1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Duvidas sobre imagem ISO e distribuição de Linux

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por FURIA Da Rossa, 19 Out 2005.

1. FURIA Da Rossa

FURIA Da Rossa Rank Configurável??

Olá, baixei aqui uma distribuição do Kurumin, com 420MB de tamanho, que veio em formato ISO.
    Disseram-me que devo gravar isso em CD (eu já achava isso antes de me dizerem mas...:D) agora, dentro do Nero, que opção de gravação eu uso? Criar CD Inicializável? Criar CD ISO/UDF?
    Obrigado!

2. Kyo

Kyo Big bad wolf

Ou simplesmente manda o .ISO abrir pelo Nero que vai abrir automaticamente o processo de gravação.

3. FURIA Da Rossa

Obrigado! Mas qualquer um dos dois processos criará um CD inicializável, para instalar o sistema operacional?

4. FURIA Da Rossa

Deu certo não :( :(
    Botei lá pra gravar (abri com o Nero)... no inicio da gravação ele "error writing to disc" :(

5. FURIA Da Rossa

Era apenas 420MB. Pode ser na midia sim, mas o Nero não foi além.
    Algo curioso que aconteceu foi que, quando eu selecionava o arquivo 'linux-kurumin.iso', o computador meio que travava, o uso de cpu ia a 100, e tudo parava....
    Será que eh algo que a M$ colocou aqui pra ferrar com as distros de linux??????? :D

6. DW

DW Usuário

Ve se a iso ta boa. Tenta abrir ela pelo winrar.
    Pega um rw e tenta outra vez.

7. Erulasto

Erulasto Equipe Valinor

Nunca usei o Nero, mas ele tem algum mecanismo para verificar o MD5SUM da imagem? Geralmente os valores são disponibilizados na página de download para que possam ser comparados depois (se o valor for diferente, o arquivo foi corrompido no download).

8. Erulasto

Erulasto Equipe Valinor

:ahn?:
    SHA nem pensar então, né? :lol:
    Falando sério agora, são formas de gerar um checksum de qualquer arquivo para conferir se ele sofreu alguma alteração. É bem prático. Pelo menos em Linux basta baixar o arquivo MD5SUM que é disponibilizando junto com os .iso e mandar um:
    md5sum -c MD5SUM

Para Windows, encontrei esse projeto aqui. Não testei, mas é desenvolvido em Python (tem o link para baixar o interpretador da linguagem) e tem um programa de instalação para Win32. Não fiz uma busca extensiva, mas é provável que existam outros no SourceForge:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

9. FURIA Da Rossa

Meu Deus: o que é sourceforge? oficina da fonte??? Sim, e daí??? :( Ignorante sux

Não acho que o meu antivirus, NOD32, tenha interferido nisso. Usarei um CD-RW depois!
    Por hora, obrigado, voltarei aqui depois para dizer se consegui.

10. Erulasto

Erulasto Equipe Valinor

Ele não apenas hospeda projetos Open Source, mas também pode hospedar qualquer tipo de projeto, para qualquer plataforma, gerenciar os downloads, disponibiliza fóruns para o projeto, notícias, etc.
    Assim como MD5SUM, SHA é um método para validar a integridade de um arquivo :)

11. Morpheu

Morpheu Chato

Qualquer arquivo pesado que eu tente abrir no meu PC faz ele travar por algum tempo, graças ao auto-protect do meu antivírus. Mas não chega a mostrar mensagem de erro... acho que se um download tão grande foi feito é mais que provável que o arquivo esteja corrompido. Fiz um download de 600MB usando o DAP e não deu outra.

12. Erulasto

Erulasto Equipe Valinor

Nunca tive problemas em download grande (corromper). Lembre-se que sempre existe código de correção nos mecanismos de transmissão, e também os tradicionais MD5SUM e SHA. Um dos motivos para corromper pode ser até mesmo o anti-virus verificando ao mesmo tempo, uma falha no driver do modem/placa ethernet (raro, mas não impossível) em um determinado pacote ou um bad block que você acaba de encontrar :lol:

13. Morpheu

Morpheu Chato

Usando Linux e com a tal conexão de 9Mbps, eu também não teria. :mrgreen:

Mas os constantes reinícios com o DAP (não tenho autonomia para 9 horas de download) detonaram o processo.

14. Cildraemoth

Cildraemoth Usuário

Não tem motivo para interrupções corromperem o download. Basta gravar até o último byte que foi recebido (o que é fácil, pois o protocolo TCP utilizado garante a entrega dos dados em ordem), e ao continuar iniciar do byte imediatamente seguido.

Eu canso de interromper e continuar downloads e nunca deu problema. Se esse programa faz isso, ele é mal-feito, não adianta usar.

De qualquer forma, mesmo que o arquivo ISO estivesse corrompido, isso não iria impedir a gravação. Tudo bem que o CD daria problemas depois, mas poderia ser gravado.

15. Erulasto

Erulasto Equipe Valinor

Se o cabeçalho do arquivo estiver corrompido, você não consegue gravar (não é reconhecido como um arquivo no formato ISO) se o programa de gravação for decente. O arquivo pode conter meta-dados que são necessários para a gravação.

Compartilhar