1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Glorfindel ou GlorfidelS?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Gwaihir ß, 27 Jun 2004.

1. Gwaihir ß

Gwaihir ß Usuário

Aê gente,
    Estava (re)lendo o Silmarillion e me bateu uma dúvida. O Glorfindel "Cabeleira-Dourada" que lutou ao lado de Turgon e morreu nas Cirith Niniarch por um Balrog pode ser o mesmo Glorfindel do cavalo Asfaloth, que o Rei dos Bruxos teme, que estava no Conselho de Elrond?
    Eu tenho algumas hipoteses, mas nao vo falar até ouvir a opinião de vocês, da Valinor :mrgreen: .

2. Maglor

Maglor Lacho calad! Drego morn!

Existe um texto do HoME 12 que responde a essa sua dúvida. É exatamente o mesmo Glorfindel, morto em batalha e renascido em Valinor, após seu descanso e cura em Mandos. Ele retornou para auxiliar os elfos na guerra contra Sauron, provavelmente em algum período na Segunda Era.

Leia o texto aqui, ó:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

3. Fenris

Fenris Usuário

Pode sim, ja que as almas dos elfos (creio que nem todos) voltam de Mandos, diferente da dos homens que ao fim de suas vidas encontram o sono eterno.

4. Etyel

Etyel Usuário

Os homens não encontram o sono eterno ao fim de suas vidas não...

5. Felipe Took

Felipe Took Usuário

É exatamente o mesmo Glorfindel.

6. Mith

Mith This server is too busy!

Isso mesmo. Nem mesmo os Elfos sabem para onde vai o espírito dos Homens depois de passar por Mandos.

7. Fenris

Fenris Usuário

encontem sim!
    vc nao lembra?

"9 anéis para os homens mortais fardados ao sono eterno"

algo assim...

8. Anakruss

Anakruss Usuário

É mais ou menos isso..

9. Felagund

Felagund Well-Known Member

ele ñ morreu por um balrog qlqer ele morreu por Gothmog o rei dos balrog esse q tbm morreu na luta :wink:

10. Proview

Proview Go

Não... Gothmog matou e morreu nas mão de Ecthelion.
    Foi um Balrog "qualquer" que matou Glorfindel para morrer em seguida.

11. Felagund

Felagund Well-Known Member

putz foi mesmo ai como sou burro adoro essa pate do silma e me confundo assim :oops:

12. Gwaihir ß

Gwaihir ß Usuário

Ae Maglor, eu li o HoME 12, e pelo o que compreendi:
    Glorfindel matou o Balrog e morreu;
    Glorfindel foi para Mandos;
    Glorfindel desembarcou na TM junto com Olórin;
    É isso?

13. Etyel

Etyel Usuário

Magina :P
    Isso é um poema, uma figura de linguagem. Ninguém, nem os Valar, sabiam que destino Eru reservava para os homens depois da morte. Só o que se sabia é que os Fea deles davam "um pulinho" em Mandor para depois de dirigir para ninguém sabe onde.

14. Elentari R*

Elentari R* Usuário

Pelo que eu saiba, é mais ou menos isso sim. Exceto que, na "versão final", acho que Glorfindel desembarcou na TM junto com os magos azuis, durante a Segunda Era ainda, e bem antes de Olórin.

E mudando um pouco de assunto...

Mais que figura de linguagem, gente... no original, os homens sâo fadados a morrer ("doomed to die"). Não tem nada de eterno sono... :roll:
    Mas, falando nisso, acho que Manwë e Mandos sabiam sim o "destino" dos Homens após a morte - eles, Beren, e mais ninguém. :grinlove:

15. Maglor

Maglor Lacho calad! Drego morn!

Como a Elentári disse, o que parece mais provável, por ser a última idéia de Tolkien sobre isso, é que o Glorfindel tenha sido enviado ainda na Segunda Era para ajudar na guerra contra Sauron.
    E um detalhe, esse texto é apenas um dos muitos que fazem parte do HoME 12. :)

Compartilhar