• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Educação Sexual na Escola

Você é a favor da educação sexual nas escolas?


  • Total de votantes
    21
Eles estão é atrasados...A maioria hj não está aprendendo, esta praticando com 13/14 anos...Eu mesmo por exemplo, mas graças a Deus não foi falta de instrução, só excesso de paixão...Agora tratar esse assunto com excesso de pudor, vai cair no que estão dizendo, taboo. Agora vejam bem, não se tem curiosidade acerca do que se conhece, se eles aprendem ainda que teoricamente a tendência é fazerem certo e a curiosidade diminuir. Agora se quando alguém fala "sexo" na sala de aula todo mundo ri, ou fico cochixando, ai sim a curiosidade vai aumentar...
Sexo é natural, vai acontecer mais dia menos dia, então é melhor saber como fazer e o que fazer pra evitar problemas sérios e não me refiro a gravidez não, mas a doenças que se pode pegar, AIDS, sífilis, gonorréia, e uma infinidade de outras.
E concordo com a Indily, educação sexual sem educação moral não resolve nada, o cara vai fazer sexo com camisinha com 15 mulheres em um dia só...De que adiantou a educação sexual?
 
E quem são os ditos "professores" que ensinam educação sexual nas escolas públicas do país? Será que eles são capacitados, cursados, preparados para esse fim?

Uma boa pergunta, mas esse tipo de resposta só podemos obter através de pesquisa, já que certamente há casos e casos. Por exemplo, quando eu tinha 13 anos, a professora de biologia abordou questões relacionadas è sexualidade de uma maneira extremamente profissional e esclarecedora.


Por que querer se fazer essa doutrinação sexual para crianças de tão pouca idade?


  • 12-13 anos não é tão pouca idade
  • Há casos de crianças dessa idade que já possuem filhos.
  • Há casos de crianças dessa idade que já se prostituem.
  • Crianças dessa idade possuem acesso à mesma mídia que você e eu, que sabemos que pode ser bastante prejudicial.
  • As famílias brasileiras não possuem o hábito de abordar esses assuntos em casa, co os filhos.
 
Bem, uma coisa é certa, os filhos não podem sair da escola sem saber sobre essas situações que encontrarão na vida. Os pais podem ser pouco capacitados e talvez essas aulas devessem reunir todos os pais junto das crianças de cada sala para a aula de educação sexual. A maioria dos pais não encara sexualidade de uma forma saudável, principalmente porque suas vidas são dedicadas a sobrevivência e pra quem está desesperado acaba transmitindo os dois extremos para os filhos, glamourização ou repressão.
 
Post original de Smaug: E quem são os ditos "professores" que ensinam educação sexual nas escolas públicas do país? Será que eles são capacitados, cursados, preparados para esse fim? Por que querer se fazer essa doutrinação sexual para crianças de tão pouca idade?
É uma otima questão. Mas ensinar as crianças a se prevenir, e se os professores o farão bem, é outra historia (Bem mais complexa por sinal).
 
Além do que, a reportagem apresentou três (3) pessoas defendendo o uso do pênis de borracha de 22 cm: a diretora da escola, um representante do governo federal, e um promotor, contra nenhum argumento favorável ao pai querendo proteger a filha dos abusos do Estado.
A Globo manipulando opinião?? Quem diria... :roll:

Só acho que 12/13 anos não é uma idade em que as crianças DEVERIAM saber muito sobre sexo. Ora, com 12/13 anos as crianças têm de brincar! Infelizmente, o que se vê hoje não é isso, com meninas dessa idade usando roupas com decote até o umbigo (pra não dizer mais pra baixo) fazendo carinha de puta em fotos do orkut e coisas do tipo. Infelizmente, toda a sociedade está deturpando a mente das crianças, fazendo com que elas achem que têm de crescer bem mais cedo do que o normal.
Não acho que seja errado a aula de educação sexual para essas crianças, uma vez que elas já tem a mente bem pior do que deveriam. O certo, porém, seria que elas voltassem a ser crianças, crescendo no tempo certo.
É isso que eu penso também. 12 e 13 anos é pouca idade. Eu até tinha curiosidade sobre sexo, mas achava que era coisa de "gente grande". Eu não tive aula de educação sexual e, sinceramente, acho que se eu tivesse começaria a fazer mais cedo. Bem, mas eu sou eu.
Há muitas pessoas nessa idade que já têm vida sexual ativa. O que está sendo feito sobre isso? Ensinando proteção. Pô, não deveriam ensinar a esperar? Claro que um dia vai acontecer, um dia não muito longe dos 13 anos, mas que pelo menos aconteça quando o adolescente já souber o que ele quer, souber o que está fazendo, souber por que está fazendo.
Eu acho que é a mesma coisa que, em vem de acabar com a violência, distribuir coletes à prova de balas.
 
O problema como já disse em sei lá que tópico de algum tempo, é que hj em dia qquer coisa que vc faça contra a criança é usaco contra vc.... (pais) não pode bater pra educar, puxãozinho de orelha, castigo sem brinquedos... nada que minha mãe fazia comigo qdo fazia coisa errada.... meu irmão pegou uns livrinhos nada educativos do meu pai e levou uma surra por já ter sido avisado que ali não se mexia e que chegaria a hora certa de aprender...
Na hora certa teve a educação e a conversa necessária e eu tbém... minha mãe dava camisinha aos 2 e comprou minhas pílulas mesmo quando eu não fazia nada (mas tinha problemas hormonais)... ela sempre me falou com todas as letras "não confundam liberdade com libertinagem" e "não me façam perder a confiança na educação que dei á vcs". Ela explicou o certo e o errado, e avisou "eu estar ensinando não quer dizer saiam fazendo... acredito que ensinei o certo e o errado à vcs 2 para vcs saberem a hora certa. E se cometerem a besteira de errar nessa hora estou ensinando o que devem fazer".
Hoje ela fala pra mim, não aprovo a idade com que as coisas começaram para vc, mas aprovo sua atitude perante cada uma e sua tentativa de se auto-educar e melhorar...
TODAS as minhas amigas dessa época engravidaram solteiras ou casaram grávidas....
Hoje vejo que educação moral é simplesmente o que era necessário.
Se essa fosse realmente bem feita e bem dada com certeza não seria necessário educação sexual, pois isso vc aprende fácil.
 
Tek e Smaug, voces estão confundindo alhos com bugalhos.

É EDUCAÇÃO sexual, e não INICIAÇÃO sexual. Educação, visa ESCLARECER, ilustrar os procedimentos que - porque não - são desconhecidos pelos jovens. Iniciação significa começar as práticas, no caso, sexuais, e no caso, de Crianças e Adolescentes.

E pensamos "ah, mas eles já sabem, viram na internet". Bem, em comics teve uma propaganda engraçada da Morte com Constantine, para ilustrar como deve-se vestir a camisinha em um pênis (John segurou uma banana no lugar de mostrar o dele).

Estamos falando de Vertigo, uma revista que é mais acessada por Adultos (ou jovens Adultos). Pessoalmente, há 18 anos atrás, foi uma informação importante pois como jovem nerd mais interessada em virar mulher de sucesso no futuro, não havia imaginado que seria melhor fazer isso com o pênis ereto. (se tenho 36 anos agora, quanto anos eu tinha então?)

É muito estranho uma pessoa com amplo conhecimento em diversas áreas não ter essa informação básica sobre sexo? Sim, mas estivese outra pessoa em meu lugar, ela teria vergonha em admitir que não sabia como proceder em algo tão simples quanto colocar a camisinha no parceiro. E como tal, provavelmente muitas mulheres e homens com menos instrução que eu, serão as mais vitimizadas, porque "elas tinham de saber disso", como se este conhecimento nascesse com a criança :roll: (algo parecido com mulheres terem de saber como é ser mãe, quando a gente não ganhou nenhum manual de instruções sobre o significado de choro dos bebês)

Sempre haverá ignorância de cuidados BÁSICOS em qualquer faixa etária. Digam-me quais os cuidados que devo ter para não pegar herpes, sem acessar qualquer wikipedia, e formas de contágio não-sexuais.

Tecnicamente as partes "chatas" e constrangedoras (no sentido "como assim você não sabe?"), ninguém explica, e raramente alguém guarda na cabeça. (nem para depois procurar escondido a resposta)

O que é divulgado AMPLAMENTE é a parte "legal", e neste ponto porque tanto estardalhaço? A escola é historicamente associada à chatice, e este preconceito pode ajudar e muito para contrabalançar a forma supervalorizada que as pessoas enxergam o sexo.
 
Última edição:
Tek e Smaug, voces estão confundindo alhos com bugalhos.

É EDUCAÇÃO sexual, e não INICIAÇÃO sexual. Educação, visa ESCLARECER, ilustrar os procedimentos que - porque não - são desconhecidos pelos jovens. Iniciação significa começar as práticas, no caso, sexuais, e no caso, de Crianças e Adolescentes.

E pensamos "ah, mas eles já sabem, viram na internet". Bem, em comics teve uma propaganda engraçada da Morte com Constantine, para ilustrar como deve-se vestir a camisinha em um pênis (John segurou uma banana no lugar de mostrar o dele).

Estamos falando de Vertigo, uma revista que é mais acessada por Adultos (ou jovens Adultos).

Porém, sempre haverá ignorância de cuidados BÁSICOS em qualquer faixa etária. Digam-me quais os cuidados que devo ter para não pegar herpes, sem acessar qualquer wikipedia, e formas de contágio não-sexuais.

Tecnicamente as partes "chatas", ninguém explica, e raramente alguém guarda na cabeça. Ou as partes constrangedoras (no sentido "como assim você não sabe colocar camisinha no pênis?").

O que é divulgado AMPLAMENTE é a parte "legal", e neste ponto porque tanto estardalhaço? A escola é historicamente associada à chatice, e este preconceito pode ajudar e muito para contrabalançar a forma supervalorizada que as pessoas enxergam o sexo.
 
É EDUCAÇÃO sexual, e não INICIAÇÃO sexual. Educação, visa ESCLARECER, ilustrar os procedimentos que - porque não - são desconhecidos pelos jovens. Iniciação significa começar as práticas, no caso, sexuais, e no caso, de Crianças e Adolescentes.
Educação é uma coisa, iniciação é outra, claro. Mas eu acho que uma leva a outra. Não necessariamente, mas aposto que há muita gente que se restinge a fazer por desconhecimento. Sexo não é errado, mas, como já disse, a pessoa tem que saber o que faz, e não é aos 13 que ela saberá.

Indily, você foi orientada pelos seus pais, por isso não teve problemas. Muita gente (muita gente mesmo) não é, e por isso aparece a necessidade de a escola ensinar sobre sexo (quando ela deveria orientar).
 
Eu sei q a escola serve pra isso... e foi exatamente o que eu quis dizer... que JÁ QUE NÃO HOUVE ORIENTAÇÃO EM CASA.....
Porém, se a educação fosse dada a escola não precisaria fazer muita coisa...
 
Educação é uma coisa, iniciação é outra, claro. Mas eu acho que uma leva a outra. Não necessariamente, mas aposto que há muita gente que se restinge a fazer por desconhecimento. Sexo não é errado, mas, como já disse, a pessoa tem que saber o que faz, e não é aos 13 que ela saberá.

Hoje em dia, com 12 anos só não vai saber nada a respeito se os pais trancarem a criança em casa, não deixarem ela ver televisão, acessar a internet e fazer amizade com os colegas na escola.

E aprender por esses meios é bem pior. Eu tenho um sobrinho de 8 anos (8 ANOS!!), que vive comentando o que seus amigos de escola falam a respeito, e questionando sobre coisas que ele viu na televisão, ou até mesmo na internet. É assustador, acredite. Sorte que ele têm recebido uma boa educação em casa. E quantos têm isso?
 
O que vocês achariam/acham de seus filhos terem educação sexual na escola? Confiam mais na escola ou em vocês?

Essas perguntam não têm ironia. Eu pergunto por curiosidade, mesmo.
 
Educação é uma coisa, iniciação é outra, claro. Mas eu acho que uma leva a outra.
Hein? :wacky:

Já pensou se a gente se iniciasse em tudo que a gente estuda? JESUS. Eu poderia ser uma perita em magia negra (porque já lí bastante à respeito).

Não necessariamente, mas aposto que há muita gente que se restinge a fazer por desconhecimento.
A hora que a coisa esquenta, se a pessoa tem o conhecimento, ela vai pensar nas consequências. Se ela não conhece, vai fazer sem conhecer mesmo. Os hormônios são mais fortes que a razão, principalmente nessa idade.

Sexo não é errado, mas, como já disse, a pessoa tem que saber o que faz, e não é aos 13 que ela saberá.
Se ela tiver a educação sexual, saberá sim. :yep:

O que vocês achariam/acham de seus filhos terem educação sexual na escola? Confiam mais na escola ou em vocês?
Em mim, claro, mas temos que ver que tem criança que não tem isso em casa. Você acha que alguém lá do sertão da Bahia vai ensinar a filha a tomar pílula? No máximo vai botar medo, dizendo "MININA, TU VAI FICÁ BUCHUDA".
 
Última edição:
Tem mais é de ensinar, e do jeito certo. Sejamos francos, gente: vivemos num país de terceiro mundo, e não dá pra deixar nas mãos dos pais - a maioria não têm cultura nem instrução, e devem saber ainda menos que os filhos, por isso não ensinam e nem falam a respeito. E há ainda esses dogmas religiosos idiotas que eles mesmos se vêem presos, que não cabem serem discutidos aqui. "Sécho é pecado", dizem os dogmas. Tá, pecado, mas o mundo pulula de gente e todo mundo adora um pecadozinho...

Na escola, onde as crianças aprendem a maioria das coisas erradas que irão perdurar pelo resto de suas vidas (gente, fui aluna de escola pública... quem é ou foi sabe que é verdade), algo de bom sobre isso elas precisam absorver. Sexo elas irão conhecer nos fundos da escola, na quadra, no vestiário... Melhor que conheçam a coisa como é, e do jeito certo.

Não confundamos pureza com ignorância.E pais que não concordam com isso, merecem mesmo é criar sem reclamar os netos frutos dessa "pureza preservada" que tanto defendem, e isso na melhor das hipóteses - neto é o menor dos problemas. Ruim mesmo é ver o filho morrer numa UTI vítima de AIDS.
 
A verdadeira situação é a seguinte...

O Brasil nessas partes está anos-luz atrasado.. basta pegar como bons exemplos países europeus, em especial os escandinavos (Suécia, Noruega, Dinamarca, etc) onde desde cedo naturalmente não existe o menor pudor dos pais ficarem nus diante dos filhos e vice-versa. Muitas vezes eles tomam banhos ou fazem saunas coletivas juntos ao natural e isso favorece em muito desde cedo na educação sexual dos filhos, já que pra eles tudo é feito muito naturalmente sem o menor constrangimento.

Não a toa que em nesses paises a prática do naturismo, que consiste em ficar nu socialmente em atividades de lazer em praias, sitios ou parques está muito desenvolvida e difundida. No Brasil isso existe, mas apenas ainda engatinha, por isso já que os pais se sentem muito inibidos para falar de sexo com seus filhos, infelizmente fica a cargo das escolas explicar.
 
Última edição:
Hein? :wacky:

Já pensou se a gente se iniciasse em tudo que a gente estuda? JESUS. Eu poderia ser uma perita em magia negra (porque já lí bastante à respeito).
Eu disse que a educação leva à iniciação, mas acrescentei o "não necessariamente". Se as pessoas se iniciassem em tudo que estudam, o mundo poderia ser um lugar melhor. E sexo é uma certeza maior na vida das pessoas que magia negra, né?

Legal ver que vocês têm cabeça aberta sobre isso. Eu já acho que é um assunto que deveria ser tratado com mais delicadeza. Enfim, daqui a uns anos a gente vê o que deu =]
 
Eu acho que é a mesma coisa que, em vem de acabar com a violência, distribuir coletes à prova de balas.
Exatamente. É a mesma lógica petista do governo Lula, que para combater, p. ex., assaltos a terminais eltrônicos, fecha-os depois das 22h, ao invés de pôr mais segurança no local e mais policiamento nas ruas; e que para reduzir os acidentes por embriaguez, impõe a "leia seca" (restritiva à liberdade do indivíduo, diga-se), aplicando mais fiscalização a partir de então - por que não havia tanta fiscalização antes? Funciona assim.

E o que ocorre com esse "doutrinamento sexual" que o governo quer colocar nas cabeças de crianças de 12 anos, mostrando objetos vendidos em sex-shop em uma sala de aula, também vai por aí. Concordo com você, deveria-se orientar de todas as doenças que as relações sexuais não seguras podem trazer, informar as conseqüências da gravidez precoce. Que mostrassem para essas crianças de 12 anos (que o governo parece subentender que todas fazem sexo) casos de adolescentes da idade deles grávidas com 13, 14, 15 anos, e todos os problemas que isso causou e vai causar: abandono dos estudos, DSTs, e assim por diante. E não impor um ensinamento pensando "já que vocês só fazem isso mesmo, olha aqui como se faz".

O modo como o governo age é errado. Partem do pressuposto que todos os alunos de 12 anos praticam sexo. Não é assim. Deveriam partir do pressuposto de que alguns adolescentes com essa idade podem estar iniciando a vida sexual, enquanto que alguns têm relações sexuais mais tarde. E que, por isso, não deveriam doutrinar crianças de 12 anos com um pênis de borracha de 22 cm na sua frente dizendo "você vai fazer isso", não com essa idade. Deveriam abordar o tema por conceitos para alunos de 12 anos. Tenho pena da criança, ou ela olha para aquilo e pensa que nunca terá um assim, ou que vai demorar muito. Ensinar como colocar a camisinha deve vir junto do esclarecimento de todas as doenças que podem surgir por conta de relações não seguras. Agora, partir de um pressuposto equivocado, e ensinar de uma só maneira, é errado.

Essa aula com "kit" contendo o pênis, camisinha, DIU, píluas e etc, parece uma novidade. Mas as aulas de educação sexual já acontecem há uma década, pelo menos, no ensino público. E o que ocorreu nesse tempo em relação ao número de adolescentes grávidas e ao número de adolescentes contaminados por HIV? Aumentou de 1996 pra cá! Veja o quão eficiente são as aulas do governo Federal! Isso ocorre porque uma imposição ou doutrinação não mudam os valores individuais que cada ser constitui na sua formação. A escolha de fazer sexo é individual, e não deve ser forçada a ser iniciada com tal idade. Qual o argumento para dizer que sexo tão cedo, mas com camisinha ou pílula do dia seguinte, é "mais" moralmente correto do que fazer sem, com pouca idade? A escolha não muda. E o governo deveria respeitar estes indivíduos, e respeitar o que os pais destes indivíduos consideram melhor para eles. E essa falácia estereotipada de que os pais brasileiros não sabem tratar de sexo com seus filhos está longe da verdade.

Tek e Smaug, voces estão confundindo alhos com bugalhos.

É EDUCAÇÃO sexual, e não INICIAÇÃO sexual. Educação, visa ESCLARECER, ilustrar os procedimentos que - porque não - são desconhecidos pelos jovens. Iniciação significa começar as práticas, no caso, sexuais, e no caso, de Crianças e Adolescentes.
Desculpe-me, mas não estou confundindo. E sei diferenciar muito bem os significados das palavras destacadas. O meu argumento, e minha opinião, estão acima. Já citei a violação de alguns artigos do ECA que essas aulas estão cometendo. É uma prática de um governo que ignora certas leis achando que está fazendo o melhor.

Tem mais é de ensinar, e do jeito certo. Sejamos francos, gente: vivemos num país de terceiro mundo, e não dá pra deixar nas mãos dos pais - a maioria não têm cultura nem instrução, e devem saber ainda menos que os filhos, por isso não ensinam e nem falam a respeito. (...) Não confundamos pureza com ignorância.
Primeiro que não vivemos em um país de terceiro mundo, só para informar. Isso deixou de existir há quase 2 décadas. Segundo que é um absurdo dizer que o ensinamento moral e ético não deve ser dado pelos pais para seus próprios filhos, e sim pelo Estado. Isso é o que agora? O que acontece é a interferência do Estado nas escolhas morais das crianças, e nos ensinamentos morais que os pais passam para seus filhos. É inaceitável. E por isso aquele pai está certo em reclamar com a diretora, a promotoria, a secretaria resposnável, e assim por diante.

E quem confunde os termos "pureza" com "ignorância" parece ser você. Não estamos falando de pureza, mas, novamente, do que os pais consideram melhor para os filhos e quando será a melhor época para orientá-los para tais fins. Se aquele pai considera inadequado que sua filha seja exposta dessa maneira, com esta idade, ele não está sendo puritano não, está sendo consciente e cuidando para que o Estado não interfira (e prejudique) na escolha moral da filha.
 
Educação é uma coisa, iniciação é outra, claro. Mas eu acho que uma leva a outra. Não necessariamente, mas aposto que há muita gente que se restinge a fazer por desconhecimento. Sexo não é errado, mas, como já disse, a pessoa tem que saber o que faz, e não é aos 13 que ela saberá.

Não, para você ainda não está claro. Se não saberia que uma coisa é explicar, outra coisa é incitar

Explicar está relacionado à mostrar o lado legal e o ruim.

Incitar está relacionado a "porque é legal, porque é gostoso, porque todo mundo faz".

E definitivamente a escola não está tomando o papel de incitar a fazer sexo quando o corpo (nem a cabeça) não está pronto.

Você está confundindo informação com propaganda. Assim como o resto das pessoas, que acha que as informações acessadas que as pessoas veem pela TV e pela internet são mesmo informações. Não creio que todo mundo procure também o "lado chato" de uma pesquisa séria.

A situação descrita por Fúria sempre foi comum com povos orientais. Todos os meus amigos japoneses viam os peitos da mamãe e as amigas - como eu - sabiam como era o pipi do papai.

Qual a média de jovens dessas comunidades que tornam-se "pais" antes dos 18 anos? Acham mesmo que é uma questão de pais super-presentes e que ficam o tempo todo dialogando? (aliás, uma das coisas que os adolescentes mais fogem é de conversas "sérias". Aliás, pais orientais só falam o estritamente necessário.)

"A curiosidade matou o gato", e o estudo sério o trouxe de volta (massagem cardiovascular).

A curiosidade é característica do ser humano, e não raro muito frequente em crianças. O que vi nas escolas de periferia (pois estudei lá pelos idos de 1979 até 1987) é que as gurias e os guris ficam malucos tentando imaginar "como é fazer sexo", como é o pinto do menino, como é a perereca da menina.

E francamente, isso é natural... quando se tem 5 anos de idade: eu já sabia o que os meninos tinham (ou teriam quando crescessem) porque eu via meu pai pelado sem neuras. Afinal, ele me dava banho assim como minha mãe pegava meu irmão e ia tomar banho com ele (nada de adultos gritando para seus filhos irem tomar banho, já que literalmente levavam a gente com eles para tomar banho)

Afinal, estamos falando de banheira: crianças de 5 a 10 anos escorregando e se afogando são uma constante naquele tambor com lenha embaixo que eu tomava banho. Aliás, um dos motivos porque meus primos que casaram com ocidentais separarem-se depois de 15 anos é essa diferença cultural: suas caras metades ficam chocadas com essa "pouca vergonha", sem falar de outras "desnaturalidades" dos japoneses como não ir em socorro do filho que foi preso. (se é filho meu, tem de aprender a pagar pelo que faz: que negócio é esse de fugir de responsabilidade! Até Yakuza assume suas cagadas cortando seus dedos)

Ou seja, a criança Primula e seus irmãos não tinham o menor interesse em enveredar pelos caminhos "misteriosos" do sexo. Porra, estava na nossa frente o que era o pinto e a perereca, e a única coisa que sabíamos é que esse pêlo era um saco na banheira.

No entanto, todas as minhas colegas tinham uma curiosidade enorme em saber COMO eram os meninos por baixo das roupas, e pior, como era "fazer amor". Bem, duas delas casaram aos 17 anos, encontrei com uma delas aos 19 anos e já tentando fugir do marido que era violento... :roll:

Não entendia toda aquela agitação que M* de 12 anos tinha porque seus peitos tavam "brotando", e exibia orgulhosamente para suas colegas de 10 anos. De novo: se não pode perguntar para pais e professores com quem os jovens aprendem? Com pessoas na mesma situação, ou seja, colegas de escola da mesma idade. (Engraçado, já que não dá para aprender nada com gente que não sabe nada sobre o assunto.)

De qualquer forma, em 1985 tivemos uma disciplina chamada Educação Sexual, e vamos dizer que parecia com uma aula de Biologia comum. Com a diferença que em vez de mitocôndrias, víamos um útero cortado, e um penis de perfil também cortado (desenho, claro). Pode-se concluir, com a estatística de minha "turminha" de 4 meninas, que tivemos fracasso de 50% quando a abordagem era apenas a "parte chata".

Indily, você foi orientada pelos seus pais, por isso não teve problemas. Muita gente (muita gente mesmo) não é, e por isso aparece a necessidade de a escola ensinar sobre sexo (quando ela deveria orientar).

Orientar é expor parte e deixar que o aluno descubra o resto sozinho (orientação no mestrado pressupõe que o aluno vai descobrir o resto depois que você deixa uma pulga atrás da orelha dele), enquanto ensinar é todo o pacote: desde a parte legal até a parte chata.

Aí sim considero temerário: como assim mostrar mais ou menos, e depois deixar o jovem ir descobrir por si mesmo? Significa que não precisamos avisar que não é só AIDS, mas pegar herpes, sífilis, gonorréia, virar pai aos 16 anos, e todo o resto ele precisa descobrir sozinho? Que não é só através de sexo, pois o que importa são fluidos corpóreos (saliva/sangue).

Nossa, aí sim que acho que vamos ter um problema de saúde pública.

Neste ponto, se realmente formos ensinar todo o pacote (não só a parte chata) pode ser que tenha-se sucesso onde o programa fracassou na década de 1980.

Claro que choca saber que vão ensinar como colocar uma camisinha em uma banana/pênis. Mas isso é a visão sensacionalista: acredita mesmo que a escola vai agir como adolescente retardado que fica só trocando links de sites pornôs? (ou seja, só o Kama sutra, como ter orgasmo, como dar prazer à cara metade, etc?)

Considerando-se as pessoas na escola, vai ser mais parecido com o ensino fossilizado de mostrar um pênis ou útero mergulhado em formol. Ou seja totalmente desinteressante, e nada do que os adolescentes quer saber. E quer queira quer não, educação tem de ter um mínimo de interesse - tanto pela parte "legal" quanto pela parte chata. Se não quiser que sua vida seja regrada pela "chatice" porque não sabia dos efeitos colaterais do "legal".

O que vocês achariam/acham de seus filhos terem educação sexual na escola? Confiam mais na escola ou em vocês?

Essas perguntam não têm ironia. Eu pergunto por curiosidade, mesmo.

OK, você garante por seus filhos. E os outros 180 milhões de brasileiros, você confia que os pais estão fazendo sua lição de casa? Você confia que sua influência será o bastante quando todo o resto desses jovens ficarem enchendo o saco de seus filhos para experimentar um pouquinho?

Há uma pequena confusão na mente das pessoas, quando falamos de filhos. Essa visão de que eles são "nossos" reflete-se no nosso ciúme quando outra pessoa educa-os.

Mas não se engane: o Estado têm poder de intervir e retirar o poder pátrio quando percebe que os pais não são boa influência para as crianças. No fundo, seus filhos são seus em parte, mas em última instância eles são mais da SOCIEDADE do que seus. Sempre foi assim, quando as pessoas negligenciam um direito.

Estivéssemos em uma sociedade indígena, o dever de ensinar não resume-se aos pais da criança. É de qualquer que se ver o besta fazer uma besteira. Ou seja, da sociedade.

*********

Mas o que choca é pedagogo que não sabe a diferença entre ensinar e incitar... aí sim acho que ele fez faculdade que o MEC tá em vias de fechar. :twisted:
 
Última edição:
A educação sexual dos pais brasileiros não é boa. Ela é ruim porque comunicação sempre foi um problema global em todos os países do mundo. Dizer que ela é ruim está longe de ser uma falácia. O índice de analfabetismo funcional no Brasil é altíssimo então não podemos esperar que a educação sexual da geração anterior seja uma maravilha. Precisamos observar a questão com humildade, o tempo do pai e da mãe com atitudes egoístas se foi. O que mais tem por aí é tabu e pessoas fugindo de problemas sexuais (Freud alguém?). Presumir que o que os pais ensinam é sempre o certo é discutível. O filho só não fala nada porque tem medo de passar fome ou perder alguma coisa e ser ameaçado.

A educação dos pais no Brasil é super insatisfatória e é por isso que está sempre sendo adaptada aos novos tempos. Eu ainda não conheci famílias no Brasil que pudessem encher o peito e dizer que a educação dos filhos era perfeita, isso porque o ser humano só consegue viver segundo suas possibilidades, então nada de pensarmos com a cabeça dos outros e dizer que na "nossa família" é tudo beleza divina. Historicamente, a partir dos 12-13 anos sempre foi um período super difícil no ciclo de vida de uma pessoa, isso porque a natureza estabeleceu que ela vai ter que começar a encarar problemas que nunca viu antes. Educação sexual, sabendo usar não vai faltar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo