1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Autor da Semana Indicações (177ª Semana) - LEIA O 1º POST ANTES DE INDICAR

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Administração Valinor, 23 Ago 2011.

?

Qual será o autor da 177ª Semana?

Enquete fechada 11 Fev 2018.
  1. Bertolt Brecht (por Spartaco)

    75,0%
  2. Robert A. Heinlein (por G. Asaph)

    25,0%
  1. Administração Valinor

    Administração Valinor Administrador Colaborador

    Pessoas, conforme o apresentado neste tópico:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , teremos três dias para as indicações de autores para, então, criarmos a enquete e iniciarmos a votação para a escolha do autor da semana.

    Cada pessoa só poderá indicar um autor por semana. E as indicações serão semanais, o que significa que se o Pagz, nesta semana, indicar o Dostoievski, na próxima semana, ele poderá indicar outro autor, porque a lista é zerada e começa de novo, compreendem? Outra pessoa poderia, de boa, indicar o Dostô, já que a lista começará do zero.

    No caso de empate, vencerá o autor que foi indicado primeiro, ok? Por isso, é importante que, assim que as indicações começarem, vocês apareçam para indicar o autor ou a autora.

    Prontos para indicarem? Um aviso: a pessoa que indicou o autor vencedor da enquete terá de criar pelo menos um tópico, ok? Beleza, agora é só vocês indicarem um autor e fazerem um pequeno comentário sobre o motivo pelo qual acham que ele merece ser O Autor Da Semana. Não digam muito, nem pouco, digam o suficiente para despertar a curiosidade dos demais colegas do fórum e ganharem o voto deles para o autor que você indicou.

    A princípio, são 3 dias para indicações (segunda, terça e quarta) e 3 dias para votação (quinta, sexta e sábado).

    Histórico:


    Tópicos a serem criados:
    H. D. Thoreau (por Silveira Tûk)
    Robert W. Chambers (por Clara)
    João Guimarães Rosa (por Paganus)
     
    Última edição por um moderador: 7 Out 2016
  2. Excluído045

    Excluído045 Banned

    Re: Autor da Semana - Indicações

    Indico Dostoievski (:mrgreen:)

    Os romances do autor russo narram com precisão detalhada (às vezes até doentia) os mais profundos, contraditórios e, por vezes, piores e mais asquerosos estados psicológicos (patológicos ou não), situações de miséria, degradação moral e social, e quase sempre ambientando em uma Rússia que luta para se manter russa em um período de invasão do capitalismo ocidental, de ideias ocidentais (daí o intenso conflito entre o niilismo europeu e o cristianismo russo) e de costumes do ocidente. O melhor autor que já lim profundo, pesado, duro, Dostô é pra fazer a alma congelar e o sangue virar água.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  3. Elriowiel Aranel

    Elriowiel Aranel Usuário

    Re: Autor da Semana - Indicações

    Eita, só o Pagz indicou???

    Beleza, também serei óbvia (:dente:): J. K. Rowling.

    Porque eu estou numa fase completamente potteriana como não ficava há muito tempo.
    Acho que todo mundo sabe que ela é a autora do Harry Potter, certo?
    Bom, eu a considero genial, apesar do teste idiota dela ter me mandado para a casa que MENOS tem a ver comigo [é, acabei de constatar isso!] E apesar dela ter feito aquela cagada R/H no final!!!. E quando digo genial, não to dizendo que ela seja uma filosofa do séc. XVIII, #peloamordeDeus.

    O que eu to dizendo é que recentemente reparei numa semelhança entre ela e Tolkien [leia antes de protestar!]: assim como nosso amado professor ela dedicou sua vida a criar o seu mundo mágico! Tolkien o criou numa espécie de antiguidade e ela no mundo atual, por isso o professor acaba sendo mais "pomposo". Mas não acho que isso deveria desmerecer o trabalho fantástico dela!!!
    Não há personagem dela que não seja desenvolvido [Snape que o diga!], não há cenário que não seja minuciosamente descrito, nos fazendo sentir como parte desse universo, como se seus personagens fossem nossos amigos e conhecidos!
    Mesmo o que não foi dito / citado nos livros lançados, foi desenvolvido e nos está sendo revelado agora aos poucos! E é material de cair o queixo [quem viu os meus posts da McGonagall pode ter uma noção!]
    Tudo no universo de Rowling é explicado, planejado e tem seu lugar! Os personagens são verossímeis e realmente humanos: todos tem defeitos e qualidades... nenhum deles é perfeito, mesmo os mais bem intencionados!
    Aliás, o Pottermore foi a sacada mais genial que se poderia imaginar para unir literatura e internet! [sim, literatura... não tem nada a ver com os filmes].

    Também a admiro muito porque conheço a biografia dela e ela é o que se pode chamar de uma mulher de verdade!!! [não no sentido daquela música idiota!]
    Muita gente gosta de destacar que hoje ela é bilionária. Mas pare e pense de novo: ela, literalmente, já passou fome e comeu o pão que o diabo amassou!!! E uma pessoa que consegue sair dessa forma do fundo do poço e se tornar a única autora do mundo a ficar bilionária escrevendo, merece eternamente minha admiração e meu respeito, ainda que eu não gostasse dos livros. Foi a maior volta por cima que já vi!!!

    Por fim, ela não pensa apenas em si mesma.

    Seus livros "extras": "Animais Fantásticos & Onde Habitam"; "Quadribol Através dos Séculos" e "Beddle, O Bardo" tem renda revertida para a Comic Relief e para Children's High Level Group. Sem contar que, se não me engano, ela mesma criou uma fundação para ajudar pessoas com Esclerose Mútipla [doença que a mãe dela teve] e participa de outras ações sociais, como grupos de apoio a pais e mães solteiros e pobres!

    Além disso, eu já criei 3 tópicos sobre os livros dela [:dente:] então a Melian não vai me matar se eu não criar mais 1. Hhahahaha.... Mas, sério, acho que seria interessante um tópico contando essas coisas sobre ela que pouca gente conhece. Acho que muita gente precisa se conscientizar da pessoa que ela é.

    E eu prometo criá-lo se votarem nela :joinha:
     
    Última edição: 25 Ago 2011
    • Gostei! Gostei! x 5
    • Ótimo Ótimo x 1
    • LOL LOL x 1
  4. Anna Cwen

    Anna Cwen Ourificada

    Re: Autor da Semana - Indicações

    Eu imagino que nessas primeiras semanas só vai aparecer indicação óbvia... como eu estou em uma onda de livros de detetive, vou indicar a rainha, Agatha Christie!

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Inglesa, nascida no final do século 19, Christie escreveu romances, estórias curtas e peças para o teatro. Seus detatives mais conhecidos são o belga Hercule Poirot e senhora solteira Miss Marple. Ambos seguem a linha de analisar a psicologia do crime; a diferença é que enquanto Poirot tem um ego do tamanho do mundo, Miss Marple se aproveita da sua figura frágil e aparentemente indefesa para obter informações preciosas no desvendar do crime.

    Se você gosta de livros de detetive, TEM que ler os clássicos Assassinato no Expresso do Oriente, Morte na Mesopotâmia e Crimes ABC - este último é meu favorito, mas deixo o motivo para quando ela ganhar a indicação, afinal (seguindo a lógica do Poirot), com certeza ela ganhará, pois criou o gênio que ele é!
     
    • Gostei! Gostei! x 3
  5. Excluído046

    Excluído046 Banned

    Re: Autor da Semana - Indicações

    Nesta semana, não indicarei, o que não torna a coisa mais fácil para mim, né, já que, PÔ, BIBI, vou ter de escolher entre A Rainha do Crime e a J. K? Dostô? Qualé, nem lembro que ele está aí, deixo isso para os professores de Literatura. Tsc. Tsc.

    P.S.: Minha internet está muito ruim. Muito ruim, mesmo. Então, eu peço que, depois de meia-noite, ou amanhã bem cedo, quem puder, por favor, crie a enquete, porque minha internet não está, mesmo, colaborando.
     
  6. Turgon

    Turgon 孫 悟空

    Re: Autor da Semana - Indicações

    Criei a enquete, com link para o wikipédia dos autores, caso alguém não os conheça.

    Deixei sem uma data de encerramento, mas depois é fácil de editar isso caso decida uma data para o encerramento.

    O votos estão em aberto, caso queira que os deixe oculto até o término da enquete, pode ser adotado nas próximas.

    Acho que é isso. :mrgreen:
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  7. Maria Pretinha

    Maria Pretinha Usuário

    Re: Autor da Semana - Indicações

    Voto no Dostô que, pra mim, não tá só pra professors de Literatura, apesar de ser uma experiência completamente diferente de Harry potter e Agatha (que não sou fã, aliás). Mas Dostoiévski mudou minha vida. Sem querer ser Boring. Mesmo sendo apaixonada por HP (e ter acabdo de receber a coleção todinha no original =D), quem me acordou pra vida, pra arte, pra literatura, foi o russo mesmo.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  8. Excluído046

    Excluído046 Banned

    Re: Autor da Semana - Indicações

    Pelo amor de Deus, né? A piada estava na pista de dança, era só tira-la para dançar.


    P.S.: Turgon, obrigada. E o dia para a enquete ser encerrada é amanhã.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  9. Fernanda

    Fernanda Andarilho de Eriador e

    Re: Autor da Semana - Indicações

    Os três são interessantes, mas acho que a dona do Potter é legal para começar.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  10. Turgon

    Turgon 孫 悟空

    Re: Autor da Semana - Indicações

    Eu votei na Rowling muito pelo final dos filmes e estar mais destacada no momento. Seria legal começar por ela. Sem contar o espaço Pottermore.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  11. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Re: Autor da Semana - Indicações

    A Rainha do Crime, aquela que prefere assassinatos com veneno a sangue deve ser a vencedora. Meu livro preferido dela é O Caso dos Dez Negrinhos.
     
  12. Excluído046

    Excluído046 Banned

    Re: Autor da Semana - Indicações

    Meu preferido da Rainha do Crime também é O caso dos dez negrinhos. Ok, junto com Assassinato no Expresso do Oriente. Nossa, mas também tem A Casa do Penhasco, que é uma coisa. E Um gato entre os Pombos? Ai, Jesus, melhor eu parar de listar, viu.

    Eu votarei na J.K. Rowling, só para continuar com meus 'poderes' de vidente. Eu brinquei, quando apresentei a ideia para o povo, que alguém indicaria a J.K, e a Elzinha indicou. Agora, a Rowling tem de ganhar. Brinks. Votarei na Rowling pelo que Harry Potter significa para mim. Já falei sobre isso outras vezes, mas reitero: as pessoas fazem amigos nos barres, eu fiz amigos lendo Harry Potter. Não estou comparando a Literatura da Rowling a do Dostô, isso nem seria viável. Mas digo, sem pestanejar, que por mais que eu adore o Dostô, tenho uma dívida que jamais pagarei com a J.K. Um dos meus filmes preferidos é Conta comigo. Adoro aquela fala "nunca mais tive amigos como aqueles que tinha aos 12 anos. Jesus, e alguém tem?". Harry Potter me deu os amigos dos 12 aos 15, 16,17, 18, 19, 20, etc.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  13. Excluído045

    Excluído045 Banned

    Re: Autor da Semana - Indicações

    Harry Potter é muito mais importante pra mim que Dostô, mas votei em quem indiquei né? :lol: Mas falando em literatura, não dá pra comparar, a escrita de Dostoievski é absoluta, viciante, embriagante.
     
  14. Anna Cwen

    Anna Cwen Ourificada

    Re: Autor da Semana - Indicações

    Eu não li o Caso dos Dez Negrinhos ainda. Eu já li muitos livros dela em ordem definida pela capa mais interessante na estante - tem toda a coleção no sítio da minha família - e do começo do ano para cá comecei a ler todos, na ordem em que foram escritos. Ainda não estou na metade, já que ela escreveu muita coisa.

    alias, obrigada, Morfindel, por não me deixar sozinha :lol:

    Só pra constar, eu também adoro a JK Rowling e ficarei igualmente satisfeita se ela ganhar. Mas eu tenho que fazer campanha para a minha indicada :mrgreen:
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  15. Fernanda

    Fernanda Andarilho de Eriador e

    Re: Autor da Semana - Indicações

    O primeiro que li da Agatha foi justamente o Caso dos Dez Negrinhos, o que justificou o meu vício nos livros dela. Tanto ela quanto o Dostô do Pags deveriam ser indicados novamente.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  16. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Re: Autor da Semana - Indicações

    Me perdoem os que gostam dela, mas não entendo como Dostoievski e Agatha Christie perdem para J. K. Rowling.
     
  17. Excluído045

    Excluído045 Banned

    Re: Autor da Semana - Indicações

    Fama entre os adolescentes, nós aqui fomos formados pela Rowling. Por mais que a escrita dostoievskiana seja superior, há todo um caldo de recordações, emoções que carregamos. Não é racional.
     
  18. Elriowiel Aranel

    Elriowiel Aranel Usuário

    Re: Autor da Semana - Indicações

    Nunca li Dostô - coincidência ou não, dei de cara com ele na livraria hoje.
    Li Expresso do Oriente e, me desculpe os fãs da Agatha, mas achei um porreeeeeeeeeeee... Levei mais de 1 mês pra ler 1 livro fininho. Ando até com medo de pegar os outros 2 que comprei!

    Eu acho tão bobo isso de "fulano tem escrita superior a beltrano!"

    Afffff.... são ESTILOS diferentes!
    Objetivos diferentes, públicos diferentes, ideias diferentes....
    Não tem essa de superior, é só DIFERENTE!

    Duvido que a JK tenha escrito com a intenção de ser comparada a Dostoiévski!!!
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  19. Excluído045

    Excluído045 Banned

    Re: Autor da Semana - Indicações

    Não, é superior sim, existem critérios pra isso. São sim estilos diferentes e ajuda a explicar porque não dá pra comparar: não é o objetivo nem o estilo de Rowling criar uma leitura tão profunda, corrosiva e angustiante como a de Dostô. Agora igualar é piada.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  20. Pim

    Pim God, I love how sexy I am!

    Re: Autor da Semana - Indicações

    Crianças, sem briga ou vocês ficarão sem bolo.
     
    • LOL LOL x 1

Compartilhar