• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mas um presente nāo é uma propina. Confunfir as duas coisas é inaceitável. Na propina há uma troca direta, um leva lá toma cá. No presente não há troca. O presente faz parte das relações públicas da empresa. Com o presente a empresa espera do político boa vontade, uma atitude favorável.

Não é possível que o Bresser-tarado-por-câmbio-Pereira jogou essa carta :lol: :lol:


"Chocado. Independentemente de qualquer coisa, não se trata assim um ex-presidente da República
..
Como se fala em preservar as instituições quando um primeira instância faz isso com um ex-presidente da República?

Renato Janine em: um ex-presidente é uma pessoa mais igual do que as outras e merece ser tratado de maneira diferente que os demais cidadãos.
 
@ricardo campos, acho que ele pegou o boi de ter sido tratado certinho, dentro da lei, e terem respeitado a integridade física dele.

Porque o que ele merecia era ter levado uma surra lá dentro, e ter sido jogado em um cubículo escuro todo arrebentado. É isso que esse verme merecia. Mas hoje prevaleceu a lei. Vi o Promotor do Ministério Público responder a cada pergunta na coletiva de imprensa, estritamente em sua função de exercício da lei, absolutamente iluminado por Diké.

Deu muita sorte esse barbudo hoje.
 
@ricardo campos, acho que ele pegou o boi de ter sido tratado certinho, dentro da lei, e terem respeitado a integridade física dele.

Porque o que ele merecia era ter levado uma surra lá dentro, e ter sido jogado em um cubículo escuro todo arrebentado. É isso que esse verme merecia. Mas hoje prevaleceu a lei. Vi o Promotor do Ministério Público responder a cada pergunta na coletiva de imprensa, estritamente em sua função de exercício da lei, absolutamente iluminado por Diké.

Deu muita sorte esse barbudo hoje.

Ê cidadão de bem. Próximo passo é dizer: Direitos humanos para humanos direitos.
 
PF descobre que Instituto Lula foi "limpo" antes de operação
Computadores e arquivos foram escondidos antes da chegada da polícia

Já diz a máxima: quem não deve...

Claro que esse negócio de "diz uma fonte com acesso às investigações" sempre gera margem para dúvidas. Mas se for verdade, isso é bem grave.
Ainda bem, né. "diz uma fonte com acesso às investigações" é de lascar.
** Posts duplicados combinados **
@ricardo campos, acho que ele pegou o boi de ter sido tratado certinho, dentro da lei, e terem respeitado a integridade física dele.

Deveriam torturar então. Bater, esfolar, choque elétrico etc. @Thor :blah:. Sem noção!
 
Lula: "Um juiz recebe prêmio da Globo, da Veja e, a partir daí tem que prestar contas. Antes dos advogados, a imprensa recebe" A GloboNews não aguentou o tranco de transmitir a coletiva do Lula.

Lula: "Eu não me recusei a ir a Brasília prestar depoimento três vezes, e eu jamais me recusaria a prestar depoimento aqui SP"
** Posts duplicados combinados **
A própria PF confirmou essa suspeita. Mas claro, é suspeita, e é um erro tratar suspeita como certeza. Outro erro é fechar os olhos completamente e achar que toda suspeita é infundada ou invenção da mídia - a não ser quando é conveniente para o lado em que a pessoa está.
Qual a necessidade da condução coercitiva? Espetáculo pra TV globo, capa da Veja? Acho que está bem claro, né.
 
Última edição:
Qual a necessidade da condução coercitiva? Espetáculo pra TV globo, capa da Veja? Acha que está bem claro, né.

Marginal tem que ser tratado assim. Ainda mais um perigoso igual a esse. O cara é suspeito de ser o chefe do maior caso de corrupção do país, desviando bilhões de dólares da maior empresa estatal do país, e você quer que seja isso mesmo? Desvios de grana pra favorecimento de campanha, e bem como para beneficiamento próprio, em uma quadrilha armada dentro do governo. E você quer o que? Você tá viajando na maionese, @ricardo campos.

Para de lamber o pé do animal que explorou e destruiu o seu país, porque tá deprimente.
 
Renato Janine em: um ex-presidente é uma pessoa mais igual do que as outras e merece ser tratado de maneira diferente que os demais cidadãos.

O Moro fala disso no despacho:

Embora o ex-Presidente mereça todo o respeito, em virtude da dignidade do cargo que ocupou (sem prejuízo do respeito devido a qualquer pessoa), isso não significa que está imune à investigação, já que presentes justificativas para tanto (...)

Li também alguns falando de exagero e autoritarismo na condução coercitiva do Lula. Os argumentos do Moro no despacho não são ruins:

Por outro lado, nesse caso, apontado motivo circusntancial relevante para justificar a diligência, qual seja evitar possíveis tumultos como o havido recentemente perante o Fórum Criminal de Barra Funda, em São Paulo, quando houve confronto entre manifestantes políticos favoráveis e desfavoráreis ao ex-Presidente e que reclamou a intervenção da Polícia Militar.

Colhendo o depoimento mediante condução coercitiva, são menores as probabilidades de que algo semelhante ocorra, já que essas manifestações não aparentam ser totalmente espontâneas.

Com a medida, sem embargo do direito de manifestação política, previnem-se incidentes que podem envolver lesão a inocentes.

Por outro lado, cumpre esclarecer que a tomada do depoimento, mesmo sob condução coercitiva, não envolve qualquer juízo de antecipação de responsabilidade criminal, nem tem por objetivo cercear direitos do ex-Presidente ou colocá-lo em situação vexatória.

Prestar depoimento em investigação policial é algo a que qualquer pessoa, como investigado ou testemunha, está sujeita e serve unicamente para esclarecer fatos ou propiciar oportunidade para esclarecimento de fatos.

Restante em: http://jota.uol.com.br/leia-o-despacho-de-sergio-moro-determinando-a-conducao-coercitiva-de-lula

Mas o caput do 260 do CPP é claro: "Se o acusado não atender à intimação para o interrogatório, reconhecimento ou qualquer outro ato que, sem ele, não possa ser realizado, a autoridade poderá mandar conduzi-lo à sua presença." Não vou mentir que não vejo com bons olhos.
 
Lula: "Eu não me recusei a ir a Brasília prestar depoimento três vezes, e eu jamais me recusaria a prestar depoimento aqui SP"

Estranho ele falar isso agora, porque ele se recusou a ir depor ao Ministério Público de São Paulo.

Qual a necessidade da condução coercitiva? Espetáculo pra TV globo, capa da Veja? Acha que está bem claro, né.

Justificativa de um dos procuradores:

"O procurador Carlos Fernando dos Santos Lima disse que não houve pedido de prisão de Lula e de sua mulher, Marisa, por não haver o que justificasse isso nesta altura das investigações. Ele afirmou que os mandados de condução coercitiva tinham como objetivo preservar a segurança dos interrogados, por conta da possibilidade de haver manifestações públicas."

Agora, acreditar se foi isso mesmo ou se foi para "show da mídia" vai depender da pré-disposição de cada um.

Edit: Mavericco postou a justificativa dada pelo Moro acima, que é um pouco mais elaborada.
 
"Em nota, Instituto Lula informa que advogados protocolaram explicações por escrito" Isso não é recusa, né.
** Posts duplicados combinados **
Mas o caput do 260 do CPP é claro: "Se o acusado não atender à intimação para o interrogatório, reconhecimento ou qualquer outro ato que, sem ele, não possa ser realizado, a autoridade poderá mandar conduzi-lo à sua presença." Não vou mentir que não vejo com bons olhos.
Passou por cima da lei.
** Posts duplicados combinados **
Marginal tem que ser tratado assim. Ainda mais um perigoso igual a esse. O cara é suspeito de ser o chefe do maior caso de corrupção do país, desviando bilhões de dólares da maior empresa estatal do país, e você quer que seja isso mesmo? Desvios de grana pra favorecimento de campanha, e bem como para beneficiamento próprio, em uma quadrilha armada dentro do governo. E você quer o que? Você tá viajando na maionese, @ricardo campos.

Para de lamber o pé do animal que explorou e destruiu o seu país, porque tá deprimente.
Deprimente são as suas respostas. Parece um cão enraivecido. Na sua cabecinha o Lula já está fuzilado, mas ele tem direito de defesa caso não saiba. Cuidado com a raiva, @Thor ! Não faz bem a saúde!
 
"Em nota, Instituto Lula informa que advogados protocolaram explicações por escrito" Isso não é recusa, né.
** Posts duplicados combinados **
Passou por cima da lei.
** Posts duplicados combinados **
Deprimente são as suas respostas. Parece um cão enraivecido. Na sua cabecinha o Lula já está fuzilado, mas ele tem direito de defesa caso não saiba. Cuidado com a raiva, @Thor !
Pois é Ricardo, não sei se foi totalmente por cima. Preciso estudar melhor. A condução coercitiva foi tratada como um trunfo pelo Moro. Veja:

"Evidentemente, a utilização do mandado só será necessária caso o ex-Presidente convidado a acompanhar a autoridade policial para prestar depoimento na data das buscas e apreensões, não aceite o convite."

E:

"O mandado SÓ DEVE SER UTILIZADO E CUMPRIDO, caso o ex-Presidente, convidado a acompanhar a autoridade policial para depoimento, recuse-se a fazê-lo"

Então não acho que tenha sido tão flagrante assim o desrespeito à lei. De certo modo, o Moro como que deu celeridade à coisa toda, dispondo os motivos da condução coercitiva eventualmente ser importante e até mesmo regras para ela (como quando ele fala de não usar algemas ou filmar). Assim ele como que pulou a etapa da diligência poder restar imfrutífera e ter que voltar pra ele despachar de novo etc. Acho que já devo ter visto algo desse jeito aqui no estágio.
 
"Em nota, Instituto Lula informa que advogados protocolaram explicações por escrito" Isso não é recusa, né.

"os advogados argumentam que é faculdade, não obrigação, que o investigado preste informações e lembram que as informações foram apresentadas por escrito ao promotor, acompanhadas de documentos."

- Lula, você quer depor?
- Não, não quero.
- Isso soa como uma recusa.
- Os advogados podem mandar explicações por escrito.
- Mas você sabe que isso não é o mesmo que depor, certo?
- Não sou obrigada.
 
Deprimente são as suas respostas. Parece um cão enraivecido. Na sua cabecinha o Lula já está fuzilado, mas ele tem direito de defesa caso não saiba. Cuidado com a raiva, @Thor ! Não faz bem a saúde!

Raiva? Claro que não. Eu acordei hoje muito bem, com uma ótima notícia.

Acho que o barbudo já merecia ter ido em prisão preventiva hoje, depois de depor à PF, mas só de ter levado esse tapa na cara, já foi o suficiente pra me levar ao delírio. Está exposta a mortalidade e toda a imundice do seu deus. O deicídio só está começando... Pera, eu disse "deicídio"? Hahahaha. Essa foi boa.

ibfBKPq.gif
 
"os advogados argumentam que é faculdade, não obrigação, que o investigado preste informações e lembram que as informações foram apresentadas por escrito ao promotor, acompanhadas de documentos."

- Lula, você quer depor?
- Não, não quero.
- Isso soa como uma recusa.
- Os advogados podem mandar explicações por escrito.
- Mas você sabe que isso não é o mesmo que depor, certo?
- Não sou obrigada.
Sem forçar a barra,né. Ele sequer foi intimado a depor. Em caso de recusa: aí sim, coercitivamente.

"Não conheço na nossa legislação a figura da condução coercitiva sem que tenha havido antes a convocação. A praxe tem sido sempre essa: você convida a pessoa a comparecer e, se ela não comparecer, então na segunda vez vem a advertência de que ela poderá ser conduzida coercitivamente. Você (fazer) logo a condução coercitiva é um exagero. E na realidade o que parece é que esse juiz (Sergio Moro) queria era prender o Lula. Não teve a ousadia de fazê-lo e saiu pela tangente." José Gregori-jurista.
O Moro quis promover espetáculo pra imprensa.
Está exposta a mortalidade e toda a imundice do seu deus.
Talvez um acompanhamento psicológico...
 
Sem forçar a barra,né. Ele sequer foi intimado a depor. Em caso de recusa: aí sim, coercitivamente.

Foi sim:

"Os advogados de Lula dizem terem recebidos na sexta-feira (26) a intimação para o depoimento com a advertência de que “em caso de não comparecimento importará na tomada de medidas legais cabíveis, inclusive condução coercitiva pela Polícia Civil e Militar nos termos das normas acima referidas”."
 
Ele não leu isso nos sites petistas.

Ou tá confundindo com o depoimento de hoje, que não é sobre o triplex. Pra ficar claro, @ricardo campos : eu só dei um exemplo de caso em que a afirmação do Lula de que ele não se recusou a dar depoimentos antes, e que por isso não recusaria agora, não se sustenta, pois ele já havia se recusado a depor anteriormente, no caso do triplex.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo