Indu
cynthia
Isaac Asimov:
02 de Janeiro 1920-06 de Abril 1992

As Três Leis da Robótica
1-Um robô não deve fazer mal a um ser humano, ou por omissão, permitir que um ser humano sofra algum mal.
2-Um robô deve obedecer a qualquer ordem que lhe seja dada por um ser humano, desde que essa ordem não interfira com a primeira lei.
3-um robô deve proteger a sua existência desde que esta proteção não entre em conflito com a Primeira e Segunda Leis.
Lei Zero:
0-um robô não pode fazer mal à humanidade e nem, por inacção, permitir que ela sofra algum mal.
O Legado de Asimov
02 de Janeiro 1920-06 de Abril 1992

As Três Leis da Robótica
1-Um robô não deve fazer mal a um ser humano, ou por omissão, permitir que um ser humano sofra algum mal.
2-Um robô deve obedecer a qualquer ordem que lhe seja dada por um ser humano, desde que essa ordem não interfira com a primeira lei.
3-um robô deve proteger a sua existência desde que esta proteção não entre em conflito com a Primeira e Segunda Leis.
Lei Zero:
0-um robô não pode fazer mal à humanidade e nem, por inacção, permitir que ela sofra algum mal.
*Posteriormente inventada por R. Giskard
O Legado de Asimov
Isaac Asimov é um dos maiores e mais conceituados escritores de ficção científica e pai de uma visão sobre o futuro da humanidade extremamente singular. Com mais de 500 obras publicadas, é fato inegável que Asimov foi um revolucionário na literatura, levando aos mais altos níveis de leitores uma cultura já então iniciada, a Ficção Cientifica. Não obstante é o único autor do mundo a ter livros em todas as 10 categorias do padrão Dewey, ou seja ele não só escreveu sobre ficção cientifica, mas também, história, química, matemática, biologia , astronomia e os mais variados temas, inclusive a bíblia.
Astrônomo por direito adquirido, e retentor dos prêmios Hugo e o Nebula, que são as maiores premiações da ficção.
Suas historias giram em torno do futuro da humanidade, a condição humana, principalmente o século em que vivemos, e a evolução tecnológica a ponto de nelas existirem robôs com inteligência muito avançada e seres humanos viajando pelo cosmo.
Asimov foi quem inventou a palavra “robótica”, moldou as 3 Leis da Robótica, e todo o universo ao redor delas, transformando seus robôs em seres emblemáticos, sentimentais (ou um tanto melancólicos), porém cativantes e engraçados. Influenciando, assim, gerações de escritores e cineastas.
Infância, Adolescência e Primeiros Contos.
Por origem judia recebeu o nome de Isaac, em homenagem ao seu avô materno, Isaac Berman. Foi filho de Judah Asimov (1896-1969) e Anna Rachel Berman Asimov (1895-1973).
Em 1926, seu pai comprou uma confeitaria, onde também vendiam-se revistas de ficção científica, despertando seu interesse pela leitura, e posteriormente pela escrita. E em 1925, entrou para a escola primaria, concluindo-a em 1935.
Com 14 anos escreveu sua primeira historia, já era conhecido pela inteligência e dedicação aos estudos. Contudo o livro tinha um caráter humorístico, caráter esse que acompanhou Asimov ao longo de sua carreira.
Em 1937 começou a escrever seriamente, e tentou publicar seu conto à Astounding Sciencie Fiction, porém foi recusado. Decidido tentou publicar outro que foi impresso em Novembro de 1939, porém só vieram a pagar o conto “Abandonados perto de Vesta” (valendo 0,64 por palavra), que foi publicado em 1938 na revista Amazing Stories.
Asimov estudou na Universidade de Colômbia, onde graduou-se em Química, em 1939.
Conferência de Isaac Asimov na Universidade do Estado de Michigan (MSU) em 1974:
“Quando eu publiquei meu primeiro livro, me fizeram muitas perguntas, como: ‘Bem, é bom?’ - e eu realmente não sabia o que dizer. ‘O que dizem os corretores?’ - e haviam muito mais perguntas.
E muito rápido me dei conta, que só havia uma maneira de solucionar aquilo. Eu rapidamente me sentei, e escrevi mais de 145 livros, e agora ninguém pergunta os nomes, ninguém pergunta se são bons, ninguém me pergunta... ninguém me pergunta nada!
Eles só dizem: '146 livros, uau!’. Porque... porque você sabe, se você se detém pensando nisso. ‘Que diferença há se são bons ou ruins? Você já tentou escrever 146 livros ruins?’.
Então a pergunta: ‘Bem, como você faz... como você faz para escrever tanto?’.
Eu constantemente me pergunto. ‘Como faço para escrever todos esses livros?’.
E a resposta é muito simples. Eu jogo fora os pensamentos, as dúvidas.”
E muito rápido me dei conta, que só havia uma maneira de solucionar aquilo. Eu rapidamente me sentei, e escrevi mais de 145 livros, e agora ninguém pergunta os nomes, ninguém pergunta se são bons, ninguém me pergunta... ninguém me pergunta nada!
Eles só dizem: '146 livros, uau!’. Porque... porque você sabe, se você se detém pensando nisso. ‘Que diferença há se são bons ou ruins? Você já tentou escrever 146 livros ruins?’.
Então a pergunta: ‘Bem, como você faz... como você faz para escrever tanto?’.
Eu constantemente me pergunto. ‘Como faço para escrever todos esses livros?’.
E a resposta é muito simples. Eu jogo fora os pensamentos, as dúvidas.”
Vida Adulta, Primeira Esposa e A Fundação
Em maio de 1942 publicou “Fundação”, titulada inicialmente “O Plano dos 1000 anos”, em opinião de muitos sua melhor obra. Asimov tinha uma mania de não desperdiçar nada, se um relato era desprezado por um editor, ele o apresentava a outro. E foi assim que em 1955, “O Plano dos 1000 anos” foi renomeado para “Fundação”.
Continuou escrevendo relatos, enquanto continuava seus estudos, no mesmo ano casou-se com Gertrude Blugerman, do qual tiveram dois filhos, David (nascido em 1951), e Robyn Joan (nascido em 1955).

Em 1948, conseguiu seu Ph.D. em Bioquímica e começou a dar aulas, na Universidade de Columbia e logo depois na de Boston, até 1958, onde renuncia a profissão de professor, porém ainda mantem uma cadeira de Catedrático em 1979 quando a Universidade o honrou como Professor Catedrático de Bioquímica.
A partir de 1958 Asimov dedica-se completamente aos livros, escrevendo de sete a oito livros por ano, de temas como história, novelas, bioquímica, e é claro, suas ficções.
Asimov não só escreveu novelas de ficção cientifica, como também tocou em temas históricos como:"Os gregos", "A republica Romana", "O Império Romano" e "Os egípcios" - produzidos de 1965 a 1967; fantásticas como "Viagem Fantástica", e infantis como a série de Norby, o robô.
Sempre frequentando muito feiras, convenções de ficção científica, e todo lugar que era requerido. Muito afável, Asimov procurava dar atenção a todos seus fãs, e tinha a paciência de responder carta por carta.
Seus Medos e Manias
Em 1870, casa-se com Janet Opal Jeppson, porém não teve nenhum filho com ela.
Foi vice-presidente do Club Mensa, uma associação cujos sócios tem que superar certas provas de inteligência para serem admitidos. Também sofria de acrofobia, medo de altura. Só voou em dois aviões em toda a sua vida, ambas a trabalho ou por pura necessidade de locomoção, nunca a passeio ou turismo. Sendo uma a trabalho da Naval Air Experimental Station, e a outra para volta para casa da base militar de Oahu. Dizem que preferiria viagens de navio, mas há controversas. Asimov odiava ver seu nome escrito errado. Esse foi um dos seus motivos para escrever, em 1957, o relato: “Meu nome se escreve com S”. Os erros mais notáveis foram produzidos nas etapas da revista Galáxia, de Novembro de 1952; e no Prêmio Nebula, outorgado por O homem bicentenário, em 1976.
Durante as gravações de Star Trek: The Motion Picture (Jornada nas Estrelas: O Filme-1979) Asimov agiu como consultor de seu amigo Gene Roddenberry, criador da famosa série.
Sua Morte
Em dezembro de 1983 Asimov faria uma operação, porém o sangue com que usaram em sua transfusão continha o vírus da AIDS, no epilogo do livro de dez anos depois, It's Been a Good Life, Janet Asimov queria tornar publico a doença do marido, porém foi convencida pelos médicos que o forte preconceito na época iria recair sobre seus familiares.
Então em 6 de Abril de 1992 morre Isaac Asimov de falha cardíaca e renal, por complicações de seus vírus da AIDS. Deixando para trás uma legião de fãs e admiradores de suas obras e inteligência. Asimov foi cremado e suas cinzas espalhadas.
Asimov e a Internet
A visão de Isaac Asimov era bem a frente de seu tempo, em muitos trechos dá uma boa ideia de como a internet irá impactar a vida das pessoas, muitos anos depois, prevendo coisas como as redes sociais e a Wikipédia.Asimov sempre via os robôs como forma da humanidade evoluir, porém também deixou muito bem destacado a Síndrome de Frankestein.
Alguma das características dos robôs de Asimov:
Estrutura
Os robôs têm estrutura cerebral positrônica, formada por circuitos semicondutores, que transmitem as informações processadas na placa mãe, feita de silício, aos equipamentos responsáveis pelas funções do robô. Sua estrutura é atômica, de ferro, e não molecular como as estruturas orgânicas. Os robôs não morrem, simplesmente podem ser destruídos por um ser humano sem relutarem. A maioria dos robôs são feitos para uma função específica, mas existe uma minoria que é composta de um cérebro positrônico mais bem elaborado, podendo desenvolver várias atividades, inclusive apresentando criatividade nessas atividades.
O papel social dos Robôs:
O robô foi desenvolvido para servir e proteger o homem. Todo robô é por natureza escravo. Se o robô for versátil, apresentando uma logística menos automática, ele tem condições de se tornar livre. Porém, mesmo livre, o robô está sujeito a obedecer aos 3 mandamentos da robótica, tendo sido essa a sua condição inicial de existência e a primeira informação armazenada em sua memória. Se o robô não cumpre com competência os deveres para os quais foi designado, ele deve ser substituído.
Um trecho interessante entre muitos:
Robô Cutie disse:"-Olhe para vocês, ele disse finalmente- Eu não digo isso por desprezo, mas olhe para vocês! O Material que são feitos é macio e flácido, desprovido de resistência e força. Dependente da energia produzida pela oxidação ineficiente de material orgânico, como aquele ali- apontou para o que restava do sanduíche [...]- Periodicamente vocês mergulham num estado de coma e a menor variação na temperatura, pressão do ar, umidade ou intensidade de radiação prejudica sua eficiência. Vocês são improvisados.
Eu, Robô, pg 88
Obras Famosas:
Série Robôs:
- Eu, robô
- Caça aos Robôs
- Os robôs
- Os Novos Robôs
- Nós, robôs
- Os robôs do Amanhecer
- Os Robôs e o Império
- Sonhos de robô
- Visões de robô
Série Império:
- 827 Era Galáctica
- Poeira de Estrelas
- As correntes do Espaço
Série Fundação:
- Fundação
- Segunda Fundação
- Fundação II
- A Fundação e a Terra
- Prelúdio da Fundação
- Crônicas da Fundação
- A Fundação e o Império
Série Lucky Starr:
- As cavernas de Marte
- Vigilante das Estrelas
- Os Oceanos de Vênus
- O Grande Sol de Mercúrio
- O robô de Júpiter
- Os Anéis de Saturno
Coletâneas:
- Nós, os Marcianos
- A Terra tem Espaço
- O cair da Noite
- O futuro começou
- Júpiter à venda
- O Homem Bicentenário
- Os Ventos da Mudança
Ficção:
- Fim da Eternidade
- Viagem Fantástica
- Despertar dos Deuses
- Nêmesis
Mistério:
- Enigmas dos Viúvos Negros
Antologias:
- A Sonda do Tempo
- Arquitetos do Futuro
- Para onde vamos?
- 2001 and Beyond
- Antologia Cósmica
- Detetives em Ação
- Imortais
- No Mundo da Ficção Científica
- Project Solar Sail
Filmes:
- Viagem Fantástica (Fantastic Voyage-1967)
- O Cair da Noite (Nightfall-1988)
- O Homem Bicentenário (Bicentennial Man-1999)
- Eu, Robô ( I, Robot-2004)

Última edição por um moderador: