• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Livro Verde, o guia americano da segregação racial que inspirou vencedor do Oscar

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
viggo-mortensen-e-mahershala-ali-em-cena-de-green-book-1537212124607_v2_900x506.jpg

Viggo Mortensen e Mahershala Ali em cena do filme "Green Book" Imagem: Divulgação


25/02/2019 15h15

Vencedor do Oscar 2019 de melhor filme, o longa "Green Book - o Guia" conta a história de Don Shirley (Mahershala Alí), um pianista negro de jazz que faz uma turnê pelo sul dos Estados Unidos em 1962 e de seu motorista e guarda-costas, Tony Lip (Viggo Mortensen). Ao viajar pelo país em plena época de segregação racial, os dois usam o "livro verde" (green book, em inglês), um guia que trazia os poucos hotéis, restaurantes e bares que eram seguros para afro-americanos na época.

capa-de-the-negro-motorist-green-book-de-victor-hugo-green-1551118714977_v2_450x600.jpg

Capa de "The Negro Motorist Green Book", de Victor Hugo Green Imagem: Reprodução

O filme é baseado na história real de Don Shirley e o livro que dá o nome ao longa existiu de verdade: se chamava "The Negro Motorist Green Book" ("O Livro Verde do Motorista Negro", em tradução livre) e circulou entre 1936 e 1967. O autor, chamado Victor Hugo Green, era um carteiro do bairro do Harlem, em Nova York. Segundo a revista de história "Smithsonian", para fazer o guia, Green reuniu informações de outros carteiros que trabalhavam com ele --primeiro de Nova York, depois de todo o país.

Racismo e segregação


O guia feito por Green tentava dar aos viajantes negros informações para que evitassem se encontrar em dificuldade ou em situações embaraçosas, segundo o podcast "The Green Book", da BBC Radio 4. Na época, estavam em vigor no país as chamadas "leis Jim Crow", que desde o fim do século 19 até 1965 impuseram a segregação racial no sul.

Os negros não podiam compartilhar espaços públicos com os brancos e grande parte dos estabelecimentos de comércio e serviços não os recebiam.

Havia uma hostilidade aberta contra negros que viajavam, e eles corriam perigo físico.
O podcast da BBC Radio 4 detalha o tipo de tratamento brutal recebido pelas pessoas: "Na melhor das hipóteses, as empresas de donos brancos se negavam a atender os motoristas negros, a consertar seus carros ou oferecer alojamento. Na pior das hipóteses, a pessoa poderia ser morta se entrasse no bar errado, na cidade errada."

Nesse cenário, o "Livro Verde" se tornou uma espécie de catálogo de refúgios em um mundo hostil e intolerante. Era projetado para caber no porta-luvas do carro e ajudar principalmente motoristas negros que viajavam conduzindo clientes pelo país, segundo Alvin Hall, ex-apresentador da BBC Radio 4 que em 2018 viajou com as últimas edições do guia por vários Estados americanos.

Ele era publicado todos os anos entre abril e maio, e teve edições até 1967, três anos depois da aprovação da Lei de Direitos Civis, em 1965, que acabou com as leis de segregação racial no país.

Green morreu em 1962 e não chegou a ver a vitória do movimento de direitos civis no país. Antes de morrer, no entanto, ele tinha esperanças na vitória do movimento. No guia de 1948, Green incluiu declarações otimistas: "Haverá um dia, no futuro próximo, em que este guia não terá mais que ser publicado. Em que nós, como raça, teremos igualdade de oportunidades e privilégios nos EUA."

https://entretenimento.uol.com.br/n...cao-racial-que-inspirou-vencedor-do-oscar.htm
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Um livro que foi muito importante enquanto existiu, mas que ao mesmo tempo foi muito triste ter que existir perante a tanta discriminação. Fico imaginando outras publicações semelhantes como no caso do Apartheid lá da África do Sul.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo