• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Doenças

Não creio que foi nesse sentido que Aracáno usou as palavras "extensões orgânicas".

Eu compartilho desse ponto de vista se olharmos do ponto de vista Bem e Mal da história. Mas levando para uma parte mais biológica, sendo seres naturais, eles "deveriam" ser crias de Yavanna. (OBS: não se sabe se antes vieram os vírus ou as bactérias)

Mas retomando aquela idéia bonitinha aonde os vírus são extensões da "maldade" e do espírito de porco de Melkor... Seria possível? Quer dizer... seria lógico?

Vejam bem... considerando que Aman era a Terra sem mácula, e que os elfos que iam para lá provavelmente tinham vírus, e esses vírus fossem obra de Melkor, ela ainda poderia ser chamada de Terra Pura, ou sei lá?

To me cafundindo... to com sono... amanhã eu progrido...

Abraços.

Acredito que não podemos pensar em vírus em Arda. É estranho pensar nos vírus como seres particulados "desprendidos" de Melkor... infestando a vida na TM. Prefiro pensar que os vírus não estavam lá... mas estão aqui. Mesmo sobre as bactérias não sei se Yavanna pensou em criá-las... enfim, o assunto tá complicado pra hora, pra dor no dente do siso... Melkor está se manifestando em mim!!! :blah:

É anacrônico pensar em vírus em Arda, sim, mas a idéia de extensão orgânica consiste, de forma mais holística, na concepção de "Arda Hastaina", sim, na Terra Maculada por Melkor, porém não pensando os vírus de forma "concreta", física, mas de certo como "mutações" do que antes era típico de Arda perante os atos de Melkor para com a morfologia terrestre. É uma hipótese simplista e porcamente elaborada (agora, 23:42) por mim, repleta de imperfeições e de premissas, mas enfim, não posso partir da indução numa área que não tenho conhecimentos aprofundados. =]

Não concordo que sejam extensões orgânicas, até porque não entendi essa definição. Mas acho que Melkor esta por tras das doenças pela sua influencia na música da criação. E tambem de acordo com Eru, nada ocorre fora de seus desígnios, portanto já estavam previstas algumas doenças, quer Melkor seja o responsavel ou não.

Mas é exatamente essa a idéia, creio que tenha me expressado mal com relação a idéia.
Quando Melkor "dá seu toque" a canção, ele está, de certa forma (ao menos como conhecemos nas citações élficas e humanas) maculando Arda, esse é o conceito de Arda Hastaina. Sendo assim, como nada ocorre fora dos desígnios de Eru, e isso não está sendo discutido, não creio que as doenças sejam "obra" de Melkor, mas uma extensão orgânica dele, do que ele fez ser "Melkor's Ring", de Arda após sua influência. Mas claro, isso era parte da concepção de Eru. =]

Abraços.

Aracáno, você está de referindo ao vírus como um ser projetado por Melkor ou como uma corrupção essencioal da matéria em Arda?

Abraços.

Eu não sei, mas tô percebendo que o Arácano está falando metaforicamente e não admitindo os vírus como "seres" infecciosos, mas sim como o mal que Melkor traz consigo... corrija-me se entendi mal.

Sim, pelo que eu entendi eles está falando dos vírus mais como uma "força" que destrói do que como pequenos biotas...

Abraços.

Sim, pelo que eu entendi eles está falando dos vírus mais como uma "força" que destrói do que como pequenos biotas...

Nesse caso não poderíamos classificá-los como vírus como os conhecemos.

Pra mim, o Aracáno só adaptou o vírus para um conceito imerso no contexto nas obras.

Exato, apenas tentei contextualizar os vírus para algo mais próximo das obras.
Não colocaria como uma extensão do "mal" de Melkor, pois não creio que ele seja o "mal", nem nada do tipo, mas sim que sejam extensões orgãnicas dele, no sentido de serem parte da mácula que ele causou em Arda, por isso evoquei a questão de Arda Hastaina. A questão de não ser "mal", remete-se ao trecho de O Silmarillion, onde Eru coloca que nada está fora de seus desígnios, ou seja, ele sendo uma entidade divina "toda poderosa", nem boa, nem má, a concepção maniqueísta das obras estão descartadas nesta análise.

Valinor 2025 - Paypal

Total arrecadado
R$30,00
Termina em:

Valinor 2025 - PIX

Total arrecadado
R$270,00
Termina em:
Back