Os três povos em que inicialmente dse dividiram os quendi eram chamados de Minyar, Tatyar e Nelyar, por causa dos nomes dos três primeiros elfos. Os Vanyar vieram dos Minyar, os Noldor dos Tatyar e os Teleri dos Nelyar. Os Vanyar são os Minyar que escolheram fazer a Grande Marcha, e assim com os outros dois grupos; só que no caso dos Minyar todos eles fizeram a Marcha, enquanto que no caso dos Tatyar e dos Nelyar alguns escolheram ficar na TM mesmo, e esses formaram o grupo dos Avari. A fonte dessas informações é o Quendi e Eldar, HoME 11.
Mas que desmancha-prazeres, Swanhild!!

Então não ficou mesmo nenhunzinho louríssimo minyar placidamente às margens do lago, derramando toda uma geração de elfos louros pela TM?

Mas tudo bem... isto seria um ótimo reforço nas minhas teorias, mas o contrário não invalida elas...
Acho que o 'excetuando apenas os sindar' aí não é para excluí-los da definição de Eldar, mas sim para excluí-los dos que chegaram a Aman.
Vou postar os 2 trechos mais completos:
" Há muito tempo, nos Dias Antigos, os elfos dividiam-se em dois ramos principais: os elfos do oeste (os eldar) e os elfos do leste. A esta última estirpe pertencia a maioria dos habitantes da Floresta das Trevas e de Lórien, mas suas línguas não aparecem nesta história, em que todas as palavras e nomes élficos são da forma eldarin. Das línguas eldarin, duas se encontram neste livro: o alto-élfico ou quenya, e o élfico-cinzento ou sindarin."
Bom, temos aí que os eldar compreendiam também os sindar. Mas os nandor ficaram de fora ... sua linguagem sequer é citada no livro, exceto em alguns nomes de Lórien, em que numa nota ao pé da página Tolkien admite serem nomes silvestres adaptados ao sindarin. Vejamos o outro trecho:
" Elfos foi empregado para traduzir tanto quendi, os falantes, nome alto-élfico de toda sua espécie, como eldar, o nome das três famílias que buscaram o Reino Imortal e lá chegaram no princípio dos Dias ( excetuando apenas os sindar). Essa antiga palavra era, na verdade, a única disponível, e foi outrora adequada às lembranças desse povo que os homens conservavam...".
Tem razão. A interpretação aqui nos leva a excluí-los dos que chegaram a Aman. Mas novamente nos deparamos com a exclusão dos nandor... afinal, de uma forma ou de outra eles também buscaram e também não chegaram ao Oeste - ainda que tenham desistido bem antes. E, como mais acima eles foram considerados elfos " do leste", isto os excluiria dos eldar... bastante controverso, não?
PS: Socorro. alguém a fim de discutir cabelos por aí?
