• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Escola do MST tem excelente nota no ENEM em Santa Catarina

No mais, entendi que vocês não veem o referido sequer como "iniciativa" e tudo mais, então não adianta ficarmos batendo nisso aí.

Se o conteúdo prográmatico dessa escola for teorias de invasão, guerrilhas e afins isso nem de longe é iniciativa.

Ok, eu zoei, mas até que me provem pra mim por A + B raiz quadrada de C pra mim MST será sempre um bando de invasores revoltadinhos que na imensa maioria das vezes não fazem quase nada de bom por esse país.
 
A iniciativa de educação é boa sim, assim como é verdadeiro que o movimento deveria se preocupar em melhorar constantemente a qualidade de sua educação e fazer isso visível para a sociedade civil (= nota do ENEM melhorar).

Confesso que não tive contato nenhum com o MST, mas, quanto à minha posição em relação ao movimento, acho a causa (reforma agrária) positiva, assim como também penso que, por interesse próprio, os grandes grupos controladores da mídia no Brasil satanizem o movimento. Já vi muita gente dizer que, com o crescimento econômico, não há mais terras improdutivas no Brasil. Que mentira.

Mas penso também que o pessoal da esquerda (blogueiros e companhia) santifiquem demais o movimento, que tem seus podres.
 
A iniciativa de educação é boa sim, assim como é verdadeiro que o movimento deveria se preocupar em melhorar constantemente a qualidade de sua educação e fazer isso visível para a sociedade civil (= nota do ENEM melhorar).

Confesso que não tive contato nenhum com o MST, mas, quanto à minha posição em relação ao movimento, acho a causa (reforma agrária) positiva, assim como também penso que, por interesse próprio, os grandes grupos controladores da mídia no Brasil satanizem o movimento. Já vi muita gente dizer que, com o crescimento econômico, não há mais terras improdutivas no Brasil. Que mentira.

Mas penso também que o pessoal da esquerda (blogueiros e companhia) santifiquem demais o movimento, que tem seus podres.
Eu acho que as reflexões acerca do fato devem ser nessa linha do post do ExtraTerrestre: a da relativização. A iniciativa, antes de ser boa, é necessária, uma vez que "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda".

É claro que é tudo uma questão de processo. Não é só a implantação da escola no acampamento que vai resolver as questões. A nota baixa não é digna de comemoração? Certo. Entretanto, a divulgação dessa nota, a quantidade de olhares que isso fez com que se dirigisse para a escola, pode vir a ser algo frutífero. A escola vai se sentir estimulada a fazer melhor.

Associar a baixa nota da escola aos ideais do MST, eu acho imprudente. A educação, no Brasil, é problemática. Se analisarmos a média nacional do ENEM (parâmetro utilizado para o caso em questão), veremos que essa escola só reflete um problema nacional.

Ninguém é obrigado a gostar do MST, a concordar com os seus ideais, a acreditar na legitimidade do movimento (embora eu, com uma quantidade considerável de ressalvas, acredite). Acho válido questionar as 'pisadas de bola' que este movimento der. Porque eu, ao contrário de muita gente, não coloco o movimento em um 'status' de mito, porque acredito que mitificar seja algo que possa resultar em alienação, uma vez que o mito não se questiona, se louva.

Agora, acredito que creditar o resultado insatisfatório da escola ao fato de ela ser vinculada ao movimento seja não dar a César o que é de César. Para mim, o MST, neste caso - o problema da Educação no Brasil -, não é um dos muitos 'Césars' .
 
Se a escola fosse boa ela não seria vinculada ao MST? Estariam bradando horrores de como o MST arrumou a educação no Brasil. Agora, como ela é ruim, não se pode vincular?

Dois pesos e duas medidas.
 
"Melian Vairë disse:
Agora, acredito que creditar o resultado insatisfatório da escola ao fato de ela ser vinculada ao movimento seja não dar a César o que é de César. Para mim, o MST, neste caso - o problema da Educação no Brasil -, não é um dos muitos 'Césars' .

Se a escola fosse boa ela não seria vinculada ao MST? Estariam bradando horrores de como o MST arrumou a educação no Brasil. Agora, como ela é ruim, não se pode vincular?

Dois pesos e duas medidas.
Há uma confusão aqui. Em momento algum eu neguei que a escola seja vinculada ao MST. Isso é um fato. Em momento algum, também, eu disse que a escola é ruim porque é vinculada ao MST. Eu neguei a relação causa/consequência, ou seja, eu disse que não concordo em se dizer que a escola seja ruim PORQUE ela é vinculada ao MST.

Vamos lá, jogo rápido, perceba a diferença na produção de sentido dos seguintes enunciados:

A escola é ruim. E é vinculada ao MST. (não temos relação de causa/consequência)
A escola não é boa. E é vinculada ao MST. (não temos relação de causa/consequência)
A escola é ruim porque é vinculada ao MST. (temos relação de causa/consequência)
A escola não é boa porque é vinculada ao MST. (temos relação de causa/consequência)
 
Eu acho sem sentido essa defesa.

O MST recebeu dinheiro público pra manter uma escola que é ruim. Ruim por ruim a gente já tem o próprio governo pra administrar, sem precisar por dinheiro na mão de entidades privadas.

O MST foi, pegou o dinheiro e fez a mesma porcaria que o governo fez. Deveria, inclusive, ser condenado a devolver o dinheiro recebido. Educação é coisa muito séria pra deixar dinheiro na mão de pessoas que não conseguem sequer ter uma melhora na educação.

Escola é ruim, é administrada pelo MST e ele tem culpa por isso sim, óbvio, uma vez que ele recebe a grana pra manter a escola. Não quer a responsabilidade? Não pega a grana e não mantenha a escola, deixa pro estado.

Por que é que parece tão óbvio pra mim responsabilizar (pela má educação) o responsável (pela escola)? A gente deveria culpa quem?
 
Eu já dei aula em assentamentos e sei como funciona o esquema de ensino.

Olha só, existem assentamentos onde a educação não é boa, as vezes pior que a educação promovida pelo Estado, entretanto, o ensino da maioria é muito bom, é a vivência prática, aula em campo e essas experiências possibilitam uma aprendizado diferenciado, que por sua vez estão de acordo com as características e realidades das pessoas que moram em assentamentos. Vale lembrar que o currículo embora siga todos os parâmetros da LDB e demais leis da educação, ele é democrático e pode ser adaptado à realidade dos alunos que vivem na área rural.

Nem tudo que os alunos das cidades "ricas e grandes" aprendem deve ser o mesmo que os alunos da zona rural (ainda mais se for de asentamento) estudam.

Quem não conhece um assentamento sequer do MST ou de qualquer outro movimento social, antes de criticar ou detoná-los deveria ir até um deles e conhecer a realidade, que emobra aparentemente o cênico, seja "feio" e etc, a qualidade é fato.

Mas reconheço que existem falhas e locais que prestam um péssimo serviço.
 
Eu acho sem sentido essa defesa.

O MST recebeu dinheiro público pra manter uma escola que é ruim. Ruim por ruim a gente já tem o próprio governo pra administrar, sem precisar por dinheiro na mão de entidades privadas.

O MST foi, pegou o dinheiro e fez a mesma porcaria que o governo fez. Deveria, inclusive, ser condenado a devolver o dinheiro recebido. Educação é coisa muito séria pra deixar dinheiro na mão de pessoas que não conseguem sequer ter uma melhora na educação.

Escola é ruim, é administrada pelo MST e ele tem culpa por isso sim, óbvio, uma vez que ele recebe a grana pra manter a escola. Não quer a responsabilidade? Não pega a grana e não mantenha a escola, deixa pro estado.

Você acha a minha defesa sem sentido. E eu acho simplista, reducionista, a sua crítica. Ponto. A Escola não é do MST. O problema da educação no Brasil não é do MST. O MST tem de fazer a escola dar certo? Tem de fazer com que ela seja acima da média no país? Pera aí, estamos confundindo os papéis. Quem faz milagre é Jesus Cristo (e há controvérsias, quanto a isso). A média NACIONAL do ENEM é baixa.

E estamos falando de outro problema, estamos falando das escolas do campo, que, de modo geral, se comparadas às demais escolas públicas, têm uma menor quantidade de recursos. E têm de 'se virar' com esses recursos. Até aí, tranquilo, todas têm. E você vem com todo esse discurso bonito de "não 'guenta', deixa para o estado".

Realmente, o Estado está administrando BRILHANTEMENTE todas as escolas. A nota nacional do ENEM não me deixa mentir. Mas, claro, o Estado tem autonomia sobre a escola em questão. Ela precisa passar por uma avaliação do MEC para diversas questões e, enfim, para emitir diplomas, etc.

Se o Estado julgar que o sistema de ensino da escola não está funcionando, ele pode tomar as rédeas. Se o Estado julgar que o sistema de ensino dessa escola é fraco (e é, btw), ele pode (e deve) interferir, propondo soluções pedagógicas para que se tenha uma melhora. Mas, como eu disse, é tudo uma questão processual.


Deriel disse:
Por que é que parece tão óbvio pra mim responsabilizar (pela má educação) o responsável (pela escola)? A gente deveria culpa quem?
Por que é que parece tão óbvio para mim responsabilizar (pela má educação no Brasil) o(s) responsável (veis) (pelas escolas)?

Nós concordamos em discordar, Deriel.
 
Quem não conhece um assentamento sequer do MST ou de qualquer outro movimento social, antes de criticar ou detoná-los deveria ir até um deles e conhecer a realidade, que emobra aparentemente o cênico, seja "feio" e etc, a qualidade é fato.


Não, não é. A menos que você demonstre com fatos e não opiniões. Notas do ENEM ajudam.

Você acha a minha defesa sem sentido. E eu acho simplista, reducionista, a sua crítica. Ponto. A Escola não é do MST. O problema da educação no Brasil não é do MST. O MST tem de fazer a escola dar certo? Tem de fazer com que ela seja acima da média no país? Pera aí, estamos confundindo os papéis. Quem faz milagre é Jesus Cristo (e há controvérsias, quanto a isso). A média NACIONAL do ENEM é baixa.

Então que o MST não administre escola nenhuma. Oras bolas. Se ele vai fazer a mesma porcaria que o governos, largue as escolas. Se não quer assumir responsabilidade pelo que administra, largue as escolas.


E estamos falando de outro problema, estamos falando das escolas do campo, que, de modo geral, se comparadas às demais escolas públicas, têm uma menor quantidade de recursos. E têm de 'se virar' com esses recursos. Até aí, tranquilo, todas têm. E você vem com todo esse discurso bonito de "não 'guenta', deixa para o estado".

Eu gostaria que você demonstrasse com fatos que a escola rural do MST é melhor que as demais escolar rurais. Dessa forma eu concordaria com você que eles devem continuar administrando escolar rurais.

É simples. Não precisa gastar saliva.



Realmente, o Estado está administrando BRILHANTEMENTE todas as escolas.

Não, não está. Assim como o MST não está. Ruim por ruim, não deixa na mão de uma entidade político-ideológica

Simples fatos me convencerão.
 
Não, não é. A menos que você demonstre com fatos e não opiniões. Notas do ENEM ajudam.

Tudo bem!

Manda fechar. E depenendo da localidade do assentamento as crianças ficarão sem escola e transporte, pois a distância dos locais onde moram ficam a centenas de quilômetros uma vez que existem municípios quase do tamanho do Estado do Sergipe ou até mais, embora seja responsabilidade do estado, município e união disponibilizar o transporte.


Assim como muitas escolas particulares deveriam ser fechadas uma vez que só tratam a educação como mercadoria.

Vale lembrar também que há muitas instituições de ensino particular que oferecem um ensino de péssima qualidade e que também deveriam ser fechados. :mrgreen:
 
Deriel disse:
Eu gostaria que você demonstrasse com fatos que a escola rural do MST é melhor que as demais escolar rurais. Dessa forma eu concordaria com você que eles devem continuar administrando escolar rurais.

É simples. Não precisa gastar saliva.

Olha, você é da área de Exatas; eu, sou da área Humanas. Você quer números, pelo que vejo. Os fatos aos quais você se refere são números. Estamos na internet (oh! really?). Se te é tão necessário ter números, você não precisa da minha ajuda, é só acessar o Google. Eu até me ofereceria para procurar os dados, os números, para você. Mas a minha conexão é discada, o que inviabiliza que eu exerça essa boa ação. E eu realmente acredito que a sua preocupação seja com a Educação e que todo o seu discurso não seja tão somente o externar de uma birra boba e tapada com o MST. Acredito, de coração.

Ademais, receio que o Google não vai poder me ajudar a encontrar, no meu post, onde eu disse que a escola rural do MST é melhor do que as demais escolas rurais. O quê é uma pena!


Deriel disse:
Simples fatos me convencerão.
I don't believe in you, Bob Dylan.
 
Também sou das exatas e isto pode deixar minha opinião meio suspeita, mas números são importantes, mesmo para os das humanas -- um profissional da educação, por exemplo, precisa saber quantificar e avaliar os dados que tem em mente.

Eu não encontrei (mas também não procurei muito *shame*) por uma tabela completa do ENEM 2009. Mas tenho esta planilha do Estadão com os dados do ENEM 2008, cheia de números saborosos. Para os computólogos que queiram brincar, os dados em SQL estão anexos -- na tabela "normalizada", troquei os "sem cálculo disponível" por "NULL" para facilitar a média e permitir que a importação em qualquer BD; já a tabela não normalizada abusa da tipagem fraca do SQLite e só funciona com ele. Deixando a nerdice de lado, vamos à parte interessante.



Começando pela parte polêmica: comparar as médias de Abelardo Luz (listadas abaixo) com a média de Santa Catarina (51,184). Notem que esses são os dados de 2008 -- ela não apenas não era a primeira colocada naquele município como a escala era diferente (suponho que 0 a 100).

EEB PROFº ANACLETO DAMIANI = 50,18
EEM SEMENTE DA CONQUISTA = 42,56
EEM PAULO FREIRE = 39,22

Essa consulta SQL serve só para quem quiser brincar também, podem ignorar se não for seu caso.
Código:
sqlite> select avg(media_prova_obj_e_redacao) as media from enemnorm where uf='SC';
media
51.184659400545
sqlite> select nome_escola,media_prova_obj_e_redacao from enemnorm where municipio='ABELARDO LUZ';
nome_escola|media_prova_obj_e_redacao
EEB PROFº ANACLETO DAMIANI|50.18
EEM SEMENTE DA CONQUISTA|42.56
EEM PAULO FREIRE|39.22


Uma comparação mais contundente é contar o número de escolas com nota inferior à da do MST (4771 escolas) junto ao número de escolas com alunos suficientes para avaliação (26018). Dividindo um número pelo outro, a escola citada fica no grupo das 18,33% piores escolas do Brasil (só repetindo que isso foi em 2008, ok?)

Código:
sqlite> select count(*) from enemnorm where media_prova_obj_e_redacao < 42.56;
count(*)
4771
sqlite> select count(*) from enemnorm where media_prova_obj_e_redacao not null;
count(*)
26018



A comparação entre a qualidade das escolas rurais (média 45,053) com a das escolas urbanas (média 48,288) é bem preocupante :(

Código:
sqlite> select localizacao, avg(media_prova_obj_e_redacao) as media from enemnorm group by localizacao;
localizacao|media
Rural|45.053156626506
Urbana|48.2884671272037



Outro ponto polêmico foi a comparação de qualidade entre escolas públicas e particulares. Curiosamente, as escolas públicas federais são as melhores do grupo:

Federal = 60,975
Particular = 58,772
Municipal = 45,861
Estadual = 45,666

Código:
sqlite> select dep_administrativa, avg(media_prova_obj_e_redacao) as media from enemnorm group by dep_administrativa order by media desc;
Federal|60.9751744186046
Particular|58.7721510536199
Municipal|45.8619266055046
Estadual|45.666468448368



Mas como as escolas federais são poucas, a coisa fica diferente numa comparação mais realista entre as escolas públicas de qualquer tipo (federais, estaduais e municipais) e particulares:

Média das públicas: 45,794
Média das particulares: 58,772

Código:
sqlite> select avg(media_prova_obj_e_redacao) as media from enemnorm where dep_administrativa in ('Federal', 'Estadual', 'Municipal');
media
45.7945399293288
sqlite> select avg(media_prova_obj_e_redacao) as media from enemnorm where dep_administrativa='Particular';
media
58.7721510536199



Aliás, se compararmos a escola do MST com as médias estaduais, ela fica abaixo da média do Tocantins (estado com a pior educação em 2008, segundo os dados divulgados) pelo Estadão.

RS = 52,191
DF = 52,142
SC = 51,184
ES = 49,675
MG = 49,572
RJ = 49,510
SP = 49,336
PR = 48,936
GO = 47,379
MS = 46,885
CE = 46,836
SE = 45,609
RN = 45,319
BA = 45,296
PE = 45,221
PA = 45,150
RO = 45,090
PI = 45,041
AC = 45,007
RR = 44,996
MT = 44,823
PB = 44,674
AM = 44,630
AP = 44,534
AL = 44,170
MA = 43,966
TO = 42,787

Essa lista por estados me deixou um bocado triste; A educação de Santa Catarina sempre era uma das melhores, agora estamos em terceiro lugar :(

Código:
sqlite> select uf, avg(media_prova_obj_e_redacao) as media from enemnorm group by uf order by media desc;
uf|media
RS|52.1911825017088
DF|52.1427631578947
SC|51.184659400545
ES|49.6758571428571
MG|49.5721482412061
RJ|49.510389268806
SP|49.3366539144693
PR|48.9366154970761
GO|47.3790734055356
MS|46.8857389635317
CE|46.8368766756031
SE|45.6098453608248
RN|45.3196033994334
BA|45.2960463733651
PE|45.221504257332
PA|45.150422077922
RO|45.0900977198697
PI|45.041
AC|45.0076315789474
RR|44.9962903225807
MT|44.8232252252252
PB|44.6746261682243
AM|44.6308080808081
AP|44.534125
AL|44.1703862660944
MA|43.9669366197183
TO|42.7877192982456



E por falar em comparações regionais, vejam a lista dos 20 municípios com a melhor educação. Aqui os Gaúchos dominam!

CERRO LARGO - RS - 60,78
SAO DOMINGOS DO SUL - RS - 60,77
IBIRACI - MG - 59,86
PINHAL GRANDE - RS - 59,76
VALE REAL - RS - 59,73
CAMPINA DAS MISSOES - RS - 58,72
PASSA VINTE - MG - 58,62
ESTRELA - RS - 58,47
BOM PRINCIPIO - RS - 58,46
NOVA BOA VISTA - RS - 58,42
ARROIO DO MEIO - RS - 58,31
NOVO MACHADO - RS - 58,3
COCAL DO SUL - SC - 58,155
ANDRADAS - MG - 58,1525
VENDA NOVA DO IMIGRANTE - ES - 57,706
SAO PAULO DAS MISSOES - RS - 57,7
POJUCA - BA - 57,68
NOVA PETROPOLIS - RS - 57,647
POCO DAS ANTAS - RS - 57,58
SAO JOAO NEPOMUCENO - MG - 57,496

Código:
sqlite> select municipio, uf, avg(media_prova_obj_e_redacao) as media from enemnorm group by municipio order by media desc limit 1,20;
municipio|uf|media
CERRO LARGO|RS|60.78
SAO DOMINGOS DO SUL|RS|60.77
IBIRACI|MG|59.86
PINHAL GRANDE|RS|59.76
VALE REAL|RS|59.73
CAMPINA DAS MISSOES|RS|58.72
PASSA VINTE|MG|58.62
ESTRELA|RS|58.47
BOM PRINCIPIO|RS|58.46
NOVA BOA VISTA|RS|58.42
ARROIO DO MEIO|RS|58.31
NOVO MACHADO|RS|58.3
COCAL DO SUL|SC|58.155
ANDRADAS|MG|58.1525
VENDA NOVA DO IMIGRANTE|ES|57.706
SAO PAULO DAS MISSOES|RS|57.7
POJUCA|BA|57.68
NOVA PETROPOLIS|RS|57.6475
POCO DAS ANTAS|RS|57.58
SAO JOAO NEPOMUCENO|MG|57.4966666666667


Desculpem se eu estou sendo (mais) chato, mas toda essa conversa de números e avaliações me deu umas coceiras de curiosidade -- eu disse que tenho um fraco para isso!
 

Anexos

  • enem_sqlite.zip
    667,2 KB · Visualizações: 9
  • enem_normalizado_sqlite.zip
    668,2 KB · Visualizações: 9
Números não são apenas importantes de um ponto de vista político, eles são absolutos.

O Estado não consegue chegar ao coração dos problemas de cada pessoa. O único caminho são políticas probabilísticas para um cenário probabilístico.
 
Números não são apenas importantes de um ponto de vista político, eles são absolutos.

O Estado não consegue chegar ao coração dos problemas de cada pessoa. O único caminho são políticas probabilísticas para um cenário probabilístico.

Discordo, em parte. Os números são exatos? Digamos que são indicadores reais, não perfeitos, ainda que exatos e bons indicadores de certas realidades, fatos, mas não são perfeitos. E o motivo é simples: o que é humano é flutuante, inexato, caótico, de difícil mensuração.

Não se pode analisar uma cultura ou um período histórico através de uma equação ou lei matemática, isso é idiotice. Da mesma forma, esses números muito ilustram, muito explicam, mas são meros indicadores, não absolutizam coisa alguma.
 
Destaco o do ponto de vista político. É impossível fazer política social que não seja estatística, é impossível chegar no âmbito de cada ser humano, é informação demais para o Estado.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo