• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Johan Cruyff morre aos 68 anos após luta contra câncer

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
nte-a-fina-da-copa-do-mundo-de-1974-contra-a-alemanha-ocidental-em-munique-1277851129351_956x500.jpg
Johan Cruyff, maestro da Holanda da Copa do Mundo de 1974, conhecida como Laranja Mecânica, morreu em 24 de março. Ele lutava contra um câncer de pulmão AFP PHOTO

O ídolo holandês Johan Cruyff morreu nesta quinta-feira. Ele tinha 68 anos e lutava contra um câncer de pulmão. A doença havia sido diagnosticada em outubro de 2015.

"Em 24 de março de 2016, Johan Cruyff (68) morreu pacificamente em Barcelona, cercado de sua família após uma dura batalha contra um câncer. É com grande tristeza que pedimos que você respeite a privacidade da família durante este tempo de pesar", registrou o comunicado oficial no site do ex-jogador.

Cruyff fumou durante boa parte da vida, mas abandonou o cigarro há 25 anos após ter passado por problemas cardíacos. Na época, ele chegou a passar por uma cirurgia.

Considerado um dos maiores jogadores da história do futebol europeu, Cruyff ficou famoso por ter apresentando um futebol revolucionário, pois unia habilidade, grande conhecimento tático e técnico. Comandou a seleção holandesa na Copa de 1974, sendo um dos protagonistas do time que ficou conhecido como "Laranja Mecânica", que tinha uma estrutura tática inovadora e ficou com o vice-campeonato mundial.
Era uma seleção com fortíssimo senso coletivo; jogadores não guardavam posições e se destacavam pela técnica. Antes de se destacar na seleção da Holanda, Cruyff já fazia sucesso pelo Ajax. O ex-jogador também vestiu a camisa do Barcelona. Ele ainda disputou o Mundial de 1978.

Depois de se aposentar, Cruyff se tornou técnico e fez um trabalho de sucesso pelo Barcelona, com o tetracampeonato espanhol entre 1990 e 1994. Ele também levou o clube da Catalunha ao título inédito da Liga dos Campeões, em 1992.

O holandês foi um fumante inveterado. O vício começou ainda como jogador. Cruyff não escondia o prazer pelo cigarro e não se importava com as consequências negativas que isso poderia acarretar na carreira.
Apesar de sempre criticar a seleção brasileira durante as Copas, Cruyff sempre se mostrou um fã do futebol praticado por aqui devido à qualidade apresentada pelos brasileiros.

Em uma oportunidade, ao ser questionado sobre quem foi o melhor jogador com quem trabalhou, o holandês citou Romário. Os dois trabalharam juntos no Barcelona.

Fonte
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Podem falar que como personalidade foi bem arrogante, além de que como comentarista e torcedor do Barça foi um corneteiro mais chato que o @Neithan, mas ele jogava muito, colocou a Holanda numa condição de grandeza no mapa do futebol e se o Barcelona é o que é hoje muito se deve a ele, que semeou a cultura holandesa e que foi seguida adiante, pois a semente virou uma grande árvore. São poucos jogadores que conseguem deixar um legado tão sólido assim.

E pra mim a frase dele que jamais vou esquecer é “Se for para ser atropelado, melhor que seja por uma Ferrari” em relação a derrota de virada por 2x1 pro SPFC.

Descanse em paz!
 
Olhando apenas a figura esportiva, foi um deus dos gramados. Elegância superior a de Zidane, genialidade e criatividade pura. Foi a maior lenda da Holanda, uma das 3 maiores da Europa, e um dos 10 maiores da história sem dúvidas.

Só que era bem chato mesmo. :rofl:
 
Cruyff - O mais tático de todos os jogadores

Excelente texto que fala sobre o valor tático do holandês.

____________


Outro muito bom também:

Arquiteto do futebol contemporâneo, Cruyff tem o tamanho de Pelé

O futebol perdeu nesta quinta-feira uma das duas figuras mais importantes de sua história.

Sim, Johan Cruyff, 68, o ex-jogador, ex-técnico e ex-dirigente que morreu depois de batalhar contra um câncer de pulmão, tem o mesmo tamanho de Pelé.

Cada um à maneira, o brasileiro e o holandês foram os arquitetos daquilo que se é conhecido como futebol contemporâneo.

Cruyff.jpg

Pelé, o maior jogador da história, fez sua parte. Negro e nascido em um país do terceiro mundo, foi o maior responsável por transformar o jogo da bola dos pés em um mania global.

A contribuição de Cruyff é outra. Não tem a ver com a modalidade como business ou fenômeno social. Mas, sim, com a forma de se jogar futebol.

O futebol contemporâneo, pelo menos o praticado pelo primeiro escalão da bola, é uma ode ao mestre holandês.

Alternância de posições entre os jogadores, compactação, controle da posse de bola, predomínio da técnica sobre a habilidade. Tudo está ligado à revolução protagonizada por Cruyff na Holanda de 1974, no Ajax e no Barcelona.

Se hoje você vibra com o toque de bola do Barça ou fica perplexo com a marcação pressão feita pelos melhores times do mundo, saiba que tudo isso só existe graças ao eterno camisa 14 da Holanda.

É por isso que o astro holandês não morreu e nem pode morrer. Ainda que seu corpo tenha chegado ao fim, ele segue e seguirá vivo.

Assim como Pelé, Cruyff é eterno.

Fonte


__________

Ele entra no TOP 5 de vocês?

Arriscaria:

1-Pelé
2-Maradona
3-Beckenbauer
4-Garrincha
5-Cruyff
6-Dudu
 
Top 5 de Palmeirense sem Óseas não é top 5. #FAIL

Meu Top 5:

1. Pelé
2. Maradona
3. Romário
4. Messi
5. Reinaldo
 
Grande perda.
Pelo legado e pela completude, Cruyff pra mim é top 2. Só fica atrás de Pelé mesmo.
 
A Cruyff só faltou a Copa do Mundo. E essa ele só não trouxe por causa de suas convicções fortes, que o fizeram recusar ir à Argentina em 1978. Uma pena que o título não veio em 1974, o Carrossel merecia. :tsc:
 
Última edição:
Ouvi algumas vezes uma teoria da conspiratória que se o Cruyff tivesse jogado a Copa de 78, dariam um jeito pra que a Holanda nem chegasse a final, pois os hermanos temiam que seria a grande favorita com ele campo.

O fato é que a Laranja mesmo sem ele, chegou a final e nos instantes finais do segundo tempo, no último lance do tempo normal teve uma chance de ouro pra ter calado o Monumental de Nuñez em que o Rensenbrink sozinho na pequena área vence o goleiro e a bola bate na trave. Seria o gol do título. Ficava notório que a Holanda nunca teria destino fácil em Copas do Mundo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo