• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Jogo das referências

Um poema que circulou na Internet intitulado DESEJO que é atribuida a autoria a Vitor Hugo doi quem inspirou o Frejat a compor a música Amor pra Recomeçar.

Não sei se esse poema é dele mesmo já que não se pode confiar muito em coisas da internet.

-------------------------------------

Próximo:
John Fante
 
Ok, vou tentar...:

Seu romance mais popular “Pergunte a Pó” (Ask the Dust) foi adaptado ao cinema, em 2006. O filme homônimo teve direção de Robert Towne e o papel de Arturo Bandine foi interpretado pelo ator irlandês Colin Farrell.




Próximo autor:

Machado de Assis
 
A minissérie Capitu, da REDE GLOBO, é inspirada na personagem que deixam todas as pessoas encafifadas desde o lançamento de Dom Casmurro.

----

Clarice Lispector.
 
A hora da estrela é filme brasileiro de 1985, do gênero drama, dirigido por Suzana Amaral. O roteiro é uma adaptação do romance homônimo de Clarice Lispector.

----------------------------

George Orwell
 
Marcelo Adnet e a gangue do Comédia MTV fizeram um funk intelectual citando diversos escritores, físicos e intelectuais. Em uma das partes desse funk, onde é uma paródia da dança do créu, ele cita George Orwell:
A partir do 2:32


--------

João Ubaldo Ribeiro
 
Última edição por um moderador:
João Ubaldo Ribeiro influenciou a TV e o cinema Brasileiro de diversas formas, dentre elas:
Adaptação para o cinema do livro "Sargento Getúlio"em 1983, dirigido por Hermano Penna e protagonizado por Lima Duarte;
O romance "O sorriso do lagarto" foi referência para uma minissérie homônima na Rede Globo, tendo como protagonistas os atores Tony Ramos, Maitê Proença e José Lewgoy;
Em 1999 Seu livro "O santo que não acreditava em Deus" foi adaptado ao cinema com o título "Deus é Brasileiro", protagonizado por Atnônio Fagundes.



Próximo autor: Júlio Verne
 
Pessoal, só explicando: a brincadeira é de referência, não de adaptação. Aquela coisa mais sutil, como nome citado em letra de música, seriado e filme - não a versão cinematográfica do livro, por exemplo. Até pq adaptação fica muito fácil ^^

Por exemplo, do último nome proposto

O Capitão Nemo (personagem de Vinte Mil Léguas Submarinas de Julio Verne) aparece em uma das formações da A Liga Extraordinária, HQ de Alan Moore.

____

Próximo: Virginia Woolf
 
Michael Cunningham dirigiu o filme As Horas (2002), no qual três mulheres são influenciadas pelo romance Mrs. Dalloway, escrito por Virginia Woolf. A escritora aparece como personagem do filme (interpretada por Nicole Kidman).


Próximo: F. Scott Fitzgerald
 
Ok, Anica! Já entendi que não posso falar do filme “Curioso Caso de Benjamin Button” (rsrsrsrsrsrsrs)

Bem... deixa eu tentar de um outro ângulo... a atriz norte-americana Susan Alexandra Weaver, (duas vezes indicada ao Oscar de Melhor Atriz, por Aliens e Gorillas in the Mist) quando escolheu seu nome artístico, adotou-o de um personagem do livro “O Grande Gatsby”, de Scott Fitzgerald, e se transformou em Sigourney Weaver.

Espero ter acertado a brincadeira agora!!!


Proximo: Manuel Bandeira
 
Em 1973 o tema da escola de samba Portela foi "Pasárgada (O amigo do rei)", inspirado no poema de Manuel Bandeira " Vou-me embora pra Pasárgada"

Pasárgada, o amigo do rei
G.R.E.S. Portela (RJ)
Composição: David Corrêa


"Ao embarcar na ilusão
Senti palpitar meu coração
Na passarela um reino surgia
Quanta alegria!
Desembarquei feliz
Tudo era fascinante neste mundo pequenino
Até relembrei os dias do meu tempo de menino

Na brincadeira de roda
Rodei pelo mundo afora

Neste reino azul
Em tudo que velejei

Aoê aoê aoê eu sei
Eu sei que sou o amigo do rei
Nas ondas do mar caminhei
No azul do céu eu voei

Lá vem ela na avenida
Cinquentenária tão florida
Portela, Portela oi
Na vida és a Passárgada mais bela
"


Próxima referência: Olavo Bilac
 
Ué? Ninguém???

Então... eu vou!


Os primeiros trechos do poema “via lactea” aparecem na música “Divina Comédia Humana” de Belchior:



Belchior - Divina Comédia Humana
Composição: Belchior


Estava mais angustiado que um goleiro na hora do gol
Quando você entrou em mim como um Sol no quintal
Aí um analista amigo meu disse que desse jeito
Não vou ser feliz direito
Porque o amor é uma coisa mais profunda que um encontro casual

Aí um analista amigo meu disse que desse jeito
Não vou viver satisfeito
Porque o amor é uma coisa mais profunda que um transa sensual

Deixando a profundidade de lado
Eu quero é ficar colado à pele dela noite e dia
Fazendo tudo de novo e dizendo sim na paixão morando na filosofia

Eu quero gozar no seu céu, pode ser no seu inferno
Viver a divina comédia humana onde nada é eterno

Ora direis, ouvir estrelas, certo perdeste o senso
Eu vos direi no entanto:
Enquanto houver espaço, corpo e tempo e algum modo de dizer não
Eu canto




Próximo: Ariano Suassuna
 
Há uma música chamada Noite Severina, interpretada por Ney Matogrosso, e sua letra homenageia Ariano Suassuna, fazendo referência a sua obra e até brincando com seu sobrenome (tb homenageia João Cabral de Melo Neto).

Noite Severina
Ney Matogrosso
Composição: (Lula Queiroga / Pedro Luís)


Corre calma Severina noite
De leve no lençol que te tateia a pele fina
Pedras sonhando pó na mina
Pedras sonhando com britadeiras

Cada ser tem sonhos a sua maneira
Cada ser tem sonhos a sua maneira

Corre alta Severina noite
No ronco da cidade uma janela assim acesa
Eu respiro seu deesejo
Chama no pavio da lamparina

Sombra no lençol que tateia a pele fina
Sombra no lençol que tateia a pele fina
Ali tão sempre perto e não me vendo
Ali sinto tua alma flutuar do corpo

Teus olhos se movendo sem se abrir
Ali tão certo e justo e só te sendo
Absinto-me de ti, mas sempre vivo
Meus olhos te movendo sem te abrir

Corre solta suassuna noite
Tocaia de animal que acompanha sua presa
Escravo da sua beleza
Daqui a pouco o dia vai querer raiar

Próximo: Umberto Eco
 
Confesso que só sei disso graças a Wikipedia, mas a vergonha da origem não desmerece a utilidade da informação, rs.

O Arcade Fire faz referência a O nome da Rosa, livro de Eco, no álbum Neon Bible. A música homônima diz na letra: "Take the poison of your age / Don't lick your fingers when you turn the page", e não explico a referência pra não spoilear a vida alheia. Nesse mesmo álbum há outras referência à crítica "Econiana" de se tomar qualquer texto ou mensagem como verdade absoluta.

--------------------

Milan Kundera
 
A Insustentável Leveza do Ser, sua obra mais conhecida, foi adaptado p o cinema e recebeu 2 indicações ao oscar. Depois o autor nunca mais autorizou adaptações cinematográficas de suas obras.

Uma q admiro muuuuito:

Beatrix Potter :cheer:
 
Dizem por aí que J. K. Rowling por admirar muito Beatrix a homenageou dando seu nome à sua mais importante criação, Harry Potter. Mas não há confirmação oficial.

Próximo:
Honorè de Balzac
 
Balzac escrevia cerca de 15 hrs por dia impulsionado por várias xícaras de café, por isso não é raro encontrar pequenas imperfeições em sua obra, nada que lhe tire o título de obra-prima.

próxima : Marion Zimmer Bradley
 
A cantora Cyndi Lauper faz referência à famosa série de Marion Zimmer Bradley em seu quinto álbum (1997) intitulado "Sisters of Avalon".

Segue a letra da música que deu nome ao álbum:



Sisters Of Avalon
Composição: cyndi lauper/jan pulsford


Felt someone calling me into the howling of the wind.
I heard the reflection of a sound echoing through my skin ...
And a distant drum rumbling under ground gently guides me on ...
Through my wild heart ...
Whispering to me the Sisters Of Avalon...
Sisters Of Avalon... Sisters Of Avalon...
She is awakening in dark swells and mystery.
Unbridled night mares powerful and running free.
You could still hear her cries reverberating through the trees...
For the trampled flowers, the daughters of Eve, the Sisters of Avalon...
Sisters Of Avalon... Sisters Of Avalon...
They brought her in in a new white dress...
But the stain left an ache on her mother's breast...
Now all that's left are the ghostly steps from a distant corridor...
And a distant drum rumbling under ground gently guides me on ...
Through my wild heart ...
Whispering to me the Sisters Of Avalon...
Sisters Of Avalon...
Come on sisters... Come on sister...


Próximo – Miguel de Cervantes
 
Puxa, são inúmeras..., vou falar só alguma coisa porque é impossível mencionar tudo o que ele rapaz influenciou.

Na Wikipédia há uma nota dizendo que pelo fato de Dom Quixote ser considerado um dos maiores romances já escritos, ou talvez o maior, a sua influência de seu autor sobre a língua espanhola tem sido tão grande que o espanhol é frequentemente chamado de La lengua de Cervantes .

Sua obra prima é tão famosa que Quixote virou adjetivo - quixotesco - e segundo o Houaiss significa pessoa que é generosamente impulsiva, sonhadora, romântica, nobre, mas um pouco desligada da realidade - características do próprio personagem principal.

Só para dizer mais uma - Machado de Assis era grande admirador de Miguel de Cervantes e, em sua obra Quincas Borba, ele homenageia Cervantes várias vezes - há inclusive estudos doutrinários para traçar um paralelo entre a loucura de Quixote e a loucura de Quincas, e que ambos a atingiram pela ruptura de barreiras entre coisas escritas no livro e a própria vida. O livro Dom Quixote é expressamente citado em uma passagem quando Quincas está enfermo em seu leito, junto de seu cachorrinho e de Rubião: "Vês este livro? É D. Quixote. Se eu destruir o meu exemplar, não elimino a obra, que continua eterna nos exemplares subsistentes e nas edições posteriores. Eterna e bela, belamente eterna, como este mundo divino e supradivino.".

Nossa, escrevi um monte...rss

Próximo:
Mary Shelley
 
Audaciosamente Mary Shelley foge com Percy (homem casado).encontra com Lord Byron em Genebra, na Suíça, o grande responsável por instigar Mary a escrever sua obra mais famosa. Segundo a história, Mary e Percy Shelley, Claire Clairmont e Lord Byron estavam em mais uma de suas reuniões quando Byron propôs a Mary que escrevesse a mais terrível história que pudesse. Encorajada por Percy, um ano depois Mary publicaria sua obra intitulada “Frankenstein.


Próximo :
Willian Shakespeare
 
Puxa, esse é outro que influenciou tantos e tantos e continuará influenciando.
Machado do de Assis disse: “Um dia, quando já não houver Império Britânico, nem República Norte-Americana, haverá Shakespeare; quando não se falar inglês, falar-se-á Shakespeare."
Alexandre Dumas disse também: “Depois de Deus, Shakespeare foi quem mais criou.”

Todos os amores impossíveis por pressões familiares são considerados como Romeu e Julieta. Todas as pessoas usam a frase de Hamlet: "Ser ou não ser, eis a questão."

É impossível falar sobre tudo...

Vou escolher uma:
Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley faz referência a obra de Shakespeare e vários pontos (média de 13 peças além do poema a Fênix e a Tartaruga) e o título foi tirado da peça A Tempestade de Shakespeare.

Próximo: Tolstói
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo