• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

De graça! Coleção História Geral da África

Elessar Hyarmen

Senhor de Bri
Para a galera que gosta de história da África é uma boa oportunidade :D

O Ministério da Educação acaba de publicar a Coleção História Geral da África, produzido sob os auspícios da UNESCO.
O download da coleção está super fácil e rápido. Segue o link para baixar

http://www.unesco.org/pt/brasilia/d...ion_in_portuguese/back/9669/cHash/b09c14fd46/


Em 1964, a UNESCO dava início a uma tarefa sem precedentes: contar a história da África a partir da perspectiva dos próprios africanos.
Mostrar ao mundo, por exemplo, que diversas técnicas e tecnologias hoje utilizadas são originárias do continente, bem como provar que a região era constituída por sociedades organizadas, e não por tribos, como se costuma pensar.
Quase 30 anos depois, 350 cientistas coordenados por um comitê formado por 39 especialistas, dois terços deles africanos, completaram o desafio de reconstruir a historiografia africana livre de estereótipos e do olhar estrangeiro. Estavam completas as quase dez mil páginas dos oito volumes da Coleção História Geral da África, editada em inglês, francês e árabe entres as décadas de 1980 e 1990.

Além de apresentar uma visão de dentro do continente, a obra cumpre a função de mostrar à sociedade que a história africana não se resume ao tráfico de escravos e à pobreza. Para disseminar entre a população brasileira esse novo olhar sobre o continente, a UNESCO no Brasil, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (SECAD/MEC) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), viabilizaram a edição completa em português da Coleção, considerada até hoje a principal obra de referência sobre o assunto.

O objetivo da iniciativa é preencher uma lacuna na formação brasileira a respeito do legado do continente para a própria identidade nacional.

O Brasil e outros países de língua portuguesa têm agora a oportunidade de conhecer a Coleção História Geral da África em português. A coleção foi lançada em solenidade, em Brasília, com a presença dos ministros de Educação e Cultura.[FONT=&quot]

[/FONT]--
Fonte: Visite o saite do CEDEFES: http://www.cedefes.org.br
 
"
Em 1964, a UNESCO dava início a uma tarefa sem precedentes: contar a história da África a partir da perspectiva dos próprios africanos. "

Vou dar uma lida. Se cumprir com isso aí já vale meu tempo.
 
Nossa! Esplêndido, a história da Africa é pouco conhecida mas não fica atrás da Europeia ou Oriental, porém é pouco divulgada. Vou abaixar também!
 
Já estou baixando...! Excelente iniciativa da unsesco e do ministério da educação!
 
Bacana a iniciativa mesmo! A História da África (gosto mais do termo "História das Áfricas", pois é um continente enorme e muito heterogêneo em tudo: língua, etnia, religião e tantas outras manifestações culturais) é um tema que passa batido na grade curricular escolar, mas, ainda bem que hoje ainda dá pra estudar alguma coisa durante o ano letivo. Épocas passadas, a África era só o lugar de onde vinham os escravos e ponto. Material bom pra consulta. E livre para todos!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo