• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E a febre passa...

Marendûr

Babuíno que adora Mulheres!
Faz tempo que eu não faço um novo tópico mas outro dia eu estava refletindo sobre a febre que os filmes do Peter Jackson causaram no mundo em relação às obras de Tolkien. Lembro-me que nesta época alguns dos fãs antigos temiam que com a superpopularização mundial da obra tolkieniana, muito do seu caráter "místico" se perderia. Descobrir outra pessoa que gostasse de Tolkien era, antes dos filmes, uma das maiores alegrias entre os fãs antigos...
Diante disso, o que vocês acham? A febre certamente contribuiu muito para a divulgação mundial das obras (e arrebanhou alguns fãs muito fiéis), mas muito do que havia de especial nas obras, hoje se perdeu ou vulgarizou-se. Sei que a maioria das pessoas hoje conheceram Tolkien através da "febre", mas eu arrisco dizer que o mundo tolkieniano se divide entre os "fãs antes do filme" e os "fãs depois do filme". Geralmente, quem conheceu a obra depois do filme não consegue dissociar aquilo que ele leu daquilo que ele viu, para a maioria destes, o Frodo será sempre o Elijah, o Gandalf será sempre o Sir Ian, etc.
Antes de responderem, por favor digam quando vocês conheceram o universo Tolkieniano (eu conheci em 96).
Até!
 
Última edição:
Marendûr disse:
Faz tempo que eu não faço um novo tópico mas outro dia eu estava refletindo sobre a febre que os filmes do Peter Jackson causaram no mundo em relação às obras de Tolkien. Lembro-me que nesta época alguns dos fãs antigos temiam que com a superpopularização mundial da obra tolkieniana, muito do seu caráter "místico" se perderia. Descobrir outra pessoa que gostasse de Tolkien era, antes dos filmes, uma das maiores alegrias entre os fãs antigos...
Diante disso, o que vocês acham? A febre certamente contribuiu muito para a divulgação mundial das obras (e arrebanhou alguns fãs muito fiéis), mas muito do que havia de especial nas obras, hoje se perdeu ou vulgarizou-se. Sei que a maioria das pessoas hoje conheceram Tolkien através da "febre", mas eu arrisco dizer que o mundo tolkieniano se divide entre os "fãs antes do filme" e os "fãs depois do filme". Geralmente, quem conheceu a obra depois do filme não consegue dissociar aquilo que ele leu daquilo que ele viu, para a maioria destes, o Frodo será sempre o Elijah, o Gandalf será sempre o Sir Ian, etc.
Antes de responderem, por favor digam quando vocês conheceram o universo Tolkieniano (eu conheci em 96).
Até!

Isso depende muito. Quem realmente foi com a febre e se interessou só por moda, parou em O Senhor dos Anéis. Geralmente esse tipo de "fã", não consegue ver a grandiosidade e envergadura da obra de Tolkien, é uma pena, pois só têm a perder. Mas não acho que possa se chegar ao ponto de dividir os fãs entre antes e depois dos filmes. Eu só comecei a ler os livros depois de assistir ao 1o filme, me interessei pelo assunto e continuei. E essas associações, Frodo=Elijah, etc, acho que acontecem mesmo com aqueles que já conheciam a obra antes dos filmes. Eu li As duas Torres e O Retorno do Rei antes de assistir aos filmes, mas lhe digo: é difícil dissociar Éowyn de Miranda Otto.
 
Olha, eu também conheci Tolkien por causa dos filmes e não creio que a divisão de "fãs antes" e "fãs depois" seja correta. Muita gente já havia lido os livros antes dos filmes e não soube reconhecer sua grandiosidade e magnitude, enquanto muitos que leram depois do filme souberam valorizar a obra escrita.

Quanto à ligar um personagem ao seu ator, eu faço isso sempre que vejo um filme baseado num livro. Por mais que eu imaginasse o personagem à minha maneira, não consigo pensar nele muito diferente do ator que o intepreta.

Pode ter-se tornado mais fácil encontrar outros fãs e comunidades Tolkien-based depois dos filmes, mas eu não creio que isso seja uma coisa de todo ruim. Passada a febre inicial e o modismo, ficam os fãs de verdade reunidos e bem organizados.
 
Realmente, antes dos filmes haviam quase apenas sociedades tolkenianas muito sérias, praticamente isoladas, dedicadas somente ao estudo da Obra. Mas com os filmes vieram muitos "fãs", sendo que desses praticamente 99% sumiu depois de um mês ou dois. A divisão até poderia ser feita, mas não seria correto julgar o fãs posteriores apenas pelos modistas que vieram junto.
 
Marendûr, discordo de vc, mas acho que tb ñ posso dizer isso com tanta moral, pq eu mesmo fui um dos que, como o Bagrong, só fui ler o SdA após o lançamento do 1º filme, embora já tivesse ouvido falar; mas desde então me obcequei (existe essa palavra?) pela série, e só daqui da Valinor conheço quem saiba + sobre o mundo tolkieniano e o venere + do que eu mesmo. :cool: Então, embora entenda vagamente o q vc, como outros que já amavam as Tolkien's antes dos filmes, sentiu com a adesão ao "fã-clube" de outros possivelmente influenciados não realmente pela admiração direta aos livros, e sim aos filmes, acredito que ñ esteja inteiramente correto qndo acha que deva haver essa "divisão". O meio pelo qual a pessoa passou a conhecer a mitologia ñ deve determinar seu grau de sentimento ou conhecimento pela mesma, penso eu. :think:
 
Eu comecei a ler o SdA somente depois de ver o Retorno do Rei. Não queria saber o final do filme antes, mas meus temores foram em vão pois os filmes divergem em muuuuitos pontos do livro (ainda bem!), o que me fez admirar ainda mais os personagens do livro. Antes da segunda parte estreiar ja havia comprado o Silmarillion. De fato, aquele auê todo em torno da trilogia diminuiu após a ultima parte.
 
Marendûr eu achei essa sua divisão de muito mau gosto o certo deveria ser os que leram sda e se apaixonaram e os que leram sda e gostaram mas não são tão fiéis a ponto de quando o filme acabasse não discutissem mais sobre tolkien,essa divisão dos que leram antes e depois do filme não tem nada a ver,depende da fibra que você leu o livro e agora que a trilogia acabou nós vemos quem realmente se apaixonou por tolkien e continua no fórum isso que eu acho certo.
Eu li a trilogia depois do primeiro filme fico muito triste de não te-la conhecido antes.
 
Última edição:
Passou não

Só complementando o que a galera disse ae. :mrgreen:

Lembro-me que nesta época alguns dos fãs antigos temiam que com a superpopularização mundial da obra tolkieniana, muito do seu caráter "místico" se perderia.
hUm, temiam? Eu acho que essa não é a palavra =) Os fãs que iriam aparacer depois do filme não eram uma ameaça certo? Eu acho que eles já estavam alertas quanto ao aparecimento de novos tolkiendili, isso sim. o/

E essas associações, Frodo=Elijah, etc, acho que acontecem mesmo com aqueles que já conheciam a obra antes dos filmes.
Com certeza. Eu conheci a obra pirralho e imaginava um personagem de uma maneira. Depois que vi o filme, comecei a imaginá-lo como ele estava na tela. Um deles é o Gandalf.

Mas com os filmes vieram muitos "fãs", sendo que desses praticamente 99% sumiu depois de um mês ou dois.
Aham. A Valinor é um exemplo. Eu não to no Fórum deeesde o comecinho, mas peguei uma parte em que era uma post e um tópico atrás do outro. Depois que passou a febre do filme, estamos só com os melhores usuários, vocês. :joy:
 
Eu sou fã antigo de Tolkien. Achei os filmes muito bem feitos e é lógico que a maior parte dos que assistiram ao filme não leram o livro e, por isso, a febre passou.

Mas isso não é ruim, porque mesmo as pessoas que só viram os filmes terão sempre uma boa lembrança do SDA.

Mas a lembrança do filme se mantém viva também sempre que um ator que despontou em SDA participa de algum filme (como o Orlando Boom) ou de uma série de TV (Dominic Monagham na super série LOST).

A febre só voltará em um caso: se "O Hobbit" for filmado (de preferência por Peter Jackson).
 
No meu caso, li A Sociedade do Anel antes de assistir ao filme, depois li os outros dois livros (antes de ver os outros filmes mas após assistir SDA), aí já era impossível dissociar os atores dos personagens. Talvez por isso, a leitura do primeiro livro foi algo mágico pra mim, uma sensação impossível de explicar. Com certeza o melhor livro dos três, e também o melhor que já li (claro).

Agora eu estou que nem o Christopher Lee, todo ano eu leio os livros (já estou na quarta vez com ADT), além do ótimo Silmarillion e do Hobbit.

Os filmes então, nem se fala, já perdi a conta do número de vezes que assisti faz tempo, e minhas filhas de 3 e 4 anos também adoram, e isso causa um incoveniente porquê todas as vezes tenho que assistir na versão dublada.
 
Eu li o livro logo depois que foi lançado o filme, e não tive a oportunidade de assistir antes de lêr, bom no dia que ia passar no cinema, eu não fui, n me lembro bem o motivo, e alguns dias depois minha profesora de literatura pediu para que os alunos lessem um livro, então pensei em ler O senhor dos anéis já que eu já avia assistido o trailer do fillme..., e me apaixonei a primeira vista...heheheh, e não concordo com essa divisão de antes e depois do filme, porque eu acho que uma pessoa que leu o livro depois de ter assistido o filme conseguie absorver a "grandiosidade" de Tolkien , como eu, e pretendo não só ler e me deliciar com a terra média mas também estudala, pelo resto da minha vida.
 
Muito bem, vamos às réplicas:
Friadorion,
Não foi minha intenção de modo algum deixar um tom conotativo de que os fãs de "antes" são melhores ou piores que os fãs "depois", na realidade só sugeri esta divisão (de mal gosto[melwe edhel]) para que ocorresse justamente o que se deu aqui: um debate com fãs antigos e novos!
Christopher Tolkien, a maior autoridade da obra nos dias de hoje foi contra a produção dos filmes. O próprio Tolkien deixou claro, em vida, que não queria que a Disney fizesse versões animadas da obra, para que não acontecessem assossiações indevidas. Essa era uma das grandes preocupações de Tolkien: "associções". Hoje a obra é grandemente associada ao megalomaníaco boom holiwoodiano das superproduções superfaturadas...
Mith veja só,
...hoje mesmo pela manhã, na faculdade, um amigo meu estava reclamando que tinha ido ao cinema ver as versões estendidas, e um idiota ficou lá do lado dele vibrando, enquanto assistia ao filme, atrapalhando-o. Conclusão: ele achou o filme pueril, apenas mais uma moda de tempo... garanto que se ele soubesse dos detalhes da obra literária por trás do filme, ou pelo menos se tivesse conhecido os livros antes do boom cinemátográfico, sua opinião seria diferente!
Perguntem a qualquer um na rua:"você conhece o Senhor dos Anéis?", eles dirão: é aquele FILME não é? Não, não é, é um LIVRO! Hoje, a assossiação é impossível de não ser feita...
Mas ainda assim eu não desmereço os filmes (eu mesmo fui na primeira seção de cada um deles). O próprio site da Valinor só cresceu tanto assim desde seu princípio devido à oferta e procura lograda pelos filmes; isso, sem dizer que os filmes figuram entre os maiores quebradores de records do cinema (duração, arrecadação, oscars). Mas não posso deixar de citar a coisa da qual tenho mais saudades antes de os filmes existirem... é aquela "sensação mágica, indescritível" que o bregolas citou...
Jamais me esquecerei do clima e do cheiro que o Silmarillion tinha! Das páginas daqueles velhos livros se descosturando em minhas mãos. Das pessoas passando por mim e sequer fazendo idéia de que minha mente estava enfurnada na Terra-Média, a milhares de anos dali, em outro tempo... se vocês, fãs novos, tiveram estas sensações, eu os saúdo! Eis o espírito do Legendarium!
 
Última edição:
Concordo com o que o Marendûr disse....eu li a trilogia mais ou menos um ano antes do primeiro filme ser lançado e, pelo menos eu acho, foi muito mais legal ter lido antes....imaginei tudo do meu jeito....Valfenda, as terras de Rohan, Minas Tirith, o estilo das casas dos hobbits, etc....
Claro que eu adorei a idéia de fazerem o filme e quando eu fiquei sabendo na epóca eu fiquei louco...queria ver no cinema tudo aquilo que eu tinha imaginado....e muitas coisa ficaram iguais as que eu tinha imaginado( acho q o Peter pensa igual eu....aheuaheea ). Enfim, igual disseram ai em cima, quem só depois do filme virou fã VERDADEIRO do filme, dos livros e de Tolkien então não vejo diferença nenhuma pra quem leu antes, como eu. Acho tosco sim aquelas pessoas que viram o filme e acharam "legal" e ficaram fãs não do Legolas como persongaem por exemplo, mas do Orlando Bloom no filme....ae eu acho besteira.
Abração
 
aí é que está! sim, os fãs que surgiram após os filmes ñ deixaram de ter essa sensação! veja bem, entendo perfeitamente cm vc se sente, portanto lhe digo: não deve haver "discriminação" em relação àqueles que viraram fãs após os filmes. sem dúvida deve ter sido diferente para aqueles que conheceram as obras antes ler um mundo relativamente desconhecido; mas ão pelo tal que aqueles que leram o mundo já famoso vão ter uma sensação e sentimento distintos sobre. para mim, conhecer a história pela versão cinematográfica é completamente diferente, também, mas isto para aqueles que viram os filmes e pararam por aí; aos que viram antes e leram depois, não acredito que devam ter um tratamento dierenciado daqueles que leram antes e viram depois.
 
Certamente concordo que não deve haver discriminação, na verdade, seria uma coisa bem estúpida de se fazer! Apoiados CaNslli e Eriadorion!
Quanto a imaginar da própria maneira as coisas antes de ter visto o filme sei que tem muita gente que, após ter assistido o primeiro filme, correu atrás dos livros e leu os outros dois antes do lançamento de seus respectivos filmes...
 
Quando jogava Ultima Online ouvi falar que era baseado num mundo criado por um certo escritor, ah se houvessem me dito que os livros eram tão bons...

Alguns aí escreverem que infelizmente não puderam, ou preferiram, ver o filme antes para não saber o final ao ler o livro? Lol.
Comigo foram meses depois de ver fotr no cinema que peguei os livros vermelhos, e estava começando a ler o segundo quando lançaram ttt, que nem tive muito interesse em assistir, dado o abismo entre o livro I e o filme
Me informei melhor e soube dos outros livros, e parei a leitura de ttt.

Acho que pode-se mesmo dividir entre as pessoas que leram antes ou depois de ver os filmes, não digo quem conheceu ao ver o primeiro filme, assistir somente 1 filme antes não muda muito, mas quem assistiu os filmes antes de seus respectivos livros não deve ter tido metade da emoção que teria se tivesse lido sem saber o que aconteceria, pois no livro é tudo mais fantástico.

Enfim, eu pretendo pegar uns 15 dias livres para ler todos os livros a partir de Silmarilion; mas até hoje ainda não fiz isso.
Quanto aos últimos 2 filmes, acho que nem assistirei.

...O que diabos é tolkiendili?
 
Eu acredito em uma divisão de fãs que preferem os filmes, e os que preferem os livros.

Mas, com certeza, já deu uma grande esfriada nos fãs. O que é natural e esperado.

Muitos que aqui estão hoje, são fruto dos filmes, e a a maioria, pelo que se nota, hoje dá mais valor aos livros que aos filmes.

O mesmo ocorre em relação a outras situações, e podemos citar aí Harry Potter. Até porque é normal dos livros serem bem melhores que as suas adaptações para o cinema.
 
Olha, realmente eu fui uma das pessoas q soh conheceu tolkien após ter saído o primeiro filme. Quando eu o vi, me interessei e procurei ler os outros livros (as duas torres e o retorno do rei) antes q eles saíssem no cinema, exatamente para q eu naum me influenciasse pelo filme, mas pela obra em si. Tomei uma ótima decisão, uma vez q mtas cenas e personagens não foram mostrados no filme.
 
Taí uma boa comparação: Harry Potter!
Como eu li os livros da trilogia de O Senhor dos Anéis antes de ver os filmes, tenho uma opinião! Mas com Harry Potter foi diferente, já que vi o segundo e o terceiro filme antes de ler os respectivos livros.
Minha noção do que acontece no universo de J.K. Rowlling está completamente suprimida ao que acontece nos filmes (o que é uma pena) e perdi boa parte do interesse que tinha de ler os outros livros, já que sabia o final...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo