1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

'Dia de John Wayne' é rejeitado na Califórnia por comentários racistas do ator

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 3 Mai 2016.

  1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Os planos de estabelecer um ‘Dia de John Wayne’ na Califórnia, Estados Unidos, foram rejeitados após diversos legisladores acusarem o ator de racismo.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    'Dia de John Wayne’ é rejeitado na Califórnia por racismo​

    Os que apoiavam a decisão queriam declarar o dia 26 de maio - data de aniversário do ícone de Hollywood - 'Dia de John Wayne’, mas vários membros negros e latinos da Assembleia da Califórnia não aprovaram a ideia.

    O deputado Matthew Harper apresentou a proposta, que descrevia Wayne - cujo apelido era 'Duke’ - como o “protótipo do herói norte-americano, simbolizando traços como autoconfiança, elegância sob pressão, determinação e patriotismo”.

    O ator estrelou filmes como 'Álamo’, 'Os Boinas Verdes’ e 'Bravura Indômita’, pelo qual ganhou um Oscar.

    Os defensores da medida ressaltaram que Wayne, que faleceu em 1979 e era conhecido por suas visões conservadoras, era um ávido apoiador do Exército dos Estados Unidos e contribuiu para pesquisas relacionadas ao câncer.

    No entanto, de acordo com o jornal Sacramento Bee, a deputada Lorena Gonzalez criticou o fato de que os filmes de Wayne incluíam “muitos massacres de nativo-americanos” e de que o ator havia aprovado a ocupação branca de terras indígenas.

    Em uma entrevista amplamente divulgada para a Playboy em 1971, Wayne também compartilhou suas opiniões a respeito das relações raciais e da discriminação.

    “Para muitos negros há um grande ressentimento junto à sua dissidência, e possivelmente de forma legítima,” ele supostamente disse.

    “No entanto, nós não podemos, de uma hora para outra nos ajoelhar e entregar todas as lideranças para os negros.

    "Eu acredito na supremacia branca até que os negros sejam educados a ponto de serem responsáveis. Eu não acredito em dar autoridade e posições de liderança e julgamento a pessoas irresponsáveis.”

    Ainda de acordo com o jornal Sacramento Bee, enquanto a resolução para honrar Wayne era rejeitada, um legislador pareceu minimizar os comentários passados do ator afirmando que “todos nós somos imperfeitos.”

    O deputado Matthew Harper disse que infelizmente o voto havia sido a favor do “politicamente correto.”

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  2. Bilbo Bolseiro

    Bilbo Bolseiro Bread and butter

    Bolsolixo deve lamentar não poder conhecê-lo.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  3. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Que bom o artigo ressaltar a entrevista pra Playboy, algo que sempre rende discussão quando se vai levantar o que é uma determinada personalidade declarou no passado.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  4. Bruce Torres

    Bruce Torres Let's be alone together.

    John Wayne é um dos meus atores favoritos, mas também é uma das pessoas que eu mais detesto. O culto em torno desse cara é outra coisa ruim, uma palhaçada. Aliás, um artigo interessante sobre a criação do mito John Wayne e porque ele ainda é reverenciado nos dias de hoje pelos Isteites:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .
     
    • Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar