• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Há algo de podre no meio editorial

Minha interpretação 🤓 ☝️
Na lógica machista, o homem chernobílio se vê como um ser superior que come mulheres. Na tirinha, porém, é a mulher, gigante, que come um homem minúsculo que vira um dejeto qualquer em seu intestino.
Em muitas tirinhas recentes da Laerte, essa situação literalmente absurda e algo grotesca desconstrói valores que, embora socialmente aceitos, são, por si sós, absurdos.

Minha interpretação 🤓 ☝️
Na lógica machista, o homem chernobílio se vê como um ser superior que come mulheres. Na tirinha, porém, é a mulher, gigante, que come um homem minúsculo que vira um dejeto qualquer em seu intestino.
Em muitas tirinhas recentes da Laerte, essa situação literalmente absurda e algo grotesca desconstrói valores que, embora socialmente aceitos, são, por si sós, absurdos.
De fato, faz sentido meu jovem.

de fato.webp

bruce mandou o link e estou compartilhando com vocês. não comentarei o conteúdo das mensagens, porém, quero comentar umas coisas que estou pensando desde ontem à noite, depois de ler um tanto de gente no bsky e sim, no twitter: o que é exatamente que a gente espera desse rolê todo? digo nós pessoas que estamos todas chocadas, mas ao mesmo tempo não temos relação direta com ninguém ali? fim de novela com vilão sendo humilhado? o que esperamos com cada "meus dois centavos sobre..." e aí seguem coisas que às vezes beiram à irresponsabilidade (acusações já fora do campo dessa história dos emails)?

em redes sociais já tem gente cobrando as namoradas e esposas dos caras e tipo, se é uma cilada namorar esses caras, a decisão é delas, wtf. já tem gente agora achando que o ponto central da questão é que a vanessa barbara "não deveria ter lido os emails". que ela estava errada porque "confiou em homem". e peloamor, não. não. ela não estava errada e nem está errada em compartilhar a história. notem: a coisa toda já circulou e os alvos já são as mulheres de novo. não dá, gente.

e eu não vou passar pano, mas a ideia a partir de agora é exatamente qual? esperar que cada um redija uma desculpa meia bomba "foi, mal, fui moleque"? que percam os empregos, mulheres e sejam afastados das filhas? vocês realmente vão deixar de comprar livros da editora lá? pq eu sinto informar, atualmente é a casa que tem trazido os melhores livros para o brasil, haha. que bosta. enfim.

coloquem a mão na consciência tb, especialmente quando forem (e conhecerem pessoas que estão indo) atrás das gurias na vida desses caras. elas não tem absolutamente nada a ver com isso. e, como disse já lá no meu primeiro post, o pouco de justiça que uma pessoa que não é a lei e nem é amiga/conhecida dessas pessoas pode fazer é comprar os livros da vanessa. inclusive acabei de lembrar que ela traduziu o grande gatsby para a companhia, acredito que alguma porcentagem ela deve receber na venda porque tradução também é protegida por direito autoral.

1737376533981.webp

1737374909514.webp

O que eu espero, honestamente, é visibilidade à obra da Vanessa e que mulheres possam reconhecer os sinais de um relacionamento abusivo mesmo quando eles forem sutis. Quanto aos caras, espero que, hoje, eles sejam pessoas melhores, mas o meu foco é nas obras da Vanessa, não nas deles. Li uma, que achei incrível, e vou procurar ler outras.​

Vi o tópico e os comentários de vocês, aí ontem enquanto ia para o trabalho escutei o podcast, só depois vi a lista dos envolvidos lá no bsky. E porra... que gastura ficar sabendo de toda essa situação.

Não sou muito fã da obra da Vanessa, já li o livro de crônicas e o Noites de alface dela, além de um ou outro artigo aqui e acolá. Não fazia ideia desse contexto por trás do 'operação impensável', e já li o livro do tribunal muito tempo atrás sem saber do contexto, com esse aí até simpatizei na época. Estranhei o sumiço dela logo após o operação, acho que foram alguns anos sem lançar nada por nenhuma editora, mas achei que era só a vida acontecendo mesmo, sabia que ela teve uma filha e por aí vai, não imaginava todo esse tumulto de bastidor. Quando saiu o 'Três camadas de noite' dei uma estranhada ter saído pela Fósforo, achava ela mais com a cara da linha editorial da Todavia. Perdoai este pobre ignorante, Vanessa!

Acho que esse último post da Anica resume bem a sensação de o que esperar do 'pós dessa situação'. Sobre a lista de envolvidos... mano, que decepção. Tinha alguns ali que eu gostava bastante, já tinha trocado um comentário ou outro online e até conhecido pessoalmente e conversado em alguma feira ou festival literário, e por todo o discurso e aparente bom senso que propagam por aí não imaginaria que estivessem envolvidos em algo assim.

Imagino que deve ser algo quase claustrofóbico pra ela ter passado por tudo isso, com essa galera que tem toda essa posição, público e voz dentro do mercado editorial e só meia dúzia de gato pingado e alguns mais próximos sabendo da situação, dado que literatura é a vida e o trabalho dela.

Sobre o cenário do F.P.C bridge acho que no momento tá batendo, dado algumas manifestações citadas acima e pelo menos nas rede sociais dos demais, agora é tudo silêncio e comentário trancados.

Como citado pelo Mavs, toda força à Vanessa.

Nota de rodapé: o autor do post achou curiosa a relação de um podcast sobre CPF envolvendo um grupo de nome FPC.

nossa, eu apaguei completamente o muquifo da memória (é coping mechanism? memória de peixe? não sei), mas pensando em retrospecto aqui que tinha cara de mais de 20 anos dando em cima de menina de 13 anos (só o meu ex foram 2), a gente vê como a coisa toda era bem problemática.

P.S.: Embora o povo que tem/teve contato com o mundo da Literatura esteja falando que todo mundo já ouviu falar sobre a história, eu só fui saber sobre isso ontem. Ainda vou demorar um tempo para processar essa merda toda e estou muito chocada. Não que eu nutrisse algum afeto pelos caras envolvidos, nada disso (acho que só li um livro de um dos caras da lista, pra falar a verdade), estou chocada porque eu ainda teimo em acreditar nas pessoas e fico enojada quando elas mostram o quão escrotas podem ser.
Tava conversando com uma amiga que manja dos paranauês literários ontem e ela ficou surpresa que eu não sabia dessa história. Acho que também porque eu tomei distância da literatura nacional em meio ao boom dos envolvidos. Nessa de conversar com outros que sempre estiveram no rolê literário é que soube que a "fofoca" era antiga, mas ninguém tinha certeza de nada. Enfim, Vanessa botou a boca no trombone e agora eu não consigo deixar de pensar que pactos por vezes falam mais que o talento para termos tido um recorte tão monocórdico em certo período da nossa literatura.

ah, gente. eu já falei q tem um que eu defendo a escrita meeeermo porque sempre gostei do que ele escreveu. meus posts estão por aí, não vou fazer a doida e agora dizer que sempre foi uma bosta por causa dessa história toda.

sobre os outros, a maioria eu não li, e os que li eu não tenho a menor vontade de reler ou procurar algo novo há anos, até porque como comentei, eu comecei a passar longe de livro nacional escrito por homem porque dicklit realmente não me desce mais. e não só dos nacionais, mesmo dos gringos eu acabo lendo homem normalmente quando o gênero é terror.

(dick tá liberado, antes que pensem que damarizei. jamais.)

Tópicos similares

Valinor 2025

Total arrecadado
R$30,00
Termina em:
Back