• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ironia — Tipos de Ironia — Autores — Ensaios

Zuleica

Usuário
A ironia é um dos recursos mais inteligentes e divertidos utilizados na literatura. Gostaria de propor que falássemos sobre esse assunto, citássemos exemplos, estudos, ensaios, livros.

Meu interesse, fora Sócrates¹, aumentou muito quanto discutimos no Clube de leitura, Machado de Assis. De nossas discussões percebi (sou tardia mesmo), que a ironia pode chegar a níveis artísticos, tal a sutileza desenvolvida por alguns autores.

Para início de conversa, a sátira menipéia utilizada por Machado dizem, foi inspirada por Laurence Sterne. Contudo, a ironia romântica alemã de Friedrich Schlegel não se aproxima mais dos trabalhos dele? — Fica a provocação transferida lá do Clube de leitura.

Frases famosas desses senhores:
"A censura é o imposto da inveja sobre o mérito." Laurence Sterne
"O historiador é um profeta ao contrário." Friedrich Schlegel

¹ Socrates — Na época, acusado de corromper os jovens, costumava provocar, interrogar, refutar, conversar com todo mundo, nas tabernas, teatros, calçadas.

Estou lendo um Ensaio sobre a Ironia do Prof. Alvaro L. M. Valls
 
Eu adoro escritores que sabem utilizar bem a ironia. Algumas vezes o tom de uma obra já é predominantemente o humor, e aí a ironia pode até se diluir um pouco (como no caso dos livros do Douglas Adams), mas qdo você pega um Bukowski sem esperar esse tipo de coisa, parece que o efeito é ainda melhor.

E obrigada, Kuizy! Estava tentando lembrar do Sterne há tempos (uma professora da faculdade indicou justamente por causa dessa relação com o Machado) mas nunca lembrava ><
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo