• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Corte dos EUA rejeita fechar Grokster e Morpheus

Gothic Legolas

Usuário
Um tribunal federal de Los Angeles negou uma solicitação de fechamento dos serviços online de troca de arquivos musicais Grokster e Morpheus na última sexta-feira, em um revés chocante para as gravadoras e estúdios cinematográficos que estavam tentando conter o download não autorizado de seus trabalhos.
O juiz distrital federal Stephen Wilson afirmou que os dois serviços não deveriam ser fechados porque não controlam aquilo que é trocado em seu sistema. Como no caso de um videocassete, o software pode ser usado para fins legítimos, além do tráfico não autorizado de canções e filmes protegidos por direitos autorais, afirmou ele.

"Não se contesta que existe substancial uso legítimo do software dos acusados", escreveu o juiz Wilson.

O setor de entretenimento vinha desfrutando de uma série de sucessos judiciais em sua tentativa de reprimir os muito populares serviços de trocas de arquivos, que em sua opinião são parcialmente responsáveis pelo declínio nas vendas mundiais de CDs.

Tribunais federais norte-americanos haviam determinado anteriormente que serviços de trocas de arquivos como o Napster fechassem as portas, e um juiz de Washington decidiu na quinta-feira que a Verizon Communications tem o dever de revelar os nomes de dois clientes suspeitos de distribuir canções protegidas por direitos autorais em serviços de trocas de arquivos.

A decisão de Wilson representa um acentuado contraste com as demais decisões, e oferece aos serviços de trocas de arquivos, imensamente populares, uma base jurídica que garantiria sua operação.

Wayne Rosso, presidente do Grokster, disse estar surpreso com a decisão porque ela demonstra que o juiz compreende a tecnologia que estava em disputa. Os serviços de trocas de arquivos podem um dia ser usados para permitir que o Pentágono distribua informações de maneira melhor, disse ele, e a indústria fonográfica deveria tentar trabalhar com eles, em lugar de afastá-los do negócio.

"O Grokster não aprova nem aprovará violações de direitos autorais", disse Rosso. "Esperamos que isso envie um sinal claro aos detentores dos direitos, nesse caso, para que se sentem e conversem conosco."


Reuters
 
Olha só a reação imediata das gravadoras:

29/04/2003 - 18h28
Usuários do Kazaa e Grokster recebem mensagem instantânea da Riaa
da Folha Online

A Riaa (associação representante da indústria fonográfica) surpreendeu cerca de 200 mil usuários dos serviços de trocas de arquivos Kazaa e Grokster com o envio de uma mensagem instantânea. Nela, a organização alertava para o fato de que eles podem ser facilmente identificados e consequentemente enfrentar "penalidades legais" por pirataria de músicas.

Segundo representantes da indústria da música, pelo menos 1 milhão de usuários receberá a mensagem instantânea em mais esta ação contra a pirataria de música em todo o mundo.

Os alertas sobre infrações de direitos autorais, enviados pela Riaa estavam escritos em inglês e sugeria que os usuários dos serviços de troca de arquivos pela internet não deveriam "roubar músicas".

Veja a íntegra do texto contido na mensagem enviada pela Riaa:

"Parece que você está oferecendo música protegida por direitos autorais para outras pessoas a partir de seu computador. Quando você infringe a lei, se arrisca a enfrentar penalidades legais. Há uma maneira simples de evitar este risco: "Não roube música", seja oferecendo a outros para cópia ou fazendo download de um sistema como este. Quando você oferece música por esses serviços, você não está anônimo e pode ser facilmente identificado."

A campanha direta contra os usuários de downloads de música surge quatro dias após as gravadoras terem perdido um processo no qual pediam o fechamento dos serviços de troca de arquivos Grokster e Morpheus.

"Esperamos mandar pelo menos 1 milhão de mensagens ou mais por semana, pois esses usuários estão distribuindo música pelo Kazaa ou Grokster", disse Cary Sherman, presidente da Riaa.

Sherman descreveu a medida como um esforço educacional para informar aos usuários que oferecer música protegida por direitos autorais é um ato ilegal e que podem enfrentar consequências jurídicas por isso.

Com Reuters

Resta saber se o "esforço educacional" vai se tranformar em "esforço judicial" contra usuários que trocam músicas neste e outros sistemas p2p.
 
É um monte de enganação essa história toda.

A RIAA faz de conta que os preços cobrados pelas gravadoras por cada CD é justo. Groskter e Kazaa/Morpheus fazem de conta que o serviço deles não é utilizado 99,99999% das vezes pra fins ilegais. E nós fingimos de morto e fingimos que não estamos afzendo nada errado.
 
rs, cada um sabe dos podres dos outros, mas como um depende do outro, entao, nao vai dar em nada (ateh parece que voces nao vivem no pais que vivem...) :lol:
 
O problema é mais sério do que um "too nem aí pras gravadoras", está realmente afetando os artistas. Repararam no nível de queda de venda de CDs? Isso já afeta a novos artistas, que simplesmente não conseguem gravadoras.
 
Segunda-feira, 05 de maio de 2003 - 16h40
SÃO PAULO - Na surdina, a RIAA financia agora o desenvolvimento de um programa que seja capaz de sabotar o computador e a conexão internet dos usuários de serviços peer-to-peer.


Entre as possibilidades para o tal programa estão uma ferramenta de ataque à conexão internet, para torná-la mais lenta ou até interrompê-la temporariamente no momento do download, e um sistema de distribuição de vírus e códigos maliciosos, disfarçados de arquivos de música, pelos sistemas de distribuição de arquivos na web. A informação foi passada ao The News York Times por executivos das gravadoras.


Hoje, a RIAA já insere diversos arquivos falsos nos sistemas de P2P - vide o que a gravadora da Madonna, Warner, fez recentemente: ela jogou na rede arquivos com o nome da última música de trabalho da cantora, American Life. Mas, quando colocavam a música para tocar, tudo o que o internauta ouvia era a pergunta "What the fuck do you think you´re doing?" na voz da própria Madonna.


Só que este sonhado programa da RIAA pode não vingar, já que, com estas características anunciadas, bate de frente com uma série de leis americanas (estaduais e federais) sobre privacidade e liberdade de expressão, para citar alguns exemplos. Assim, se ele for liberado, será ilegal.

Renata Mesquita, do Plantão INFO
 
Como diz um sábio ditado antiiiiiiiiiiigo lá da minha cidadezinha no interior: "quem apela, perde" 8-)
 
A RIAA fazendo isso so quer comprar uma guerra que nao pode ganhar! :twisted:

Quando so Crackers começarem a invadir o site deles e colocarem link para pegar mp3 eu vou rir pacas! hauhauhauhauhau :lol:
 
cara
deus abençoo a internet com o P2P e com Crackers para quebrar as cd-keys dos programas...

mas se um fdp desses tentar fazer isso com a minha conecção.. ai o buraco fica mais embaixo :evil:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo