Liero
Asperger
A fonte da matéria foi tirada desse site: http://www.world-war-2.info/facts/
Eu apenas traduzi e adaptei alguns dos fatos mais curiosos pra vocês lerem, e não se tratam apenas de coisas engraçadas, mas de fatos que também são algo a se refletir a respeito.
* * *
1. O primeiro Alemão morto em serviço na guerra foi morto por Japoneses (China, 1937), o primeiro servidor Americano morto foi morto pelos Russos (Finlandia, 1940), e o americano de mais alta patente morto foi o tenente-general Lesley McNair, morto pelas pelos Air Corps do exército americano. Grande perda para os Aliados.
2. O mais jovem americano em serviço na guerra foi Calvin Graham de 12 anos. Ele foi ferido e recebeu Baixa Desonrosa por mentir sobre sua idade. (seus direitos foram restaurados mais tarde por um ato do Congresso)
3. Na época de Pearl Harbour o alto comando da Marinha Americana era chamado CINCUS ( pronuncia-se "sink us" = afunde-nos), a braçadeira da 5º divisão de Infantaria do Exército AMERICANO era a Suástica, e o trem particular de Hitler chamava-se "Amerika". Todos os três foram mudados a propósito de relações publicas.
4. Mais Americanos morreram a serviço do Air Corps do que do Marine Corps. Durante o decorrer das 30 missões requeridas, sua chance de ser morto era de 71%.
5. Não é que aviões bombardeiros eram imdefesos. Um B-17 carregava 4 toneladas de bombas e 1,5 toneladas de munição de metralhadora. A 8º Força Aérea Americana abateu 6098 caças, 1 para cada 12700 tiros disparados.
6. Falando de modo geral, não havia essa coisa de piloto de caça de desempenho regular. Ou você era um ás ou era um alvo. Por exemplo, o ás Japonês Hiroyoshi Nishizawa abateu 80 aviões. Ele morreu enquanto era passageiro de um avião de carga.
7. Era uma prática comum em aviões caça carregar cada cinco balas com munição especial que deixa rastro para auxiliar na mira. Isso era um tremendo erro. As munições de rastro tinham balística diferente, então se o rastro acertava o alvo, 80% dos tiros de fato não o estavam atingindo. Pra piorar, os rastros avisavam instantaneamente seu inimigo de que ele estava sob fogo e de que direção este procedia. Mas o pior de tudo era a prática de carregar uma fileira de munições de rastro no fim do pente de balas para sinalizar que você estava sem munição, e isso era uma informação que você definitivamente não queria dar ao seu inimigo. Unidades que paravam de usar as munições de rastro viram seu ritmo de sucesso em missões dobrar e as perdas despencarem.
8. Quando exércitos Aliados alcançavam o rio Reno na França, a primeira coisa que os homens faziam era urinar nele. Isso era uma prática quase universal desde o soldado raso até Winston Churchill (que aproveitou pra fazer seu showzinho pessoal) e o General Patton (que foi fotografado na ocasião).
9. Os aviões bombardeiros alemães Me-264 eram capazes de bombardear Nova Iorque, mas os Alemães achavam que não valia a pena o esforço.
10. Os Russos destruíram mais de 500 aviões Alemães por colidirem com eles em pleno ar e algumas vezes limparam campos minados simplesmente marchando sobre eles.
11. O Exército Americano tinha mais navios que a Marinha Americana.
12. A Força Aérea Alemã possuia 22 divisões de infantaria, duas divisões de blindados e 11 divisões de paraquedistas. Nenhuma delas era capaz de realizar operações de paraquedas. O Exército Alemão por outro lado tinha paraquedistas que ERAM capazes de fazer operações de paraquedas. Vai entender...
13. Quando o Exército Americano desenbarcou no Norte da África, entre os equipamentos trazidos havia 3 usinas completas de envasamento da Coca-Cola.
14. Entre os primeiros "Alemães" capturados na Normandia havia vários Coreanos. Eles foram forçados a lutar pelo Exército Japonês até serem capturados pelos Russos e forçados a lutar pelo Exército Russo até serem capturados pelos Alemães e foçados a lutar pelo Exército Alemão até serem capturados Pelo Exército Americano.
15. Um submarino alemão U-120 afundou devido a mau-funcionamento do toalete.
16. A única nação a qual a Alemanha declarou guerra foi os Estados Unidos.
17. O pentágono até hoje possui o dobro de banheiros além do necessário. Isso porque quando foi construído em 1940, ainda havia leis de segregação que exigiam banheiros separados para negros e para brancos.
18. 80% dos soviéticos do sexo masculino nascidos em 1923 não sobreviveram à Segunda Guerra Mundial.
19. Entre 1939 e 1945 os Aliados lançaram 3,4 milhões de toneladas de bombas, o que representa uma média de 27.700 toneladas de bombas por mês.
20. 12.000 aviões Bombardeiros foram abatidos durante a Guerra. 2 ou 3 dos membros de tripulação desses aviões bombardeiros foram mortos para cada avião destruído. 6 membros de tripulação de Bombardeiros eram mortos para cada um ferido. Mais de 100.000 membros de tripulação de aviões Bombardeiros foram mortos só na Europa.
21. Entre as tropas de solo, 3 ou 4 eram mortos para cada um ferido.
22. As mensagens de rádio transmitidas entre os Aliados e interceptadas pelos Japoneses revelavam conversas indecifráveis composta de sons guturais tão estranhos que despertaram a atenção até de criptozoólogos (estudiosos de formas de vidas desconhecidas). Tratava-se na verdade de operadores de rádio Navajos (etnia indigena da América do Norte), trocando mensagens em seu próprio idioma. Essa foi a estratégia dos americanos para enviar mensagens seguras para seus aliados.
23. Em menos de um ano, entre 6 de junho de 1944 e 8 de Maio de 1945, os Aliados tiveram 200.000 baixas e 550.000 feridos só na Europa.
24. 40.000 homens serviram em submarinos alemães U-Boat durante a Segunda Guerra. 30.000 deles nunca retornaram.
25. Vários membros de tripulação de aviões morreram de gases (!?) Acontece que ascender a 20.000 pés de altura (cerca de 6.000 metros) em uma aeronave sem pressurização causava a expansão dos gases intestinais em até 300%.
26. A Alemanha perdeu cerca de 40 a 45% de sua frota aérea devido a acidentes.
27. Um cargo de oficial Alemão ficava vago e tinha de ser reposto em média 9,2 vezes (snipers Russos devem ter contribuído muito para essa estatística!).
28. A Alemanha perdeu 136 generais, o que representa uma média de um general a cada duas semanas. Ataque aéreos causaram 1/3 das mortes de generais Alemães. 84 generais Alemães foram executados por Adolf Hitler.
29. Um dos métodos dos Japoneses para destruir tanques era enterrar um enorme projétil de artilharia apenas com o nariz exposto. Quando um tanque se aproximava o suficiente, um soldado golpeava o projétil com uma marreta. ("Falta de armas não é desculpa para derrota." - Tenente General Mataguchi).
30. Durante um massivo bombardeio naval, 35.000 tropas composta de Canadenses e Americanos assolaram a costa de Kiska (uma das ilhas da costa oeste do Alasca). 21 dessas tropas foram mortas no tiroteio. Poderia ter sido bem pior se houvesse algum Japonês na ilha.
31. Muitos dos membros da Waffen SS alemã não eram sequer Alemães.
32. No Dia-D (6 de Junho de 1944), de todos os soldados Alemães 35% foram feridos ao menos uma vez, 11% duas vezes, 6% três vezes e 2% quatro vezes ou mais.
33. O físico nuclear Niels Bohr foi resgatado em cima da hora da Dinamarca. Enquanto soldados da resistência davam cobertura à fuga, Bohr saiu pela porta dos fundos de seu laboratório para pegar uma garrafa de cerveja cheia de um composto conhecido como "água pesada" (óxido de deutério, com o dobro da massa da água comum). Ao chegar à Inglaterra, ainda com a garrafa, ele finalmente percebeu que tratava-se de cerveja (será que algum alemão bebeu água pesada?).
34. Estimativas de mortes na Segunda Guerra Mundial variam, mas sugere-se cerca de 60 milhões de pessoas incluindo 20 milhões de soldados e 40 milhões de civis. A União Soviética perdeu cerca de 29 milhões de pessoas, ou quase metade de todas as mortes. Aproximadamente 85% das perdas humanas foram do lado dos Aliados e apenas 15% do Eixo.
35. Na Primeira Guerra Mundial, apenas 5% das baixas eram de civis. Na Segunda Guerra, 2 de cada 3 mortes foram de civis (e o padrão de guerras com maioria de baixas civis prossegue até nossos dias).
36. Estima-se que cerca de 20 milhões de mortes foram relacionadas à fome e doenças e 4 milhões de POW (prisioneiros de guerra) morreram em campos de prisioneiros. Estima-se que 12 milhões de pessoas morreram em campos de concentração sendo 6 milhões judeus (a maioria Asquenazes), bem como 2 milhões de minorias étnicas como eslavos, soviéticos, africanos, asiáticos (exceto japoneses) e latino americanos não-brancos, além de 4 milhões de considerados "indignos de viver" ou seja: deficientes físicos e mentais, não-brancos, homossexuais, Maçons, Testemunhas de Jeová e Ciganos).
37. Com o fim da Segunda Guerra Mundial começou uma nova era chamada de Guerra Fria, que durou quase 50 anos e resultou na morte de cerca de 74 milhões de pessoas incluindo 27 milhões de pessoal militar e 47 milhões de civis. Fontes imprecisas mencionam de 20 a 60 milhões de mortos devido á perseguição política e fome durante o regime comunista de Josef Stalin.
Eu apenas traduzi e adaptei alguns dos fatos mais curiosos pra vocês lerem, e não se tratam apenas de coisas engraçadas, mas de fatos que também são algo a se refletir a respeito.
* * *
1. O primeiro Alemão morto em serviço na guerra foi morto por Japoneses (China, 1937), o primeiro servidor Americano morto foi morto pelos Russos (Finlandia, 1940), e o americano de mais alta patente morto foi o tenente-general Lesley McNair, morto pelas pelos Air Corps do exército americano. Grande perda para os Aliados.
2. O mais jovem americano em serviço na guerra foi Calvin Graham de 12 anos. Ele foi ferido e recebeu Baixa Desonrosa por mentir sobre sua idade. (seus direitos foram restaurados mais tarde por um ato do Congresso)
3. Na época de Pearl Harbour o alto comando da Marinha Americana era chamado CINCUS ( pronuncia-se "sink us" = afunde-nos), a braçadeira da 5º divisão de Infantaria do Exército AMERICANO era a Suástica, e o trem particular de Hitler chamava-se "Amerika". Todos os três foram mudados a propósito de relações publicas.
4. Mais Americanos morreram a serviço do Air Corps do que do Marine Corps. Durante o decorrer das 30 missões requeridas, sua chance de ser morto era de 71%.
5. Não é que aviões bombardeiros eram imdefesos. Um B-17 carregava 4 toneladas de bombas e 1,5 toneladas de munição de metralhadora. A 8º Força Aérea Americana abateu 6098 caças, 1 para cada 12700 tiros disparados.
6. Falando de modo geral, não havia essa coisa de piloto de caça de desempenho regular. Ou você era um ás ou era um alvo. Por exemplo, o ás Japonês Hiroyoshi Nishizawa abateu 80 aviões. Ele morreu enquanto era passageiro de um avião de carga.
7. Era uma prática comum em aviões caça carregar cada cinco balas com munição especial que deixa rastro para auxiliar na mira. Isso era um tremendo erro. As munições de rastro tinham balística diferente, então se o rastro acertava o alvo, 80% dos tiros de fato não o estavam atingindo. Pra piorar, os rastros avisavam instantaneamente seu inimigo de que ele estava sob fogo e de que direção este procedia. Mas o pior de tudo era a prática de carregar uma fileira de munições de rastro no fim do pente de balas para sinalizar que você estava sem munição, e isso era uma informação que você definitivamente não queria dar ao seu inimigo. Unidades que paravam de usar as munições de rastro viram seu ritmo de sucesso em missões dobrar e as perdas despencarem.
8. Quando exércitos Aliados alcançavam o rio Reno na França, a primeira coisa que os homens faziam era urinar nele. Isso era uma prática quase universal desde o soldado raso até Winston Churchill (que aproveitou pra fazer seu showzinho pessoal) e o General Patton (que foi fotografado na ocasião).
9. Os aviões bombardeiros alemães Me-264 eram capazes de bombardear Nova Iorque, mas os Alemães achavam que não valia a pena o esforço.
10. Os Russos destruíram mais de 500 aviões Alemães por colidirem com eles em pleno ar e algumas vezes limparam campos minados simplesmente marchando sobre eles.
11. O Exército Americano tinha mais navios que a Marinha Americana.
12. A Força Aérea Alemã possuia 22 divisões de infantaria, duas divisões de blindados e 11 divisões de paraquedistas. Nenhuma delas era capaz de realizar operações de paraquedas. O Exército Alemão por outro lado tinha paraquedistas que ERAM capazes de fazer operações de paraquedas. Vai entender...
13. Quando o Exército Americano desenbarcou no Norte da África, entre os equipamentos trazidos havia 3 usinas completas de envasamento da Coca-Cola.
14. Entre os primeiros "Alemães" capturados na Normandia havia vários Coreanos. Eles foram forçados a lutar pelo Exército Japonês até serem capturados pelos Russos e forçados a lutar pelo Exército Russo até serem capturados pelos Alemães e foçados a lutar pelo Exército Alemão até serem capturados Pelo Exército Americano.
15. Um submarino alemão U-120 afundou devido a mau-funcionamento do toalete.
16. A única nação a qual a Alemanha declarou guerra foi os Estados Unidos.
17. O pentágono até hoje possui o dobro de banheiros além do necessário. Isso porque quando foi construído em 1940, ainda havia leis de segregação que exigiam banheiros separados para negros e para brancos.
18. 80% dos soviéticos do sexo masculino nascidos em 1923 não sobreviveram à Segunda Guerra Mundial.
19. Entre 1939 e 1945 os Aliados lançaram 3,4 milhões de toneladas de bombas, o que representa uma média de 27.700 toneladas de bombas por mês.
20. 12.000 aviões Bombardeiros foram abatidos durante a Guerra. 2 ou 3 dos membros de tripulação desses aviões bombardeiros foram mortos para cada avião destruído. 6 membros de tripulação de Bombardeiros eram mortos para cada um ferido. Mais de 100.000 membros de tripulação de aviões Bombardeiros foram mortos só na Europa.
21. Entre as tropas de solo, 3 ou 4 eram mortos para cada um ferido.
22. As mensagens de rádio transmitidas entre os Aliados e interceptadas pelos Japoneses revelavam conversas indecifráveis composta de sons guturais tão estranhos que despertaram a atenção até de criptozoólogos (estudiosos de formas de vidas desconhecidas). Tratava-se na verdade de operadores de rádio Navajos (etnia indigena da América do Norte), trocando mensagens em seu próprio idioma. Essa foi a estratégia dos americanos para enviar mensagens seguras para seus aliados.
23. Em menos de um ano, entre 6 de junho de 1944 e 8 de Maio de 1945, os Aliados tiveram 200.000 baixas e 550.000 feridos só na Europa.
24. 40.000 homens serviram em submarinos alemães U-Boat durante a Segunda Guerra. 30.000 deles nunca retornaram.
25. Vários membros de tripulação de aviões morreram de gases (!?) Acontece que ascender a 20.000 pés de altura (cerca de 6.000 metros) em uma aeronave sem pressurização causava a expansão dos gases intestinais em até 300%.
26. A Alemanha perdeu cerca de 40 a 45% de sua frota aérea devido a acidentes.
27. Um cargo de oficial Alemão ficava vago e tinha de ser reposto em média 9,2 vezes (snipers Russos devem ter contribuído muito para essa estatística!).
28. A Alemanha perdeu 136 generais, o que representa uma média de um general a cada duas semanas. Ataque aéreos causaram 1/3 das mortes de generais Alemães. 84 generais Alemães foram executados por Adolf Hitler.
29. Um dos métodos dos Japoneses para destruir tanques era enterrar um enorme projétil de artilharia apenas com o nariz exposto. Quando um tanque se aproximava o suficiente, um soldado golpeava o projétil com uma marreta. ("Falta de armas não é desculpa para derrota." - Tenente General Mataguchi).
30. Durante um massivo bombardeio naval, 35.000 tropas composta de Canadenses e Americanos assolaram a costa de Kiska (uma das ilhas da costa oeste do Alasca). 21 dessas tropas foram mortas no tiroteio. Poderia ter sido bem pior se houvesse algum Japonês na ilha.
31. Muitos dos membros da Waffen SS alemã não eram sequer Alemães.
32. No Dia-D (6 de Junho de 1944), de todos os soldados Alemães 35% foram feridos ao menos uma vez, 11% duas vezes, 6% três vezes e 2% quatro vezes ou mais.
33. O físico nuclear Niels Bohr foi resgatado em cima da hora da Dinamarca. Enquanto soldados da resistência davam cobertura à fuga, Bohr saiu pela porta dos fundos de seu laboratório para pegar uma garrafa de cerveja cheia de um composto conhecido como "água pesada" (óxido de deutério, com o dobro da massa da água comum). Ao chegar à Inglaterra, ainda com a garrafa, ele finalmente percebeu que tratava-se de cerveja (será que algum alemão bebeu água pesada?).
34. Estimativas de mortes na Segunda Guerra Mundial variam, mas sugere-se cerca de 60 milhões de pessoas incluindo 20 milhões de soldados e 40 milhões de civis. A União Soviética perdeu cerca de 29 milhões de pessoas, ou quase metade de todas as mortes. Aproximadamente 85% das perdas humanas foram do lado dos Aliados e apenas 15% do Eixo.
35. Na Primeira Guerra Mundial, apenas 5% das baixas eram de civis. Na Segunda Guerra, 2 de cada 3 mortes foram de civis (e o padrão de guerras com maioria de baixas civis prossegue até nossos dias).
36. Estima-se que cerca de 20 milhões de mortes foram relacionadas à fome e doenças e 4 milhões de POW (prisioneiros de guerra) morreram em campos de prisioneiros. Estima-se que 12 milhões de pessoas morreram em campos de concentração sendo 6 milhões judeus (a maioria Asquenazes), bem como 2 milhões de minorias étnicas como eslavos, soviéticos, africanos, asiáticos (exceto japoneses) e latino americanos não-brancos, além de 4 milhões de considerados "indignos de viver" ou seja: deficientes físicos e mentais, não-brancos, homossexuais, Maçons, Testemunhas de Jeová e Ciganos).
37. Com o fim da Segunda Guerra Mundial começou uma nova era chamada de Guerra Fria, que durou quase 50 anos e resultou na morte de cerca de 74 milhões de pessoas incluindo 27 milhões de pessoal militar e 47 milhões de civis. Fontes imprecisas mencionam de 20 a 60 milhões de mortos devido á perseguição política e fome durante o regime comunista de Josef Stalin.
Última edição: