• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Duvidas sobre imagem ISO e distribuição de Linux

FURIA Da Rossa

Rank Configurável??
Olá, baixei aqui uma distribuição do Kurumin, com 420MB de tamanho, que veio em formato ISO.
Disseram-me que devo gravar isso em CD (eu já achava isso antes de me dizerem mas...:D) agora, dentro do Nero, que opção de gravação eu uso? Criar CD Inicializável? Criar CD ISO/UDF?
Obrigado!
 
Ou simplesmente manda o .ISO abrir pelo Nero que vai abrir automaticamente o processo de gravação.
 
Obrigado! Mas qualquer um dos dois processos criará um CD inicializável, para instalar o sistema operacional?
 
Era apenas 420MB. Pode ser na midia sim, mas o Nero não foi além.
Algo curioso que aconteceu foi que, quando eu selecionava o arquivo 'linux-kurumin.iso', o computador meio que travava, o uso de cpu ia a 100, e tudo parava....
Será que eh algo que a M$ colocou aqui pra ferrar com as distros de linux??????? :D
 
Ve se a iso ta boa. Tenta abrir ela pelo winrar.
Pega um rw e tenta outra vez.
 
Nunca usei o Nero, mas ele tem algum mecanismo para verificar o MD5SUM da imagem? Geralmente os valores são disponibilizados na página de download para que possam ser comparados depois (se o valor for diferente, o arquivo foi corrompido no download).
 
Bowser disse:
Não sei sobre o MD5 no nero, eu nunca usei aquilo (pra ser sincero, nem sabia pra que servia :lol:)
:ahn?:
SHA nem pensar então, né? :lol:
Falando sério agora, são formas de gerar um checksum de qualquer arquivo para conferir se ele sofreu alguma alteração. É bem prático. Pelo menos em Linux basta baixar o arquivo MD5SUM que é disponibilizando junto com os .iso e mandar um:
md5sum -c MD5SUM

Para Windows, encontrei esse projeto aqui. Não testei, mas é desenvolvido em Python (tem o link para baixar o interpretador da linguagem) e tem um programa de instalação para Win32. Não fiz uma busca extensiva, mas é provável que existam outros no SourceForge:
http://cfv.sourceforge.net/
 
Meu Deus: o que é sourceforge? oficina da fonte??? Sim, e daí??? :( Ignorante sux

Não acho que o meu antivirus, NOD32, tenha interferido nisso. Usarei um CD-RW depois!
Por hora, obrigado, voltarei aqui depois para dizer se consegui.
 
Bowser disse:
O SourceForge é um site que hospeda vários projetos opensource, desenvolvidos independentemente (voce mesmo pode colocar o seu lá, de graça)

Ele não apenas hospeda projetos Open Source, mas também pode hospedar qualquer tipo de projeto, para qualquer plataforma, gerenciar os downloads, disponibiliza fóruns para o projeto, notícias, etc.
Bowser disse:
Assim como MD5SUM, SHA é um método para validar a integridade de um arquivo :)
 
Qualquer arquivo pesado que eu tente abrir no meu PC faz ele travar por algum tempo, graças ao auto-protect do meu antivírus. Mas não chega a mostrar mensagem de erro... acho que se um download tão grande foi feito é mais que provável que o arquivo esteja corrompido. Fiz um download de 600MB usando o DAP e não deu outra.
 
Nunca tive problemas em download grande (corromper). Lembre-se que sempre existe código de correção nos mecanismos de transmissão, e também os tradicionais MD5SUM e SHA. Um dos motivos para corromper pode ser até mesmo o anti-virus verificando ao mesmo tempo, uma falha no driver do modem/placa ethernet (raro, mas não impossível) em um determinado pacote ou um bad block que você acaba de encontrar :lol:
 
Usando Linux e com a tal conexão de 9Mbps, eu também não teria. :mrgreen:

Mas os constantes reinícios com o DAP (não tenho autonomia para 9 horas de download) detonaram o processo.
 
Não tem motivo para interrupções corromperem o download. Basta gravar até o último byte que foi recebido (o que é fácil, pois o protocolo TCP utilizado garante a entrega dos dados em ordem), e ao continuar iniciar do byte imediatamente seguido.

Eu canso de interromper e continuar downloads e nunca deu problema. Se esse programa faz isso, ele é mal-feito, não adianta usar.

De qualquer forma, mesmo que o arquivo ISO estivesse corrompido, isso não iria impedir a gravação. Tudo bem que o CD daria problemas depois, mas poderia ser gravado.
 
Se o cabeçalho do arquivo estiver corrompido, você não consegue gravar (não é reconhecido como um arquivo no formato ISO) se o programa de gravação for decente. O arquivo pode conter meta-dados que são necessários para a gravação.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo