1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

'Jogos bióticos' imitam videogames clássicos usando micro-organismos

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por ExtraTerrestre, 21 Jan 2011.

1. ExtraTerrestre

ExtraTerrestre Usuário

SÃO PAULO - Pesquisadores da Universidade de Stanford desenvolveram os chamados "jogos bióticos", imitações populares jogos de videogame desenvolvidos com biotecnologia. Os games "PAC-mecium", "Biotic Pinball", "Pond Pong" e outros foram desenvolvidos com o uso de micro-organismos com o objetivo de investigar se esse tipo de game é viável e que tipo de utilidade eles podem ter para a sociedade. O projeto foi apresentado na última edição da revista Lab on a Chip.

Segundo o estudo, além de expandirem barreiras com relação às diferentes técnicas que podem ser utilizadas na confecção de games, os jogos bióticos redefinem as próprias regras desses jogos (pois neles são importantes não apenas as regras humanas como também as barreiras biológicas dos micro-organismos). Além disso, eles também apresentam potenciais usos tecnológicos e culturais importantes, como em escolas.

Os cientistas utilizaram diferentes técnicas para colocar os micro-organismos em gráficos semelhantes ao dos games originais como Pac-man, Pong e do Pinball e fazê-los responder a estímulos que movimentassem os jogos. Os jogadores usam um controle semelhante aos dos videogames normais e uma webcam captura os movimentos dos organismos.

Fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Artigo:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    - necessário registro gratuito.

2. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

O que acontecerá se que o Pac Man devorar tudo mundo, crescer e ficar tão perigoso quanto um vírus ebola ou aqueles que se alimentam de carne humana?

3. Skywalker

Skywalker Great Old One

Game over.

• Gostei! Gostei! x 2
  4. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Então, por isso que é uma temeridade investir nesse jogo, senão resta torcermos pelos fantasmas.

5. Menegroth

Menegroth Bocó-de-Mola

Só eu que nunca entende o real sentido dessas pesquisas?

6. Náring

Náring Mad Hatter

Nenhum, mas é muito legal.

• Gostei! Gostei! x 1
  7. ExtraTerrestre

ExtraTerrestre Usuário

Difícil entender o porque...

Mas... quando eles dizem que têm uma finalidade educacional relevante, eu até concordo. Bem mais divertido aprender sobre bactérias assim.

8. Monica_Linwë

Monica_Linwë Usuário

Tenho certeza que se meu professor de Biologia tivesse me ensinado com um jogo desses eu nunca teria esquecido biologia!! Mas ainda fico com a pergunta...

[2]

Compartilhar