• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

The ugly...

- Hold the door = Hodor. Achei a cena muito confusa. (1) Enquanto Bran estava em Winterfell, Meera pediu para ele wargar em Hodor. Ou seja, ele estava wargando e de alguma forma conseguiu também wargar em Hodor. Nenhum problema, bom pra ele, sinal que é fodão. Só que achei estranho que Hodor ficou com os olhos brancos (sinal de que estava sendo wargado) e depois os olhos ficaram normais. Não entendi. (2) Depois Meera grita "hold the door", a voz dela chega até Bran e aí eu me perdi. O jovem Hodor teve uma visão do seu próprio futuro? Ele viu Bran de alguma forma? Pq os olhos dele ficaram brancos? Que confuso.

Eu acho que uma possibilidade é: o Brynden que wargou no Hodor. Com a capacidade de antevisão dele, ele viu o futuro e descobriu que o Hodor tinha um papel a desempenhar. Ele então wargou no Hodor e "passou a mensagem". O que acontece na caverna é que o Brynden resolve mostrar para o Bran o que aconteceu. Até onde se sabe, não dá pra mudar o passado (O Brynden mesmo que disse isso, não?), então o Bran não poderia wargar no Hodor do passado. A saída me parece ser o próprio Corvo de Três Olhos, mas isso é apenas hipótese minha.

O curioso, com isso, é que de certa forma a coisa já "estava escrita", e o Brynden não deveria ficar supreso com o que o Bran fez, pois ele já saberia o que aconteceria.


Porque na boa, mais bosta que a forma como tudo ocorreu, só Bran e Meera sobreviverem sem abrigo no inverno, no Norte e com todos os WW atrás deles.

Eu acho que a fuga do Bran e da Meera pode ser por outro caminho: "You will never walk again, but you will fly"


Ah, e só pra constar, porque não comentei nada sobre o E04:

Intuição. Vai dá alguma merda na ida pra Castle Black.

Mais uma da série previsões furadas :lol:
 
... Martin revelou para eleves que Hodor = Hold the Door. As circunstâncias podem ser um pouco diferentes, mas se eles falaram que foi uma revelação que Martin fez, então não há dúvidas.

Bem que eu tava achando genial demais pra cabeça de D&D. Talvez nos livros essa porta seja aquela de represeiro que há entre o outro lado da Muralha e Fortenoite. Não lembro muito bem agora, mas parecia importante. Se vai ser assim mesmo, com certeza o contexto será muito diferente. E quero ver como os tradutores vão resolver isso.
 
Eu acho que uma possibilidade é: o Brynden que wargou no Hodor. Com a capacidade de antevisão dele, ele viu o futuro e descobriu que o Hodor tinha um papel a desempenhar. Ele então wargou no Hodor e "passou a mensagem". O que acontece na caverna é que o Brynden resolve mostrar para o Bran o que aconteceu. Até onde se sabe, não dá pra mudar o passado (O Brynden mesmo que disse isso, não?), então o Bran não poderia wargar no Hodor do passado. A saída me parece ser o próprio Corvo de Três Olhos, mas isso é apenas hipótese minha.

O curioso, com isso, é que de certa forma a coisa já "estava escrita", e o Brynden não deveria ficar supreso com o que o Bran fez, pois ele já saberia o que aconteceria.

Uma correção ao post que você citou: Eu reclamei que os olhos de Hodor ficaram brancos e depois normais, mas esse é justamente o normal quando ele é wargado na série. Acontece assim naquele episódio em que o grupo de Bran está preso e Hodor quebra as correntes e também acontece assim quando eles vão entrar na caverna do Corvo.

Enfim, não gosto muito desses paradoxos. Preferia que não ocorressem nessa história.

Sim, ele diz que a tinta está seca e que o passado não pode ser mudado. O que me incomodou exatamente nesse bootstrap paradox? Até onde me lembro, em outras ocasiões que esse tipo de paradoxo ocorre nas histórias, o ciclo temporal pode se fechar de forma natural ou acidental. Só que no caso do episódio de ontem, o ciclo só foi fechado por uma intervenção de Brynde. Foi ele que disse que Bran não estava pronto para substituí-lo e logo depois wargou para o passado com Bran. Brynden, até onde sabemos, só levou Bran para lá com o intuito de fechar o ciclo de Hodor.

A questão é: Aquilo era necessário? Bran poderia ter controlado Hodor no presente mesmo.

Então o que significa dizer que a tinta está seca? Sei lá, eu acho muito confuso e forçado. Eu acharia mais interessante se a interferência de Bran no passado de Hodor tivesse ocorrido de forma mais natural, fechando assim o ciclo do paradoxo.
 
A questão é: Aquilo era necessário? Bran poderia ter controlado Hodor no presente mesmo.

Então o que significa dizer que a tinta está seca? Sei lá, eu acho muito confuso e forçado. Eu acharia mais interessante se a interferência de Bran no passado de Hodor tivesse ocorrido de forma mais natural, fechando assim o ciclo do paradoxo.

No meu entender, o Bran só interferiu no presente mesmo, aquilo lá do passado ele está só observado (mas para isso minha teoria do Brynden wargar no Hodor teria que estar mais ou menos correta). A importância de ele ver isso? Bem, ele queria saber o que aconteceu com o Hodor no fim das contas. Talvez assim o Bran entenda a dimensão do sacrifício que ele fez, o que pode ser relevante pro desenvolvimento/crescimento do personagem.
 
No meu entender, o Bran só interferiu no presente mesmo, aquilo lá do passado ele está só observado (mas para isso minha teoria do Brynden wargar no Hodor teria que estar mais ou menos correta). A importância de ele ver isso? Bem, ele queria saber o que aconteceu com o Hodor no fim das contas. Talvez assim o Bran entenda a dimensão do sacrifício que ele fez, o que pode ser relevante pro desenvolvimento/crescimento do personagem.

Acabei de rever o final do episódio. Brynden morre (após um mini-monólogo estranho "the time has come... leave me") e só depois tem a cena da epilepsia de Hodor.
 
Acabei de rever o final do episódio. Brynden morre (após um mini-monólogo estranho "the time has come... leave me") e só depois tem a cena da epilepsia de Hodor.

Mas minha hipótese é que ele já havia wargado no Hodor lá no passado mesmo, não através do futuro. The ink is dry.

Em algum momento do passado ele (Brynden) pode ter visto como ele morreria, qual o papel do Bran na história, e o que o Hodor poderia fazer. Então ele, lá no passado, warga no Hodor pra lhe transmitir a mensagem. O que o Bran viu foi apenas o que de fato já havia acontecido.
 
Então você acha que Bran só estava assistindo a cena no passado, sem interferir e que Brynden, no passado, na época daquela visão, wargou em Hodor para transmitir uma mensagem? É isso?
 
Então você acha que Bran só estava assistindo a cena no passado, sem interferir e que Brynden, no passado, na época daquela visão, wargou em Hodor para transmitir uma mensagem? É isso?

Exato. Foi a explicação que consegui encontrar que casasse com a ideia de que o passado não pode ser alterado. Se realmente é assim, alguma coisa deve ter sido feita lá no passado mesmo. E por alguém que sabia do futuro. A opção mais lógica me parece ser o próprio Brynden.
 
E qual foi a utilidade da mensagem enviada por Brynden para Hodor no passado? Honestamente eu não vejo utilidade alguma.
 
E qual foi a utilidade da mensagem enviada por Brynden para Hodor no passado? Honestamente eu não vejo utilidade alguma.

Mostrar o que ele deveria fazer no futuro. O passado não pode ser mudado, mas o futuro sim. Hodor provavelmente teve uma visão da prórpia morte - sua última e derradeira missão. Assim ele não teve dúvidas sobre como agir quando o fato de desenrolou.
 
Mostrar o que ele deveria fazer no futuro. O passado não pode ser mudado, mas o futuro sim. Hodor provavelmente teve uma visão da prórpia morte - sua última e derradeira missão. Assim ele não teve dúvidas sobre como agir quando o fato de desenrolou.

Agora entendi. Fez mais sentido, bem mais sentido mesmo. Essa interpretação (vou chamar de interpretação pq eu não acho que a série foi clara sobre o que exatamente aconteceu) exige muito, mas muito mesmo da capacidade de Brynden de prever o futuro, já que estamos falando de eventos muitos e muitos anos no futuro, depois de muitas decisões bizarras ocorreram. De qualquer forma, qual seria o futuro alternativo? Se Brynden não tivesse interferido em Hodor no passado? Se Bran chegasse até Brynden com Wyllis, ao invés de Hodor, será que Bran teria sangue frio para sacrificar o próprio amigo naquela ocasião? Talvez não e talvez tudo estaria perdido.

