• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gandalf tinha consciência de que era um Maia ?

• Criador do tópico Criador do tópico Josuë
  • Data de Criação Data de Criação
Olha, ele era católico mas se baseou em contos pagãos :wink:
Toda esta discussão me lembrou de uma crença dos espiritas (ou Kardecistas, como gostam de ser chamados) de que a alma qdo encarna no corpo mortal, q seria apenas um invólucro p/ o "poder" da Alma, esquece-se de como era sua vida fora deste mundo p/ q isso não iunfluencie em sua missão.

Isso bate com os elfos, q qndo desencarnavam voltavam em outros corpos mas sem lembrar de sua antiga vida (só lembravam dessa qndo amudereciam mto), já Gandalf se lembrava de sua vida em Aman, pode ter esquecido em sua existencia na Tm, mas não foi feita uma lavagem cerebral nele :mrgreen:

Tokien podia ter sim usado alguma coisa da teoria espírita, eu acho. Ele usou muita coisa ainda mais esquisita (para um católico) nas histórias dele, além de contos pagãos. Um exemplo é a telepatia. Isso não quer dizer que ele acreditasse em telepatia, ou em kardecismo, mas ele devia ter alguma bagagem cultural, poderia ter noção dessas coisas, e mesmo sem ser um adepto de tais práticas, ele poderia tê-las incluído nas histórias. No caso do kardecismo eu acho difícil negar que ele conhecesse alguma coisa a respeito por causa das idéias sobre a reencarnação élfica, e quanto à telepatia, ele escreveu o Ósanwë-quenta... colocando ali alguns princípios que eu já vi descritos em outros lugares, embora não conheça muita coisa de outros ciclos de histórias fantásticas.

Swanhild disse:
mas ele devia ter alguma bagagem cultural, poderia ter noção dessas coisas, e mesmo sem ser um adepto de tais práticas, ele poderia tê-las incluído nas histórias.

É exatamente isso q eu queria dizer! :D
Pena q não disse antes...

PS: Fatos como esse só faz c/ q as histórias de Tolkien sejam ainda mais interessantes :mrgreen:

Swanhild disse:
mas ele devia ter alguma bagagem cultural, poderia ter noção dessas coisas, e mesmo sem ser um adepto de tais práticas, ele poderia tê-las incluído nas histórias.

É exatamente isso q eu queria dizer! :D
Pena q não disse antes...

PS: Fatos como esse só faz c/ q as histórias de Tolkien sejam ainda mais interessantes :mrgreen:

Valinor 2025

Total arrecadado
R$30,00
Termina em:
Back