• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Great Freedom (Grosse Freiheit, 2021)

Molly Bloom

Vadí? Nevadí.
great-freedom-1024x576.jpg

O longa-metragem Grosse Freiheit (2021, 116 min), terceiro filme do austríaco Sebastian Meise (1976-), acompanha os três momentos em que Hans Hoffmann é preso por ser homossexual, o que é tratado como infração penal pelo parágrafo 175 da Constituição alemã.
  • 1945: a primeira vez ocorre logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando Hans é transferido diretamente do campo de concentração, onde havia sido encarcerado pelo mesmo motivo. Destruído pelo campo de concentração, ele vai começar uma relação com o seu parceiro de cela Viktor, acusado de homicídio. Inicialmente, Viktor sente repulsa por Hans, mas, com o passar do tempo, ambos vão desenvolver uma relação duradoura.
  • 1957: desta vez, Hans e um amante são descobertos pelas autoridades. Embora esteja cheio de vitalidade e desejoso de sair do cárcere, o mesmo não acontece com o seu parceiro.
  • 1968: Hans é flagrado mantendo relações sexuais em banheiros públicos. Nesse momento, já não tem mais a energia de antes, está mais apático (e prático) diante das possibilidades que encontra para viver a sua vida.
O filme inicia com cenas de práticas sexuais em banheiro público (o que ficou conhecido como "banheirão"), ou seja, com aquilo que o Estado alemão considera justificativa para a prisão de Hans em 1968. As cenas, ao contrário do que se poderia pensar, não são apelativas, tudo é mostrado com certa frieza. Depois disso, os três períodos que Hans passa no cárcere são apresentados de forma recortada e não linear, conferindo certo dinamismo ao filme, que, em geral, é mais vagaroso e denso.

Franz Rogowski (Hans) e Georg Friedrich (Viktor) apresentam grandes atuações e convencem ao colocarem questões na estrutura heterossexual e encontrarem um espaço para o carinho em ambiente bastante masculino, avesso a qualquer aproximação mais afetiva entre as pessoas.

É possível assistir ao trailer no MUBI.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo