• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gato recebe por sete meses benefício do Bolsa Família

Pois é.. concedem essa tal de bolsa-miséria e aí dá que no dá..

Esse é mesmo o país que dá abrigo político a um italiano homicida condenado a prisão pérpetua e o presidente semianalfa mesmo levando uma comida-de-rabo histórica dos italianos acha que tá tudo muito bom, tudo muito bem... Q beleza.

Pra tu ver como tudo é uma questão de visão... a questão Battisti vem carrega consigo uma questão de soberania antes de qualquer outra coisa, não importando se a Lei Cossiga esteja errada em interpretar retroatividade por crimes cometidos 3 anos antes de sua promulgação.
 
Era uma vez no Brasil...
Olha essas noticias decepcionam as expectativa do brasileiro de ver um país melhor...
 
Porque será que quando o pessoal se aproveita para desancar o Lula sobre qualquer picaretagem relacionada ao Bolsa Família se esquece de dizer que o programa foi implantado pelo governo FHC, sob o nome de Bolsa Escola? Nem o próprio presidente, que foi quem mais colheu dividendos políticos com o programa nega que ele foi adaptado de um programa de outro governo.

Se foi criado por FHC, Sarney, JK ou até mesmo o D. Pedro II isso não vem ao caso. O fato é que foi no governo atual que esse beneficio virou um verdadeiro "trem-da-alegria" onde várias pessoas (e agora até animais) que não fazem jus estão querendo viver somente as custas disso.
 
É o fim da "picada" mesmo!
Mas percebam que Eurico concerteza teve orientações malandras de alguém, faça assim que você vai se dar bem, o próprio coordenador...passou-se um ano inteiro para alguém ir lá para solicitar a pesagem??!!! Isso até onde eu sei é mensal. Aqui tem disso também , ano passado uma família inteira recebia bolsa família, pai, mãe, filhos, um tio e uma tia...a família tinha uma pikap up corsa, dois terrenos, mais a casa, uma moto e donos de uma pequena loja de confecções...é móle?
Brasil, onde tudo acaba em pizza!
Brasil, onde tudo tem seu jeitinho!
Brasil, onde tudo "não vai dar em nada"!
Brasil, "Fica tranquilo"!

Eu sou a favor de uma revolução.
 
Se foi criado por FHC, Sarney, JK ou até mesmo o D. Pedro II isso não vem ao caso. O fato é que foi no governo atual que esse beneficio virou um verdadeiro "trem-da-alegria" onde várias pessoas (e agora até animais) que não fazem jus estão querendo viver somente as custas disso.


A estimativa de famílias com o chamado "perfil cadastro único" no Brasil, segundo o IBGE chega a quase 18 milhões, se eu não me engano... As que são atendidas com algum tipo de benefício totalizam quase 10,5 - 11 milhões.

Agora faz a matemática e pegue relatórios/notícias/mídia/whatever fonte que tu quiser e diga quantos são os casos de gatos/ricos ou então não enquadrados no perfil cadastro único? Alguém entende o tamanho do programa e percentual de "erro", matematicamente falando?

O gato continua sendo um absurdo, mas não o tomemos por caso generelizado, como se em cada esquina tivesse um caso similar porque não existem evidências disso. Dúvidas, relatórios, estatísticas, funcionamento do programa detalhado por UF ou município constam tanto no MDS quanto na "FAS" de sua cidade.

Lembrando que eu estou argumentando o funcionamento do programa e não o círculo vicioso da discussão "é bolsa esmola e blá blá blá"...
 
O que salva o Brasil ainda é o coração do povo. Mas o coração nem sempre é sábio, p0ois o coração apenas segue a sí mesmo. Seria bom se tivessemos tantas pessoas sábias com coração no poder mas esta não é a verdade. Este plano pode ter sido escrito com o coração, talvez não. O que importa é que a maioria das pessoas com coração não sábias que tem ele nas mãos.

Acha mesmo que surtiu algum efeito até agora? Ótimo, vamos hipotéticamente aceitar isso e perguntar, e então, quanto tempo ainda teremos que esperar para alcançar outro estágio?

By Raphael S
 
A discussão é sobre "politicagem" ou sobre o esquemas de funcionamento de programas sociais públicos? Ou sobre os dois?
 
Acha mesmo que surtiu algum efeito até agora? Ótimo, vamos hipotéticamente aceitar isso e perguntar, e então, quanto tempo ainda teremos que esperar para alcançar outro estágio?

By Raphael S

Se tu levares em conta que nos últimos 5 anos mais de 20 milhões de pessoas saíram das classes D/E no Brasil, tu podes ter uma base de o porquê apenas 3 programas sociais no mundo tem o reconhecimento da ONU como Modelos: Brasil, México ("Oportunidades") e Uganda (controle de HIV).

Os números existem, os atuais programas brasileiros sociais e econômicos estão dando certo, isso é fato. O que não impede que existam falhas, algumas gravíssimas, mas voltamos a questão de que crítica construtiva não é a generalizada e nem a feita por jargões.
 
Não gosto dessa mania de dizer que só aqui acontecem dessas safadezas.

Acontece muito, a cultura popular tem de ser mudada antes que consigamos mudar a classe dirigente. E isso demora.
Mas acontece em outros paises também. Inclusive nos ditos de primeiro mundo. Só que cada vez que isso acontece aqui já começa essa cantinela irritante de que o Brasil é o lugar mais corrupto do mundo, que só tem ladrão e espertalhão aqui.
Ouvir isso de gringo é inadimissível. Ouvir de brasileiro é pior ainda.

Não somos um povinho de merda. Não somos só samba e hospitalidade.

Nesse caso específico, a ladroagem foi descoberta em um tempo relativamente curto, se levarmos em conta o número de pessoas assistidas. E houve uma punição mais que exemplar, como vem acontecendo cada caso de fraude no Bolsa família que é descoberto.
 
Se tu levares em conta que nos últimos 5 anos mais de 20 milhões de pessoas saíram das classes D/E no Brasil, tu podes ter uma base de o porquê apenas 3 programas sociais no mundo tem o reconhecimento da ONU como Modelos: Brasil, México ("Oportunidades") e Uganda (controle de HIV).

Os números existem, os atuais programas brasileiros sociais e econômicos estão dando certo, isso é fato. O que não impede que existam falhas, algumas gravíssimas, mas voltamos a questão de que crítica construtiva não é a generalizada e nem a feita por jargões.

Acho que soa bem isso. Nós damos dinheiro de impostos para as pessoas pobres poderem comer. é, a ONU deve adorar, vou até repetir.

O Brasil é um exemplo, dá esmola, digo, dinheiro dos impostos para os pobres poderem comer.

Aliás isso nos torna bons samaritanos, afinal quando pagamos impostos estamos dando dinheiro que vai ser repassado aos pobres, Wow, sou um tipo de Robin Hood moderno que não precisa roubar para dar aos pobres.

Ok, peço que não se aborreçam pela minha estranha e irônica forma de me expressar acima, mas a minha opinião séria sobre este assunto eu só consigo transmitir desta forma no momento. Como os pobres viviam antes do bolsa família???Eles viviam, certo? Alguns morriam mas ainda assim eles viviam, assim como hoje alguns morrem mas outros vivem. Não quero parecer frio nessa dura opinião que tenho. Imagino que quem recebe o Bolsa escola me odiaria ao ler isto que escreví e não os culpo pois se este dinheiro estivesse ajudando a manter minha família eu também defenderia o governo e acharia uma maldade e heresia ler algo assim.

Entendo também a ONU pois ela apóia qualquer ato que suporte a vida, eu vejo a ONU com bons olhos, fico muito feliz que ela exista para se preocupar com os problemas mundiais.

Mas a verdade é que antes de existir o bolsa família os pobres viviam. Esse dinheiro que recebem hoje melhorou a qualidade de vida deles, sim, não posso discordar disso. O problema é que esse é muito dinheiro, vocês que são bons em contas devem saber disso melhor mas mesmo quem não é não precisa se esforçar muito pra imaginar milhões de pessoas recebendo este dinheiro que deveria ser para quê? Para melhorar o Brasil.

Este dinheiro deveria ter sido investido para melhorar o estudo, os hospitais, a economia, conter a criminalidade, conter a inflação.

Temos uma polícia precária, o Rio de Janeiro se tornou um centro da criminalidade e do tráfico. Chegou-se a cogitar o uso do exército para conter o crime. Nossa economia é um jogo de dados e depende da economia dos países estrangeiros, por isso nos tornamos um povo puxa saco de turistas que vem aqui e pensam que são reis ou são assaltados. Cansei de ver reportagem de hospitais operando sem um mínimo de condições dignas para a população e quanto ao estudo não vou mais comentar pois não quero me repetir.

Então volto à mesma tecla. Se isso foi feito para ser um plano maravilhoso de quatro eixos, porque o próximo eixo nunca chega enquanto que a situação piora?

Acho ótimo que 20 milhões de pessoas tenham saído das classes D/E, mas sinceramente não estou satisfeito que tenha sido desta forma.

By Raphael S
 
Última edição:
Acho que tu não leste, então vou explicitar:

1) Acesso a alimentos (dezenas de programas, inclua aqui PAT, Sisvan, PNAE)
2) Agricultura familiar (PRONAF)
3) Geração de renda (geração de crédito por sí só já és o maior exemplo)
4) Articulação, mobilização e controle social


Ou seja os EIXOS não são passos, eles norteiam concomitantemente uma política de amparo.


O que tu falas ali em cima parece o exemplo mais gritante do darwinismo social, do vive quem pode. Não vou discutir isso. E a partir daqui eu prefiro citar o próprio Patrus Ananias:

Quando se evidenciou a incapacidade do mercado para pensar e planejar numa perspectiva mais ampla e elevada os vínculos humanos e os conflitos sociais, buscavam um outro sucedâneo para o Estado – as organizações não-governamentais. Forjado na luta contra o autoritarismo ditatorial e nos movimentos sociais, sempre defende o fortalecimento da sociedade civil, os orçamentos participativos e os espaços das ONGs. Daí a considerá-las sucessoras do Estado vai uma grande e inaceitável distância. Os espaços de atuação dessas organizações são setoriais e regionais. O papel do Estado é insubstituível na edificação da nacionalidade, que é um processo permanente de planejamento, desenvolvimento e integração regional e das políticas públicas. Somente o Estado democraticamente forte pode garantir a segurança, proteger a promover os economicamente mais fracos, assegurar o cumprimento dos deveres e o respeito aos direitos fundamentais, disciplinar, articular e potencializar as pessoas e a sociedade: promover, na democracia e na liberdade, a justiça social, a integridade do país e a segurança do povo.

A crise ética que vivemos, e que não se restringe ao campo da política, não pode levar a uma nova desqualificação das responsabilidades do Estado. Pelo contrário: é por ele, pelo Estado e pelas instituições democráticas que vamos superar a crise que reflete um vazio: o vazio do próprio Estado, enfraquecido, como vimos, pelas idéias do Estado mínimo. As pessoas e os povos crescem e ganham novos horizontes existenciais e coletivos quando lhes são oferecidos novos desafios e possibilidades históricas. O grande desafio ético que se coloca no Brasil hoje é construirmos uma nação que acolha e promova os 180 milhões de compatriotas e prepare os caminhos das futuras gerações.
 
O problema é que esse é muito dinheiro, vocês que são bons em contas devem saber disso melhor mas mesmo quem não é não precisa se esforçar muito pra imaginar milhões de pessoas recebendo este dinheiro que deveria ser para quê? Para melhorar o Brasil.
Mas você não acha que tirar 20 milhões de pessoas da pobreza não é melhorar o Brasil? Você citou que acha que é muito dinheiro. Você sabe qual o teto do Bolsa-Família? Em números, o máximo chegaria a R$ 95,00. Você acha R$ 95 muito dinheiro pra uma família em extrema pobreza? Pra eles é sim, mas pros cofres do governo, é uma parcela ínfima perto do Orçamento da União.

Quando você vincula o benefício com a criança na escola, e outras coisas mais, isso se torna a melhor ferramenta de combate à fome/pobreza/exclusão social. O que precisamos entender é que a fome é uma coisa urgente. É claro que tem de haver investimentos em outras áreas, e é o que está havendo, se você abrir os números do IBGE de produção industrial, mas ambos têm que caminhar juntos. Qual o estímulo que uma criança com fome tem de estudar? Já parou pra pensar nisso? Qual o estímulo que o pai tem de não colocar essa criança numa lavoura pra ajudar em casa? O custo do Bolsa-Família é tão pequeno perto dos benefícios sociais que ele traz que eu acho uma loucura dizer que "o problema é que é muito dinheiro".

Fora que você criando uma sociedade com poder de consumo, no caso o Nordeste especificamente, você movimenta a aconomia do local e acaba atraindo comércio e empresa. A parte de serviços representa cerca de 60% do PIB brasileiro. E você ficaria surpreso em ver os números de crescimento do comércio/serviços do Norte e Nordeste dos últimos anos.
 
Mas você não acha que tirar 20 milhões de pessoas da pobreza não é melhorar o Brasil? Você citou que acha que é muito dinheiro. Você sabe qual o teto do Bolsa-Família? Em números, o máximo chegaria a R$ 95,00. Você acha R$ 95 muito dinheiro pra uma família em extrema pobreza? Pra eles é sim, mas pros cofres do governo, é uma parcela ínfima perto do Orçamento da União.

Quando você vincula o benefício com a criança na escola, e outras coisas mais, isso se torna a melhor ferramenta de combate à fome/pobreza/exclusão social. O que precisamos entender é que a fome é uma coisa urgente. É claro que tem de haver investimentos em outras áreas, e é o que está havendo, se você abrir os números do IBGE de produção industrial, mas ambos têm que caminhar juntos. Qual o estímulo que uma criança com fome tem de estudar? Já parou pra pensar nisso? Qual o estímulo que o pai tem de não colocar essa criança numa lavoura pra ajudar em casa? O custo do Bolsa-Família é tão pequeno perto dos benefícios sociais que ele traz que eu acho uma loucura dizer que "o problema é que é muito dinheiro".

Fora que você criando uma sociedade com poder de consumo, no caso o Nordeste especificamente, você movimenta a aconomia do local e acaba atraindo comércio e empresa. A parte de serviços representa cerca de 60% do PIB brasileiro. E você ficaria surpreso em ver os números de crescimento do comércio/serviços do Norte e Nordeste dos últimos anos.

:grinlove:

Faz mais de ano que eu não posto um flood.
 
. Qual o estímulo que uma criança com fome tem de estudar? Já parou pra pensar nisso? Qual o estímulo que o pai tem de não colocar essa criança numa lavoura pra ajudar em casa?

Vou pegar o gancho desse post..
Ao invés de dar moral pra uma bolsa-esmola que não mata a fome de ninguém e apenas mascara a miséria do pais, eu prefiro ir direto ao nascedouro do problema... a desinformação e a falta de acesso aos métodos anticoncepcionais que ainda é enorme em muitas regiões isoladas. Enquanto houver um bando de desinformados que enche a casa de filhos sem ter a menor condição financeira pra sustenta-los o problema persistirá...

No dia que aparecer um governante de verdade a fim de implantar um programa sério pra erradicar de vez essa desinformação ai vocês verão como a miséria e a fome vão cair de forma real e significativa. Assim foi feito com êxito na Coréia do Sul que em outros tempos já teve uma fase com uma elevada taxa de natalidade associada a uma grande miséria.

Ao invés de dar esmola pra um infeliz "fabricado" numa produção "em série" prefiro que o dinheiro público seja aplicado nesta erradicação, ou seja cortar o mal pela raiz.
 
São belas palavras com certeza. Soam bastante políticas mesmo.

Realmente acho que o programa melhoraria bastante se funcionasse apenas nas áreas de maior pobreza. E olha que para mim que acha o programa errado isso é um belo avanço.

Melhor não discutirmos mais pois ninguém me tira da cabeça que esse programa é um tapa buraco dos erros do governo e que mesmo assim é um erro pior.

É, sou pessimista. ^_^

By Raphael S
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo