1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Harondor e sua importância

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Guardião de Ithilien, 9 Ago 2008.

?

Por quê Harondor era muito disputada?

  1. Harondor era uma região rica em recursos naturais

    0 voto(s)
    0,0%
  2. Era um local onde haviam pessoas a serem escravizadas por Umbar e Harad

    0 voto(s)
    0,0%
  3. Era apenas uma questão de posição estratégica favorável ter o domínio de Harondor

    4 voto(s)
    100,0%
  4. Nenhuma das opções acima

    0 voto(s)
    0,0%
  1. Oi!

    Recentemente lendo os apendices do RDR, eu veririquei que Harondor era uma região bastante disputada entre Gondor, Harad e Umbar. Diversas guerras foram travadas em Harondor, principalmente nas imediações do rio Poros.
    Estas guerras ocorreram em vários momentos e percebi que em certas ocasiões Harondor estava nas mão dos Haradrim e em outros momentos os homens de Umbar a tomavam e logo em seguida Gondor fazia a mesma coisa.

    Se não me engano, Harondor também se chamava Gondor do Sul e o mais interessante é que a região era vazia demograficamente, acho que alguns feudos moravam lá.

    Muitas regiões de Gondor era objeto de disputas entre vários governos, mas, porque Harondor era palco de tantas disputas territorais durante a Terceira Era sendo que lá tinha um vazio demográfico considerável?

    Terial algo a ver com relação aos recursos naturais da região, ou então devido ao número de habitantes a serem escravizados, ou ainda era devido a sua posição estratégia favorável? Ou nada disso? :ahn?:

    Obrigado!:D
     
    Última edição: 9 Ago 2008
    • Ótimo Ótimo x 1
  2. Lord Khamûl

    Lord Khamûl Usuário

    Com relação a Harondor, dê uma lida neste artigo, acho que vai tirar um pouco da sua dúvida:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Com relação a sua enquete, na verdade, a primeira e segunda opção são relevantes e podem considerá-las como elementos diretos nas guerras da região. Mas eu acabei votando na terceira opção.

    Mas espere que mais pra frente haverá outro artigo que estou terminando sobre as guerras ao sul de Gondor.
     
    Última edição: 9 Ago 2008
    • Ótimo Ótimo x 1
  3. Lórien Leaf

    Lórien Leaf Usuário

    A região realmente era muito disputada pelos haradrim, homens de Umbar e por Gondor, ao longo de milhares de anos.

    Vendo o mapa da região, eu acho que Harondor estava numa posição privilegiada e estratégica para o dominio da região.

    Eu também votei na terceira opção.
     
  4. Lord Khamûl

    Lord Khamûl Usuário

    Essa dúvida do Guardião de Ithilien é muito interessante e se identifica com meus trabalhos sobre os conflitos do Sul que a meu ver são fascinantes.
    Fico imagianando os conflitos de Gondor com os sulistas como algo super épico, batalhas entre os exércitos de Gondor, Rohan contra os Variags de Khand e os haradrim com seus olifantes.
     
  5. Eu li o artigo Lord Khamul e achei super interessante mesmo. Você fez um relato detalhado de como estava Harondor ao longo das Eras e gostei muito. Isso mostra como a região era bastante disputada entre os Haradrim e os homens de Umbar pelo domínio da região. Achei também interessante sua colocação quando afirma que Harondor possui duas características distintas, onde ao norte fica uma região mais rica em recursos naturais e por esta próximo a Ithilien do Sul, que a meu ver seria realmente uma província bem diversificada ambientalmente falando.
    E com relação aos conflitos que lá ocorreram de um modo geral, principalmente nas proximidades do rio Poros. Como você disse, lá foi um grande palco das disputas territoriais.

    Excelente artigo mesmo, mais uma vez parabéns e fico impressionado com sua habilidade em escrever de forma muito detalhada e técnica.
     
  6. Lord Khamûl

    Lord Khamûl Usuário

    Sim, o rio Poros foi uma espécie de "palco" onde várias guerras foram travadas na região.

    Harondor sempre foi uma região disputada por sulistas e homens de Gondor.
     
  7. Morgomir

    Morgomir Ou não.

    Harondor era estrategicamente interessante para Harad, Gondor e Khand. Não tenho dúvidas de que lá foram travadas muitas batalhas, certamente era uma região que necessitava um olhar atento por parte de Gondor. Não podemos esquecer de que uma das principais cidades de Gondor (Pelargir) está extramamente próxima do rio Poros, o que certamente foi importante para o seu desenvolvimento militar, principalmente durante a Guerra do Anel quando as tropas sulistas passaram por lá.

    Pra quem gosta de mapas (mesmo que não sejam canônicos) aí vão 2 que retratam um pouco da região:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  8. Realmente esses mapas são muito bons, mesmo sendo canônicos.
    Dá para ter uma noção do tamanho da região de Harondor.
     

Compartilhar