• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Interpretação ou combate???

eu acho que com interpretação dá pra vc levar um jogo legal por muito mais tempo do que rolando dados, mesmo que vc passe o dia inteiro contra mil orcs. A rolagem de dados acaba sendo chata, mas, por outro lado, uma narrativa muito longa pode dar sonolência...

De qualquer forma, eu prefiro narrativas bem elaboradas - não longas, daquelas intermináveis - com uns combatezinhos aqui e ali... a não ser dentro de uma Dungeon, aí é combate PRA CA***** (mas com interpretação, é claro :P )
 
Achei bastante válida uma colocação que fizeram aqui: alguns jogadores conseguem transformar o Storyteller em porrada! E esses devem ser os que mais gostam de porrada, pois o sistema de combate é meio... intrincado, pra ser bem "suave".

E isso leva àquela questão já bastante abordada: Cadê o tal do horror pessoal?

Prefiro interpretação, mas acho que deve haver sim uma mescla com os combates. Combates interpretados e com o mínimo de sentido, lógico.

Analisando os extremos, o que seria melhor? Uma aventura SÓ porrada ou uma aventura SÓ interpretação?
 
Austriaco disse:
Analisando os extremos, o que seria melhor? Uma aventura SÓ porrada ou uma aventura SÓ interpretação?

aí já é questão de gosto mesmo.

No meu caso, depende da vontade que bate de jogar um ou outro.
 
Olha... a parte do RPG q eu mais gosto é o combate, mas se for pra escolher um dos estremos eu escolho só interpretação, pq se for só combate acaba virando roleta...

Eu acho q a medida entre combate e interpretação é muito íntimo de cada grupo...
por exemplo, eu tenho dois grupos, no grupo de sexta-feira a interpretação reina absoluta, os jogadores interpretam tanto q agente às vezes chega a jogar 8 horas pra interpretar 2! Os combates então, mais parecem um live action...

No grupo de sabado, é exatamente o contrario, interpretação é o mínimo possível, nada é mais importante do q o seu "Bonus Base de Ataque" ou a sua "Lista de Magias".

Ambos os grupos são muito divertidos... apesar de serem BEM diferentes...
E eu acho q independente da quantidade de uma ou de outra coisa, o q vale mesmo é estar com seus amigos, divertir-se, rir bastante e etc...
 
Cara eu como mestro jah tem uns 4 anos sempre prefiri interpretação, combate naum ker dizer nada, mas sim o fato de vivenciar cada dia é uma luta pelo qual deveria valer a pena de se valorizar.............
 
Eu acho que combate não existe sem interpretação. se vc entra em conflito com alguém talvez através da interpretação no meio no combate o conflito termine.
Varias ações podem ser interpretadas e utilizadas de melhor forma em combate. Intimidação em combate, sem interpretação não dá, por exemplo. Ou o clássico monologo antes do combate tb é um forma de interpretação.
Os mestre tb deveriam dar uma ajuda pros jogadores, um incentivo pra eles interpretarem em combate. Uma iterpretação poderia dar um bonus pra alguma ação. Vira e mexe eu recebo bonus de interpretação com o meu Monge em D&D, pq não me limito em dizer "Vou atacar ele". E o mestre não se limita em dizer "vc não passou do AC", inclusive a gente só descobre o AC do monstro no final do combate.

Mas eu ach oque uma crônica sem combate não tem graça. Pelo menos pro meu grupo. Lógico não precisa ser muito longo, mas pelo menos uns poucos e rápidos já é legal. Ou mesmo nem precisa de tantos combates, só situações em que vc tem que testar os limites do personagem já são legais pra caramba. Mas interpretação realmente é a alma do RPG decente.
 
Austriaco escreveu:
Analisando os extremos, o que seria melhor? Uma aventura SÓ porrada ou uma aventura SÓ interpretação?
ambos
um combate com interpretação seria o melhor das ipoteses
 
Austriaco disse:
Analisando os extremos, o que seria melhor? Uma aventura SÓ porrada ou uma aventura SÓ interpretação?

Definitivamente, o combate é importante num jogo...ou pelo menos, na minha visão mais conservadora de jogos de RPG.

Agora, analisando, entre um extremo e outro, pra mim, fica óbvio que o combate, acaba se tornando chato com o tempo, enquanto a interpretação, tem mais chance de ser bem elaborada e trabalhada, tornando-se melhor com o passar do tempo.
 
Sarcasmo disse:
Austriaco escreveu:
Analisando os extremos, o que seria melhor? Uma aventura SÓ porrada ou uma aventura SÓ interpretação?
ambos
um combate com interpretação seria o melhor das ipoteses

Hehehehehehe, concordamos em alguma coisa, finalmente... Que bom.

Com certeza um equilíbio entre os dois é fundamental em qualquer campanha...

Mas, sem sombra de dúvida, o melhor é interpretar DURANTE o combate. Ainda maios se o seu PC for carismático, intrigante ou bem humorado, dá prá dar bastante risada...

FendiOrc
 
Interpretetion sempre foi um criterio mto usado por nos mestres de rpg. Eu conheço somente 1 q nao valoriza a interpretação. Sinceramente é uma merda
 
A dosagem de um e de outro depende da proposat a qual o grupo quer jogar! Se vc quer jogar uma aventura bem leve, bem porrada, vá em frenta, mas se vc quiser jogar uma aventura totalmente pisicologica, pouca porrada e muita, muita interpretação; caso vc queira jogar uma aventura de suspense por exemplo use uma boa dose dos dois( apesar de neste caso a interpretação custumar ser fundamental para uma boa ambientação), sempre mantendo a coerencia e o bom senso para que a aventura não disvirtue! Em suma depende muito da vontade do grupo e da aventura, afinal RPG é para divertir e a gosto para tudo!
 
Xp pode vir tb de interpretação, como ja disseram anteriormente combate sem interpretação nao tem graça nenhma
 
Na minha opinião precisamos da interpretação tanto quanto o combate para agradar grupos que possuam estilos diferentes mas não ha nada de errado jogar só interpretando ou só batendo se o grupo gosta assim.
Vale lembra da velha frase que vale para qualquer RPG:
"tão se divertindo, então estão jogando certo" :wink:

Morrer é viver? :o?:
pois só vivendo que se descobre :obiggraz: .
 
Eu prefiro interpretação, ms respeito o fato de que para agradar gregos e troianos na mesa a aventura deve ser balanceada, contendo ambos (desde que de boa qualidade).
 
O ideal é omestre saber quando o grupo quer relaxar e cantar umas elfinhas, e qando eles querem porrada.
Se o grupo ta enjoado de dar espadada a torto e a direito, nem adianta insistir.
 
Eu prefiro interpretação, ms respeito o fato de que para agradar gregos e troianos na mesa a aventura deve ser balanceada, contendo ambos (desde que de boa qualidade).
muito bem!!!! :clap: :clap: :clap:
eu tambem acho isso mas não dá pra ignorar o combata jogando lobisomem! :dente:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo