• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fim da Eternidade - Isaac Asimov

Mohanah

Usuário
Sinopse:
Andrew Harlan é um Eterno: membro de uma organização que monitora e controla o Tempo. Um Técnico que lida diariamente com o destino de bilhões de pessoas no mundo inteiro: sua função é iniciar Mudanças de Realidade, ou seja, alterar o curso da História. Condicionado por um treinamento rigoroso e por uma rígida autodisciplina, Harlan aprendeu a deixar as emoções de lado na hora de fazer seu trabalho.

Tudo vai bem até o dia em que ele conhece a atraente Noÿs Lambent, uma mulher que abala suas estruturas e faz com que passe a rever seus conceitos, em nome de algo tão antigo quanto o próprio tempo: o amor. Agora ele terá de arriscar tudo - não apenas seu emprego, mas sua vida, a de Noÿs e até mesmo o curso da História.

Acabei de ler esse livro sensacional e gostaria de discutir com alguém sobre uma questão que não entendi direito.

No final, quando Noys revela para Harlan a sua verdadeira história. Ela diz que todas as alternativas de realidade existem ao mesmo tempo e que o seu povo podia entrar em qualquer uma delas. Diferente dos Eternos, que sabiam da existência das múltiplas realidades, mas não que todas ocorriam ao mesmo tempo e nem que se poderia entrar nelas. Sendo assim, não vejo o porquê de tanto esforço para destruir a Eternidade. Eles destruiram a Eternidade em uma determinada realidade, o que permitiria que a humanidade se expandisse pela galáxia ou invés acabar confinada à Terra e consequentemente sendo extinta. Mas essa era apenas uma das muitas realidades possíveis. A realidade em que a Eternidade nunca tivesse sido inventada e que os seres humanos se dedicariam as viagens interplanetárias já existia. As alternativas de realidade são infinitas, ela é bem enfática nesse ponto.

Ela fala que a realidade de onde ela vinha era uma realidade de baixa probabilidade por conta das ações da Eternidade, por isso eles bloquearam a entrada dos Eternos a partir do século 70 000. Isso não faz muito sentido, dentro do pensamento de múltiplas realidades, porque as mudanças efetuadas pelos Eternos não poderiam acabar com uma realidade (Ou poderiam?), só criar outra possibilidade de realidade, que na verdade já existia (acho que é o paradoxo ovo-galinha).
 
Acho que
foi uma questão de princípio. Não é porque outras realidades existam que uma entidade que tem por fim modificar toda uma linha de realidades para que a viagem espacial se torne impossível seja legal. A tentativa de neutralizar a realidade é, imagino, para o povo de Noys, um absurdo a ser combatido... sei lá, foi como eu interpretei
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo