• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

KATANA: A Alma dos Samurais

Hasgath

Usuário
Um instrumento que simboliza a cultura japonesa, numa época de glórias e inglórias, manchada pelo sangue e marcada pela inabalável tradição, carrega a alma de uma era.

katana_samurai_20110730_02_bo.jpg

© Wikicommons.
No Japão feudal, estado submerso por ditaduras militares e isolado do resto do mundo, na era que percorreu os anos entre 1100 e 1867, existiram homens que personificaram a honra e glorificaram a tradição. A história os chama de samurais, homens de prumo forte, homens que alcançaram as mais difíceis virtudes por meio da disciplina. Homens com apurado senso de justiça, lealdade e fidelidade para com eles mesmos, para com o próximo, para com seus líderes, seu país e sua história. Eram guerreiros não somente pela bainha preenchida ou pelos combates, mas porque enfrentaram uma grande jornada espiritual e social para serem dignos dos atributos que lhes conferiam o prestigiado nome de samurai.
Como soldados da aristocracia japonesa, os samurais ocupavam um alto status na sociedade nipônica daquela época. Eram dotados de grande capacidade e paciência para entender e absorver os ensinamentos de Bushido – o caminho do guerreiro. O Bushido era uma espécie de código de conduta, que exigia maestria para lidar com as mais diversas circunstâncias de maneira serena, moral e nobre, com introspectivo respeito às tradições e à história. Esta conduta era influenciada pelo budismo, xintoísmo e pela filosofia de Confúcio.
katana_samurai_20110730_03_bo.jpg

O principal instrumento de um samurai, no entanto, era a katana, ou nihon-to. A famosa espada que vemos em filmes ou ilustrações era como uma extensão do próprio guerreiro. Considerada a alma do samurai, a katana retratava a força, a coragem e a disciplina do homem que a carregava. Para além do seu sentido material, como instrumento de guerra, a espada era encarada como filosofia de vida. Simbolizava a castração de todas as impurezas que contaminavam a sociedade. Aos samurais também era concedido poder perante os civis.
A típica arma, com no mínimo 60 centímetros, era confeccionada com a mais alta categoria do engenho e competência orientais. Sua elaboração era um verdadeiro ritual, muito respeitado pelos artesãos e guerreiros. Com uma leve curvatura e ponta semi-curva – por isso o samurai embainhava sua espada na altura da cintura – sua fabricação nem sempre seguiu um único método de produção, e a evolução desse processo originou diferentes espadas em diferentes épocas. Sua forma mais robusta e compacta, com o gume virado para cima, foi confeccionada para rápidos golpes de corte. A katana foi desenvolvida para ser implacável.
katana_samurai_20110730_04_bo.jpg

A autêntica espada japonesa é feita da combinação de dois tipos de aço. Esta combinação, que extrai os melhores atributos dos dois tipos do metal, resulta num material que torna a espada mais maleável, com uma extraordinária potência de corte em ação. Sua confecção se dá aquecendo e martelando durante vários dias um bloco desses dois aços combinados. Uma vez livre das impurezas que o material possa conter, o artesão começa a dar-lhe a forma de uma espada, e a katana é ligeiramente curvada num processo suave e paciente.
Para tratar a lâmina, usa-se uma mistura especial de argila úmida e cinzas de pedra ou ferrugem. Esta mistura é aquecida e, em seguida, resfriada em água ou óleo, a fim de temperá-la. Em seguida é endurecida em um calor acima de 800° C. Logo após é iniciado o processo de polimento que pode levar até três semanas, até a lâmina obter um acabamento espelhado. Todo este processo pode sofrer pequenas alterações de acordo com o artesão.
katana_samurai_20110730_05_bo.jpg

katana_samurai_20110730_06_bo.jpg

Depois da 2ª Guerra Mundial, a produção de katanas diminuiu drasticamente. Hoje, raramente é fabricada artesanalmente, mas apenas em versões industriais, imitações em série, sem corte, para decoração ou prática de algumas artes marciais.
Passada a era dos samurais, a katana é agora item de grande valor histórico, considerada a espada de maior qualidade já produzida pelo homem, venerada por historiadores e colecionadores de todo o mundo por sua excelência artesanal e artística, além de ser referência cultural e simbolizar uma época.
A katana era a alma do guerreiro, era a extensão do seu corpo, que adquiria movimentos teatrais ao desembainhá-la, para a morte ou para a arte.
katana_samurai_20110730_07_bo.jpg

katana_samurai_20110730_08_bo.jpg

katana_samurai_20110730_09_bo.jpg

katana_samurai_20110730_10_bo.jpg



Fonte: http://obviousmag.org/archives/2011/10/katana_a_alma_dos_samurais.html#ixzz1ZdCRqYqn
 
P/ quem curte cultura oriental sabe a história o simbolismo e a importancia da katana, eu mesmo tenho uma em casa, com bainha preta, muito linda, mas sem fio, claro.
Acho as katanas lindas! Mas amo tbm as kodachis espadas curtas tbm da mesma epoca, são na maioria das vezes trabalhadas e com algum desenho na lamina, são lindas!

Eu aprendi muito dessa era dos samurais lendo Samurai X o mangá, ele tem uma otima base histórica, ajuda muito a vc entender um pouco mais daquela era, vi tbm filmes do diretor japones Akira Kurosawa, clássicos maravilhosos! Super recomendo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo