• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Legolas Teler?

Bem, nem todos os elfos nasceram na Terra-Média, existem aqueles que nasceram na Terra dos Deuses como todos os príncipes Noldor por exemplo.

É verdade!!! Eu estava era com a idéia dos elfos originais, por assim dizer.

Esses elfos recusaram a Marcha desde o início. Nenhum Teleri e Noldor recusou ir para o Oeste, os Nandor incluídos. Eles apenas desistiram no meio do caminho. Mesmo assim eles são mais sábios do que os aqueles que recusaram sair de Cuiviénen desde o início, esses sim os Avari.

Mas Elrond, os Avari eram em principio noldor e teleri ... pertenciam às famílias despertadas em Cuiviénen, e só não tinha vanyar no meio pq estes sim foram todos para o Oeste - não ficou nenhum.

E os Vanyar também, né? Não resta nenhum Vanyar na Terra-Média, pois todos completaram a marcha e estão até hoje em Valinor, sob a liderança de Finarfin...

Opa !! Vanyar sob comando de Finarfim??? De forma alguma ... Finarfim era um noldo, jamais liderou os vanyar....

Mais uma coisa...
Os Nandorin não podem ser considerados Avari, certo?

Não, como disse o Elrond, os Avari foram aqueles que recusaram a marcha desde o início. Ao passo que os nandor desistiram mais tarde, no meio do caminho.

Lasgalen disse:
Mas Elrond, os Avari eram em principio noldor e teleri ... pertenciam às famílias despertadas em Cuiviénen, e só não tinha vanyar no meio pq estes sim foram todos para o Oeste - não ficou nenhum.

Antes da Grande Viagem, todos os elfos eram chamados pelos deuses de Eldar. Todos. Quando chegou o momento da Primeira Separação, somente aqueles que se sentiram motivados a sair de Cuiviénen e seguir o chamado dos deuses (independente do momento em que fizeram isso) passaram a ser denominados de Eldar. E esses são os Vanyar, os Noldor e os Teleri (Falmari, Sindar, Nandor e Silvestres). Os outros, aqueles que nunca se sentiram motivados pelo chamado dos deuses e desde o início permaneceram em Cuiviénen, passaram a ser chamados de Avari.

Então não importa o fato de que os Vanyar foram os primeiros enquanto os Noldor e os Teleri demoraram mais um tempo para sair de Cuiviénen. O que importa é que todos eles sairam de Cuiviénen. E por isso eles são de natureza mais pura e sábia que aqueles que não sairam nunca, os que recusaram. Sacou?

Eu não me lembro agora dos nomes originais das 3 famílias - os 3 que despertaram em Cuiviénen. Mas de qualquer forma foram estes - membros destas 3 famílias - que seguiram ou recusaram, mais tarde. Logo, o que estamos confundindo aqui é a denominação. Ou seja: se eles foram chamados assim- vanyar, noldor e teleri - somente após iniciarem a marcha, fica mesmo na questão do nome apenas - posto que continuavam a pertencer às famílias originais! Eu só me lembro agora que os teleri se intitulavam os lindar - dos outros não me recordo mesmo ( cadê o Ringil prá me salvar nessa?). Quanto aos eldar.... há ainda uma controvérsia aí, pois em determinado momento apenas aqueles que chegaram até Aman foram assim chamados... sabe de uma coisa? Eu concordo que estes elfos se tornaram mais sábios.Mas não concordo que eles deveriam ter sido levados da TM . Prá mim essa foi uma bruta falha dos valar. E pelo que estou vendo já estamos a eras do tópico inicial aqui tratado, né !! :oops:

Uma coisa, os membros dos Vanyar, Noldor e Teleri são apenas descendentes dos três elfos originais e seus povos: Imin, Tata e Enel. Não são os mesmos povos entende? Muito tempo se passou entre o nascimento em Cuiviénen e a Grande Marcha. Muitos elfos nasceram e desenvolveram seus próprios desejos. Os 14 elfos de Imin não eram vanyarin, mas apenas alguns dos antepassados dos Vanyar. Assim como os 56 de Tata e os 74 de Enel não eram noldorin ou telerin mas apenas seus progenitores. Muito provavelmente elfos de todos esses povos escolheram recusar o chamado dos deuses, pois não existia nenhuma diferença entre eles, se tornando Avari. Aqueles que aceitaram e seguiram Ingwë, Finwë e Elwë se tornaram por fim os Vanyar, Noldor e Teleri.

Eldar, o Povo das Estrelas. Esse foi o nome que Oromë deu a TODOS os elfos quando os viu à beira de Cuiviénen. Os próprios elfos se denominavam Quendi ("Aqueles que falam com palavras" ou algo que o valha).

O nome Eldar, porém, passou a ser associado somente àqueles elfos que iniciaram a Grande Marcha; ou seja, o termo passou a ser associado a qualquer elfo, menos os Avari. Os Avari eram aqueles elfos que se recusaram a iniciar a Grande Marcha, que nunca partiram de Cuiviénen.

Dos elfos que fizeram a Grande Marcha, todos os Vanyar e todos os Noldor foram até Aman; somente o ramo dos Teleri se fragmentou, dando origem aos Nandorin, que nunca ultrapassaram as Montanhas Nevoentas, os Sindar, que ficaram a esperar Thingol e etc...

Os elfos que chegaram em Valinor foram os chamados Calaquendi, Elfos da Luz; esses são aqueles elfos que viram a Luz das Duas Árvores; todo o resto são Moriquendi. Inclusive os elfos que nasceram depois da morte da Luz Prímeva de Valinor, proveniente de Laurelin e Telperion; todos os sindar, salvo Thingol, são Moriquendi, Elfos Escuros, que nunca viram as Duas Árvores e sua Luz.

Quanto aos Calaquendi, eles se tornaram mais sábios, pois falaram com os Valar e Maiar, e por eles foram ensinados; e também se tornaram mais altos e belos e fortes, pois nasceram ou cresceram sob a luz das Duas Árvores. Esses são os Calaquendi, os Altos-elfos, a casta mais nobre dos elfos, que inclui os Vanyar, os Noldor e uma parcela dos Teleri.

Fëaruin Alcarintur disse:
Os elfos que chegaram em Valinor foram os chamados Calaquendi, Elfos da Luz; esses são aqueles elfos que viram a Luz das Duas Árvores; todo o resto são Moriquendi. Inclusive os elfos que nasceram depois da morte da Luz Prímeva de Valinor, proveniente de Laurelin e Telperion

Fëa, vc por aqui? Fico contente com isso. :)

Lendo esse teu parágrafo me dei conta de algo que eu nunca tinha observado. Os elfos de Aman que nasceram depois da morte das Árvores eram moriquendi também, apesar de viverem na Terra Abençoada, não eram? Imagine só, moriquendi em Aman... :think:

Uma coisa, os membros dos Vanyar, Noldor e Teleri são apenas descendentes dos três elfos originais e seus povos: Imin, Tata e Enel. Não são os mesmos povos entende?

Como eu falei, Elrond, tudo não passa aí numa questão da nomenclatura. Os nomes que eles tinham antes e os nomes que adotaram depois não altera sua ascedência nem a característica física de suas raças - e isso me leva a uma informação interessantíssima sua :

Muito provavelmente elfos de todos esses povos escolheram recusar o chamado dos deuses, pois não existia nenhuma diferença entre eles, se tornando Avari

Pelo que entendi, vc está dizendo que é possível que alguns antepassados dos vanyar possam ter se tornado avari? Isto já foi contestado por muitos, embora eu tembém carregue minhas dúvidas ...mas caso isso tenha ocorrido - e puder ser comprovado ( ou pelo menos não contestado) por livros, HOME e Letters, minhas teorias capilosas vão esbarrar num novo argumento muuuito importante!! Tem alguma citação ou teoria que comprove isso? Se tiver, me mande please, que será de grande valia!!! :grinlove:

Eldar, o Povo das Estrelas. Esse foi o nome que Oromë deu a TODOS os elfos quando os viu à beira de Cuiviénen. Os próprios elfos se denominavam Quendi ("Aqueles que falam com palavras" ou algo que o valha).

O nome Eldar, porém, passou a ser associado somente àqueles elfos que iniciaram a Grande Marcha; ou seja, o termo passou a ser associado a qualquer elfo, menos os Avari.

Sim, isto é o tido por certo. Mas o próprio Tolkien confundiu seus leitores ao afirmar nos Apêndices que eldar eram os elfos do Oeste. Em outra parte ele diz: " o nome da Três Famílias que buscaram o Reino Imortal e lá chegaram no princípio dos Dias (excetuando apenas os sindar). Esta antiga palavra era, na verdade, a única disponível....." etc.
Ou seja: eldar seria mais tarde não apenas a denominação de todos os elfos, nem apenas aqueles que iniciaram a Marcha - mas aqueles que chegaram realmente a completá-la. Inclusive ele exclui os sindar aí ... Eu particularmente não defendo esta teoria, mas ... tá escrito lá, né.

Imagine só, moriquendi em Aman...

Realmente!! Teoria deveras interessante .... merece um estudo mais atento!!! Mas pessoal, vou dizer de novo, antes que os moderadores se assanhem: não estamos muito além do tópico proposto? Não vão nos puxar orelhas daqui a pouco? :tsc:

Pelo que entendi, vc está dizendo que é possível que alguns antepassados dos vanyar possam ter se tornado avari? Isto já foi contestado por muitos, embora eu tembém carregue minhas dúvidas ...mas caso isso tenha ocorrido - e puder ser comprovado ( ou pelo menos não contestado) por livros, HOME e Letters, minhas teorias capilosas vão esbarrar num novo argumento muuuito importante!! Tem alguma citação ou teoria que comprove isso? Se tiver, me mande please, que será de grande valia!!!

Posso, Lasgalen? :)

Os três povos em que inicialmente dse dividiram os quendi eram chamados de Minyar, Tatyar e Nelyar, por causa dos nomes dos três primeiros elfos. Os Vanyar vieram dos Minyar, os Noldor dos Tatyar e os Teleri dos Nelyar. Os Vanyar são os Minyar que escolheram fazer a Grande Marcha, e assim com os outros dois grupos; só que no caso dos Minyar todos eles fizeram a Marcha, enquanto que no caso dos Tatyar e dos Nelyar alguns escolheram ficar na TM mesmo, e esses formaram o grupo dos Avari. A fonte dessas informações é o Quendi e Eldar, HoME 11.

o nome da Três Famílias que buscaram o Reino Imortal e lá chegaram no princípio dos Dias (excetuando apenas os sindar)

Acho que o 'excetuando apenas os sindar' aí não é para excluí-los da definição de Eldar, mas sim para excluí-los dos que chegaram a Aman.

Os três povos em que inicialmente dse dividiram os quendi eram chamados de Minyar, Tatyar e Nelyar, por causa dos nomes dos três primeiros elfos. Os Vanyar vieram dos Minyar, os Noldor dos Tatyar e os Teleri dos Nelyar. Os Vanyar são os Minyar que escolheram fazer a Grande Marcha, e assim com os outros dois grupos; só que no caso dos Minyar todos eles fizeram a Marcha, enquanto que no caso dos Tatyar e dos Nelyar alguns escolheram ficar na TM mesmo, e esses formaram o grupo dos Avari. A fonte dessas informações é o Quendi e Eldar, HoME 11.

Mas que desmancha-prazeres, Swanhild!! :evil: Então não ficou mesmo nenhunzinho louríssimo minyar placidamente às margens do lago, derramando toda uma geração de elfos louros pela TM? :disgusti: Mas tudo bem... isto seria um ótimo reforço nas minhas teorias, mas o contrário não invalida elas...

Acho que o 'excetuando apenas os sindar' aí não é para excluí-los da definição de Eldar, mas sim para excluí-los dos que chegaram a Aman.

Vou postar os 2 trechos mais completos:

" Há muito tempo, nos Dias Antigos, os elfos dividiam-se em dois ramos principais: os elfos do oeste (os eldar) e os elfos do leste. A esta última estirpe pertencia a maioria dos habitantes da Floresta das Trevas e de Lórien, mas suas línguas não aparecem nesta história, em que todas as palavras e nomes élficos são da forma eldarin. Das línguas eldarin, duas se encontram neste livro: o alto-élfico ou quenya, e o élfico-cinzento ou sindarin."

Bom, temos aí que os eldar compreendiam também os sindar. Mas os nandor ficaram de fora ... sua linguagem sequer é citada no livro, exceto em alguns nomes de Lórien, em que numa nota ao pé da página Tolkien admite serem nomes silvestres adaptados ao sindarin. Vejamos o outro trecho:

" Elfos foi empregado para traduzir tanto quendi, os falantes, nome alto-élfico de toda sua espécie, como eldar, o nome das três famílias que buscaram o Reino Imortal e lá chegaram no princípio dos Dias ( excetuando apenas os sindar). Essa antiga palavra era, na verdade, a única disponível, e foi outrora adequada às lembranças desse povo que os homens conservavam...".

Tem razão. A interpretação aqui nos leva a excluí-los dos que chegaram a Aman. Mas novamente nos deparamos com a exclusão dos nandor... afinal, de uma forma ou de outra eles também buscaram e também não chegaram ao Oeste - ainda que tenham desistido bem antes. E, como mais acima eles foram considerados elfos " do leste", isto os excluiria dos eldar... bastante controverso, não? :wink:

PS: Socorro. alguém a fim de discutir cabelos por aí? :mrgreen:

Discutir cabelos de elfos sem levar em conta a genealogia e a relação entre os vários tipos de elfos é meio complicado, Lasgalen. Eu não diria que estamos assim tão off.

Sinto ter sido desmancha prazeres. Creio que deveria ter colocado aquelas minhas informações de modo mais cuidadoso. Elas estão corretas, entretanto.

Sobre os Nandor, não tenho como confirmar isso pois estou sem meus livros. Sei que na época em que esse texto aí foi escrito (creio que se trata do Apêndice F do SdA; se não for, mais tarde eu vejo isso em casa) a divisão dos elfos ainda não tava totalmente definida pelo Tolkien. Entre outras coisas o conceito dos Nandor ainda não existia, então é possível de fato que nessa época o Tolkien pensasse nos elfos de Lórien como sendo Avari (já que sem o conceito de Nandor eles não podiam ser outra coisa). Vem daí a confusão. Para esclarecer a classificação dos elfos de Lórien e Mirkwood precisamos de textos mais recentes do que o Apêndice F.

Não sei se estou sendo muito por fora do assunto, mas eu gostaria de fazer uma pergunta.

É possível que antes de Oromë encontrar os elfos no Cuiviénen, os membros de casas diferentes tenham casado? Por exemplo um Minyar com um tatyar e etc.?
E seus filhos seriam "classificados" na casa do pai (como Fingolfin e Finarfin que são Noldor, mesmo sendo filhos de Indis).

(Poxa Fëaruin, Swanhild, lasgalen e Elrond no mesmo tópico. Se o Panda, Maglor e Tilion postarem aqui vai ser um tópico de estrelas)

Discutir cabelos de elfos sem levar em conta a genealogia e a relação entre os vários tipos de elfos é meio complicado, Lasgalen. Eu não diria que estamos assim tão off.

Bom, a questão é que o tópico perguntava apenas se Legolas era um teleri .. mas vamos em frente!!

Para esclarecer a classificação dos elfos de Lórien e Mirkwood precisamos de textos mais recentes do que o Apêndice F.

Ahá. Aí é que está. Em quantos aspectos os textos das HOME e Letters entram em contradições com a obra publicada... é aí que vemos as tentativas de Tolkien explicar algo que ficou obscuro, e acabar complicando mais ainda. Ou de tentar "consertar" pequenos buracos, e acabar abrindo uma cratera. Eu não acredito na máxima de que um texto mais recente derruba totalmente o outro, mesmo que ambos sejam de Tolkien. Se o próprio autor se contradiz, é preciso examinar a questão com mais atenção, e ver qual a de suas lógicas seria a mais adequada ao conjunto LITERÁRIO ( e não ideológico) da obra...

É possível que antes de Oromë encontrar os elfos no Cuiviénen, os membros de casas diferentes tenham casado? Por exemplo um Minyar com um tatyar e etc.?
E seus filhos seriam "classificados" na casa do pai (como Fingolfin e Finarfin que são Noldor, mesmo sendo filhos de Indis).

Questão interessantíssima, Proview ( acertei! :D ) Nenhuma união com a estirpe dos vanyar foi citada, exceto aquela de Finwë e Indis? Caso afirmativo: seria isso o bastante para se deduzir que não houve mais nenhuma outra? Para se concluir que, muito antes de iniciarem a Marcha, os minyar viviam confinados entre si, e os outros idem? De onde veio esta idéia de não-comunicação entre as famílias? De que elas viviam separadas em seus mundinhos e só se casavam entre si?

PS: Cuidado, povo .. vcs a cada dia me dão mais munição prás minhas teorias louras ..... :lol:

Ora, além disso, vanyar e noldor poderiam ter se casado em Valinor, e algum noldo louro além dos filhos de Finarfin (e Idril, filha de Turgon) poderia ter voltado a Terra-Média.

De nada, Las. :mrgreen:

Bom, a questão é que o tópico perguntava apenas se Legolas era um teleri .. mas vamos em frente!!

Lasgalen, veja, se a conversa ficar muuuito offtopic, é só mudarmos o nome do tópico pra 'Formigueiro Élfico' ou algo do tipo que tá tudo bem. :lol:

Ahá. Aí é que está. Em quantos aspectos os textos das HOME e Letters entram em contradições com a obra publicada... é aí que vemos as tentativas de Tolkien explicar algo que ficou obscuro, e acabar complicando mais ainda. Ou de tentar "consertar" pequenos buracos, e acabar abrindo uma cratera. Eu não acredito na máxima de que um texto mais recente derruba totalmente o outro, mesmo que ambos sejam de Tolkien. Se o próprio autor se contradiz, é preciso examinar a questão com mais atenção, e ver qual a de suas lógicas seria a mais adequada ao conjunto LITERÁRIO ( e não ideológico) da obra...

Eu também não gosto de tirar conclusões só pela idade dos textos, e inclusive não gosto de algumas coisas entre as mais recentes que o Tolkien escreveu, preferindo em alguns casos adotar explicações mais bem consolidadas embora mais antigas. Agora os comos e os porquês eu prefiro não abordar nesse tópico, senão aí sim vamos longe nos offtopics. Mas nesse caso da classificação dos elfos incluindo os Nandor e com os Silvan Elves sendo Nandor, não só a questão dos Nandor foi bem estabelecida pelo Tolkien (embora não no SdA) mas também a inclusão dos Silvan entre eles me parece a maneira mais simples de explicar essas relações todas.

A idéia da não comunicação entre as famílias é uma coisa sugerida para nós pelo próprio texto do Silma. As três famílias sempre aparecem bem discriminadas umas das outras, e elas têm até características físicas e de personalidade diferentes entre si. Claro que não dá para dizer que não havia intercasamentos, mas também é muito fácil de pensar que não havia só por essas pistas do texto - e veja que este efeito é em grande parte 'literário' e não 'rigorosamente lógico', se eu compreendi o que você inclui sob esta palavra, Lasgalen. Se fôssemos nos guiar pelo que essas pistas nos sugerem, teríamos que dizer forçosamente que houveram apenas os intercasamentos ditos nas histórias, como o de Finwë e Indis por exemplo, e aí seria mais difícil de mostrar que o Legolas era loiro...

Swanhild disse:
A idéia da não comunicação entre as famílias é uma coisa sugerida para nós pelo próprio texto do Silma. As três famílias sempre aparecem bem discriminadas umas das outras, e elas têm até características físicas e de personalidade diferentes entre si. Claro que não dá para dizer que não havia intercasamentos, mas também é muito fácil de pensar que não havia só por essas pistas do texto - e veja que este efeito é em grande parte 'literário' e não 'rigorosamente lógico', se eu compreendi o que você inclui sob esta palavra, Lasgalen. Se fôssemos nos guiar pelo que essas pistas nos sugerem, teríamos que dizer forçosamente que houveram apenas os intercasamentos ditos nas histórias, como o de Finwë e Indis por exemplo, e aí seria mais difícil de mostrar que o Legolas era loiro...
Mas essas pistas podem ser contestadas pelas próprias "falhas" de Tolkien na questão dos cabelos e qualquer outra desse tipo.
Por exemplo todos os Noldor eram morenos, mas aí vem um tal de Glorfindel (que não é descendente direto de Finwë e Indis) que é Loiro.
Se a família dele viesse apenas de Noldor morenos porque ele seria loiro (sei q isso já foi muito discutido, mas é só um exemplo)? Uma teoria (na minha opinião) aceitavel seria que antes já houve uma união entre as casas que acabou por gerar descendentes loiros. Além disse a quantidade de elfos "diferentes" seria tão pequena que não era considerada quando generalizava-se uma caracteristica intrínseca de uma casa (só para tomar por exemplo, um dos filhos de Fëanor era ruivo e, sendo ele ou não 100% noldo, não seria o suficiente para não generalizar os Noldor como morenos).
Já quanto as características psicológicas, pode-se dizer que a vida social do tal elfo acabou por deixa-lo um noldo autêntico, mesmo tendo sangue vanyar e vice-versa.
Tolkien não falou dos intercasamentos (diretamente ou indiretamente) no texto possivelmente porque esses não tinham tanta importância (ou mesmo por nunca ter pensado nisso, o que não impederia, nesse caso, de ser uma opção a ser levada em consideração)

No final das contas eu ainda acho que o Legolas é loiro, mas sei que meus argumentos são bem frageis e faceis de se contestar.

Swanhild disse:
[...]só que no caso dos Minyar todos eles fizeram a Marcha, enquanto que no caso dos Tatyar e dos Nelyar alguns escolheram ficar na TM mesmo, e esses formaram o grupo dos Avari. A fonte dessas informações é o Quendi e Eldar, HoME 11.

Isso eu não sabia. Esse ponto é importante. Exclui a possibilidade de Avari serem loiros. Entretanto devemos pensar em algo ainda mais profundo. Se os Vanyar eram loiros e eram todos Minyar de Imin, então isso nos leva a crer que Imin era loiro e sua esposa também. E todos aqueles doze elfos que ele encontrou em Cuiviénen eram também, por coincidência, loiros. E somente estes. Oras, para mim isso soa muito estranho.

Isso eu não sabia. Esse ponto é importante. Exclui a possibilidade de Avari serem loiros. Entretanto devemos pensar em algo ainda mais profundo. Se os Vanyar eram loiros e eram todos Minyar de Imin, então isso nos leva a crer que Imin era loiro e sua esposa também. E todos aqueles doze elfos que ele encontrou em Cuiviénen eram também, por coincidência, loiros. E somente estes. Oras, para mim isso soa muito estranho.
Não sei até quando o Cuivienyarna pode ser levado a sério. Afinal era uma lenda. E não exclui porque pode ter havido um casamento intercasas, e os genes loiros podem ter passado a um dos Relutantes.

só para tomar por exemplo, um dos filhos de Fëanor era ruivo e, sendo ele ou não 100% noldo, não seria o suficiente para não generalizar os Noldor como morenos
Esse é Maedhros. Se eu não me engano, Nerdanel, sua mãe também tinha cabelos ruivos (e seu pai também tinha barba, mas não vem ao caso. Que família de exceções! :lol: Ah, e ele não era Círdan :roll: )

Acredito que o casamento intercasas não eram tão raros. Veja bem, elfos são seres "superiores, mais evoluídos", digamos assim. Além de que, Noldor e Vanyar conviviam em Tirion. Por mais que talvez houvesse uma espécie de pressão para um Vanya casar com um Vanya, e Noldo com Noldo (como há no filme "Casamento Grego", logicamente sem elfos), o amor sempre vence :grinlove: . Não acho que fossem muito comuns, mas também não acho que fosse um fato extraordinário. Afinal, eles eram de Casas diferentes, não de raças, como Beren e Lúthien.

Imadofus disse:
Não sei até quando o Cuivienyarna pode ser levado a sério. Afinal era uma lenda. E não exclui porque pode ter havido um casamento intercasas, e os genes loiros podem ter passado a um dos Relutantes.

Esse ponto de vista de que a Cuivienyarna deve ser encarada com desconfiança por ser uma lenda é uma idéia que ainda sobrevive na Ordem de Eä. Eu até concordo que ela seja uma lenda, mas não concordo em absoluto que por esse motivo ela seja desconsiderada, até porque não temos nenhum outro texto que nos dê pistas sobre como foi o despertar dos Elfos e qual era a composição da população deles. Inclusive o Quendi e Eldar confirma certos dados da Cuivienyarna como por exemplo a existência das famílias dos Minyar, Tatyar e Nelyar.

E fora isso, ainda há a questão liguística, que eu citei uma vez por lá. Nyarna é a tradução em quenya do sindarin narn. Então se a Cuivienyarna for fictícia, devemos considerar sob suspeita todas as histórias cujo nome tenha essa palavra, a começar pela história de Túrin no Contos.

Bem, não vou tão longe e dizer que não deve ser levado a sério. Não há razão para tal. Como o próprio Tolkien diz no Comentário ao Athrabeth se não me engano, algumas coisas que são escritas sob pontos de vista ou como histórias ou lendas podem sim ser tidas como fatos.

Valinor 2025

Total arrecadado
R$0,00
Termina em:
Back