1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

De graça! Coleção História Geral da África

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Elessar Hyarmen, 3 Mar 2011.

  1. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Para a galera que gosta de história da África é uma boa oportunidade :D

    O Ministério da Educação acaba de publicar a Coleção História Geral da África, produzido sob os auspícios da UNESCO.
    O download da coleção está super fácil e rápido. Segue o link para baixar

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Em 1964, a UNESCO dava início a uma tarefa sem precedentes: contar a história da África a partir da perspectiva dos próprios africanos.
    Mostrar ao mundo, por exemplo, que diversas técnicas e tecnologias hoje utilizadas são originárias do continente, bem como provar que a região era constituída por sociedades organizadas, e não por tribos, como se costuma pensar.
    Quase 30 anos depois, 350 cientistas coordenados por um comitê formado por 39 especialistas, dois terços deles africanos, completaram o desafio de reconstruir a historiografia africana livre de estereótipos e do olhar estrangeiro. Estavam completas as quase dez mil páginas dos oito volumes da Coleção História Geral da África, editada em inglês, francês e árabe entres as décadas de 1980 e 1990.

    Além de apresentar uma visão de dentro do continente, a obra cumpre a função de mostrar à sociedade que a história africana não se resume ao tráfico de escravos e à pobreza. Para disseminar entre a população brasileira esse novo olhar sobre o continente, a UNESCO no Brasil, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (SECAD/MEC) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), viabilizaram a edição completa em português da Coleção, considerada até hoje a principal obra de referência sobre o assunto.

    O objetivo da iniciativa é preencher uma lacuna na formação brasileira a respeito do legado do continente para a própria identidade nacional.

    O Brasil e outros países de língua portuguesa têm agora a oportunidade de conhecer a Coleção História Geral da África em português. A coleção foi lançada em solenidade, em Brasília, com a presença dos ministros de Educação e Cultura.[FONT=&quot]

    [/FONT]--
    Fonte: Visite o saite do CEDEFES:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    • Gostei! Gostei! x 6
  2. Hobbit Bonzinho

    Hobbit Bonzinho Usuário

    "
    Em 1964, a UNESCO dava início a uma tarefa sem precedentes: contar a história da África a partir da perspectiva dos próprios africanos. "

    Vou dar uma lida. Se cumprir com isso aí já vale meu tempo.
     
  3. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Disponível de graça fácil? Já vou baixar

    Valeu!! :joinha:
     
  4. etienne

    etienne Usuário

    Nossa! Esplêndido, a história da Africa é pouco conhecida mas não fica atrás da Europeia ou Oriental, porém é pouco divulgada. Vou abaixar também!
     
  5. Lyvio

    Lyvio Usuário

    Já estou baixando...! Excelente iniciativa da unsesco e do ministério da educação!
     
  6. Elendil

    Elendil Equipe Valinor

    Bacana a iniciativa mesmo! A História da África (gosto mais do termo "História das Áfricas", pois é um continente enorme e muito heterogêneo em tudo: língua, etnia, religião e tantas outras manifestações culturais) é um tema que passa batido na grade curricular escolar, mas, ainda bem que hoje ainda dá pra estudar alguma coisa durante o ano letivo. Épocas passadas, a África era só o lugar de onde vinham os escravos e ponto. Material bom pra consulta. E livre para todos!
     
    • Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar