• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Debate "O estado do mundo"

Zuleica

Usuário
Minha proposta é, Você tem uma frase, um texto, um conto, não necessariamente de sua autoria, que demonstre "O estado do mundo" atual, no seu ponto de vista?

A idéia não é original, seis diretores aceitaram o desafio de uma organização portuguesa e produziram curtas, apresentados numa obra coletiva sobre o tempo em que vivemos. As contribuições mostram crise e necessidade de mudanças, por meio de poesia e metáforas — exceto no caso do curta brasileiro de Vicente Ferraz... No caso que desejarem conhecer melhor a proposta e seus resultados deixo a > Fonte e link para > uma mostra do filme.

O ESTADO DO MUNDO - no meu ponto de vista
Os surralistas captaram lá no passado, o que hoje é a nossa vida: Uma vida que se liquefaz.
As consistências se perdem e quase tudo lembra os relógios de Dali. Segundo Bauman, "trata-se de viver na indiferença, no desprendimento, e, por isso mesmo, tal existência se torna repleta de preocupações com relação a mudanças e términos, muitas vezes mais doloridos do que se pretendia. Ao lado do efêmero vem o medo de ficar para trás, de não acompanhar a fluidez e a velocidade dos eventos e produtos, de se tornar dispensável, dejeto, lixo-humano - de se tornar ninguém."
Lembra uma sensação de terror que senti ao ler A Fall of Moondust*, de Arthur Clarke, uma premonição (na falta de palavra com sentido mais adequado) de estar vivendo em um mundo sem as ferramentas adequadas, contando apenas com a inteligência e uma capacidade absurda de adaptação. O capítulo 6 de Vída Líquida, Aprendendo a andar sobre a areia movediça, me reportou a essa lembrança. Há um certo conforto em ter a vida um pouco mais longa, ser mais experiente, o que não diminui o estresse da sensação de estar vivendo com um pé em cada dimensão, uma visível e outra pressentida através de expectativas, de leituras, imagens.

*CLARKE, Artur C.; Os náufragos de selene; tradução: Jorge Luiz Calife - Rio de janeiro : Nova Fronteira, 1984.
Os esforços para o resgate na nave Selene que naufragou em um mar de poeira cósmica por causa de um terremoto lunar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo