1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Duas espécies de mosca se unem e se transformam numa só nos EUA

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Nob, 28 Jul 2005.

  1. Nob

    Nob Usuário

    Achado desafia conceito tradicional de evolução

    Duas espécies de mosca se unem e se transformam numa só nos EUA [size=-2]
    [/size]
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [size=-1]
    Mosca-das-frutas do gênero Rhagoletis, que parece ter híbrido
    [/size]

    REINALDO JOSÉ LOPES
    [size=-1] DA REPORTAGEM LOCAL [/size]

    Duas moscas-das-frutas americanas estão derrubando alguns dogmas sobre como a evolução acontece. Os insetos, ao "se mudar" para um novo tipo de planta, cruzaram mesmo sem pertencer à mesma espécie -gerando um terceiro e novo tipo de mosca.
    "Estávamos no lugar e na hora certos para reconhecer essa [nova] espécie", declarou à Folha Bruce McPheron, pesquisador da Universidade Estadual da Pensilvânia (EUA). "Acho que nosso estudo revelou um sistema que pode ser muito comum", ao contrário do que dizia a maioria dos biólogos evolucionistas, para quem uma coisa dessas -duas espécies virarem uma só- era praticamente impossível em animais.
    O trabalho está na edição de hoje da revista científica "Nature" (
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ). Como o próprio McPheron reconhece, a pesquisa tirou partido de uma série de coincidências felizes. Para começar, as mosquinhas fazem parte do que os cientistas chamam de complexo de espécies. "Esse termo se refere a um grupo de espécies que são praticamente idênticas, mas têm diferenças em seus hábitos. É uma situação relativamente comum entre insetos", diz.
    Acontece que duas espécies do complexo, a Rhagoletis mendax e a Rhagoletis zephyria, parecem ter se "enganado" de planta hospedeira. Normalmente, tais mosquinhas são muito exigentes, especialmente as fêmeas, que sempre habitam a mesma espécie de planta e só cruzam com os machos nesses vegetais.
    Há cerca de 250 anos, um arbusto europeu, do gênero Lonicera, foi trazido para a América do Norte. Por "engano", num passado ainda indefinido, moscas de uma das espécies se mudaram para os arbustos, que produzem frutas vermelhas. Parece que outro "erro de endereço" ocorreu logo depois, porque a elas logo se juntaram moscas da outra espécie.
    O resultado do encontro foi uma mistura, detectada agora pelos cientistas com base em análises do DNA. "As moscas da Lonicera dão todas as indicações genéticas e ecológicas de serem uma entidade auto-sustentada. Ou seja uma espécie", conclui ele.
    Se os pesquisadores estiverem corretos, as implicações vão muito além de um obscuro grupo de moscas. Animais que precisam de um hospedeiro específico, como elas, podem representar nada menos que 50% das espécies do grupo no planeta. E a hipótese é que esses nichos específicos, talvez criados pela modificação de ambientes pelas pessoas (como é o caso dos arbustos Lonicera), sejam o lugar ideal onde novos híbridos poderiam prosperar.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    (apenas para assinantes)
     
  2. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    Foi o Cisne que escreveu. :dente:
     
  3. Bagrong

    Bagrong RaG

    Foi o que mais chamou minha atenção também :lol:


    Quanto à reportagem, eu acredito que uma nova espécia de mosca é o menor dos males causado pelo presença do homem, além do mais, há várias outras coisas que os cientistas não conhecem e elas irão surgindo, aos poucos.

    Mesmo assim não desmereço a descoberta, não é fácil catalogar todos os insetos e outros seres pequeninos, achar a origem genética de uma mosca é mais difícil ainda. Esse é mais uma prova de evolução da ciência humana - fato para se comemorar?
     
  4. Fly Pan Am

    Fly Pan Am The Land Between Solar Systems

    E agora la vem os criacionistas usando isso como prova de que a teoria da evolucao "nao funciona"
     
  5. Engethor

    Engethor Son of Jango

    A questão da surpresa com o intercruzamento dessas moscas não é com nossa definição de espécie? Não existe uma definição objetiva de espécie que abranja qualquer caso. Espécie é uma conceito criado pelo homem para classificar os seres vivos. A Natureza não tem nada com isso, ela não está restrita às fronteiras que a gente estabelece.

    Se os biólogos chamam de espécie a essa população de moscas que só vivem e cruzam num determinado arbusto e aparece outro tipo de arbusto no qual esse primeiro grupo e um outro grupo conseguem reproduzir para formar uma terceira espécie, parece que o problema é de definição, não com as bases da biologia.

    Baseado nessa versão resumida do caso das moscas, não vejo como Darwin possa ser afetado, porque ele foi justamente um dos primeiros a dizer que espécies se modificam e transferem características a seus descendentes. Que eu saiba, é no criacionismo que as espécies foram criadas para serem imutáveis, para sempre se manterem tal e qual são hoje.
     
  6. Eönwë

    Eönwë Usuário

    O mais estranho é que a definição de espécie diz que indivíduos de duas espécies diferentes não podem se cruzar e gerar descendentes férteis... e pelo que eu entendi isso aconteceu...
     
  7. Lukaz Drakon

    Lukaz Drakon Souls. I Eets Them.

    Mas os insetos não aparecem do nada? :eh:
     
  8. Tamuríl Ar-Feinie

    Tamuríl Ar-Feinie Bozo Bozoca nariz de pipoca

    realmente....
    religiosos fanaticos vão falar um monte de merda... :evil:
     
  9. Uglúk o Uruk-Hai

    Uglúk o Uruk-Hai ... o maioral.

    Verdade, vamos joga-los na fogueira, queima-los vivos, e depois sugar a carne macia de seus ossos... :joy:
     
  10. Tamuríl Ar-Feinie

    Tamuríl Ar-Feinie Bozo Bozoca nariz de pipoca

    Ui!!!
    adorei a ideia!! :devil:
     
  11. Skylink

    Skylink Squirrle!


    Certo, eu traduzo:

    Ele te chamou de... err... "tonto"

    Você confirmou.

    Ao menos pra quem olha de fora e tal....
     
  12. Tamuríl Ar-Feinie

    Tamuríl Ar-Feinie Bozo Bozoca nariz de pipoca

    hum...
    sem problemas...
    eu sou tonta msm....
     
  13. Nessa Numenessë

    Nessa Numenessë Twilight Princess


    Pra mim naum parece q ele chamou ela de tonta naum.*ou sera q eu to sendo tonta tb? :think: *
     
  14. Skylink

    Skylink Squirrle!


    Ele foi irônico, ela não captou. Mas eu que fui tonto mesm, que nem percebi que Feinie era nome feminino... falta de atenção, tolkienicidades =P


    Se tu não achar isso, tu ta sendo simplesmente boazinha demais, Nessa. =]
     
    Última edição: 2 Ago 2005
  15. Meriadok Malkav

    Meriadok Malkav Pssst...You're gonna die soon

    Na verdade eu acho que ela entendeu e também foi ironica.

    Talvez não...=P
     
  16. Skylink

    Skylink Squirrle!

    Sim, sim, eu considerei isso na minha última mensagem... especialmente pela resposta. Por isso que coloquei que provavelmente eu sou o tonto, mas acontece.

    Internet e tal, padrões de interpretação diferentes. Eu acharia mais fácil identificar se ela colocasse um -> :lol: / do lado e falasse alguma coisa em relação ao extremismo da própria postura.

    Como eu coloquei na outra mensagem, pra quem vê de fora, simplesmente parece isso... por mais que talvez não seja a intenção (se for, mantenho meu julgamento =P ).
     
  17. Tamuríl Ar-Feinie

    Tamuríl Ar-Feinie Bozo Bozoca nariz de pipoca

    Nossa isso tudo pq eu naum entendi?
    aff.... nem pode + ser tonta nos dias de hj....
    acustumem-se eu sou realmente mto burra... tenham certeza de que não estou sendo irônica...
     
  18. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    Sinceridade é tudo :mrgreen:

    Quanto ao assunto do tópico, acho que não há muito o que adicionar ao que o Engethor falou.
     
  19. Nessa Numenessë

    Nessa Numenessë Twilight Princess

    Pensa q vc naum ta sozinha na sua burrice,eu tb naum captei o sentido da mensagem,portanto tb fui burra,tonta.

     
  20. Drizzet

    Drizzet On vacation forever

    Teoricamente uma espécia não pode cruzar com outra gerando descendentes férteis num ambiente natural... Porém, como já foi dito, isso é só teoricamente, e não afeta a Teoria de Darwin, o problema reside apenas na nossa definição de espécie, que atualmente tem vários problemas a superar.

    "Embora não se encontrem ligers [lion + tiger] ou tigons [tiger + lion] na natureza, conhecem-se certas espécias que, ao conviver no ambiente natural, produzem uma pequena taxa de híbridos férteis"

    Não estou querendo dizer que o inseto descoberto é do caso acima, mas quero mostrar que o evolucionismo não perde suas bases após a observação deste acontecimento prático. O que aconteceu foi apenas um modelo de evolução observado com menos freqüência.
     

Compartilhar