• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Isto Também Passará

Bagrong disse:
Eu quis dizer que tem muitos fãs de SDA que vieram pelo filme,pela moda mas não que a maoiria seja assim!Ao contrário,os fãs de SDA são fiéis e sempre serão..a questão é:um dia vamos todos estar caducos,morrendo e veremos nossos bisnetos.será que eles vão ler SDA?Será que eles vão gostar?Ou vai ser só um livro chato e maçante?Eu não quero estar vivo para ver o gosto pela obra de Tolkien morrer....se isso acontecer,claro,o que eu torço para que não aconteça!



Eu até que li HP mas o que me deu raiva foi o bando de gente que compara as duas obras para falar como HP é mais profundo e mais legal e como a Rowling é inteligente e como o Tolkien não vendeu como ela e isso e aquilo!Ai como isso me irrita!Comparar os dois e falar que Rowling é melhor, não tem coisa que me irrite mais!


Na minha opinião,todo bom livro tem grandes e numerosos conflitos.Na obra de Tolkien há um conflito maior(bemXmal) e cada personagem tem seus própios conflitos interiores,isso torna a obra rica e boa para se ler!

Tolkien é O Cara!

no inicio você falou... que muitos fãns vieram por causa dos filmes...
ah algun problema nisso??? :o?:
 
Retomando alguns tópicos interessantes...

Sobre a afirmação "Isso tbm passa", tem uma frase de Merlin em algum dos livros da trilogia: As Crônicas de Artur, de Bernard Cornwell que diz:

"- A alegria se renova! A alvorada chega! A árvore floresce! As nuvens se abrem! O gelo derrete! Você pode fazer melhor do que esse tipo de besteira sentimental. O destino é inexorável - disse azedamente - e tudo termina em lágrimas."

A respeito das histórias dos livros, da realidade do nosso mundo e até em relação ao Fandom Tolkien isso de fato acontece sim.

Nada é mostrado como eterno, nem a paz, nem a guerra.
Nem as amizades, nem a vida, nem a presença dos elfos.

Assim como em nossa história, tudo passa.
A Paz passa e vem a guerra, que tbm passa e de novo vêm conflitos...

E com os fãs de Tolkien a mesma coisa.
De repente um monte de gente discutido, por causa dos filmes ou não, e dali a pouco oarece que nada de novo poderá acontecer...

Sei que esse tópico foi iniciado em 2004 e hj, meados de 2008 o fórum continua na ativa, prester a comemorar seu 7o. aniversário, com milhares de usuários para ajudar a celebrar!

As coisas passam, mas nada é definitivo.
Elas voltam.

E para cada um pode acontecer em momentos diferentes.
 
Eu encaro que existam dois tipos de Fãs de Tolkien: Os fiéis (leram os livros, viram os filmes - e ficaram doidos com os elfos em Helm, com o fato de limarem o expurgo do condado, etc...- e adoram, volta e meia, reler os livros só pra terem o prazer de descobrir algo que ainda não tinham notado, ou, simplesmente, porque são apaixonados pelas obras do grande mestre) e os temporários (os que viram o filme e, algumas vezes, tentaram ler o livro, pelejando pra passar da metade de A Sociedade do Anel, que é decisiva pra separar o joio do trigo, assim como a leitura de Silmarilliom; sem falar das tietes de Orlando Bloom e cia - desculpem, meninas :mrgreen: - e aqueles que viram o filme e decidiram que apenas isso já bastava pra se declararem fãs).
Aí, entra outro ponto: se Tolkien é moda, qual é problema? Muita gente inicia a gostar de algo por modismo, como muitos conhecidos meus, e acaba realmente gostando. As vezes, temos que encarar os modismos como oportunidades para expandir. Eu, por exemplo, tive meu primeiro contato com Tolkien através do meu padrinho, aos quinze anos, quando ele me deu a triologia do Anel. Qtos mais podem dizer que tiveram essa sorte? Para muitos, as obras de Tolkien só se tornaram conhecidas e acessíveis após os filmes.
Pra quem gosta, não é uma moda, nem uma onda passageira. As obras do grande mestre realmente tocam nossos corações de diferentes maneiras, em diferentes épocas de nossas vidas. Pra quem leu só por onda e porque era modinha no seu grupo, tomara que tenham gostado e aproveitem pra expandir seu conhecimento. Mas, se quiserem relegar os livros ao fundo da estante, pra colecionar poeira... Bom, daí é problema deles se não apreciam uma obra como essa devidamente, não meu (apesar de soar antipático, eu acredito que as pessoas devem usar seu livre arbítrio como bem entenderem).
E quanto ao Harry Potter... Ok, é modinha. Mas tem seu mérito, pessoal: fez com que as crianças e adolescentes voltassem a ler, ao invés de ficarem mofando na frente da televisão e do videogame.

:abraco: a todos
 
Muita coisa do que a zannah falou é verdade.
Eu me encaixo no grupo de pessoas que viu os filmes e começou com modinha, mas terminou como uma paixão.

Quando eu vi o 1º filme gostei sem saber que havia mais 2. Após ver os outros dois tive a oportunidade de ler os livros e gostar realmente da história. Eu prefiro os livros, por que neles está a história real-fantasiosa dessa grande aventura.

Se começou como modinha não importa, o que importa é como a obra e os filmes mudaram a vida das pessoas, fazendo com que cada uma adimirasse e gostasse do seu jeito.
Acho que isso é o mais importante.

NOTE: E eu sou fã do Orlando Bloom, sim.:grinlove: E foi por causa dos filmes SdA.:mrgreen:
 
A respeito dos fãs, isso já tá meio claro, foi isso que eu quis dizer.

Mas será que Tolkien quis colocar esse conceito na obra?
Será que essa mensagem tbm tava lá?
 
Só para fazer uma breve defesa dos fãs que vieram junto com os filmes: veja, muitos, talvez a grande maioria, são temporários. Contudo, muitos ficaram. Aqui escreve um dos que ficou.

Nunca tinha ouvido falar de SdA.... fui no cinema ver um filme bem tosco com uma namoradinha que tinha à época e acabei vendo o trailer e gostei, pois épicos me chamam a atenção, ainda mais estilo medieval (assim pensei).

Quando saiu o filme assisti e gostei muito. Comprei SdA e li rapidamente... dps reli e assim foi. Hoje li todas as obras com afinco, exceto "O hobbit" que li em umas férias bem por cima, mas estou guardando para mais perto do filme.

Dizer que SdA é modismo, na minha concepção, não cabe. Acho que veio para ficar. Acontece que com os filmes esteve mais em "evidência". Milhões de pessoas tiveram acesso à obra de Tolkien e achei algo bom, até porque se não fosse por isto quem sabe eu nunca teria lido SdA ou só ficasse naquela imensa lista de livros "para ler algum dia".

Para ligar com "Isto também passará" creio que sim, também passará esse furor que existiu. Na verdade passou bastante já certo? É só ver a própria Valinor, como o número de pessoas diminuiu à medida que o sucessodo filme foi sussegando.

Com o Hobbit creio que haverá um pouco de aumento da evidência do universo de Tolkien, mas, como seu filme antecessor, "isto também passará". Só que mais algumas paixões pela obra se acenderão, com toda a certeza.

Agora HP... este sim é modismo. Quando os sete filmes acabarem acho que é uma coleção que irá para o fundo da estante. Pensemos em nós: eu, sinceramente, já li o SdA umas dez vezes, sem exagero. Silmarillion também. E relerei denovo e denovo ao longo de minha vida. Também vou atrás dos HoMe. Muitos aqui devem ter feito mesmo ou farão.

Agora, sinceramente, quem vai reler HP umas 10x!??!!? Não sei se foi porque eu "envelheci" e acaba perdendo um pouco a graça, mas os últimos 3 livros eu já estava "pedindo água", meio que li só para cumprir a tabela e fechar a obra.

Valeu!

gr
 
MAs devemos não só olhar para uma profecia paradoxal e ambígua.

Devemos fazê-la cumpriri ou não,se me entendem,a nova gereção de Tolkien não deve só falar "Tolkien um dia acabará" ou falar "Nâo ele jamais será esquecido",bom takvez o número de fãs caia nos próximos anos,ou talvez aumente,temos de fazer aumentar(mas não fazer de Tolkien uma moda).

A nova geração Tolkien[os fiéis](Como eu e mts outros) deve preservar e transmitir esse clássico,mts dizem que o múmero de fãs cairá,mas vcs não enxergaram os frutos do seu esforço!(olhe eu aqui!Fã leal de Tolkien!E mts outros assim como eu existem) ,e faremos o smesmo qeu os fãs mais antigos fazem,presevar e propagar Tolkien.

Bom,sobre moda,Hp passará(isso é profecia!),pois é moda,e moda sempre passa,se não pra que existiria?
 
Eu também fui conhecer a obra de Tolkien graças aos filmes e acho que nesse ponto eles prestaram um grande serviço: a formação de novos leitores. Sempre haverá leitores de Tolkien por que seus livros são imortais, no sentido literal da palavra. E um dos deveres de cada leitor Tolkieniano é fazer a divulgação dos livros e conquistar novos adeptos.
 
O trecho da história simboliza uma verdade simples e, às vezes, dura: tudo passa. Seja dor ou alegria...Mas filosofando menos e trazendo o contexto para Tolkien e sua obra...é certo que os filmes trouxeram uma onda de modismo, que já se aquietou bastante, mas para muitos foi além da moda. Afinal, as obras de Tolkien foram escritas há um certo tempo e ainda assim fazem muito sucesso e são "atuais", acho que isso está acima da moda e lhes proporciona uma certa eternidade...pois já viraram um marco.
 
O trecho da história simboliza uma verdade simples e, às vezes, dura: tudo passa. Seja dor ou alegria...Mas filosofando menos e trazendo o contexto para Tolkien e sua obra...é certo que os filmes trouxeram uma onda de modismo, que já se aquietou bastante, mas para muitos foi além da moda. Afinal, as obras de Tolkien foram escritas há um certo tempo e ainda assim fazem muito sucesso e são "atuais", acho que isso está acima da moda e lhes proporciona uma certa eternidade...pois já viraram um marco.

Pooooxa.... tava gostando antes de "filosofar menos"...
Acho que essa visão poucos abordaram por aqui, acredito até que a proposta do tópico não fosse só falar a respeito dos fãs do filme :think:
 
Clássicos da literatura jamais passarão... Tolkien ganhou o mundo, conquistou milhares de leitores, admiradores e disseminadores de sua obra.
Imaginar que Tolkien passará é como acreditar que a Igreja católica passará, que Maomé passará, que os Beatles passarão.
 
Nossa, esse "conto" é arrepiante.
Sinistro estar tudo bem e o cara tirar o anel e ler: Isto também passará!
Credo! Nem dava mais vontade de viver. Se era guerra, passará, se era calmaria, ela passará...
Se bem que a vida é isso, né mesmo? Altos e baixo. Logo, a mensagem subliminar é: faça agora, não se preocupe com o passado ou com o presente.
Hihihihhihi!
 
Ééeeeeh, pode parecer cruel, mas tem muita verdade nesse texto...
Os momentos dificeis agnt tem q manter a calma qndo for preciso pensando q eles passarão...
E os momentos de glória agnt tb tem q estar ciente q passarão, mas não p nos desapontarmos, e sim p termos todos os motivos do mundo de aproveitar esses momentos

Não sei se eh isso q o texto diz, mas esse jah eh um pensamento encorajador :mrgreen:
 
Gostei bastante dessa pequena história :yep:

Quanto à questão do Tolkien, é difícil de dizer.
Houve uma época em que os livros de Ficção Científica estavam na moda. Hoje, quase não são editados.

Hoje é o tempo de Tolkien, Rowling, S. Meyer, G. Martin, e muitos outros autores de Literatura Fantástica.
Mas por certo que outros géneros literários ditarão leis nos tempos vindouros.

E o que ficará de cada "moda"?
Simples: apenas os melhores e os mais autênticos.

E nisso, os fãs de Tolkien podem dormir tranquilos.
 
Jamais houve uma Moda Tolkien (Como ocorre com Harry Potter, Eragon e etc), e a moda tende a terminar, os trabalhos do Professor são muito importantes para serem esquecidos dessa forma.
 
Acho que a moda a que Thorin se refere é a febre ou a explosão de escritos sobre magos e dragões, e coisas do tipo. Não menosprezando os outros, mas o trabalho de Tolkien é tão complexo e rico que supera qualquer outro que possua faunos, fadas e feiticeiros!
 
Essa história é muito boa!
Conhecia ela um pouco diferente e tanto gostei dela que tatuei "isso também passará" (em quenya e tengwar, diga-se de passagem)
Ela remete à obra de Tolkien tanto pelo anel, quanto pelo uso de um cenário "medieval" quanto pela idéia simples com um enredo ao seu redor para deixá-la mais "atraente"

Tolkien criou um mundo e toda sua história, e isso é algo muito acima do que Rowling fez, mas ela é uma boa escritora (diferente de Tolkien, que era genial)...
Qualquer um com o conhecimento, a determinação e a imaginação suficientes pode criar outros mundos, mas o difícil será manter-se original...

A moda é o exemplo mais concreto, pois é o que passa mais rápido...
É claro que Tolkien não será esquecido, assim como Shakespare e tantos outros não foram...

Mas temos que atentar que "tudo" é "tudo mesmo"...
Mesmo que a obra de Tolkien seja a última coisa a ser destruida na Terra.... ela vai passar...
A questão é maior do que modismo ou não...

o mundo vai passar...

apenas o infinito é para sempre...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo