• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Interpretação de textos - O desafio!

Muitas vezes Vilya, conhecer a personalidade do autor ajuda na própria interpretação do texto. Costumam existir padrões, repetições nas obras de determinado escritor, e traçar um perfil psicológico dele ajudaria a entender muitos problemas que uma análise centrada exclusivamente na obra as vezes não permite. Eu sei que existem outras formas de interpretar, que se restringem mais ao texto, mas vale lembrar que no texto também estão incluidos intrinsecamente elementos psicológicos do autor e da sociedade em que ele vivia.
 
É verdade, ainda há questão das influências externas, daquilo que não é da personalidade do autor, mas que estava presente no meio (sociedade) na época em que o texto foi escrito.

Que tais aspectos influenciam o autor é bem sabido, mas a dificuldade é saber até que ponto podem nos influenciar na interpretação das entrelinhas. E, na minha opinião, jamais podem se sobrepor ao que textualmente foi dito.
 
Concordo contigo, a interpretação não deve fugir ao conteudo do texto. Se há o interesse de estudar a sociedade em que a obra foi produzido, deve-se buscar esses elementos dentro do prórpio texto, porque eles estarão lá. Claro que as vezes para se entender certos elementos de uma obra, é necessário compreender o estilo do autor, e seu conjunto de obras, mas nunca se deve afastar do que foi escrito para a interpretação do mesmo. Isso é meio óbvio, mas muitas pessoas que fazem estudos históricos e psicológicos usando textos literários se afastaram disso.
 
É por aí.

Sim, é importante levar em consideração questões como a vida do autor, ou ainda a sociedade da época em que a obra foi escrita. Mas não se pode supervalorizar essas questões na hora da interpretação, porque isso pode criar armadilhas.

Na hora de interpretar, deve-se primeiro perguntar que relevância tem a vida do autor para a interpretação, por exemplo. Eu e o Vilya caímos naquela de ligar a imagem que temos de Vinícius de Moraes com a do personagem que ele criou... e a partir daí concluímos que ele poderia estar bêbado e que a mulher foi uma visão. Viu? Exemplo típico de armadilha.

Quanto a questão da influência da sociedade, sim, fica muito nítida em uma obra. E a partir daí pode até ser estudada. Mas, segundo Antonio Cândido (esse cara é dos bons :grinlove: ) não deve ser estudada como causa, muito menos como significado: é mais um dos elementos que se fundem na constituição da estrutura do texto.
 
Knolex disse:
Eu na minha opinião que o erro é ensinar a interpretar.. estimular a interpretação é importante, mas da forma como é feita(através normalmernte de uma unica verdade que depende da interpretação da pessoa que ensina), a interpretação do aluno acaba limitada demais, e de certa forma mal entendida...

Eu acabei de vivenciar isso ao receber minha última prova de português... :obiggraz:
 
candongas disse:
Para vocês qual seria a interpretação correta da frase "a espada da justiça não tem bainha"?
Uma interpretação possível: A justiça não repousa, é sempre atuante.
(Daí a isso ser verade, são outros quinhentos)
 
: A justiça não repousa, é sempre atuante
essa é a interpretação mais imediata... Também pode ser interpretado que a justiça é implacável, não segue a rogos, uma vez q sacada não pode ser embainhada...
 
Quero ver se alguém consegue interpretar uma obra de Kafka corretamente... A Metamorfose por exemplo.
Eu li tres vezes e não entendi bem....
São só hipóteses.. :mrgreen:
 
candongas disse:
: A justiça não repousa, é sempre atuante
essa é a interpretação mais imediata... Também pode ser interpretado que a justiça é implacável, não segue a rogos, uma vez q sacada não pode ser embainhada...

ou seria que a justiça é como uma espada: mata indiscriminadamente e nunca está satisfeita? (nunca volta para a bainha)

(liguem não... andei lendo V de Vingança demais de novo)
 
Alguém poderia fazer aqui uma interpretação/critica, etc... de A Metamorfose? Gostei bastante do livro, mas não consigo formar idéia sobre ele na minha cabeça.




também sou meio necromante... :lol:
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo