• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[IDEIAS] Desafios de Escrita

Palazo, eu também não tenho vontade de participar desse do 500 palavras, como te disse por mp. Talvez seja melhor fazer algo em um dia específico da semana. Como se fosse 5 mil palavras, num sábado, por exemplo. Ou como já vem sendo feito, naquele das imagens, onde o cara vem e posta o que quer, do tamanho que quiser.

Em relação ao desafio 4, não é ser psicólogo de ninguém. Apenas conversar com alguém e depois reproduzir o que o outro disse, em forma de um conto... claro que nessa reprodução pode haver ainda muita criação, uma vez que tu vai escrever com tuas próprias palavras.

O 5 para ser um desafio seria bacana se participasse alguém mais que tenha experiência com contos infantis. Pensei numa forma de aprender mais sobre isso, sobre a arte de escrever histórias infantis. Parece simples. Mas como escrever uma história inteira com vários personagens, reviravoltas e etc mantendo o tempo todo uma simplicidade infantil? Como eu nunca tentei escrever uma, não sei se seria tão fácil...

O 6 é mesmo mais um bate-papo, sobre histórias divertidas e escrita.

Sobre o 8, escrever um romance me parece uma coisa bem divertida sim. Porque seriam vários escritores, cada um querendo puxar a brasa para o seu estilo de escrita, cada um com um número x de personagens e locais, todos interagindo e tentando trabalhar em conjunto. No caso do Nanowrimo, que também me pareceu uma ideia ótima, tu vai ter que escrever todo o romance sozinho, no tempo delimitado. No caso do desafio 8, é um conjunto de pessoas trabalhando num mesmo propósito. Eu penso que pode ser MUITO divertido. :)

Talvez justamente o que faz com que esses desafios de "continue a história" não anda, é porque as pessoas não têm nenhum vínculo. Quer dizer, tu acaba continuando a história de outro e não uma história contínua e (parcialmente) criada por ti. Pensa assim, tu já jogou RPG de mesa? No RPG, tu tem um personagem e interpreta a história com ele. No caso do romance em grupo seria assim. Todos vão ter pelo menos 1 personagem e vão dar vida e conectar ele no todo, na história geral.
Já no caso do "continue a história", não tem nada que te prende à ela. Não tem nada que tu se identifique, exceto o fato de eventualmente gostar de histórias daquele estilo...
 
Voltaire eu nunca joguei RPG, e não tenho tanta paciência para fazê-lo. Talvez por esse motivo eu não ache o desafio do romance, nos moldes apresentados, muito interessante. Apesar de concordar contigo que pode ser mais dinamico que o "continue a história". A kika inclusive escrever em 2009 um artigo bem bacana intitulado "Todo escritor é RPGista, vale a leitura.

EDIT: Voltaire, vc não quer organizar um "time" para participar desse desafio? Abre um tópico especifico e chama o pessoal para participar. Dessa forma ficará organizado, você saberá o número de participantes e já pode distribuir os personagens, cenários e tudo mais. Acompanharei fielmente o desafio =)
 
Só de pensar em participar, eu já começo a suar frio. Acho que deve ser uma BAITA experiência, mas mesmo em um mês de férias eu provavelmente não teria disciplina pra concluir e novembro ainda é um mês péssimo pra mim, a maioria das provas da faculdade são no meio/fim de novembro.

Mas pra quem já participou: pensou/estruturou o livro antes ou esperou novembro e se agarrou em alguma ideia e saiu escrevendo?

rodrigo, como já comentei no meu blog sobre o nano, independente d qual mês ele fosse acontecer, seria o pior mês, com certeza. para os brasileiros tem a vantagem d ter 4 sábados, 4 domingos e 2 feriados (e talvez 1 dia extra se emendarem o dia 15), totalizando 10 ou 11 dias em tese livres para tirar o atraso dos outros. tenha certeza dq ñ importa a qtd d coisas q vc tenha pra fazer, qdo vc chegar no fim do mês e ver q conseguiu fazer tudo, vai se sentir superbem.

qto à história prévia, sim, eu já tenho ela em mente. geralmente é algum conto menor q escrevi e notei (ou notaram por mim) q tem potencial d uma história maior. ou seja, tenho a história, uns 3 personagens e 5 cenas pré-definidos na cabeça, mas nada anotado. o nano ñ é para anotações, é para exercitar criatividade e velocidade sob pressão. tenha certeza dq as coisas acontecem depois q vc pega o jeito, as palavras vão fluindo e tua história toma um rumo q vc ñ havia previsto antes, com reviravoltas, novos personagens &tc q vão aparecendo. mto provavelmente pq vc entra num mês d imersão na escrita e sua percepção das coisas ao seu redor é ligada no automático vinculando tudo à sua história.

O 5 para ser um desafio seria bacana se participasse alguém mais que tenha experiência com contos infantis. Pensei numa forma de aprender mais sobre isso, sobre a arte de escrever histórias infantis. Parece simples. Mas como escrever uma história inteira com vários personagens, reviravoltas e etc mantendo o tempo todo uma simplicidade infantil? Como eu nunca tentei escrever uma, não sei se seria tão fácil...

me interesso sobremaneira pela literatura infanto juvenil justamente por precisar ser + sutil e com uma abordagem q atraia crianças d 1 modo e adultos d outro. tipo oq fez o pequeno príncipe, ond kda faixa etária se encanta à sua maneira. a lit. infantil força o escritor a ser simples sem perder a profundidade, e isso é oq me maravilha. recentemente, fiz 1 experimento com 1 texto chamado astolfo, o ovo e me falaram q saí bem. tto q o texto foi incluído no material didático da 5ª série d sto andré-sp para 2012 e vai virar curta lá em sc.

Talvez justamente o que faz com que esses desafios de "continue a história" não anda, é porque as pessoas não têm nenhum vínculo. Quer dizer, tu acaba continuando a história de outro e não uma história contínua e (parcialmente) criada por ti. Pensa assim, tu já jogou RPG de mesa? No RPG, tu tem um personagem e interpreta a história com ele. No caso do romance em grupo seria assim. Todos vão ter pelo menos 1 personagem e vão dar vida e conectar ele no todo, na história geral.
Já no caso do "continue a história", não tem nada que te prende à ela. Não tem nada que tu se identifique, exceto o fato de eventualmente gostar de histórias daquele estilo...

o continue a história nunca teve pretensão d formar 1 romance coeso. talvez a liberdade d participação, mesmo as mais absurdas, tenha contribuído para q o desafio tivesse ttas participações através d vários meses. como já disse antes, mas em outras palavras, o nº d regras é inversamente proporcional ao nº d interessados. se duas pessoas escreverem uma mesma história já é complicado (sim, já passei por essa experiência tb) pense em juntar + pessoas, cada 1 tendo uma visão pessoal & literária sobre os rumos q a história deve seguir, quem deve morrer e quem deve continuar, &tc. tá certo q mto é vc ter liberdade pra escrever como quer, mas tem q adaptar essa liberdade à dos outros escritores, deixando eles tb fazerem oq quiserem.
 
Vamos tentar organizar esses desafios, gerar discussão e abrir os tópicos para gerar a tal prática da escrita diária em todos aqui.

1) Projeto 500 Palavras

Que tal fazermos um desafio aqui parecido com o site "Duelo de Escritores"?
Um tema é sugerido, as pessoas tem 10 dias para colocar os textos no Tópico (só serão aceitos textos com mais de 500 palavras). Após isso é aberto votação, e o vencedor escolhe o novo tema. O que acham?

3) Desafio - Microcontos de 6 palavras

Mesmo esquema da Revista Piaui, 6X6 textos publicados até o dia 20 e depois fazemos a eleição aqui. Obvio que todo mundo pode, e deve, enviar o conto para a Revista. Se é que o concurso ainda está em vigor.
Alguma outra sugestão?

5) Desafio – Conto Infantil

Mês de outubro é o mês da criança, certo? Que tal todos nos engajarmos para fazer contos infanto-juvenis. Não funcionária como um desafio anual, mas pontual devido ao mês que se aproxima.

7) Desafio – Haikai

Se 5 pessoas se arriscarem eu abro o tópico para tentarmos o Haikai.

8) Desafio – Escrever um Romance

Voltaire, vc pode abrir o tópico e organizar esse Desafio? Ele tem a cara dos RPGistas.

9) desafio - participarmos todos do nanowrimo 2011

Quantos vão entrar nessa empreitada? JLM, WILSON, PALAZO... alguém mais?
 
Gostei do Todo escritor é RPGista, mas eu nunca criei fichas para personagens que usei em estórias. Sempre fui criando a medida que fui escrevendo. Como nunca escrevi um romance inteiro, também nunca percebi a necessidade de guardar fichas dos mesmos.
Achei interessante porque é outra forma de encarar o mesmo trabalho. Vou tentar com as fichas e ver se é melhor assim.

1) Por mim tudo bem. :)

3) Vamos fazer!

5) Certo. Não precisa ser necessariamente no mês de outubro. O importante é praticar.

7) Pra que 5? Se vc fizer, já é um bom começo. Comigo são 2.

8) Eu não sou RPGista, só citei um exemplo. Realmente teríamos que acertar melhor isso. Porque no RPG tem um mestre que é quem decide os rumos da história, decide o que vc pode fazer ou não e se vc fizer algo que ele não previu, ele tem que improvisar... Mas existe um controle sobre a história. Inclusive sobre os personagens que vivem ou morrem.
No caso do romance em conjunto, cada escritor tende a lançar o foco sobre o seu personagem. E não irá matá-lo a não ser que ou queira sair da história ou esteja realmente se identificando mais com a história geral do que com o personagem (o que é bem improvável).
E se formos criando a estória a medida que ela for sendo escrita, pode virar bagunça por "n" motivos. O que também pode ser divertido. Talvez antes de começar tenha que ter um foco, ou algumas regras ou ainda assim uma história pré-definida, onde os escritores vão apenas escrever de acordo com ela... sem se apegar a este ou aquele personagem em específico.

9) Ainda estou decidindo se quero fazer isso. Estou mais focado em escrever contos, agora. Para escrever um romance inteiro sozinho em um mês é uma coisa que vc tem que querer muito, para participar.
 
Vamos tentar organizar esses desafios, gerar discussão e abrir os tópicos para gerar a tal prática da escrita diária em todos aqui.

1) Projeto 500 Palavras

Que tal fazermos um desafio aqui parecido com o site "Duelo de Escritores"?
Um tema é sugerido, as pessoas tem 10 dias para colocar os textos no Tópico (só serão aceitos textos com mais de 500 palavras). Após isso é aberto votação, e o vencedor escolhe o novo tema. O que acham?

3) Desafio - Microcontos de 6 palavras

Mesmo esquema da Revista Piaui, 6X6 textos publicados até o dia 20 e depois fazemos a eleição aqui. Obvio que todo mundo pode, e deve, enviar o conto para a Revista. Se é que o concurso ainda está em vigor.
Alguma outra sugestão?

5) Desafio – Conto Infantil

Mês de outubro é o mês da criança, certo? Que tal todos nos engajarmos para fazer contos infanto-juvenis. Não funcionária como um desafio anual, mas pontual devido ao mês que se aproxima.

7) Desafio – Haikai

Se 5 pessoas se arriscarem eu abro o tópico para tentarmos o Haikai.

8) Desafio – Escrever um Romance

Voltaire, vc pode abrir o tópico e organizar esse Desafio? Ele tem a cara dos RPGistas.

9) desafio - participarmos todos do nanowrimo 2011

Quantos vão entrar nessa empreitada? JLM, WILSON, PALAZO... alguém mais?




Esse microconto 6x6 pode vingar aqui no meia.Eu animo.Um acontecimento, uma palavra etc.Palazo vc pode abrir o tópico do microconto, não tem erro.Haikai eu não arriscco, sabe se lá quando vem algum na cabeça :hahano:.No restante não vou palpitar, boa sorte pra vcs.:sim:
 
Mas pra quem já participou: pensou/estruturou o livro antes ou esperou novembro e se agarrou em alguma ideia e saiu escrevendo?

Sò ressaltando: o Nanowrimo não é necessariamente o desafio de se escrever um romance em um mês. O desafio é escrever 50.000 palavras em um mês. Você pode escrever o que vier na telha. Já participei uma vez tendo estruturado de antemão capítulos e rascunhos de personagem, mas eu acho mais divertido participar sem muita preparação. Ir inventando à medida em que você precisar das palavras.

Por sinal, esse ano pretendo usar um método parecido com o que sugeriram no desafio das 10 palavras: vou pegar palavras que eu ache interessantes de outros livros e bolar uma história que ligue essas palavras.
 
Eu cá me interesso apenas pelas ideias que visam a desenvolver um romance. Nem que seja algo curto e simples, à la Série Vaga-Lume.

Alguém mais?
 
Haicai?

soalheira da peste
solo agreste aberto em gretas
verão nordestino

:rofl:
 
Bom, pelo visto temos algumas pessoas interessadas. E isso é ótimo. Afinal, nada melhor do que um desafio para exercitar a escrita e criar a tal prática de escrever todos os dias.

Acho que já dá para abrir alguns topicos de desafios, mas não precisam esperar por mim, quem tiver uma ideia é só jogar aqui ou já abrir o desafio e agitar o forum para os participantes.
 
Uma outra ideia: DIÁLOGOS.

Cada escritor cria um personagem e representa-o em debate ou conversa com outros personagens aqui no fórum. A ideia principal é praticar a escrita de diálogos. Imaginem que o Palazo é uma menina que está entrando na adolescência, aprendendo a lidar com seus hormônios e um estado de depressão constante... e ela (ui!) tem que monologar de acordo com sua personagem??

O que acham dessa? :lol:
 
Hehehehehe.... é uma boa ideia. Mas no caso não não seria um diállogo, mas um texto em primeira pessoa, certo?

Podemos abrir um tópico sugerindo um mesmo fato, ou ação, e uma série de personagens distintos ( e pq não excêntricos) contando sua versão do mesmo fato. Cada um toma "posse" de um personagem e discorre. O que acham?
 
Hehehehehe.... é uma boa ideia. Mas no caso não não seria um diállogo, mas um texto em primeira pessoa, certo?

Podemos abrir um tópico sugerindo um mesmo fato, ou ação, e uma série de personagens distintos ( e pq não excêntricos) contando sua versão do mesmo fato. Cada um toma "posse" de um personagem e discorre. O que acham?

Acho ótimo! Mas pode sim haver diálogos, entre os escritores/personagens dentro do tópico. Eu to dentro!
 
Chegando atrasadinha, as always, mas... ow, vcs tão com ideias super bacanas, hein! Dá até vontade de virar escrevedora de verdade! ^^
Confesso, me ardo toda pra participar do nano, mas me dá falta de ar só de pensar... oO Será que não rolava de fazer um "esquenta" antes de novembro?

Adorei essa sugestão do Palazo. Tem até um livro que é assim, do Raymond Queneau, Exercícios de estilo. Um mesmo fato simplório é contado de 50 maneiras diferentes. Tem umas maneiras que são super forçação de barra, mas... enfim. Acho que é algo bem bacana na mesma.

(Falando em desafios, Palazo, aquela foto do menino na bicicleta me deu ideia pra um conto, mas ainda não o pude escrever. Quando der, posto lá, pode ser?)
 
Cria aí Palazo, tu que é o cara dos desafios...

Qualquer um pode abrir tópicos e propor desafios, não precisa - e não deve - ficar concentrado em uma única pessoa. Você mesmo deu ótimas ideias, bora abrir os tópicos e lembrar do conselho do JLM de "regras simples atraem mais participantes".

Chegando atrasadinha, as always, mas... ow, vcs tão com ideias super bacanas, hein! Dá até vontade de virar escrevedora de verdade! ^^
Confesso, me ardo toda pra participar do nano, mas me dá falta de ar só de pensar... oO Será que não rolava de fazer um "esquenta" antes de novembro?

Pode rolar um desafio desses aqui, alguma sugestão?

Adorei essa sugestão do Palazo. Tem até um livro que é assim, do Raymond Queneau, Exercícios de estilo. Um mesmo fato simplório é contado de 50 maneiras diferentes. Tem umas maneiras que são super forçação de barra, mas... enfim. Acho que é algo bem bacana na mesma.

Quem bom que gostou da ideia, esse pode (e vai) dar um ótimo desafio.

(Falando em desafios, Palazo, aquela foto do menino na bicicleta me deu ideia pra um conto, mas ainda não o pude escrever. Quando der, posto lá, pode ser?)

Poste quando quiser, só não esqueça de avisar que é referente a imagem respectiva para que eu possa atualizar o "valor" da imagem.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo