariar no futuro. :wink: :mrgreen:
 
Olwe disse:
Já vi muito mais de uma situação embaraçosa no Obras que se iniciou por intolerância dos usuários mais experientes para com os medianamente experientes. Não sei como resolver esse problema. Muita gente já deve ter se afastado do Obras por causa desses mal-entendidos.
Acho q uma das unicar forma de resolver isos é moderando mesmo!
Tem gente q tem os animos exaltado mesmo!
Isso nao acontesse so no obras, e sim em qq subforum de assuntos q alguem possa entender muito mais q os outros! Isso depende das pessoas, e nao do forum em questão!
Cair em cima desses caras q nao respeitao a opiniao dos outros e dar cartões, eu acho q é o unico jeito!
Tb nao adianta nada ter um cara q manja pra caramba de tolkien e nao contribui em nada pra q se discutam coisas no forum!
 
ah sim... adorei essa idéia do Digus... uma divisão do Obras, co0m um forum mais light.. mas descontraído.. com aqueles tópicos mais divertidos e que não são necessários conhecminetos elevados sobre Tolkien, e onde as discussões não precisam ser embasadas e ter um fim...

tipo... como alguns tópicos do obras são... vou dar um exemplo de um tópico meu, só por ser mais fácil de eu lembrar.. aquele "NEcessidades Fisiológicas na guerra do Anel", que se perdeu por ter sido feito no penultimo dia do forum preto, mas cuja continuação aindam existe... é uma parada toda vioajada... eram suposições smirabolantes, todas usando tolkien e suas obras pra comentar.. era divertido e era tolkien.... assim como existem outros casos.. acho que caberia bem num Fórum e "Tolkiendades", mais descompromissado...
 
Knolex disse:
aquele "NEcessidades Fisiológicas na guerra do Anel", que se perdeu por ter sido feito no penultimo dia do forum preto, mas cuja continuação aindam existe... é uma parada toda vioajada... eram suposições smirabolantes, todas usando tolkien e suas obras pra comentar.. era divertido e era tolkien.... assim como existem outros casos.. acho que caberia bem num Fórum e "Tolkiendades", mais descompromissado...

Na verdade aquele tópico deixou de ser movimentado porque a Mithrelas trancou... :| Reativar esses tópicos é fácil, só destrancar e mandar alguém postar alguma bobagem lá.
 
Há dois outros tópicos engraçados de que me lembro agora no Obras: o "Papai Gandalf" e o "Futebol na Terra-média?".

Mas nesse tipo de tópico corre-se um risco muito grande de flood. O Maglor já deve estar cansado de lidar com os engraçadinhos (não citarei nomes) que fazem de tudo para aparecerem e com gente estressada como eu, que se irrita com qualquer abuso.

Eu apóio a idéia de um tipo de "pergunte ao mago" dentro do Fórum (mas sem os Magos, de modo que qualquer um poderia tentar responder as dúvidas fáceis). Uma área para os novatos criarem tópicos bobinhos, sem medo de serem esculhambados pelos usuários mais experientes.

Mas não sei se concordo com a coisa de um besteirol tolkieniano... Quem viu meus últimos posts no "Papai Gandalf" deve saber bem porque. :roll:
 
Eu não quis dizer um besteirol... sim tópicos mais descontráidos... mas com posts bons.. não é só pq o clima é bem-humorado que necessariamente vá cair no besteirol...
 
Deixa ver... vamos resumir? :mrgreen:

1) trivias - que eu continuo sugerindo na linha "renovável como fulano.com.br" e não como tá lá em Valinor, juntando um em cima do outro.

2) incentivo nas outras áreas, como fez Glorwendel.

3) tópicos para relaxar, como "papai Gandalf" e "necessidades fisiológicas da comitiva do anel"

Repito: eu prefiro fazer sem muitos prêmios, pois as chances são de criar um bando de mercenários "mutley" (medalhamedalhamedalha). Apesar de nunca ganhar nada do fulano - além do tisf alguém mais ganha? ou sou só eu que sou uma azarada? - eu sempre gostei dos quizzes por me fazerem pesquisar. E muitas vezes descobria coisas estupendas! :grinlove: (mas até aí acho que por isso gosto de física :grinlove:)

Acho que seria legal brincar por brincar e não para ganhar algo no final... que nem quando a gente fazia cirandinha, pega-pega, ou mesmo nos jogos de tabuleiro que a gente leva nos encontros. :wink:
 
Knolex disse:
Eu não quis dizer um besteirol... sim tópicos mais descontráidos... mas com posts bons.. não é só pq o clima é bem-humorado que necessariamente vá cair no besteirol...

Acho que entendo. E eu não discordo de você Knolex. É uma idéia interessante que talvez este "de fã para fã" possa estimular.

Vamos ver...
 
esse veio pra ca tb! :mrgreen:

Descontraido não segnifica besteirol rolando solto!

E sim humor e discussão inteligente com o objetivo de divertir e distrair, q acaba estimulando o interesse cultural e informativo do assunto! (ta dando pra entender? :mrgreen: )

vamos ver como esse forum se comporta! :D
 
Olwë disse:
Por outro lado, às vezes eu fico um pouco frustrado com a tolerância exagerada que às vezes se tem com os flooders... Na minha visão estreita e provavelmente equivocada, acho que flood dentro do Obras deveria ser punido com rigor.

Olwë, obrigado. Mas você acredita que essa "tolerência exagerada" é uma tentativa de desfazer esse sentimento de "aversão" que algumas pessoas têm? Eu já tinha ouvido, até pessoalmente, que às vezes fica tudo num clima sério demais, ou então que alguns postadores esgotam as possibilidades dos assuntos. Uma certa tolerância bem vigiada com algumas mensagens mais descontraídas (mas nada de besteiras de mau-gosto) e até umas mensagens que ajudem no relacionamento entre os próprios membros é só para ajudar. A idéia era balancear o "sério" e acabar com o tal medo de uns. Dar um jeito de agradar a quem quer discutir mais a fundo, mas não esquecer de quem comprou o livro semana passada e tem vontade de saber.
E desculpa se às vezes passa alguma coisa que não deveria; eu tento estar em cima, mas pode acontecer. :|

Esses atrativos são quase todos idéia muito boas. Eu gosto quando a vontade é de promover e chamar a atenção, mas o ideal é que o site por si só, com o alcance que ele tem, leve as pessoas até as discussões por interesse próprio. Não foram poucos que chegaram até o Fórum assim. Pelas estatísticas, quanto mais tolkieniano o Fórum, mais cadastros. Que volte a ser assim agora, e que naturalmente as pessoas cheguem nas áreas de Tolkien. As listas de discussão por e-mail não tem tantos "atrativos" quanto um Fórum, vivem por si só, movidas pelo interesse dos membros, isso é o que vai valer mais sempre.

Cada vez mais eu gosto da idéia de destacar um tópico que seja bom, e essas trívias talvez sejam apenas o caso de rever os desafios (o que é necessário mesmo, na minha opinião).

E eu não sou mesmo muito fã de tópicos tipo o "Papai Gandalf", apesar de ele ter começado espontaneamente (e era bem mais legal também). Quando saiu do que eu costumo gostar, não me senti no direito de impedir, afinal, há quem goste. E era necessário o "espaço pra descontração". Mas enfim, está bem distante do meu tipo de humor, e também não acho que combine em nada com o humor suave e simples que tem em Tolkien. Aquele humor Hobbitesco, que tem no começo do SdA também. Esse que é o legal. :)
 
Digo_s disse:
E sim humor e discussão inteligente com o objetivo de divertir e distrair, q acaba estimulando o interesse cultural e informativo do assunto! (ta dando pra entender? :mrgreen: )

*cof*Good old times de fórum preto*cof* :mrgreen:
 
O Maglor já deve estar cansado de lidar com os engraçadinhos (não citarei nomes) que fazem de tudo para aparecerem e com gente estressada como eu, que se irrita com qualquer abuso.

:tsc: :tsc: :tsc: Se tiver falando dos meus posts no papai gandalf saiba q por mim aquele topico estaria no limbo (como está) :tsc: e no topico do futebol eu brinquei sem colocar um palavrão :tsc: :tsc: :tsc:

Eu diria q o Obras era um forum meio desvalorizado (espero q mude), as pessoas começavam postando lá e depois ficavam +ou- populares e saíam, e são sempre as msmas pessoas q apareciam por lá, eu acho q valorizar o obras e colocar mais pessoas na discussão ajudaria
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo