• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gênio ou CDF ?

  • Criador do tópico Criador do tópico Buky
  • Data de Criação Data de Criação

Buky

Usuário
Menino de 13 anos passa em 1º lugar no vestibular da federal do Paraná

Guilherme Cardoso de Souza pretende cursar química.
Sua intenção é se tornar professor de ensino médio.


Aos 13 anos, Guilherme Cardoso de Souza foi aprovado no vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR). E a conquista foi com louvor: ele passou em primeiro lugar no curso de química.

Mas o jovem não estava completamente seguro na hora do exame: “Estava com medo por causa da prova de redação. De química, eu não estava com medo, porque senti que tinha ido bem. Mas na hora é uma surpresa sempre”, conta o menino.

Para a mãe, a emoção foi maior do que a surpresa: “Meu deu uma angústia. Não imaginava que iria me emocionar tanto”, revela Edina Lopes Cardoso.

Aos dois anos, Guilherme já fazia o que as crianças só aprendem aos seis ou sete anos. “Achei que ele era de outro mundo. Com essa idade ele começou a ler e a escrever”, relembra a mãe.

E pouco antes de começar o curso universitário, Guilherme se empenha em um novo projeto: a escrita de um livro didático de química para estudantes do ensino médio. “Espero que ele seja usado e que dê um melhor entendimento da química para outros estudantes”, diz.



Miniprofessor

O talento para ensinar Guilherme já demonstrou outras vezes. Quando estava no segundo ano do ensino médio, dava aulas de reforço para colegas bem mais velhos.

O jovem foi acompanhado por especialistas, terminou o ensino fundamental com dez anos e o ensino médio com 13. E o mais jovem universitário do Paraná, que deve se formar aos 17 anos, já escolheu a profissão. “A princípio, quero ser professor e dar aula de química em colégio”, afirma.
 
Engraçado que mesmo sendo o cara, ele quer ter uma profissão... como posso dizer... pouco glamurosa.
Em fim... não sei se é legal um garoto de formar assim tão novo. Muitas vezes escola e estudo não tem nada a ver com o aprendizado acadêmico e com 13 anos a vivencia é pequena demais para encarar uma faculdade.
 
grande coisa, ano passado aqui em goiania passou um garoto de 8 anos em direito na unip.

independentemente se o vestibular da faculdade é bom ou não, o fato levantou questões importantes sobre vivência.
 
Seu filho não é de outro mundo não dona Edina Lopes, só tem um QI bem acima da média. Se eu pudesse escolher nascer um gênio, ou uma pessoa digamos normal, na média, eu preferiria ser uma pessoa comum, porque pessoas muito além do seu tempo, se mostram as vezes tão perturbadas, desconexas de uma realidade coletiva, ou sofrem com o lado social, pois tem problemas em se relacionar, ixe, tem tantos obstáculos. Infelizmente, nada é perfeito.
 
QI caiu, fica aí a dica. O moleque é bom e nego que diz que professor é uma produção "pouco glamourosa" não sabe do que tá falando e nem tem conhecimento do que é ofício.

Eu, com toda a sinceridade, tenho inveja do garoto e gostaria de ter esse cérebro que ele tem. Antes ser acima da mérdia que viver nesse mundinho de conformismo.
 
Pescaldo disse:
Eu, com toda a sinceridade, tenho inveja do garoto e gostaria de ter esse cérebro que ele tem. Antes ser acima da mérdia que viver nesse mundinho de conformismo.
Mas não precisa ser um gênio pra isso. Existem cabeças pensantes lá fora que não são gênios, nem muito menos fenômenos, mas que se destacam de alguma forma com o que possuem, como dons e etc. Apenas sabem usar as armas que tem, essa é a grande chave.
 
hum todo mundo é um gênioo basta se encontrar próprio dentro de si ! tendo razão e consciência todo mundo chega lá !


hum num seria dedicação, disposição e principalmente vontade de de saber ! o q fez o garoto a chegar a tal posição ? :lendo:
 
eu acho q ele é CDF!
fora q o q q ele vai aproveitar da universidade com 13 anos??

NADA.(tlvz o conhecimento, mas isso na faculdade é segundo plano) hehe
 
Depois dessa não posso mais me orgulhar por ter aprendido a ler e escrever aos três ou quatro anos e de ter pulado uma série. :~

Bem, eu também tenho uma certa inveja, embora ser um gênio não signifique propriamente ser intelectual, se é que me entendem. De qualquer forma, eu queria ser um prodígio como ele. E como.
 
queria saber o qi desse cara, pois o meu é de 198 pontos, mas não quero me formar tão cedo assim como ele na escola ele deve sofrer bullying, eu tb sofro pois nao e facil ser um cdf
 
Luis Carlos disse:
queria saber o qi desse cara, pois o meu é de 198 pontos, mas não quero me formar tão cedo assim como ele na escola ele deve sofrer bullying, eu tb sofro pois nao e facil ser um cdf

ql sua idade?
 
Nossa, QI 198, pulou série, aprovado em direito aos 08 anos, aprovado em Química em 1º lugar aos 13 anos, aprendeu a ler aos 04... tô precisando dar um pulinho lá no confessionário para pedir perdão pelo pecado que estou cometendo lendo esse tópico :vergonha:
 
QI de 198? '-'

Tá, né.


Tudo bem que há alguns gênios e super dotados no mundo, tá, eles existem e são raros. Mas, como dizem, eu prefiro considerar mais a transpiração que a inspiração.
 
Vestibular mede conhecimento de ninguém...Tem sorte envolvida, emocional, psicológico...Muita coisa envolvida, e acho que já se escolhe profissão cedo demais, imagina com 13 anos?

POde ser até que curse, mas vai abandonar e tentar coisa, provavelmente. Com uns 22 anos já tem dourado em química se seguir o rítmo, bom muito bom, mas vai perder a infância que hoje, infelizmente, já se tem pouca com tanta criança precoce demais.
 
Tayana disse:
Vestibular mede conhecimento de ninguém...Tem sorte envolvida, emocional, psicológico...

Eu concordo que muitas coisas envolvem o desempenho e qualificação de um indivíduo no Vestibular, mas não medir conhecimento eu discordo.

Em minha opinião é aceitável que a sorte está relacionada à Vestibulares, porém, creio que "aplica-se" apenas àqueles em que suas questões são de múltipla escolha.

Já Vestibular ou Concurso em que as questões são dissertativas, mede-se, e muito, o conhecimento dos participantes, sendo este o fator divisor de águas para o ingresso ou não.
 

Valinor 2025

Total arrecadado
R$0,00
Termina em:
Back
Topo