• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ENGENHARIA Carro desenvolvido por alunos brasileiros vence competição de mobilidade urbana nos EUA

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Batizado de Opal, veículo desenvolvido na USP pode ser configurado para transportar 3 ou 5 pessoas; dimensões podem ser ampliadas quando usuário desejar

O veículo reconfigurável e de uso compartilhado para a cidade de São Paulo, desenvolvido por alunos da Poli (Escola Politécnica) da USP e de mais quatro universidades estrangeiras, venceu a competição Global Vehicle Development Project, promovida pelo Programa PACE, liderado pela General Motors mundial. O projeto conquistou o primeiro lugar na categoria “Perspectiva do Cliente” (pesquisa de mercado).

Foto: Divulgação
2016-08-15_-poli-competi%C3%A7%C3%A3o.jpg

Equipe da Poli e o veículo Opal

Os alunos da Poli foram responsáveis pela pesquisa de mercado, realizada em São Paulo, e por transformar seus resultados em especificações técnicas de Engenharia. A apresentação dos projetos ocorreu no último dia 25 de julho durante o Fórum PACE, na Universidade de Cincinnati, em Ohio, Estados Unidos.

Batizado de Opal, o veículo desenvolvido pela equipe da Poli é um modelo hatch, de duas portas, que pode ser configurado para transportar três ou cinco pessoas, ou seja, as dimensões do carro podem ser ampliadas quando o usuário desejar – a expansão da carenagem é feita por meio de motores elétricos lineares (atuadores eletrônicos). O Opal também é de uso compartilhado, tendência confirmada na pesquisa de mercado realizada em São Paulo.

Segundo o professor Marcelo Alves, integrante do Centro de Engenharia Automotiva e supervisor do Programa PACE da Poli, a competição internacional reúne um grupo seleto de escolas de Engenharia, com grande interesse no setor automotivo e em mobilidade, e possibilita que os estudantes trabalhem em um problema real. “Eles se sentem parte ativa na proposição de soluções, o que os motiva ainda mais a investir na sua formação”, diz.

O professor Marcelo Alves também recebeu, nos Estados Unidos, o prêmio de Distinguished Integrator(membro notável) por suas contribuições ao Programa PACE, incluindo o trabalho de coordenação da equipe da Poli e pela realização, no Brasil, do Fórum PACE em 2015, que aconteceu nas instalações da Poli e atraiu mais de 300 pessoas. É a segunda vez que ele recebe a distinção do PACE.

Competição anual

A competição Global Vehicle Development Project é realizada entre as universidades participantes do PACE (Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education), programa liderado pela General Motors mundial para o desenvolvimento da educação de engenharia automotiva. As equipes são formadas por alunos de diferentes países e têm de desenvolver um projeto de mobilidade urbana.

“É difícil para nós, professores, criarmos uma situação dessas em sala de aula, mas é a forma como as empresas têm desenvolvido seus grandes projetos de Engenharia hoje, colocando equipes suas ou de empresas parceiras de vários países diferentes em um mesmo projeto”, diz o professor Marcelo Alves. “É muito importante para a formação dos alunos nos engajarmos nesse tipo de atividade”.

Para o último biênio, as equipes de alunos receberam o desafio de desenvolver um sistema RSMS (Reconfigurable Shared-Use Mobility Systems) para otimizar o uso da frota de veículos de megacidades, por meio da reconfiguração e o uso compartilhado. No Fórum PACE de 2015, as equipes apresentaram a concepção do produto, uma maquete e o plano de negócios, e no Fórum deste ano, o foco foi o projeto de engenharia e o protótipo funcional (o veículo pronto para ser usado). Os projetos foram avaliados em quatro quesitos: perspectiva do cliente (Customer Insight), desenho industrial (Design), engenharia do produto (Product Engineering) e montagem (Manufacturing).

Participam do Programa PACE cerca de 50 importantes escolas de Engenharia de todo o mundo – a Poli ingressou em 2005 como a primeira escola brasileira selecionada pelo Programa. As universidades são equipadas com software e laboratórios, oferecidos pelas empresas participantes do PACE. A Poli possui quatro laboratórios equipados pelo Programa, com mais de 100 estações de trabalho e software para Computer Aided Design (CAD), Computer Aided Manufacturing (CAM) e Computer Aided Engineering(CAE), aplicados para conceber, projetar e fabricar veículos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo