1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

[Discussão] Quem será Imortal da ABL nos próximos anos?

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Pips, 9 Jun 2010.

1. Pips

Pips Old School.

Depois da apresentação de Paulo Coelho como Imortal, muitas pessoas viraram o nariz para a Academia Brasileira de Letras (muitos já tinham asco), mas com a sucessão de
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    eu vos pergunto: num futuro próximo, quem serão os imortais? Baseando-se no leque de escritores que temos hoje em dia no país.

2. Lucas_Deschain

Lucas_Deschain Biblionauta

[align=justify]Meu problema está em justamente não conhecer quem são os escritores que teriam, em tese, alguma chance para entrar na ABL. Saberia me dizer alguns nomes?[/align]

3. Gigio

Gigio Usuário

Se fosse para colocar todas as fichas em apenas um nome, já teria minha escolha: Milton Hatoum. Mas talvez esteja cedo para ele.

Não conheço tanto de literatura brasileira para apontar vários candidatos, mas acredito que o Moacyr Scliar também tenha grandes chances.

4. -Arnie-

-Arnie- Usuário

Lula.

:pipoca:

5. Lucas_Deschain

Lucas_Deschain Biblionauta

Fico com o Gigio nessa, Moacyr Scliar é um bom nome.

6. Kruppa

Kruppa Usuário

Ou algum politico dono de algum estado, se escrever um livro de poesias, já garante sua poltrona como imortal.

7. Gustavo Campello

Gustavo Campello Usuário

A ABL é uma Piada!

8. Pescaldo

Pescaldo Penso, logo hesito.

Piada do Machado. Não canso de repetir isso.

9. Thorondir

Thorondir Usuário

Acho que o Milton Hatoum dava pra entrar aí.

Agora, qual o verdadeiro valor disso para nós, leitores? Eu nunca comprei um livro porque sabia que fulano era membro da ABL. Na verdade, nem sei quem é membro da ABL.

10. Gustavo Campello

Gustavo Campello Usuário

HAHAHAHAHAHAHAHA! Podiam dar uma cadeira pro Caetano Veloso pra piada ficar mais engraçada!

11. Tilion

Tilion Administrador

Só pra esclarecer: o Scliar já tá na ABL desde 2003.

12. Excluído044

Excluído044 Banned

HAHAHAHAHAHAHAHA! Podiam dar uma cadeira pro Caetano Veloso pra piada ficar mais engraçada! [2]

Desculpem minha ignorância, mas também não entendo qual é a importância da ABL. Tá foi ideia do Machado de Assis, mas e daí? Qual era a intenção dele em criar a ABL? São as mesmas de hoje? Ou os caras se reunem para tomar o famoso cha? ABL??? WTF???

13. Mi Müller

Mi Müller Usuário

Nunca dei muita bola para a ABL, gostei da eleição do Scliar, escritor que admiro muito, mas isso não muda em nada pra mim, gostava dele antes, e tipo PC é imortal mas o meu amado salve, salve Erico Verissimo desdenhou a instituição, fecho com ele XD
    Li um artigo na ocasião da morte do Mindlin sobre a disputa acirrada pela vaga dele, falava sobre as premissas para conseguir se eleger, é apenas mais um jogo de poder político. Vou caçar o artigo depois dou um up aqui.

estrelinhas coloridas...

14. hendrikk42

hendrikk42 Usuário

Eu tambem não consiquo imaginar a função da ABL, e eu não sei absolutamente NADA de literatura brasileira para fazer uma previsão.

15. Mi Müller

Mi Müller Usuário

Achei o artigo.

Vi
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Adorei estas histórias sobre os que esnobam a academia XD

16. Herenvarnon

Herenvarnon Usuário

Ah não!
    Não ficam com a espada? Também não ia querer entrar! :rofl:

Pra não perder o costume, vai aí uma citação do Woody Allen (obviamente não se referia à ABL mas aplica-se):

17. Pips

Pips Old School.

A Academia dá várias bolas fora, mas deve-se levar em consideração que ela uma entidade privada que necessita de público e interessados nela nos dias de hoje. Acho que ela não consegue promover tanto seus projetos de incentivo a leitura ou algo que o valha.

18. Mi Müller

Mi Müller Usuário

Acho que ela está muito distante do leitor, por isso que não consegue fazer essa promoção de incentivo a leitura. Eu particularmente desacredito uma instituição que "imortaliza" o Sarney e a partir disso já descambo para uma generalização, que é óbvio que por si só já é obtusa, já que Mindlin também estava lá XD

Partindo do pressuposto que o artigo mostra mesmo como são feitas as eleições, ficamos sem subsídios literariamente falando para fazermos nossas apostas, mas se fosse para escolher um a despeito do artigo, acho que fecho com Gigio e aposto Milton Hatoum.

estrelinhas coloridas...

19. Pips

Pips Old School.

Na verdade acho que eles até tentam, afinal colocar o Paulo Coelho lá foi para mostrar que eles ligam para os mais conhecidos e vendáveis, ou seja, eles precisam de incentivo fiscal para continuarem funcionando. Todavia, não creio que consigam nem passar por ilustres ou figuras importantes que têm peso, por exemplo, no incentivo a leitura no Brasil.

Por que um Imortal não é ministro da educação? Ou por que nunca há notícias sobre o que ocorrem nas reuniões e decisões? Parece que após anos, a Academia virou, nada menos, que um asilo para senhores com histórias para lá de chatas que os netos não querem mais ouvir.

Vejo que a Academia teve um prestígio há tempos, quando escritores como Guimarães Rosa queriam entrar.

Mesmo assim, acho que falta na ABL um pouco mais de participação como: lançamento de escritores novos, mais concursos para promover a escrita e reunião de novos talentos, palestras, oficinas, etc.

20. Luciano R. M.

Luciano R. M. vira-latas

Compartilhar