• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gênio ou CDF ?

Depende do vestibular. Agora é muita ingênuidade um vestibulando contar com o fator sorte para passar numa BOA universidade, né?
 
O vestibular decoreba precisa acabar o Enem pode ser a saída. Passar só na sorte é muito improvável. O psicológico manda também como bem disse a Tay e uma série de fatores. O Palazo entrevistou Rubem Alves aqui no meia palavra. O Rubem Alves fala sobre o vestibular em uma das perguntas. Já faz algum tempo, mas é pertinente ao tema que está sendo levantado.
http://blog.meiapalavra.com.br/2011/01/17/10-perguntas-e-meia-para-rubem-alves/
 
Tipo, mede conhecimento, blz. Mas eu conheço pessoas, conheço mesmo, que passou chutando. E as abertas vai desenrolando só pra nao zerar, blz, não to falando de madicina e tals...Mas ser gênio é um pouco demais...E tem decoreba mesmo, muita questão que caiu no meu vestibular esse ano que passou já tinha caído no do ano passado, foi só questão de decorar mesmo...Mas, claro, tem as que vc realmente aprende. Mas é muito relativo.
 
Acho que o vestibular poderia ser substituido pelo historico do aluno, as notas e todas as atividades extra-curriculares que o individuo teve, contando também outras coisas como por exemplo advertencias que levou.
Seria bem mais justo.
 
Não acho justo dessa forma, Giovanna. Acho q o acesso à universidade tem que permitir a entrada de todos os que desejam estudar. O acesso à universidade não pode ser limitador. E me parece que dessa forma é bastante limitador.
 
É. Porque as atividades extra-curriculares de hoje não são proporcionadas pelo ambiente escolar como é em outros países. Se assim fosse, poderia ser por análise curricular, mas sem a eliminação da prova.

E o ENEM surgiu como algo interessante, bom, mas passou a ser conteudístico atualmente.
 
Concordo, assim realmente, como falou a Giovanna seria algo muito restrito, e outra, como iria se avaliar as atividade extra curriculares de uma e scola pra outra? Tipo, eu na minha escola do ensino médio não tínhamos trabalho, era só prova bimestral, mensal e simulado. E outra e o pessoal de escolas públicas como ficariam?


O ENEM é interessante sim, entretanto, aplicar prova pra mais de 3 milhões de pessoas ao mesmo tempo é muito complicado mesmo. Mas se conseguirem aperfeiçoar...
 
o ENEM de fato não é uma má ideia, mas a prova em si está horrível, pois o número de questões e a qualidade destas não permite que o conhecimento seja bem avaliado. eu, por exemplo, tive a maior nota em Matemática, sendo que quase metade das questões foram chutadas por falta de tempo. a prova de Linguagens foi a que eu fiz com mais atenção, e a nota foi bem razoável.

o vestibular vai continuar sendo uma prova de decoreba enquanto a educação por aqui for baseada nisso. mas nem por isso acho que o garoto não mereça a vaga na universidade. não dá para terminar a escola tão cedo sendo 'normal'. mas tenho certeza de que ele assim vai perder a melhor fase da vida.
 
Lisbeth disse:
o ENEM de fato não é uma má ideia, mas a prova em si está horrível, pois o número de questões e a qualidade destas não permite que o conhecimento seja bem avaliado. eu, por exemplo, tive a maior nota em Matemática, sendo que quase metade das questões foram chutadas por falta de tempo. a prova de Linguagens foi a que eu fiz com mais atenção, e a nota foi bem razoável.

o vestibular vai continuar sendo uma prova de decoreba enquanto a educação por aqui for baseada nisso. mas nem por isso acho que o garoto não mereça a vaga na universidade. não dá para terminar a escola tão cedo sendo 'normal'. mas tenho certeza de que ele assim vai perder a melhor fase da vida.



De fato o ENEM precisa ser aprimorado :sim:. Só não podem deixar cair no descrédito a prova. Talvez se reduzissem o numero de questões melhorasse a qualidade da prova :sim:. Em 2012 o MEC está querendo aplicar duas provas, pode ajudar também.
O problema do garoto é que ele é muito jovem, vai ser complicado administrar a situação.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo