• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Havia prazo para ir à Terras Imortais?

Elessar Hyarmen

Senhor de Bri
Após a derrota de Sauron na segunda era houve pelo que entendi uma migração de elfos para Aman, principalmente dos elfos de Lindon e Valfenda.

Na terceira era, o processo de migração (retorno para alguns) foi muito acelerado como percebemos na história do Senhor dos Anéis, quando da partida de vários elfos como Elrond, Celeborn, Galadriel, Thranduil, Legolas e vários outros.

Durante o início da quarta era com o reinado de Aragorn, uma migração de elfos da Floresta Escura para Ithilien percebemos uma mudança na demografia das regiões élficas como das mudanças provocada pelo êxodo de Lothlórien, Valfenda, Lindon e outras regiões.

Ou seja, na quarta era haviam processos de migração de elfos para as Terras Imortais, mas minha dúvida é o seguinte:

Havia algum prazo para os elfos irem à Aman? Se alguns elfos quisessem por exemplo, ficar mais mil anos da "quarta era" e depois ir para o Oeste era possível? Os Valar os receberiam protamente independente do tempo?

Ou a quarta era seria o prazo limite para o retorno de alguns e novidade para outros elfos?

Espero que tenha sido claro na minha explicação.
 
Não havia prazo. Ia quem queria na hora que queria.

Houve um aumento na partida de Elfos com o fim da Terceira Era porque com a derrota de Sauron e a destruição do Um Anel, os Três Anéis por sua vez também perderam seus poderes; e como os reinos de Lórien e Valfenda eram em grande parte mantidos através do poder de seus respectivos anéis, já era esperada uma decadência irreversível deles, de modo que os Elfos que lá habitavam resolveram partir antes de ver tal coisa se consolidando de fato, o que sem dúvida lhes seria muito dolorosa.
 
Prazo? Sim e não, resposta élfica. Os elfos evidentemente não tinham uma data fixa para sair da Terra-Média, mas aqueles que se recusavam a ir eventualmente definhavam e seus espíritos ficavam vagando por aí, como fantasmas que se recusam a voltar para os Salões de Mandos.

Por isso que várias áreas da Terra-Média eram consideradas assombradas. Interessante pensar que tantos elfos assim se recusaram a ir. Também é dito que por isso que era perigoso tratar com Necromancia, já que alguns espíritos élficos podiam fazer mal e até assumir o corpo e mente, eventualmente mais fraca, de humanos que tentassem controlar esses espíritos. Esses espíritos podem ter sido corrompidos por Melkor/Sauron, eles próprios espíritos mais fortes que os elfos, mas este assunto ainda é tabu em Tolkien e embora eu pense que alguns foram usados, não posso provar. Não, é claro, durante a Quarta Era.

O último elfo a sair de forma casual, leia-se através dos barcos, que se tem notícia é o próprio Círdan. Ele faz a viagem com Gandalf e cia. nos Portos Cinzentos, mas como ele tem a missão dada pelos Valar de levar todos os elfos para as Terras Imortais, ele deve ter retornado para levar eventuais retardatários. Obviamente isso não está em O Senhor dos Anéis, não era interesse do escritor do Livro Vermelho mostrar a missão de Círdan. Mas em outros lugares, alguns não canônicos, a missão de Círdan é de certa importancia.

Como sempre, acabei sendo levado para outros assuntos.

Por sua vez, negar o chamado de retorno já era um sinal de corrupção de seus espíritos, mas continuavam elfos e "isso quer dizer bom povo".
 
Última edição:
acho que não, mas o único elfo especializado em fazer os bacos, que se saiba, era o Cirdan, mas ele pode ter deixado algum tipo de aprendiz para caso outros elfos quisessem fazer a viagem após a partida do mestre barqueiro
 
Provavelmente poderia ter deixado, ou quem sabe ensinado alguém a arte de fazer barcos, mas isso iria contra a determinação dos Valar, que ele esperasse para levar os elfos que assim desejavam ir. Como ao menos Thranduil e Celeborn ficaram na Terra-Média, acho que ele poderia voltar. Não que os elfos precisassem de Círdan para isso, evidente que alguns foram às Terras Imortais sem Círdan, como Legolas (tendo levado Gimli ou não).
 
Bem, pelo que diz o livro, se não me engano, Legolas e Gimli foram para Aman no ultimo barco para lá.
Mas agora me surge uma duvida, no prologo de A Sociedade do Anel diz que Celeborn quando partiu levou consigo a ultima memoria viva dos dias antigos na TM, isso quer dizer que ele foi o ultimo a partir ou o unico mais velho?
 
O Retorno do Rei diz que há uma lenda que Gimli e Legolas foram juntos de barcos para às Terras Imortais, não diz nada que eles foram. E também diz que eles foram os Últimos da Sociedade do Anel.

Celeborn levou consigo a memória dos dias das Primeira e Segunda Eras, ele era apenas o único que tinha visto que permanecia na TM, Elrond e Galadriel já estavam em Tol-Eressëa nesta época.

Haran, e talvez na Sexta eles ficasse detidos nos flets que eles usavam como casas. Prisão domiciliar, sabe?
 
Automaticamente os elfos percebiam que a Quarta Era o "prazo máximo" para o retorno a Aman. Se um elfo também quisesse ficar mais tempo na quarta era não quer dizer que ele era uma espécie de "pecador".
 
Só virariam "fantasmas" se morressem e se recusassem a ir a Mandos. No mais, continuariam vivendo nos seus cantos.
 
Só virariam "fantasmas" se morressem e se recusassem a ir a Mandos. No mais, continuariam vivendo nos seus cantos.


Pode até ser mesmo, independente do tempo que ficassem na TM durante a Quarta Era, seja 100, 200 ou 500 anos.
Como eu disse, automaticamente os elfos iriam perceber que seu tempo na TM acabou e que era hora de ir para Aman.
 
Bem. agora sim entendi, quando Legolas e Gimli foram embora, nao restou mais nada da Sociedade na TM!
 
Acho que mais que perceberiam, gostariam disso mesmo, tanto que todos foram e não encontramos mais ninguém. Seria, sem o poder dos Três, tão sofrido para os elfos ficarem na Terra-Média que eles logo iriam embora.

Exceto caso algo muuuito forte prendessem eles lá, como Arwen, o mais perto de um elfo que ficou na Terra-Média que tenho notícias.
 
Última edição:
Também acredito que não. Isso é mais uma questão de percepção dos próprios elfos.

Vale lembrar que embora a Quarta Era fosse a Era dos Homens, haviam ainda muitos elfos que moravam na Terra média. Como exemplo, os elfos de Mirkwood, de Ithilien, de Valfenda e de Lindon.

Como disseram aí acima, talvez esse processo de retorno durante a Quarta Era pode ter levado 100 anos ou até mais.
 
A meu ver, os elfos não tinham mais ligação com a TM... Já não tinham a inspiração ou mesmo o talento para grandes feitos como os antigos elfos e principalmente, a arte plena dos que vieram de Valinor.

Se não fosse por isso, é claro que eles poderiam se demorar por mais tempo, visto que sem o perigo das Sombras, a TM poderia ser finalmente elevada ao esplendor das antigas Eras e suas construções.
Até mesmo os númenorianos, que deveriam ter mantido sua antiga cultura decairam em Númenor e em Gondor sem a devida assistência elfica. E lembrando, os elfos se cansaram da Terra como era conhecida, principalmente, depois de alguns homens terem lutado ao lado de Morgoth.

É dito que disso os elfos não esqueceram, nem esqueceriam. Sendo assim, a transformação e evolução dos Homens foi diminuida. Restou, a meu ver, para os remanescentes dos Homens, aprenderem com os Anões...
 
Sim, não havia limite de tempo para os Elfos partirem da TM para Aman. Podiam partir quando quisessem ou continuar na TM pelo tempo que decidissem.
O fato era que como foi dito, eles não tinhammais nenhuma ligação com a TM, ou possuiam grandes talentos como seus antepassados. Sem contar que como é dito no livro, a quarta era é a era dos Homens, não havia mais necessidade deles continuarem ali. O melhor era voltar para juntos dos Ainur como devia ter sido desde o inicio das Eras.
 
Boa noite, oque acontece com o Reino da Floresta das Trevas depois da destruiçao do anel? Thranduil vai para as terras imortais junto com Legolas e Gimli ou fica no seu reino?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo