• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Glorfindel ou GlorfidelS?

Gwaihir ß

Usuário
Aê gente,
Estava (re)lendo o Silmarillion e me bateu uma dúvida. O Glorfindel "Cabeleira-Dourada" que lutou ao lado de Turgon e morreu nas Cirith Niniarch por um Balrog pode ser o mesmo Glorfindel do cavalo Asfaloth, que o Rei dos Bruxos teme, que estava no Conselho de Elrond?
Eu tenho algumas hipoteses, mas nao vo falar até ouvir a opinião de vocês, da Valinor :mrgreen: .
 
Pode sim, ja que as almas dos elfos (creio que nem todos) voltam de Mandos, diferente da dos homens que ao fim de suas vidas encontram o sono eterno.
 
Etyel disse:
Os homens não encontram o sono eterno ao fim de suas vidas não...
Isso mesmo. Nem mesmo os Elfos sabem para onde vai o espírito dos Homens depois de passar por Mandos.
 
O Glorfindel "Cabeleira-Dourada" que lutou ao lado de Turgon e morreu nas Cirith Niniarch por um Balrog
ele ñ morreu por um balrog qlqer ele morreu por Gothmog o rei dos balrog esse q tbm morreu na luta :wink:
 
Não... Gothmog matou e morreu nas mão de Ecthelion.
Foi um Balrog "qualquer" que matou Glorfindel para morrer em seguida.
 
Proview disse:
Não... Gothmog matou e morreu nas mão de Ecthelion.
Foi um Balrog "qualquer" que matou Glorfindel para morrer em seguida.
putz foi mesmo ai como sou burro adoro essa pate do silma e me confundo assim :oops:
 
Ae Maglor, eu li o HoME 12, e pelo o que compreendi:
Glorfindel matou o Balrog e morreu;
Glorfindel foi para Mandos;
Glorfindel desembarcou na TM junto com Olórin;
É isso?
 
Sora disse:
Etyel disse:
Os homens não encontram o sono eterno ao fim de suas vidas não...

encontem sim!
vc nao lembra?

"9 anéis para os homens mortais fardados ao sono eterno"

algo assim...

Magina :P
Isso é um poema, uma figura de linguagem. Ninguém, nem os Valar, sabiam que destino Eru reservava para os homens depois da morte. Só o que se sabia é que os Fea deles davam "um pulinho" em Mandor para depois de dirigir para ninguém sabe onde.
 
Gwaihir ß disse:
Ae Maglor, eu li o HoME 12, e pelo o que compreendi:
Glorfindel matou o Balrog e morreu;
Glorfindel foi para Mandos;
Glorfindel desembarcou na TM junto com Olórin;
É isso?
Pelo que eu saiba, é mais ou menos isso sim. Exceto que, na "versão final", acho que Glorfindel desembarcou na TM junto com os magos azuis, durante a Segunda Era ainda, e bem antes de Olórin.

E mudando um pouco de assunto...


Etyel disse:
Sora disse:
Etyel disse:
Os homens não encontram o sono eterno ao fim de suas vidas não...
encontem sim!
vc nao lembra?

"9 anéis para os homens mortais fardados ao sono eterno"

algo assim...
Magina :P
Isso é um poema, uma figura de linguagem. Ninguém, nem os Valar, sabiam que destino Eru reservava para os homens depois da morte. Só o que se sabia é que os Fea deles davam "um pulinho" em Mandor para depois de dirigir para ninguém sabe onde.
Mais que figura de linguagem, gente... no original, os homens sâo fadados a morrer ("doomed to die"). Não tem nada de eterno sono... :roll:
Mas, falando nisso, acho que Manwë e Mandos sabiam sim o "destino" dos Homens após a morte - eles, Beren, e mais ninguém. :grinlove:
 
Gwaihir ß disse:
Ae Maglor, eu li o HoME 12, e pelo o que compreendi:
Glorfindel matou o Balrog e morreu;
Glorfindel foi para Mandos;
Glorfindel desembarcou na TM junto com Olórin;
É isso?

Como a Elentári disse, o que parece mais provável, por ser a última idéia de Tolkien sobre isso, é que o Glorfindel tenha sido enviado ainda na Segunda Era para ajudar na guerra contra Sauron.
E um detalhe, esse texto é apenas um dos muitos que fazem parte do HoME 12. :)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo