1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Eleições 2006 Eleição para Deputado Federal: O que muda?

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por TT1, 17 Jul 2006.

  1. TT1

    TT1 Dilbert

    Com a cláusula de barreira de 5%, a Câmara de Deputados passará a ter cinco ou seis partidos. Esses partidos terão muito mais unidade que hoje, pois a mobilidade de um deputado ficará muito mais restrita. Se o eleitor vota num candidato a deputado federal de um partido que não tem chance de ultrapassar a clásula de barreira, tem que pensar para onde irá depois este deputado. Por exemplo: um deputado do PSOL eleito vai para onde ? Continuará na oposição, no caso de Lula ser eleito, ou voltará ao PT ? Um deputado do PDT, ou PTB, ou PL ou PPS ou PV eleito e seu partido não atingindo a cláusula de barreira, vai para onde ?

    Se o eleitor quer votar contra ou a favor do governo, tem que fazer este exercício de projeção, para saber o caminho de seu deputado, se ele for candidato de um partido que pode ou não ter chance de chegar lá. Pense bem em seu voto nesta eleição ! É diferente ! Se votar em deputado de partido sem chance de chegar lá, você terá que pensar o que ele fará no dia 2 de outubro, sem partido. Obrigatoriamente terá que escolher um partido, para poder estar em comissões, ter relatorias, etc......Qual ?


    1. Partidos que ultrapassarão a cláusula de barreira e não correm riscos: PT/ PSDB / PMDB / PFL
    2. Partidos que enfrentarão dificuldades, mas têm grandes chances de obter o número de votos necessários para continuar funcionando: PTB / PP / PSB / PL
    3. Partidos com sólida história política que terão dificuldades maiores para superar a cláusula e devem buscar opções como fusão de legendas ou formação de uma federação de partidos: PCdoB / PDT / PPS / PV
    4. Partidos com reduzidas chances de conseguir o número de votos necessários. Tendem a desaparecer ou ser incorporados por outras siglas: PSol / PMN / PSC / PRP / PTdoB / PTC / Prona / PTN / PSTU / PSL / PCB / PRTB / PHS / PSDC / PCO / PAN / PRB

    Fonte: Correio Braziliense e Ex-Blog CM
     
  2. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Ainda sim 5 partidos são muitos. A não ser que haja a tal reforma partidária, não muda muita coisa. Estes grandes partidos deverão ter diretrizes claras e bem definidas para quem se filiar a ele. Sem aquele ranço ideológico e sem propostas que atualmente apodrece o congresso e o planalto. E ao invés de mudar tudo o que o partido rival contruiu no seu período de governo, alterar o que ficaram devendo e mantar o que fizeram de bom... utópico não?
     
  3. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    Nem tanto, eu vejo com mais otimismo.

    Aliás, eu vejo como um passo importante, talvez não exatamente o que precisamos, mas ajuda sim.

    e eu aposto em 7 partidos, não em 5.
     

Compartilhar