• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E a febre passa...

Marendûr disse:
Quanto a imaginar da própria maneira as coisas antes de ter visto o filme sei que tem muita gente que, após ter assistido o primeiro filme, correu atrás dos livros e leu os outros dois antes do lançamento de seus respectivos filmes...
É verdade! foi oq eu mesmo fiz. depois da Sociedade do Anel no cinema eu corri para ler a trilogia.

o pior eh q esse é realmente o mal de se ler o livro após os filmes: os personagens e lugares já estão criados em sua cabeça, vc ñ deve ter a menor criatividade para imaginá-los (exceto se tiver a capacidade de ignorar a lembrança deles nos filmes). isso infelizmente influenciou a (quase) todos: acho q mesmo os q já tinham lido os livros antes, após os filmes passaram a imaginar os personagens e ambientes tal como eles foram retratados no cinema, como foi o caso de Mith...
 
Última edição:
Eu mesmo era grandemente influenciado pelas imagens dos calendários anuais (principalmente os que foram ilustrados por Ted Nasmith). Mas nada supera os filmes no que diz respeito à influenciar a imaginação! Quando quero recordar o modo como eu imaginava os personagens antes dos filmes dou uma olhada em alguns de meus desenhos feitos antes dos mesmos existirem, aí reparo que o Aragorn (Viggo Mortensen), por exemplo, não é NADA do que eu imaginava!
Há alguns personagens que se aproximam mais, e outros que não chegam nem perto...
 
Eu so conheci o SdA depois do segudo Filme.... ai eu eu descbri q tinha sido baseado em um livro, e soh depoiseu corri pra ler os livros...
Todo mundo q me conhece pensou q ia ser passageiro, uma 'febre', mas ate hoje amo SdA e vou comprar os livros.... por enquanto soh tenho o silma e o O hobbit...
Toda vez q eu leio o livro imagino os personagem do filme e nao tem como nao fazer isso...
Os fãs do SDA,pra mim sao, classificados em 2 formas: Fãs do livro e Fãs do filme, pois muita gente viu o filme e nao tem muito conhecimento e interesse sobre o livro
 
Bom eu li "O Senhor dos Anéis" quando o filme ainda estava em fase de produção. E depois do filme me interessei pelos outros livros. "O Silmarillion" e "Contos Inacabados", os quais já li. E no final do ano irei ganhar "O Hobbit".

Confesso que foi após o filme que me interessei pelas outras obras, pois é um mundo muito amplo e complexo e só com a leitura dos outros livros é que temos uma noção geral do mundo criado por Tolkien.

Hoje em dia as pessoas são preguiçosas para ler, é mais fácil ver o filme, inclusive já ouvi isso de meus sobrinhos em relação a "Harry Porter". Em relação a obra de Tolkien é triste ver que para muitos o que está no filme é o que está no livro. Muitos acham que os elfos participaram mesmo da batalha pelo Abismo de Helm (Acho que é assim que se escreve).

Aqueles que leram os livros e refletiram sobre a obra, ainda constituem uma minoria.

Quanto a relacionar as personagens do filme as do livro, para mim isso é quase inevitável. Mas que culpo tenho eu se os atores foram escolhas perfeitas. Não consigo imaginar outras pessoas interpretando Frodo, Gandalf, Boromir, Gimli ... enfim todos.

Eu acho que existem fãs das obras de Peter Jackson e fãs das Obras de Tolkien. Os de Jackson são aquelas pessoas que só viram os filmes e não procuraram se aprofundar, e ainda há aqueles que gostam do filme somente por causa de um ator/personagem, tipo Légolas/Orlando Bloon ou Aragorn/Viggo Mortenssen.

E há os outros que leram os livros a apreciam os detalhes da obra, procuram refletir e ler os outros livros.
 
Eu li SDA antes de lançarem os filmes, eu nem sabia que iriam fz filmes sobre o assunto, mas naum decepicionou ver a obra no cinema. E axo importante a divulgação toda q gerou pq tinha mta gente q nem sabia q existia SDA e passou a gostar e procurou conhecer o mundo tolkeniano mais a fundo. Mas tb teve seu lado ruim, eu por exemplo qd tinha lido a trilogia, me apaixonei completamente, fui pesquisar por aq, encontrei esse site e passei a conhecer um pouco da história dos outros livros e fui atrás desses livros e os li. Mas com os filmes a coisa toda ficou saturada d+. Mta gente comentando e mtas vezes comentando besteira e valorizando bobagens de modo q depois de umas férias do assunto aq estou eu de volta pa discutir a obra sem os exageros todos da época dos filmes.
 
Sinceramente eu não lembro... Sei que foi depois ou na epoca do 1° filme, mas enfim... u.u"

Sei la, sobre o lance de imaginar... É realmente impossivel tirar a imagem do Ian das narrações envolvendo o Gandalf... Isso é fato... Tenho pra mim, que ate mesmo que leu os livros a seculos antes adotaram essas imagens, porque eu li HP bem antes dos filmes e hoje nao tiro a imagem do Daniel Radicliff da paginas dos livros xD

Talvez por isso eu sempre prefira o Silma... É cru, vc imagina o terreno, os personagens... Sem a influencia cinematografica.... Eu nao posso dizer que nao gostei dos filmes, nao tenho moral pra isso xD, mas sou contra essas produções... Pra mim um livro se baseia na cabeça de cada um, não na de um cara do que chamou meia duzia de atores pra fazer um filme... Entendem?

E sobre "a febre passa"... isso era evidente. Lembro da Valinor nas epocas dos filmes no cinema... Nossa... u.u" Da valinor nao, foi uma exemplo nao muito bom... Deixe-me falar da TOCA antes e depois dos filmes... Totalmente diferente...

Pra mim nao existe "fans do filme" e "fans dos livros" e sim "fans de tolkien" e "modistas"

^^"
 
Eu confesso que só me empolguei com Tolkien depois de ver os filmes. Mas aí eu me empolguei mesmo! Comecei a discutir o assunto com gente que tb curte, pesquisei na Internet, li os outros livros do Tolkien... Virei fã, mesmo. Mas é realmente meio frustrante conhecer pessoas que viram os filmes e se dizem 'fãs', mas sequer cogitaram a idéia de ler o livro, pq 'é mto grande' ou qualquer coisa do gênero. ¬¬ Assim como é frustrante conhecer garotas que gostam dos filmes só por causa do Elijah Wood ou do Orlando Bloom... xP
 
Eu li Sda antes dos filmes, uns dois anos mais ou menos. E acho que não poderia ter sido melhor... Primeiro porque as imagens ainda estavam gravadas na minha cabeça então ver o filme foi como voltar pro reino criado por Tolkien, reconhecendo os detalhes e me surpreendendo com coisas que nunca tinha dado atenção... outra coisa legal é que após o filme, pude comentar com muito mais gente sobre Sda, antes pouca gente conhecia, e agora por exemplo quando vêem minha tatuagem pelo menos não ficam falando que é árabe... :ahn?: :D
 
Regina disse:
Bom eu li "O Senhor dos Anéis" quando o filme ainda estava em fase de produção. E depois do filme me interessei pelos outros livros. "O Silmarillion" e "Contos Inacabados", os quais já li. E no final do ano irei ganhar "O Hobbit".

Confesso que foi após o filme que me interessei pelas outras obras, pois é um mundo muito amplo e complexo e só com a leitura dos outros livros é que temos uma noção geral do mundo criado por Tolkien.

Hoje em dia as pessoas são preguiçosas para ler, é mais fácil ver o filme, inclusive já ouvi isso de meus sobrinhos em relação a "Harry Porter". Em relação a obra de Tolkien é triste ver que para muitos o que está no filme é o que está no livro. Muitos acham que os elfos participaram mesmo da batalha pelo Abismo de Helm (Acho que é assim que se escreve).

Aqueles que leram os livros e refletiram sobre a obra, ainda constituem uma minoria.

Quanto a relacionar as personagens do filme as do livro, para mim isso é quase inevitável. Mas que culpo tenho eu se os atores foram escolhas perfeitas. Não consigo imaginar outras pessoas interpretando Frodo, Gandalf, Boromir, Gimli ... enfim todos.

Eu acho que existem fãs das obras de Peter Jackson e fãs das Obras de Tolkien. Os de Jackson são aquelas pessoas que só viram os filmes e não procuraram se aprofundar, e ainda há aqueles que gostam do filme somente por causa de um ator/personagem, tipo Légolas/Orlando Bloon ou Aragorn/Viggo Mortenssen.

E há os outros que leram os livros a apreciam os detalhes da obra, procuram refletir e ler os outros livros.

Vc tem razão
 
eu li "O Hobbit" em 94 e depois disso virei fã do Tolkien.
Quando assisti o SDA foi uma decepção.
Fiquei muito triste pq as pessoas não querem mas ler os livros só assistir o "bendito" filme.
 
Fico imaginando quantas outras obras literárias foram desvalorizadas pelo grande público ao terem suas adaptações para o cinema. Apesar de tudo, Peter Jackson teve um cuidado e um esmero ao fazer a coisa toda, mas quando a obra é mais passível de mudanças(ou não tem fãs tão exigentes) deve deixar verdadeiros fãs bem a contragosto!
 
Ingnard_Bullinart disse:
Fiquei muito triste pq as pessoas não querem mas ler os livros só assistir o "bendito" filme.
Isso se deve também ao fato de muitos não terem hábito de leitura.

:jornal: + :nope: = :tedio:
 
Eu li a trilogia um ano antes de sairem os filmes no cinema.Eu acompanhei o nascimento da valinor. E concordo quando dizem q ao ver o filme a imagem dos personagens muda na sua cabeça. Eu imaginava um frodo totalmente diferente antes de ver o filme, mas depois q assisti e fui reler os livros, não deu outra, os personagens do filme estavam em minha mente!
 
No Canadá estréia em 2006 um musical sobre o Senhor dos Anéis! Entre os atores, o que representa o Frodo, disse nunca ter lido os livros, mas já que viu os filmes, baseia sua interpretação naquilo que viu no cinema...
 
Marendûr disse:
No Canadá estréia em 2006 um musical sobre o Senhor dos Anéis! Entre os atores, o que representa o Frodo, disse nunca ter lido os livros, mas já que viu os filmes, baseia sua interpretação naquilo que viu no cinema...

Então eu imagino a beleza que vai ser... :roll:
 
Musical sobre o Senhor dos Anéis já é uma coisa estranha de se pensar... Quem foi o iluminado que teve essa idéia???? Já estou imaginando os ORCS cantando... Jisuis!
 
Eleandïr disse:
Musical sobre o Senhor dos Anéis já é uma coisa estranha de se pensar... Quem foi o iluminado que teve essa idéia???? Já estou imaginando os ORCS cantando... Jisuis!

Juro que não tinha pensado por esse lado! Deve ser Tragicomico! :joy: :D
 
Eu acho q existe um pouco d preconceito nessa idéia.
Eu conheci Tolkien um ano antes do lançamento do primeiro filme, e gostei muuuuito(principalmente pq eu jogo RPG).
Depois eu li o Hobbit, e o silmarilion...e vi os filmes.
Eu acho q apesar do filme ter arrebanhado muitos fãs d momento, ajudou a mostrar ao mundo esse fantasia toda, o q é importantinssimo(afinal, naum somo os unicos com direito a essa maravilha). Imaginem, se vcs naum tivesses conhecido tolkien pelo meio q conheceram(seja revista, jornal, TV, etc) e acabassem conhecendo pelo filme e só depois lessem os livros...isso mudaria algo sobre o q vcs pensam d Jrr??

Té +!
 
eu acho q realmente teve muita gente soh se exibindo de fã do SdA enquanto o filme era moda, eu, pessoalmente, achei u filme uma g obra cinematografica, aa altura do SdA, eu conheci u universo no ano do lançamento do primeiro filme, uns 8 meses antes, com o hobbit, e comecei a ler um livro uns tres meses antes de ver u filme e acho q hoje em dia não faz mas sentido ficar difere quem conheceu a obra antes e depois do filme, se ficou fã ateh hj, então com com certeza nãomais um modista...
 
Gaud disse:
"...afinal, naum somo os unicos com direito a essa maravilha..."

De fato! E agradeço a Peter Jackson por ter feito um filme a altura de Tolkien. Mas é lamentável que um grande número de pessoas jamais irão ler o livro, simplesmente porque já viram o filme e já "conhecem a história". Eu posso até imaginar o professor de um de meus sobrinhos mandando eles lerem o livro e eles jogando playstation; afinal "já viram o filme".

A obra cinematográfica tem seu valor artistico e mérito, mas nada é como um livro. E leitura nos nossos dias é um hábito cada vez mais raro.

Não é só ler para conhecer a história, a leitura traz uma série de benefícios: aumenta o vocabulário, desenvolve o senso crítico, raciocínio cognitivo ... etc ...

Já debatemos aqui em outros tópicos sobre as alterações feitas em adaptações para o cinema, para que o resultado seja um produto vendável, só que nessa transposição muita coisa se perde, muita coisa é alterada, tomando como exemplo "O Senhor dos Anéis" quem viu apenas o filme e se contentou apenas com isso, não sabe sobre o expurgo do Condado, não sabe da morte de Sarumam, acha que os Elfos lutaram no Abismo de Helm, não sabem quem é Tombargil (não sei se escrevi direito) e é isso que acho ruim: a popularização da obra de Tolkien não em sua forma original.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo