Bom... vamos por partes.
Habilidade:
A exceção de Fëanor, os artífices dos Gwaith-i-Mirdan, o povo dos Joalheiros, eram os de maior habilidade nessa área e dentre eles estavaCelebrimbor, tanto que esse é dito o maior de todos os artífices da época.
A explicação para esse povo ter uma habilidade tão grande (vide que só perde para o próprio Fëanor), é devido a localização... Eregion e Khaza-Dûm eram próximos, mais precisamente a cidade dos elfos (não lembro o nome agora) tinha estrada direto para Moria. Surge então uma amizade entre anões e elfos e isso contribui para que os dois povos troquem aprendizados. Surgem grandes artífices como Celebrimbor.
A forja dos anéis:
Sauron só se infiltrou em Eregion, porque Gil-Galad e Elrond não lhes davam ouvidos. Foi lá que as palavras do Maia foram escutadas e o mal se fez. Muito todos os elfos dali aprenderam com Sauron, pois mesmo sendo o vilão da história ele tinha conhecimento e astúcia. Os elfos dali começaram a fazer os anéis do poder e Sauron sempre tva por trás, sempre de olho aberto e cuidando de tudo. Desde essa época era sua vontade domar os elfos.
Eis que os elfos, felizes da vida, fazem vários anéis e Sauron faz em segredo UM anel. Então ele ao colocar o anel vê-se desmascarado, já que os elfos sentem o domínio do um. Eles fogem e só conseguem salvar os três não maculados... Narya, Nenya e Vilya.
Resumindo, foram os elfos que fizeram os anéis e eram grande artífices, Sauron não tinha respostas a suas palavras em Lindon, sobrando-lhe Eregion para exercer a sua influência nefasta e tentar dominar os elfos que lhe entregam os anéis fabrcados a exceção dos três. (lembrando que foi os únicos que ele nunca tocou)
*Sauron apenas guiou os elfos na forja.