Sei lá, está tudo muito confuso ainda, mas eu gosto dessa explicação pq ela não envolve exatamente um paradoxo temporal.
 
giphy.gif
 
Devo confessar que é um dos motivos de eu defendê-la :dente:

Existe algo de estranho nessa teoria (talvez pq esteja incompleta, não pq esteja errada), pois os exemplos conhecidos de visões do futuro são extremamente turvos e metafóricos (sonhos de Bran durante o coma e as visões de Jojen).

No começo eu achava que o Corvo enviava essas visões para todos os seus alvos, buscando manipulá-los de alguma forma (assim como devem estar fazendo com Daenerys - the glass candles are burning). Só que isso traz dois problemas: Ou a teoria está errada e os sonhos metafóricos são a manifestação do dom premonitório no Mundo de Gelo e Fogo (o que combina com uma declaração de Martin sobre o assunto - cito mais abaixo) ou então a magia de envio de mensagens através de sonhos e visões é limitada mesmo, de modo que a mensagem original acaba sempre sendo codificada na forma de metáforas, algo como um Google Translator muito ruim. Nada impede que as duas ideias coexistam (o dom dos videntes verdes é puramente deles e é limitado, já que o futuro é muito incerto e confuso) e é possível enviar visões e profecias para outras pessoas, mas a mensagem sempre se torna algo metafórico.

Qual é o meu ponto? Será que realmente é crível que Brynden teve uma visão tão clara e lúcida do futuro, com tantos detalhes que ele conseguiu até mesmo identificar o momento do "hold the door"? Nós temos tantos exemplos de visões com o mar invadindo Winterfell, um lobo alado acorrentado ao chão, lulas em mares de sangue e de repente aparece Brynden totalmente capaz de ler o futuro como um livro com a tinta seca? Parece uma premissa bem forte.

Por outro lado, a série não me pareceu nem um pouco categórica sobre o que exatamente aconteceu com Hodor. O encadeamento de eventos não torna inequívoco que Bran controlava Hodor do presente através de Hodor do passado. Na verdade é o contrário: Os olhos de Wyllis só indicam o estado wargueado no final do episódio, muito depois de Hodor ter reagido ao medo e ajudado Meera. Aliás, ele ficou com os olhos brancos nesse momento que saiu do medo, indicando que Bran poderia estar controlando-o, mesmo durante a visão do passado - o próprio Brynden diz para Bran ouvir Meera. Se bem que logo depois que Brynden fala isso, Bran olha para Wyllis, mas nada é mostrado acontecendo na cena do passado.

Há evidências boas para rejeitar a hipótese de que Bran foi o causador do trauma de Hodor. Por outro lado, ainda não dá para rejeitar a hipótese de que foi tudo arquitetado por Brynden.
 
Existe algo de estranho nessa teoria (talvez pq esteja incompleta, não pq esteja errada), pois os exemplos conhecidos de visões do futuro são extremamente turvos e metafóricos (sonhos de Bran durante o coma e as visões de Jojen).

No começo eu achava que o Corvo enviava essas visões para todos os seus alvos, buscando manipulá-los de alguma forma (assim como devem estar fazendo com Daenerys - the glass candles are burning). Só que isso traz dois problemas: Ou a teoria está errada e os sonhos metafóricos são a manifestação do dom premonitório no Mundo de Gelo e Fogo (o que combina com uma declaração de Martin sobre o assunto - cito mais abaixo) ou então a magia de envio de mensagens através de sonhos e visões é limitada mesmo, de modo que a mensagem original acaba sempre sendo codificada na forma de metáforas, algo como um Google Translator muito ruim. Nada impede que as duas ideias coexistam (o dom dos videntes verdes é puramente deles e é limitado, já que o futuro é muito incerto e confuso) e é possível enviar visões e profecias para outras pessoas, mas a mensagem sempre se torna algo metafórico.

Qual é o meu ponto? Será que realmente é crível que Brynden teve uma visão tão clara e lúcida do futuro, com tantos detalhes que ele conseguiu até mesmo identificar o momento do "hold the door"? Nós temos tantos exemplos de visões com o mar invadindo Winterfell, um lobo alado acorrentado ao chão, lulas em mares de sangue e de repente aparece Brynden totalmente capaz de ler o futuro como um livro com a tinta seca? Parece uma premissa bem forte.

Por outro lado, a série não me pareceu nem um pouco categórica sobre o que exatamente aconteceu com Hodor. O encadeamento de eventos não torna inequívoco que Bran controlava Hodor do presente através de Hodor do passado. Na verdade é o contrário: Os olhos de Wyllis só indicam o estado wargueado no final do episódio, muito depois de Hodor ter reagido ao medo e ajudado Meera. Aliás, ele ficou com os olhos brancos nesse momento que saiu do medo, indicando que Bran poderia estar controlando-o, mesmo durante a visão do passado - o próprio Brynden diz para Bran ouvir Meera. Se bem que logo depois que Brynden fala isso, Bran olha para Wyllis, mas nada é mostrado acontecendo na cena do passado.

Há evidências boas para rejeitar a hipótese de que Bran foi o causador do trauma de Hodor. Por outro lado, ainda não dá para rejeitar a hipótese de que foi tudo arquitetado por Brynden.
Tenho lido a discussão de vocês sobre qm "causou" a situação do Hodor, mas interpretei o fato bem diferente de vocês.

O que me pareceu é q a situação ficou tão descontrolada no ambiente "mágico" das raízes do represeiro, q isso afetou a própria árvore e a interação dela com o passado. Desta forma, a própria árvore, com sua atemporalidade, "vazou" o grito da Meera pro Hodor e o Wyllis acaba ouvindo.

Aí vem a parte estranha da minha interpretação: o Bran tenta wargar no Hodor (presente) ainda conectado à árvore, e ao fazer isso, conecta Hodor a Wyllis de uma forma q não deveria ocorrer, e por isso o "vazamento do áudio" o afeta tanto.

Por fim, acho q o Bran teve culpa indireta no fato...o q deu o problema foi a conexão dos dois Hodor.


Pro resto do episódio:

- Concordo com o @Neithan . Foi um fim mto rápido pra um núcleo muito importante no desenvolvimento da trama...Explora o treinamento da Arya até cansar qlqr pessoa, mas o núcleo da guerra de verdade não....

- Sansa tentando se mostrar forte, mas com tendência a gerar mais problema.

- Euron Greyjoy conseguiu superar o Daario como ator discrepante do personagem e caracterização/figurino/maquiagem que nem de mto longe o deixaram tão ameaçador qnto deveria ser

- Kingsmoot com Theon e sem Victarion foi fraquíssimo....

- Varys perdendo a compostura e demonstrando outras emoções, proncipalmente raiva e medo. Fantástica cena!!

- Não sei se os livros seguirão a mesma teoria de criação dos WW...sempre me pareceu q eles estavam lá desde antes dos First Men. Se seguirem, me desanimo um pouco. As Crianças eram fodas o suficiente pra quebrar a ligação continental de Essos e Westeros, afundar o Moat Callin e talz...não acho q eles criariam os WW.

Acho q só... :mrgreen:
 
A pergunta relevante é: Pq o Corvo levou Bran para o passado sabendo que a merda estava chegando?
 
A pergunta relevante é: Pq o Corvo levou Bran para o passado sabendo que a merda estava chegando?

Pra essa pergunta, vc teria q aceitar q ele VÊ o futuro tal e qual, e não em profecias, como vc mesmo disse uns posts atrás. Não acho q ele veja...

Tava conversando com meu irmão hj e comentei isso: as "midias visuais" (séries, filmes,...) tendem a tratar a magia como uma coisa sem custos, sem grandes dificuldades, o que é bem oposto aos livros e afins.

Eu já estou achando uma incongruência mto grande da série o Bran ver coisas q estão além do limite dos represeiros...pelo q foi apresentado até agora nos livros, a habilidade depende do q as árvores presenciaram: Ned e Theon rezando, um sacrifício dos First Men...

Estender isso pra ver qlqr coisa do passado pode criar esse problema: observar a história E prever o futuro não tem a mesma conexão.
O próprio livro diz isso: nasciam 100 Crianças q se conectavam às árvores, e apenas 1 a cada 100 tinha sonhos verdes.

No fim das contas: não acho q o Brynden sabia exatamente o q aconteceria.
 
Eu também acho uma incongruência isso que você citou, de Bran ter visões além do alcance dos represeiros. Se a Torre da Alegria não for apresentada para nós através das visões de Bran, acho que só resta Howland Reed nos livros - o que será um desvio bem grande da série, mas tb não sei quais seriam as implicações disso.

Enfim, concordo com vc, mas como a série definiu que é possível ver mesmo além do alcance do represeiro, então isso não exclui a possibilidade da influência de Brynden.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo