1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Editora Ática

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Lucas_Deschain, 12 Mar 2010.

  1. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    [size=medium][align=center]Editora Ática[/align][/size]

    [align=justify]A Editora Ática está entre as líderes no setor de livros escolares. A empresa, que contabiliza hoje mais de 2.300 títulos em catálogo e cerca de 1.100 autores diferentes, fez história com obras e coleções que marcaram época. Séries como "Vaga-Lume", "Bom Livro" e "Para Gostar de Ler" viraram referência para professores e estudantes no Brasil.

    Ao longo de mais de quatro décadas, a Editora introduziu práticas, conceitos e técnicas inovadoras até então. Uma dessas inovações foi o Livro do Professor, que trazia textos de orientação didática, propostas de dinâmica de grupo e planejamento dos conteúdos, além das respostas para os exercícios dos alunos.

    Em fevereiro de 2004, o Grupo Abril adquiriu a Editora Ática na totalidade, inaugurando uma nova fase na história da empresa, passando a fazer parte da Abril Educação. No início de 2005, a Editora passou a funcionar no prédio do Edifício Abril, na Marginal do Tietê.
    [/align]

    Fonte: http://www.atica.com.br/quemsomos/
     
  2. Guilhermina

    Guilhermina Usuário

    As Coleções "Para Gostar de Ler" e "Vaga-Lume" são intimas minhas. Passei minha infância lendo, e foi com eles que eu comecei minha coleção... era um por mês... e pra uma criança de 8 anos faz toda a diferença.
     
  3. Breno C.

    Breno C. Usuário

    Engraçado é lembrar que a Ática faz parte das minhas memórias da infância, porque tem uma penca de livros que usei na escola que era dessa editora, mas hoje em dia não consigo lembrar de único livro que não seja didático ou para-didático.
     
  4. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    [align=justify]O que mais ficou na memória da galera é mesmo a coleção Vaga-Lume, creio eu.
    Não há quem não tenho ao menos ouvido falar. É difícil encontrar alguém com a mesma faixa etária que eu (20) ou um pouco mais que você diga "Coleção Vaga-Lume" e essa pessoa ignore completamente do que se trata. Fora que as histórias dessa coleção deve ter tido um papel considerável na consolidação da personalidade e da índole de seus leitores. É um pouco assustador pensar nesse poder de persuasão "silencioso" que a Literatura tem, te faz pensar sobre o poder das palavras. [/align]
     
  5. Mi Müller

    Mi Müller Usuário

    Báh a querida editora da coleção vaga-lume... ai, ai, ai... essa vai morar no meu coração pra sempre :sim: mas assim como o Breno não consigo me lembrar de outras obras...

    estrelinhas coloridas...
     
  6. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    [align=justify]Tem a coleção Eu Leio, que tem uns títulos muito bons e que estou revisitando ultimamente, sem contar que o texto é integral, o que é pré-requisito para qualidade. Entre os títulos estão Viagem ao Centro da Terra, Caninos Brancos, O Livro da Selva, O Príncipe e o Mendigo, O Chamado da Floresta, Um Estudo em Vermelho etc.[/align]
     
  7. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    [align=justify]Uma coleção que também é bem legal e da Editora Ática é aquela que reúne vários livros clássicos da Literatura Brasileira, que é a série Bom Livro e que, segundo o site da editora, começou a ser lançada ainda na década de 70. Entre os títulos estão vários do José de Alencar, Machado de Assis, Joaquim Manuel de Macedo, Álvares de Azevedo, Manuel Antônio de Almeida, Adolfo Caminha, Aluísio Azevedo entre diversos outros.
    Eles podem ser encontrados no seguinte link:[/align]

    http://www.atica.com.br/busca/
     
  8. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    Uma série de livros que ninguém lembrou de citar aqui, mas que já deve, em algum momento da graduação, ter consultado, é a Série Princípios. É no estilo de outras, publicadas pela Brasiliense: Tudo e História e Primeiros Passos. Apresenta uma discussão introdutória sem ser superficial, e te aponta uma série de outras bibliografias, das mais simples até outras mais complexas e específicas, que ajuda um bocado quando você não sabe praticamente nada sobre o assunto.
    Eu, particularmente, como graduando de História, já recorri a vários títulos para me inteirar sobre o tema e encontrar mais bibliografias.
     
  9. imported_Shiryu

    imported_Shiryu Yippie-ki-yay...

    É, série Vaga-lume na cabeça. Aqui eu só tenho Dom Casmurro e Memórias de Um Sargento de Milícias, mas quando for comprar clássicos, vou sempre com a Ática.
     
  10. -Jorge-

    -Jorge- mississippi queen

    Essa coleção até que é boa. Você encontra nela coisas que não encontra em outra edição, infelizmente, e com texto integral. De qualquer forma, eles precisam mudar aquelas capas que são muito feias. Só contribui para a literatura brasileira ser vista como chata e feia, literalmente.

    Sem dúvida. A variedade de títulos e temas é grande e outra coisa boa é que ela é feita por autores nacionais, professores de universidades, dando espaço a especialistas nacionais.

    Eles estão reeditando agora de maneira mais organizada (na minha opinião). Cada área temática tem uma cor e o design é o mesmo. Fica bem organizado.
     
  11. Anica

    Anica Usuário

    nuss, eu tenho um monte desses aqui em casa. era certeza em qualquer lista de referências durante todo o curso de letras, sempre tinha pelo menos um título desta série. e era baratinho, o que facilitava a compra em tempos de vacas magras acadêmicas :timido:
     

Compartilhar