• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Evo Morales nomeia Sean Penn embaixador da folha de coca

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Objetivo é descriminalizar a mastigação da folha de coca.
Ator foi designado interlocutor para reivindicar saída ao mar para a Bolívia.


O presidente boliviano, Evo Morales, designou o ator e diretor americano Sean Penn embaixador pela descriminação da mastigação da folha de coca e da exigência boliviana de acesso ao mar, informou nesta terça-feira (30) o ministro da Presidência, Juan Ramón Quintana.

Sean Penn "se une a esta campanha internacional (boliviana) pela descriminação da folha de coca", anunciou Quintana.
Ganhador de dois Oscar, Sean Penn realiza no momento uma visita à Bolívia, e nesta terça recebeu de Morales "uma explicação sobre o valor do histórico ancestral uso da folha de coca", revelou Quintana.

evo-sean.jpg

Sean Penn joga futebol com o presidente boliviano, Evo Morales, em visita ao país nesta terça-feira (30) (Foto: Aizar Raldes/AFP)


O uso da folha de coca para fins medicinais e religiosos e sua mastigação fazem parte das tradições milenares ancestrais das culturas indígenas andinas bolivianas.

Penn, que Quintana chamou de "ativista e militante das causas mais nobres", recebeu ainda um pedido para "ser um interlocutor junto aos atores da política internacional sobre o acesso marítimo, para levar nossa reivindicação, nossa proposta de retorno ao mar a distintos cenários".

A Bolívia exige do Chile a revisão dos tratados internacionais após a guerra entre os dois países, no século XIX, que retiraram dos bolivianos o acesso ao mar pela costa do Pacífico.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Evo Morales não dá ponto sem nó mesmo.

Se aproveita de uma causa já pensando em outra que é uma velha ferida do passado, embora diferente da reivindicação dos argentinos pelas Malvinas a perda da saída pro mar pro Chile na guerra do Pacífico é algo que deixa qualquer boliviano extremamente ferido, pois ali não estava em jogo apenas o acesso portuário como também uma área rica em cobre e outros minerais.
 

Tópicos similares

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo